15 dias na Europa: conheça o roteiro de Camila e Claudio por Amsterdã, Bruxelas, Londres e Paris

por | Atualizado em 3/04/24 | Amsterdã, Bruxelas, Europa, Londres, Paris, Roteiros by Rogerio

Tem vontade de fazer uma viagem pela Europa, passeando pelos principais pontos turísticos e conhecendo diferentes cidades? A Camila e o Claudio viajaram com um roteiro personalizado de viagem e dão dicas para quem quer fazer o mesmo!

O roteiro

O roteiro funcionou muito para nós! Adoramos e não mudaríamos nada.

As cidades do roteiro

Nós visitamos as cidades de Amsterdã, Bruxelas, Londres e Paris. Com certeza existem inúmeras outras atrações e lugares para conhecer em cada cidade. Mas considero que, para a primeira viagem internacional, o tempo foi suficiente para conhecer o principal e ficar com vontade de voltar.

Os transportes durante a viagem

Voos internacionais

A ida POA-SP e SP-AMS foi ok, tudo certo. Na volta teve cancelamento do voo da Air France. Dessa forma, tivemos que dormir no aeroporto. Depois, dormimos em SP (no hotel) para voltar para POA.

Se você precisa de indicação sobre onde procurar passagens aéreas, a nossa parceria Skyscanner oferece o que você precisa! É só clicar aqui a garantir suas passagens.

Trechos de trem

Fizemos alguns trechos de trem. De Amsterdã para Bruxelas, depois de Bruxelas para Bruges, de Bruxelas para Londres e de Londres para Paris, e de Paris para Versalhes. Foi muito bom, rápido. Prestando atenção na sinalização, é fácil. Mas é preciso chegar com boa antecedência nos deslocamentos entre países por causa dos procedimentos imigratórios e filas grandes.

Ficou interessado(a) em saber mais sobre? Aqui no blog temos um artigo que fala sobre os melhores meios de transporte para se deslocar pela Europa.

Se você quer saber por onde comprar passagens de trem pela Europa de maneira mais fácil e segura, não deixe de conferir os serviços da Rail Europe, nossa parceria do blog. É só clicar aqui!

Aluguel de carros

Não fizemos o aluguel de carro.

Mas, se você pretende alugar um carro para se locomover pelas cidades, nossa indicação é a Rentcars, uma empresa parceira do blog e excelente profissional. Também temos um artigo com tudo que você precisa saber para alugar um carro para viajar pela Europa.

Cartão ou passe de transporte público

Primeiramente, em Amsterdã compramos passagem individual no aplicativo de transportes, assim, usamos apenas 2 vezes. Em Bruxelas, não lembro se compramos passes individuais nas estações ou se foi no próprio aplicativo de transportes.

Para Bruges, compramos passagem no site da empresa de trem. Além disso, em Londres, compramos o cartão Oyster e inserimos créditos conforme precisamos. Depois, em Paris compramos passes individuais impressos nas máquinas das estações conforme precisamos. Da mesma forma, para Versalhes e Aeroporto também.

Dica do Viajando Bem

A princípio, se você pretende ir para Londres eu recomendo ler o artigo do blog que explica como funciona o transporte público por lá. Pode ser confuso para quem nunca visitou a cidade, mas para quem tem as informações certas, como estão aqui no Viajando Bem, certamente tudo fica mais fácil!

Deslocamento até o local da hospedagem

Na nossa viagem pela Europa, só usamos transporte público em todas as cidades, quando necessário. Sendo assim, optamos por fazer a maioria dos deslocamentos à pé. Todavia, do aeroporto de Amsterdã até a Estação Central, fomos de trem. Depois, fomos caminhando até o hotel.

Primeiramente, da Estação Midi/Zuid de Bruxelas até a Estação Central: não lembro se foi metrô ou bonde. Depois, fomos caminhando até o hotel. Igualmente, da Estação St Pancras de Londres até a estação mais próxima ao hotel: Metrô. Em seguida, fomos caminhando até o hotel. Assim sendo, da Estação Gare Du Nord de Paris até a estação mais próxima ao hotel: Metrô. Depois, fomos caminhando até o hotel.

As hospedagens

Amsterdã – Clemens Hotel:

Certamente, a localização é muito boa, café da manhã bom com uma vista lindíssima, cama confortável, preço (250 euros por dia). Todavia, o quarto não era muito grande, com as malas ficou um pouco apertado.

Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre onde se hospedar em Amsterdã.

