Aluguel de carro para viajar pela Europa – dicas para uma viagem segura e tranquila

por | Atualizado em 22/02/23 | Automóvel, Dicas de Viagem

Pensando em curtir sua próxima viagem pela Europa com um carro alugado? Então confira abaixo diversas dicas para se dar muito bem com aluguel de carro para viajar pela Europa! Estas dicas também valem para alugar carro em qualquer cidade ou país do mundo!

ALUGUEL DE CARRO Viajando Bem PELA EUROPA

Aluguel de carro para viajar pela Europa e pelo mundo – dicas para uma viagem segura e tranquila

1. Alugue seu carro ainda no Brasil, antes de viajar

Procure alugar seu carro ainda no Brasil, pagando em reais e evitando a surpresa de não encontrar o carro desejado na saída do aeroporto. Além disso, é um gasto a menos e sobra mais dinheiro para a viagem. Você chega no balcão da locadora, assina e já é encaminhado para o seu carro, num processo que não demora mais que 20 minutos. Se você for locar na hora, enfrenta filas e poderá ficar horas no atendimento, principalmente na alta temporada. O aluguel de carros em lojas de aeroportos é normalmente mais caro que alugar em lojas no centro ou bairros. Uma boa pedida é fazer cotação na Rentcars, com valores em R$, parcelando em 12x e sem IOF.

2. Alugue falando em português

Para quem não tem muita fluência em inglês ou na língua do país que visitará, o ideal é alugar o carro diretamente aqui no Brasil. Contratar, resolver algum problema ou acionar o seguro ficará bem mais fácil através de contato diretamente com o Brasil que as grandes operadoras e as agregadoras, como a Rentcars, disponibilizam. A Rentcars é parceira do Viajando Bem e um serviço altamente recomendado pelo consultor Rogério.

3. Cartão de crédito desbloqueado para uso no exterior

Para os que vão alugar o carro diretamente na Europa e querem facilitar a aprovação, tenha um cartão de crédito com limite suficiente para o tempo que você for alugar o seu carro. Você também pode ter em mãos dinheiro em espécie para cobrir a locação.

4. Quanto maior a locação, menor o valor da diária

Para obter tarifas mais vantajosas, alugue o carro por mais tempo. Em suma, as locadoras oferecem melhores preços para locações de 7 ou mais dias.

5. Alugue seu carro na baixa temporada

Atente para descontos maiores na baixa temporada. Na Europa e nos EUA isso ocorre entre outubro e março, exceto em períodos de festas ou feriadões, por exemplo.

6. Reserve com antecedência

Na alta temporada, procure reservar com boa antecedência, para conseguir a categoria de carro desejado e valores atrativos. Assim você não corre o risco de alugar um carro que não atenda verdadeiramente às suas necessidades.

aluguel de carro Rentcars

7. O barato que pode sair caro

Não entre numa fria. Procure dar preferência para as grandes e mais conhecidas locadoras. E desconfie quando o valor de uma locadora for muito mais barato que as demais, pode ter alguma pegadinha. Nas agregadoras, como Rentcars, é comum encontrar avaliações dos clientes sobre as locadoras. Por isso, eu sugiro que você leia os comentários e leve isto em consideração no momento de optar por uma locadora.

8. Compare valores e pesquise muito

Para comparar tarifas, além de consultar diretamente os sites das locadoras, há, também, o site da Rentcars, que busca preços em diversas locadoras e ainda oferece a melhor opção para pagamento sem IOF e parcelado no cartão de crédito. Assim, você pode comparar valores e opções e optar pelo que realmente é bom para você.

9. Leia atentamente o contrato de aluguel do carro

Confira atentamente o contrato de locação e verifique com o atendente o que mais será cobrado. Caso faça a reserva no Brasil, peça que enviem por email o contrato com a descrição completa de todos itens constantes. Normalmente há o seguro pessoal que as operadoras fazem diretamente na retirada do carro e é opcional. Dessa forma, se você nada falar, este seguro poderá ser cobrado na devolução do veículo.

10. Rodando por diversos países

Verifique se há a possibilidade e se seu seguro cobre a circulação entre vários países. Muitos seguros não valem mais quando você sai do país onde locou o automóvel. Portanto, se o aluguel do carro for para viajar na Europa por mais de um país, isso é essencial.

11. Seguro completo do veículo

Esta recomendação é fundamental: faça sempre o seguro completo do seu carro, não o parcial. Seu passeio será muito mais tranquilo e você não terá que desembolsar nenhuma quantia surpresa, somente a franquia mínima. Aqui vale também negociar com a locadora a contratação da isenção da franquia. E se a locadora oferecer um plano de cobertura para o seguro, a chamada Rental Cover, vale o investimento para que você viaje sempre tranquilo e bem seguro.

