Sonha em viajar para fora do país, mas não tem conhecimento de outros idiomas? Sem problemas! Nesse artigo eu te conto tudo sobre como viajar para fora do Brasil sem saber outro idioma e estratégias para aprender durante a viagem.
É possível viajar sem saber outro idioma?
Sim! É super possível viajar sabendo só o português, mesmo que você vá para países com línguas totalmente diferentes da nossa. E eu mantenho a minha opinião independente de você viajar sozinho ou acompanhado, com um conhecimento básico ou não.
O mundo globalizado e tecnológico facilitou muito a vida de quem sonha em conhecer o mundo e culturas totalmente diferentes. Tradutores instantâneos são reais e estão cada dia mais acessíveis, além das possibilidades de baixar dicionários e mapas online, guias, folhetos informativos, se conectar com outras pessoas que estejam no país mesmo antes de viajar.
Ainda que isso tudo não estivesse acontecendo, eu sou uma grande defensora de que com cara de pau, bom humor e vontade nós somos capazes de aprender qualquer coisa em uma viagem.
Neste artigo te apresento estratégias que você pode utilizar para facilitar sua vida na hora de viajar para outro país sem falar o idioma – e também para aprender outras línguas quando estiver viajando. Bora?
O que fazer antes de viajar?
Ainda que você não pretenda aprender o idioma antes da viagem, existem técnicas que você pode fazer para sentir mais segurança durante a viagem.
Destino e companhias
A primeira coisa para fazer antes da viagem é, obviamente, decidir qual será o seu destino e quem irá com você ou se você irá sozinho. E essas duas questões podem ou não estar relacionadas.
Como eu disse antes, é perfeitamente possível você viajar para qualquer lugar sem saber o idioma local. Apesar disso, se estiver muito receoso, escolher destinos com línguas parecidas com a sua materna pode ser uma facilidade. Países que falam espanhol, italiano e até outras variações do português são uma boa opção para construir confiança durante esse primeiro contato.
Também existem lugares com uma população latina muito grande, como Miami, e que pode ser mais fácil se comunicar ainda que você não saiba nada do inglês.
Além disso, as companhias (ou a falta delas) é algo a ser levado em conta na hora de definir o seu roteiro. Se essa for sua primeira viagem, contratar uma agência ou se juntar com um grupo pode ser uma boa opção. Se preferir viajar sozinho ou com amizades que não falam a língua, optar por uma consultoria também é muito útil para te ajudar na organização e dar dicas para a viagem – inclusive sugerir destinos.
Seriados, livros e contas nas redes sociais
Se você for alguém que gosta de séries, filmes e/ou ler livros e revistas, essa é uma ótima maneira de ir se familiarizando com a língua. Os recursos audiovisuais ajudam a compreender melhor os sotaques, expressões e pronúncias. Enquanto isso, ler textos no outro idioma ajuda a ganhar vocabulário, e você pode falar em voz alta para praticar.
Um recurso que eu adoro utilizar é assistir desenhos e ler revistinhas em outros idiomas. Geralmente os conteúdos consumidos por crianças que estão começando a alfabetização são muito mais fáceis de compreender e aprender.
Além disso, com as redes sociais em alta, seguir contas de assuntos que te interessam na língua do país que você vai visitar ajuda na habituação. Memes também são legais para quem já tem uma ideia básica, pois ensinam palavras típicas que não conheceríamos de outra maneira.
Aprender o básico – e levar anotado
Uma ótima maneira de aprender o básico antes de viajar é mergulhar nos aplicativos de idiomas ou pesquisar as principais frases que possam ser úteis.
Acho importante saber falar no idioma local as frases “Oi”, “Como você está”, “Estou bem e você?”, “Obrigado”, “Desculpe”, “Com licença”, “Por favor” e o mais importante: “eu não sei falar seu idioma, você pode me ajudar?”. Se souber um pouco e pretende tentar se comunicar na outra língua, é legal saber também “Você pode falar mais devagar, por favor?”
Reflita: se alguém de fora estivesse vindo para o seu país sem saber nada da língua, o que faria você se sentir mais disposto e confortável em ajudá-lo? Acredito que seja muito importante nos mostrarmos educados e pacientes para nos comunicar com outras pessoas quando existe uma diferença na linguagem.
E claro, levar anotado para não se perder e esquecer alguma frase.