Bruxelas – Novotel:

Localização excepcional, café da manhã maravilhoso, mas não estava incluído no preço da diária (24 euros por pessoa). Contudo, a cama era muito confortável, quarto muito amplo, preço (160 euros por dia). Assim sendo, achei esse hotel excepcional.

Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre onde se hospedar em Bruxelas.

Londres – Assembly Covent Garden:

Localização excepcional, mas sem café da manhã. Sobretudo, a cama era boa, espaço do quarto bom, preço (240 libras por dia).

Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre onde ficar em Londres.

Paris – Select Hotel:

Localização excepcional, café da manhã muito bom, mas não estava incluído no preço da diária (16 euros por pessoa). Além disso, a cama é muito confortável, preço (265 euros por dia). Todavia, o quarto não era muito grande, com as malas ficou um pouco apertado.

Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre onde ficar em Paris.

Compra de ingressos antecipados para atrações turísticas

Todos os ingressos foram comprados antecipadamente, inclusive as entradas gratuitas foram reservadas antecipadamente. Assim sendo, valeu a pena, pois não precisamos enfrentar 2 filas. Além disso, algumas atrações já estavam esgotadas no dia. 

Se for comprar pela internet, recomendamos utilizar o site Tiqets, parceria do Viajando Bem.

Seguro viagem

Não precisamos utilizar.

Contudo, é sempre recomendado viajar com seguro viagem, até porque ele é OBRIGATÓRIO para quem vai fazer uma viagem pela Europa.

O processo de imigração

Nós chegamos em Amsterdã, no aeroporto. Em Bruxelas, passamos pela imigração na estação de trem antes de embarcar no Eurostar para ir para Londres. Logo depois, em Londres, fizemos novamente na estação de trem, quando íamos para a França.

Para entrar em Amsterdã tivemos que responder algumas perguntas e mostrar todos os documentos (reservas, seguro). Nas demais, apenas responder perguntas.

Clima durante a viagem

O clima estava agradável! Em Amsterdã estava em torno de 10 graus. Já em Bruxelas, de 15 a 20. Em Londres e Paris, entre 20 e 30. 

Internet e telefonia

Compramos um chip, no Brasil, com internet ilimitada, da America Chip. Recebemos o chip em casa, no Brasil. No primeiro dia, tivemos um pouco de dificuldade, pois a operadora local não estava reconhecendo o chip. Entretanto, entramos em contato com a operadora, via Whatsapp, e auxiliaram. Depois disso, funcionou todos os dias muito bem.

Se você tiver dúvidas sobre as maneiras de se manter conectado quando viajar para outro país e a melhor opção para você, temos um artigo completo sobre isso aqui no blog. Basta clicar aqui!

Comunicação em língua estrangeira

Usamos inglês, nível entre básico e intermediário. Apesar de termos conseguido nos deslocar e nos alimentar, a comunicação não foi das melhores. Conseguíamos entender o que falavam, mas não conseguimos nos expressar com a mesma facilidade. Dessa forma, deveríamos ter nos preparado mais nesse aspecto. Só não dei nota 10 para a viagem, por causa dessa questão.

Se você também não sabe outro idioma e quer viajar para o exterior, aqui no blog tem um artigo que fala sobre isso e ensina ferramentas para viajar para fora do Brasil sem saber outro idioma e aprender durante a viagem.

Dicas para outros viajantes

Primeiramente, recomendo baixar os aplicativos de transporte de cada cidade. Além disso, comprar ingressos com antecedência. É interessante ter definidas as atrações que irá visitar em cada dia e ter uma noção de quanto precisará andar em cada dia. Ademais, passeio de barco pelos canais em Amsterdã é muito legal! Uma visão diferente. Zaanse Schans parece uma cena de Elme.

Inegavelmente, Bruges é excepcional. Vale muito a pena conhecer. Amei de paixão. Stonehenge é mágico. Além disso, recomendamos assistir um musical. Assistimos Os Miseráveis, em Londres. Foi uma experiência extraordinária a viagem pela Europa!

Avaliação da viagem e consultoria

A viagem pela Europa superou nossas expectativas. De fato, amamos! Como resultado, ficou o sentimento de que deveríamos ter começado antes e a certeza de que faremos muitas outras. O aspecto mais positivo da viagem foi a segurança de estar investindo tempo, dinheiro e expectativas com base na assessoria de alguém que sabe o que está fazendo. Confiabilidade, disponibilidade e acessibilidade do Rogério.

Camila e Claudio
Erechim/RS
Data da viagem: junho de 2023

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!