12. Quilometragem livre, claro!

Opte, preferencialmente, pelas locações com quilometragem livre quando seu passeio durar mais que 2 dias. Mas, se a viagem for de negócios e você tem a certeza de que o veículo ficará parado na maior parte do tempo, avalie a quilometragem limitada.

13. Atenção ao combustível na hora da devolução

Caso a sua opção do abastecimento de combustível seja a Full to Full, devolva o veículo com o tanque cheio, abastecendo em postos e pagando preços normais pelo combustível. Isso porque o preço que as locadoras cobram por litro de combustível para quem devolve o veículo com o tanque não cheio chega a ser 50% mais caro que nos postos de combustíveis. Se a opção for a Full/Empty, você já pagará pelo tanque cheio na retirada e não precisará abastecer para devolver. Ou seja, devolva o veículo com o tanque o mais vazio possível, já que a locadora não pagará pelo combustível devolvido, a não ser em casos de locações por curto período de tempo, até 2 ou 3 dias, mas sempre verifique esta regra com cada locadora.

14. Antes de rodar, verifique as informações básicas do veículo

Leia as instruções básicas de funcionamento do seu veículo e também o tipo de combustível com o qual deve ser abastecido, já que na Europa você mesmo abastece seu veículo. Para cada tipo de combustível há um bocal diferente que deverá ser perfeitamente encaixado na entrada do tanque de seu carro. É muito comum, principalmente na primeira vez, confundir gasoil com gasolina e fazer piruetas para encaixar a bomba no bocal do combustível.

15. Verifique o veículo antes de partir e registre fotos

Antes de sair rodando, verifique pneus, latarias e possíveis avarias que possam haver no carro. De preferência, registre fotos e, se problema for mais grave, peça para trocar seu veículo. Não se constranja – a hora é agora!

16. Escolha o carro certo para o número de viajantes

Dimensione o carro para ter uma sobra de espaço aos passageiros e suas bagagens. Para a cidade e pouca mala, um veículo compacto. Para a estrada, um sedan, suv ou perua. Se for viajar em quatro pessoas, por exemplo, invista na categoria perua para cima. Nada pior que viajar com uma mala no meio dos passageiros que viajam atrás.

17. Categoria x Veículo

Lembre-se de que você escolherá um grupo de automóvel, e não o veículo específico, pois a locadora lhe alugará o que estiver disponível. Caso reserve ainda no Brasil e não haja nenhum veículo da sua categoria ao chegar na locadora, ela será obrigada a lhe oferecer um veículo da classe superior à sua.

18. Combinação ideal

Quanto menor for a categoria do seu carro e menor a isenção de danos causados ao veículo locado, menor o valor de sua locação. Mas esta não é a combinação ideal. Economize na categoria e evite muita dor de cabeça investindo no seguro total e sem franquia de seu veículo.

19. Idade mínima

Fique atento que a maioria das locadoras exigem idade mínima de 21 anos do condutor, além de 2 anos de validade da carteira de motorista.

20. Não rode sem GPS

Familiarize-se com GPS gratuitos e que você pode baixar no seu celular, como Waze ou o Google Maps. Se você não pretende comprar um chip de internet ou não usa muito o GPS no seu celular no Brasil, inclua na locação do seu carro um localizador via satélite, o GPS. Assim, você pagará muito pouco por um equipamento que lhe fará economizar muito tempo e combustível. Ou então invista num App GPS para seu smartphone, como o Tom Tom, que funciona perfeitamente offline.

21. Com ou sem ar-condicionado?

Se for para a Europa no outono ou inverno, economize uma boa grana alugando carros sem ar-condicionado, mas com ar quente, os chamados “Greens Cars”.

22. Respeite data e horário de devolução do veículo

Procure devolver o carro antes ou na data e hora marcadas, para não pagar uma diária a mais. A cobrança normal é por diária de 24 horas, com cobrança por hora adicional até a sexta hora, quando então é cobrado mais uma diária.

23. Invista na PID – Permissão Internacional de Motorista

Os países que fazem parte do tratado de Shengen não exigem a carteira internacional de motorista. Mas recomendo fazer a carteira, para evitar perder muito tempo caso aconteça algum sinistro ou numa simples conferência policial. A carteira internacional, que pode ser adquirida no Detran, em um Centro de Habilitação de Condutores de sua cidade ou na Touring Internacional, facilita, pois já vem traduzida em diversas línguas estrangeiras. E vale pelo mesmo período da sua carteira de habilitação nacional.

24. Local de retirada e local de devolução do veículo alugado

 Você poderá locar seu automóvel em uma cidade e devolver noutra, mas antes verifique o quanto será cobrado de tarifa pelo retorno do veículo. Locar num país e devolver em outro, a cobrança será maior ainda! Para os que querem economizar, a dica é locar e devolver no mesmo local ou então no mesmo país. A diferença pode chegar 500 EUR tranquilamente.