Pesquisar sobre o destino e a cultura
Estudar sobre o país, a cidade e a cultura do lugar onde você está indo é uma ótima maneira de construir autonomia e confiança para a viagem. Dessa forma, você sabe mais ou menos o que esperar e como lidar com situações muito diferentes da sua realidade. Além disso, não depende tanto de outras pessoas para te esclarecer dúvidas e indicar caminhos.
Voltando na dica anterior, anote os nomes dos lugares onde quer ir (tanto em português quanto na língua local) e seus endereços. Não se esqueça de anotar também o nome e local da hospedagem para pedir ajuda se for necessário.
Download de mapas, guias, dicionários e o que mais for útil
Ainda que você já tenha estudado as formas de se manter conectado durante a viagem, fazer download dos recursos que você pode precisar é uma prevenção aos imprevistos. Baixe os mapas da região onde vai estar, dicionários, guias e documentos que podem te ajudar durante a viagem.
Alguns aplicativos tem o recurso de funcionar offline desde que você faça o download do que precisa, como o Google Maps e Translate e o Maps.me. Já usei todos esses e gostei muito, mas é uma frustração quando esquecemos de baixar com antecedência. Por isso, dedique um tempo nessa tarefa antes da viagem.
Quando estiver viajando
É hora da viagem! Independente de você ter feito ou não os passos anteriores, as dicas a seguir te ajudam a se virar e aprender durante o caminho.
Mapa de viagem, guias e anotações
Lembra das anotações que falamos nos itens anteriores? Elas não são para ficar guardadas! Os downloads e mapas também não. Além disso, esteja sempre acompanhado de um mapa físico e guias e folhetos de viagem, que podem ser adquiridos na sua hospedagem, em centros turísticos ou em lojas de souvenires.
Os desenhos e gráficos falam por si só e você não precisa dizer nada na hora de apontar no mapa e pedir informação.
Lembre-se que, por mais que sejam uma mão na roda, os recursos online dependem de bateria e, em alguns casos, da boa vontade e memória do celular. Por isso, desenvolva independência e conte com mais de um recurso para se situar. O que nos leva à próxima dica…
Carregador portátil e tradutor instantâneo
Atualmente existem diversos recursos para te apoiar nessa missão. Se você está disposto a adquirir outros produtos para isso, considere comprar um carregador portátil ou um tradutor instantâneo.
Caso você precise escolher um dos dois, opte pelo primeiro. Pois além dos recursos de tradução você ainda garante todas as funcionalidades do celular. Nesse caso, lembre-se de carregar o carregador e o celular sempre que possível para saber que pode contar com eles. O mesmo vale para o tradutor.
Guias de turismo que falam português
Eu sei que pode parecer tentador aprender a língua ao ouvir o guia falando em outro idioma. Apesar disso, contratar um guia que fale português pode ser extremamente vantajoso. Não só para entender os detalhes das histórias e passeios, mas também para pedir indicações, aprender expressões e ter um porto seguro no desconhecido.
Aqui no blog nós temos uma seleção extensa de guias de turismo brasileiros ou que falam português em diversos países do mundo. Todos eles são excelentes profissionais e aprovados pelos nossos leitores e clientes.
Estar aberto, disposto a aprender e abandonar a vergonha
Pode parecer difícil para pessoas mais introspectivas e tímidas, mas acredito que a viagem é um dos lugares mais fáceis de perder a vergonha e se abrir para a experiência. Lembre-se que nenhuma daquelas pessoas te conhece e provavelmente nunca mais vai saber de você. Assim, qual o problema de passar uma vergonha?
Se entregue à experiência, fale o idioma mesmo sem saber, converse, peça ajuda. A vida é muito curta e as viagens mais curtas ainda, aproveite a oportunidade e se jogue!
E aí, está pronto para viajar sem saber outro idioma?
Espero que essas dicas sejam úteis e te ajudem no processo de se descobrir, garantir novos aprendizados e viajar o mundo. Se precisar de ajuda para começar, preencha o briefing e garanta uma avaliação gratuita para sua viagem.
Além disso, aqui no blog temos inúmeros relatos das viagens dos nossos clientes da consultoria! Muitos deles não sabiam nem o básico da língua e adoraram a viagem, pode servir de inspiração.
Se tiver alguma outra dúvida ou dica para compartilhar, deixe nos comentários que vamos adorar aprofundar nessa troca. 🙂
1 Comentário