25. Alugar um carro ou utilizar o transporte público?

Se você vai ficar um dia inteiro em uma cidade, circulando bastante, compare o que gastaria de táxi/motorista de app com o aluguel de um carro. Poderá ser muito mais vantajoso sair de carro alugado do aeroporto e circular pela cidade do que andar de táxi. Mas se você for utilizar o transporte público, como trem ou metrô, seguramente será muito mais barato e ecologicamente correto. Não esqueça que os estacionamentos são quase sempre pagos nas maiores e principais cidades, além de ser bem difícil estacionar em alguns locais e horários.

26. Verifique se vale mesmo a pena locar um automóvel

Veja se há realmente a necessidade de alugar um carro durante a sua viagem. A maioria das cidades européias são muito bem servidas de transporte público e em muitas o melhor é conhecê-las a pé ou de bike. E lembre-se: em Londres, por exemplo, pagar o estacionamento e pedágios pode sair mais caro que a diária de seu veículo.

27. Regiões perfeitas para rodar com carro alugado

Há regiões e passeios que combinam muito com carro, como a Rota Romântica na Alemanha, Toscana na Itália, Provença na França, um giro por Portugal, Andaluzia na Espanha, mas procure limitar o deslocamento diário em 300Km. E lembre-se da regra básica: alugar carro não combina com pressa nos passeios.

28. Multas

Em caso de multa, normalmente você pagará na hora. Mas quando for enviada para a locadora para cobrança posterior, ela pagará mas cobrará de você através do cartão de crédito.

29. Calculando combustível, pedágios e estacionamentos

Lembre-se de calcular uma média de quanto gastará de pedágios e combustível no trajeto que fará. Um site que pode ajudar nisto é o Via Michelin, que mantém sempre bem atualizada praticamente todas estradas da Europa, além de fornecer o valor médio de combustível de cada país. Outro bom serviço é o Maps24, concorrente mais fraco do Michelin. Além disso, consulte também o Google Maps, que está calculando pedágios nos trajetos e informa o preço médio do combustível. Os estacionamentos variam de 10 a 25 euros por dia, dependendo do local e da cidade.

30. Rode pelas estradas não pedagiadas

Uma dica infalível: pegue seu GPS e selecione, no equipamento, a ida por estradas não pedagiadas. Assim você curtirá as estradas internas, além de passar por dentro das cidades. Na volta, para não perder o prazo de devolução do carro, configure o GPS para te guiar pela rota mais rápida, pelas auto-estradas, que certamente terão pedágios.

31. Rodando pelo Leste Europeu

Fique atento caso seu destino seja o Leste Europeu. Muitas locadoras não permitem o cruzamento de fronteiras entre países desta região. Uma exceção é alugar o carro na Alemanha, que o possibilita trafegar por República Tcheca, Hungria e outros países do Leste Europeu. E também fique ligado com a obrigatoriedade de portar o selo-pedágio, que pode ser comprado nas fronteiras, em postos de gasolina ou em agências de correios. Este selo é obrigatório na Eslováquia, República Tcheca, Hungria e Áustria, por exemplo, e custa em média 8 Euros por 7 dias, bem abaixo da média de uma multa por não portá-lo no carro, que pode chegar a 120 Euros na Áustria. Assim, verifique bem as leis dos países por onde você vai circular, para saber da necessidade deste selo-pedágio ou de outros itens obrigatórios.

32. Seguro do cartão de crédito

Se o aluguel do carro for pago com cartão Platinum ou superior, você terá direito à cobertura de isenção de responsabilidade em casos de danos ao veículo. Para ter direito a esta cobertura, você deve recusar a opção de Isenção de Responsabilidade em Caso de Danos por Colisão (CDW/LDW) ou cobertura similar oferecida pela locadora no contrato quando estiver alugando o carro. Para mais informações, contate a empresa do seu cartão.

33. Conheça a legislação de cada país

Lembre-se de conferir a legislação de trânsito do país por onde você viajará. Um carro alugado em um país estará sempre dentro das normas daquele país. Caso pretenda viajar por outros países, confira as exigências de cada um e solicite na retirada do veículo o que for necessário. Por exemplo: em Portugal a lei exige apenas um triângulo, já na Espanha você poderá ser multado caso seu veículo não possua os 2 triângulos exigidos por lei.

34. Fique ligado nos endereços de aluguel do carro

Confira atentamente o endereço de locação do seu veículo e também o de devolução. Peça, sempre, para que confirmem o endereço e se lá está tudo funcionando, se não houve alguma mudança de endereço. Recentemente loquei um veículo e, ao chegar no local, o escritório havia se mudado e não informava o novo endereço. Até descobrir o novo endereço e seguir até lá para retirar o veículo, perdeu-se um bom tempo e também dinheiro (táxi e transporte público).

35. Condutor adicional

Ao alugar seu veículo, informe o condutor adicional no ato do aluguel. Porque caso você sofra um acidente e outra pessoa não informada estiver dirigindo, a locadora pode recusar a indenização. Assim, sempre informe os condutores adicionais quando houverem!

aluguel de carros na europa e no mundo

326 Comentários

  1. Neyde

    Vamos 5 adultos para Lisboa em outubro com 5 malas médias. Vc sabe dizer qual carro locar para caber tudo isto de gente e malas?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Neyde!
      O ideal seria algum veículo de categorias SUV, Intermediário ou Full Size. Alugando pela Rentcars, marque 5 a 7 passageiros na coluna do lado esquerdo (assim como os tipos de veículo)… Daí o sistema vai gerar as opções que vocês precisam. 🙂
      Para pesquisar só entrar no site https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=68

      Responder
  2. Amanda

    Vou pra Barcelona em março e pretendo alugar um carro de Barcelona a Berlim, amo dirigir e quero ir conhecendo, o qhe vc me orienta a respeito

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Amanda, tudo bem?!

      Acredito que o que escrevi neste artigo poderá te orientar super bem nesta viagem! Mas caso a tua ideia seja viajar somente pelas grandes cidades e capitais de cada país, faça uma boa comparação com uma mescla de carro e transporte público, principalmente avaliando o custo de retirada de veículo num país e devolução em outro, ok?!

      Abraçooooo!

      Responder
  3. EURAIDES MARTINS NOGUEIRA MATOS

    Irei para Amsterdã em abril, pretendo alugar um carro e visitar Praga, Rc e Berlim. Quais as locadoras que me permite cruzar essas fronteiras?

    Responder
  4. Wellington

    Boa tarde moro em Portugal e em dezembro irei viajar a Milão e pretendo alugar um carro e ir à Suíça gostaria de saber se posso viajar sem preocupações no aluguer de carros não está mencionado se pode ou não ou se são cobrados taxas extras obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Wellington, tudo bem?!

      Normalmente as locadoras não impôem restrições para veículos alugados na Itália e para circular neste país e na Suíça. Mas é preciso verificar os detalhes de cada locação, entrando em contato com a locadora. Importante verificar, com a locadora, sobre o pedágio e equipamentos obrigatórios e exigidos pela Suíça.

      Infelizmente não é rápido e fácil para uma locação online e fechar 100% online nestes casos, pois é imprescindível entrar em contato antes com a locadora para triar estas dúvidas e confirmar as informações.

      Abraçoooo!

      Responder
  5. jefferson

    Fiz uma cotação de aluguel de carro pela RENTCARS, indicada neste espaço, porém as propostas não mencionam nada a acerca do combustível contido no veículo, podendo ser uma “pegadinha”. Indaguei no chat, mas as respostas eram evasivas e pré-gravadas, não esclarecendo o assunto. Indaguei sobre ser de tanque cheio na retirada e devolução, mas a resposta foi indecente.

    Responder
    • Rentcars.com

      Olá Sr. Jefferson, espero que esteja bem!
      Faço parte da equipe de suporte da Rentcars.com e pedimos desculpas pelo problema ocorrido. Informamos que o padrão de qualquer locadora, tanto para reservas nacionais, como para internacionais, o veículo é disponibilizado para o cliente com o tanque cheio e deverá ser devolvido da mesma forma, para que não ocorram cobranças ou taxas posteriores.
      Caso queira, geralmente nossas parceiras contam com alguns serviços extras que isentam o cliente de devolver o veículo com o tanque cheio, basta contratar o opcional no balcão.

      Espero ter ajudado!
      Att,
      Rentcars.com

      Responder
  6. FABIOLA MARIA DE LIMA E SILVA

    Olá!! veja se pode me ajudar quero alugar um carro saindo de Paris devolvendo em roma. Pela Avis sai cerca de 1500 dólares já pela europecar sai 23 mil reais!!!! estou com uma pulga atrás da orelha com isso. Na verdade fiz várias pesquisas de fato só a europecar dá esse valor absurdo… será que há tarifas escondidas na Avis e outras?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fabiola, tudo bem?!

      Não posso opinar muito sem ter mais informações sobre quantidade de dias, tipo de veículo, seguros contratados e, principalmente, sobre o valor da taxa de devolução do veículo, já que a intenção é alugar num país e devolver em outro. Convém verificar e comparar todos estes itens em todos os orçamentos e, caso tenha dúvida, entrar em contato com a locadora.

      Recomendo, também, lev com atenção o contrato da locação, pois lá consta tudo o que será cobrado e, ainda, o que poderá ser cobrado.

      Abraçoooo!

      Responder
  7. Marcia Tadeu Pecci

    Boa tarde. Gostaria de alugar um carro em Veneza-IT, e devolver na Croácia. Isso é possível?
    Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcia, tudo bem?!

      É possível sim, mas terá que verificar com a locadora sobre seguro para os dois países e informá-la sobre teu roteiro. Assim eles poderão te ajduar melhor. Lembrando que, normalmente, há uma tarifa pela devolução do veículo locado num país e devolvido no outro. No texto acima há mais informações sobre o assunto.

      Abraço!

      Responder
  8. Marcelo

    Olá Rogério, tudo bem?
    Estou querendo alugar um carro através do site pepecar, é confiável?
    Atenciosamente
    Marcelo

    Responder
  9. Edson Ferreira Leite

    Boa noite
    Estamos planejando viajar em Março de 2020.
    Roteiro inicial
    Lisboa, Porto, Madri, Barcelona, Marselha, Gênova
    Gostaríamos de alugar um carro econômico.
    O que você sugere?

    Responder
  10. leiz

    Olá, viajo em outubro para europa, se puder me passar umas dicas serei muito grato.

    Obg.

    Whazap 24-99264 3285

    Responder
  11. pedro fugita

    Olá Rogério, tudo bem?
    Estou estudando realizar uma viagem à Europa com intenção de alugar um Zagreb na Croácia para fazer uns tours pela costa.
    Costumo realizar umas simulações no site da rentacars ou rentalcars e fico muito confuso com os valores do veiculos oferecidos…
    Por exemplo: aluguel por 8 dias de um Fiat Punto por R$ 396,86 na SIXT para outubro/2019!!!Incluso no preço: cancelamento, km livre, Proteção contra roubo (PT), taxa aeroportuária, taxa de inverno, alterações, isenção da danos por colisão (CDW) e impostos locais….Eles citam a existência de uma cobertura superior que cobre a franquia do carro, janelas, espelhos, rodas e pneus e taxa de administração e avaria. (preço total da cobertura superior R$ 434,28).
    Deixo ver se eu entendi: se eu fechar o aluguel do veiculo por R$ 396,86 terei uma boa cobertura, mas não total….Para ser total, terei que pagar R$ 396,86 + R$ 434,28, correto? de qualquer forma, achei o valor muito bom….Na verdade, bom até demais, e daí a minha dúvida….rsrsrs

    Responder
    • Rentcars.com

      Olá,Pedro, tudo bem?
      Para que possamos buscar a melhor opção para sua viagem, gostaria de verificar algumas informações. Como você menciona que fará um tour,peço a gentileza de compartilhar os seguintes dados:
      Local de retirada:
      Data e hora da retirada:
      Local de devolução:
      Data e hora da devolução:
      Países em que pretende trafegar:

      Fico no aguardo para melhor auxiliá-lo.

      Responder
      • pedro

        Minha ideia em relação à locação seria mais ou menos essa…(sujeita mudanças):
        Local de retirada e devolução: Zagreb (Croácia)
        Data da retirada: 09/04/2020 às 10hs
        Data da devolução: 19/04/2020 às 10hs
        Como pretendo ir até Dubrovinik, estaria incluida a Bósnia, não? Porque ao que parece, passamos pela Bósnia antes de chegar a Dubrovinik……
        Gostaria de ter uma ideia de um carro para até 5 pessoas, manual, com seguro total (existe com isenção da franquia?), inclusive vidros, pneus, etc….
        Aguardo informações para ter ideia do valor….Obrigado

        Responder
      • Rentcars.com

        Pedro, tudo bem?

        Estive avaliando as condições que você apontou para sua locação e segue neste link a melhor condição encontrada em nosso site.
        https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=68

        Veículo para 5 passageiros
        Ar Condicionado
        Câmbio Manual
        Direção: Hidráulica
        Portas: 4

        Esta opção contempla as seguintes condições de proteções:

        Proteção contra roubo, furto, perda, danos e avarias ao veículo decorrente de colisões ou acidentes. Isento de coparticipação na franquia.
        Proteção contra danos materiais e pessoais causados a terceiros em razão de acidentes com o veículo locado. Limites de cobertura e valor da coparticipação na franquia estabelecidos em contrato de locação.

        Esta condição é com pré-pagamento, o que isenta o senhor de custos com IOF. Caso opte por pagar à vista no boleto, o senhor receberá 5% de desconto sobre o valor total da reserva.

        Algumas dicas para sua locação:

        A travessia de fronteiras é uma política que pode variar de acordo com a locadora. Assim, antes de sua viagem, verifique se o seu itinerário contempla travessia de fronteira e consulte previamente a locadora.

        Algumas companhias de locação não permitem este procedimento. Quando há autorização, é necessário o avisar com antecedência a locadora para que ela lhe informe possíveis custos e documentos.

        Sugerimos fortemente que os condutores do veículo estejam portando a PID. Autoridades de trânsito local podem exigir do condutor.

        Em caso de dúvidas, não hesite em me contatar!

        Responder
  12. claudia m manzani

    Olá!! Estarei viajando em maio,minha dúvida:vou chegar por Frankfurt e sair pelo mesmo,pretendo conhecer o máximo da Alemanha( rota romântica ,Munique, Berlim, Colonia e o q conseguir em 16 dias!!! Alguma dica de ouro para uma louca q ñ consegue tempo para programar aquele roteiro dos sonhos?) e ir a Suiça ou talvez Amrsterdam,posso sair com o carro q irei alugar? Obrigada e parabéns pelo ótimo trabalho!!

    Responder
  13. Rangeany

    Olá!!
    Estarei viajando em maio, e tenho uma dúvida?
    Posso alugar o veículo em Paris e devolver em Amsterdã?
    Tem algum procedimento diferente?

    Responder
  14. Darley

    Estarei viajando entre 22 jun 19 a 8 jul 19 por Portugal e Espanha. Meu roteiro é chegar em Madri alugar um carro e fazer a rota Madri X Sevilha X Lisboa X Porto x Madri, devolvendo o carro em Madri. Minhas dúvidas são:
    1) posso transitar entre os dois países sem problemas
    2) o seguro total cobre os dois países
    3) qual locadora é melhor para este tipo de roteiro

    Obrigado e aceito sugestões para esta viagem

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Darley, tudo bem?!

      É possível transitar entre os dois países sem problemas, mas recomendo conferir com a locadora se os acessórios de segurança exigidos nos dois países estarão presentes no veículo locado. Além disso, verificar tambem a questão da validade do seguro para os dois países e se o veículo terá o chip para os pedágios. Se o veículo tiver apenas o chip para o pedágio espanhol, ao entrar em Portugal já pare no primeiro posto e compre o Via Verde.

      Sobre melhor locadora, recomendo fazer cotações em todos os serviços indicados e comparar nota de avaliação, preços, coberturas e por aí vai.

      Abraço e ótima viagem!

      Responder
  15. Maria chaves

    Olá, viajaremos de 30/03 a 24/04 de 2019 pelo leste europeu, alugamos um carro em Munique, seguindo por Salzburgo, Viena, Budapeste, Dresden, praga e Berlim, este último devolveremos o carro. Será que estamos certos? Precisaremos só do selo_pedagio?

    Responder
    • Silvânia

      Alugar carro num país e devolvê-lo noutro, encarece. Como trem é muito bom na Europa, acho interessante verificar. Munique-Salzburgo é pertinho, pode ser bate-e-volta. Leste Europeu de trem é tranquilo.

      Responder
      • Silvânia

        Desculpe não vi que irá entregar em Berlim.kkkkk

        Responder
  16. Diego Teixeira

    Boa tarde,
    estou indo para europa em outubro, e nos sites não fica muito claro tamanho do porta malas.
    tem alguma dica de qual carro alugar em barcelona para 4 adultos e 4 malas grandes?

    se tiver agradeço muito.

    Responder
  17. Pedro

    Boa tarde
    Em março estarei indo para Itália, mais precisamente o norte. Farei uma viagem pela Itália, sul da França e um trecho da Suiça (de Genebra a Zurique). Gostaria de saber se posso transitar normalmente pelas fronteiras, ou se existe alguma lei que impossibilite ?

    Em relaçao ao adesivo de pedágio na Suiça estou ciente.

    Responder
  18. CELIA MARIA DE OLIVEIRA

    Boa tarde!!
    Porque não consigo a opção parcelamento em nenhuma cotação na rents?

    Responder
    • Manuela Colla

      Olá, Célia!

      Entramos em contato com a Rent e, hoje para pagamento online tem como parcelar sim, mas se for paypal não tem como mesmo.

      Se você quiser resolver, pode entrar em contato pela Central para tirar algumas dúvidas, o nosso contato é: 0800 604 7368, pelo chat do site (https://www.rentcars.com/pt-br/) ou ainda pelo Messenger em nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/rentcars).

      Um abraço!

      Responder
  19. Marisol mota

    Vou alugar carro na Holanda preciso de selo pra trafegar n Dinamarca belgica e Alemanha?

    Responder
  20. Fernanda

    Estou pesquisando e a diferença de preço quando se pesquisa com sua residência no Brasil e nos EUA é gritante. Se sua residência é nos EUA o mesmo carro sai pelo período escolhido US$260, no Brasil sai por R$2.500.

    É por ser brasileiro? Por que essa diferença absurda?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fernanda, tudo bem?!

      Solicitei a resposta para um de nossos parceiros comerciais da área de locação de veículos. Veja a resposta que enviaram:

      A diferença é porque as tarifas para residentes dos EUA não tem proteção (pois já tem elas, que é junto com o imposto, como o DPVAT), já para os do Brasil tem que ter, pois são turistas temporários e por isso precisa pagar para ter essa proteção.
      Ou seja, se ela fizer uma reserva para residente no EUA e não for residente, ela não consegue retirar o carro sem as proteções obrigatórias.

      Espero ter esclarecido, mas qualquer outra dúvida fico à disposição.

      Abraçoooo!

      Responder
  21. Rafael Baz Rioja

    Correto do anterior

    Responder
  22. Rafael Vaz Rioja

    Boa noite
    Vou a espanha em 5/10 próximo
    Pretendo alugar um veículo para ir de madri a santiago de compostela,de lá até fatima e Lisboa e voltar e devolver o veículo em madri
    Existe alguma dica para está rota

    Responder
  23. Silvânia

    Super completo, parabéns ! O significa Reembolso da Franquia com Super Cover?

    Responder
  24. Dhy

    Adorei as dicas! Mas tenho uma dúvida quanto a franquia, pelo que entendi as loacadoras bloqueiam no cartão o valor de 1500 euros de franquia e esse valor só é desbloqueado na devolução. Como funciona a tal da franquia? Estou vendo isso em todos os lugares…

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Dhy, tudo bem?!

      Uma coisa é um bloqueio que a seguradora faz no teu cartão, que varia conforme a categoria do automóvel alugado e perfil do cliente. Outra coisa seria a franquia que poderá ser solicitada caso o cliente tenha que utilizar o seguro, por algum dano no veículo, acidente, etc. Esta também varia conforme a cobertura do seguro contratado. Então, recomendo sempre solicitar isenção de franquia, para uma viagem mais tranquila!

      Abraço!

      Responder
  25. Gabi

    Dicas boas, mas como saber se posso alugar um carro e rodar por outros países se nesses sites não tem essa informação. Quero alugar um carro em Milão e rodar na Áustria e Alemanha e voltar pra Milao… será q é possível sem taxas a mais?

    Responder
  26. Larissa

    Bom dia,

    Gostaria de saber sobre o documento para alugar o carro? Com a CNH é possível alugar ou preciso ter a PID comigo?

    Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Larissa!

      Basta a CNH e o documento pessoal válido no local (passaporte ou identidade) para retirar o veículo.

      Abraço!

      Responder
      • Larissa

        Mas isso serve para todas as locadoras? Porque eu fui solicitar essa informação para a Europcar (via chat online), e me informaram que eu deveria apresentar a PID. Fiquei preocupada…

        Responder
    • Julio Cesar

      Só CNH e passaporte

      Responder
  27. Marcelo Conti

    Boa tarde, tudo bem? Eu alugando um carro em Paris, eu consigo ir até Londres pelo ferry Boat?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcelo, tudo bem?!

      Sim, você poderá ir a Londres por ferry (balsa) ou pelo Eurotúnel, conforme for teu itinerário, ok?!

      Abraço!

      Responder
  28. Thiago

    Olá.. as dicas são incríveis. Obrigado por compartilhar. Uma coisA que nao entendo é o GPS. Noa acho a cobrança de 8 euros por dia Barata tendo em vista que vou locar por 15 dias. Minha dúvida é: qualquer carro mais moderno tem GPS integrado não tem? Se eu não pagar o GPS integrado vai ter algum bloqueio? Você falou do TOMTOM. Se eu comprá-lo para o meu smartphone ele vai funcionar mesmo sem internet. Muito obrigado desde já.

    Responder
  29. Márcia correa

    Olá. Gostaria de saber se a Rentalcar não cobra o seguro contra terceiros resultando em valores mais econômicos, e tendo que pagar diretame te á locadora em Paris, valerá a pena?
    Porque a diferença entre a Dental e as outras é o seguro contra terceiros. Mesmo assim vale a pé á alugar por ela? Alem do CDW e LDW e seguro contra terceiro, tem algum outeo seguro q seja importante fazer?Estou indo no prox sábado. Obrigada. Um abraço.

    Responder
  30. Décio Lavos

    Pretendo viajar, no final de setembro de 2017, para Letônia, Lituânia e Estônia, partindo do Brasil, e alugando carro para esse percurso por tais países do Báltico, num total de 35 a 40 dias. Minhas dúvidas são:

    1) por qual país seria melhor para o começo (o aluguel do veículo)? Isso leva em conta qual país que teria melhor voo/aeroporto a partir de Lisboa (TAP), e se algum deles teria um aluguel de carro mais barato e mais fácil no que diz respeito à travessia para os demais países;

    2) a locação do veículo em um dos países permitirá, na boa, atravessar os demais países (devolvendo o carro, claro, no país onde foi alugado)?

    3) pretendendo também alugar um aparelho de GPS, como é feita a localização quando se atravessa fronteiras? Deve-se reconfigurar a cada entrada em novo país? É possível se colocar partida de uma cidade num país e chegada em cidade de outro país?

    Desde já, obrigado.

    Responder
  31. Geisi

    em Portugal o carro alugado pode dormir na rua? ou tenho que alugar um estacionamento?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Geisi, tudo bem?!

      Depende muito da cidade, mas o ideal é sempre deixar o carro em estacionamento, para evitar incômodos durante a viagem!

      Abraço!

      Responder
  32. Rubens Donato

    Não alugue na Europcar. Hoje, em Frankfurt, na agência 24h deles, nos trataram super mal e não aceitaram nossa carteira de motorista brasileira. Eu já havia feito minha reserva pelo site no Brasil, cheguei na agência e eles simplesmente nos ignoraram! Fui à SIXT e eles nos atenderam supe bem e disseram que nossa carteira de motorista brasileira é absolutamente válida e nos alugou um carro com tarifa semelhante!

    Responder
  33. Ana Paula

    Boa noite,
    Vou com minha família para a Alemanha em dezembro e pretendemos alugar um carro em Munique pra fazer a rota romântica. Depois seguiremos para a Bélgica e por fim, para Amsterdam, onde pretendemos devolver o carro. Como somos cinco pessoas, acho que vale a pena. Minha dúvida é se o preço q aparece qdo pesquiso sofrera algum acréscimo qdo devolvermos o carro, por conta de ser em outro país a devolução, e ainda se há restrições de circulação do veículo nesses países.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Paula!

      Sempre há uma taxa de devolução quando o carro é devolvido em outro país, salvo alguma promoção. Então, verificar se este valor já está incluído no total final ou se aparece na entrelinha do contrato, bem como da necessidade de seguro adicional para deslocamento entre países. Importante, sempre, ler bem o contrato, a apólice e entrar em contato com a locadora ou agregadora para verificar todas as dúvidas, ok?!

      Abraço!

      Responder
    • Rubens Donato - Belo Horizonte/MG

      Não alugue na Europcar. Hoje, em Frankfurt, na agência 24h deles, nos trataram super mal e não aceitaram nossa carteira de motorista brasileira. Eu já havia feito minha reserva pelo site no Brasil, cheguei na agência e eles simplesmente nos ignoraram! Fui à SIXT e eles nos atenderam supe bem e disseram que nossa carteira de motorista brasileira é absolutamente válida e nos alugou um carro com tarifa semelhante!

      Responder
      • Ana Paula

        Obrigada pela dica! Estou vendo pela Rentcars e realmente a Sixt tem ótimos preços ! Bom saber de uma boa referência!

        Responder
  34. laise

    olá Rogerio, tudo bem? Otimas dicas sobre locacao de veículos. Parabéns pelo blog. Minha dúvida é onde pegar o carro alugado em Londres já que existe restrições para circular em algumas partes da cidade. Agradeço sua gentileza em me orientar.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Laise, tudo bem?!

      Pega fora do centro e das regiões 1 e 2 de Londres, analisando localização da locadora conforme destino a ser traçado a partir de Londres, ok?!

      Abraço!

      Responder
  35. Felipe Boucault

    Oi
    Meu nome é Felipe e estou vendo que vcs tiveram boas experiências com a rentcars, ao contrário do que vejo no site reclame aqui, vou pra Bélgica e estou um pouco confuso e com receio de alugar um carro com eles, vc nunca tiveram problemas?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Felipe, tudo bem?!

      Acredito que a maioria dos problemas é por falta de leitura das condições de cada locação. Recomendo, muito, que leia atentamente o contrato antes de fechar a reserva e pagamento, para evitar qualquer problema depois, Nunca tive problemas pois sempre leio bem as apólices e tiro todas dúvidas possíveis antes de fechar uma reserva, seja de carro, hotel, seguro ou qualquer outra relacionada com viagens.

      Mas repare que a maioria das reclamações foram resolvidas, então não considero que a empresa esteja mal cotada como pareceu para você: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/rentcars-com/.

      Em caso de dúvida, entre em contato com eles, o suporte funciona muito bem e, com certeza, te deixarão bem seguro.

      Mas caso algo não dê certo na sua reserva, é importante reclamar mesmo, só assim as empresas podem melhorar seus serviços e evitar aborrecimentos aos clientes.

      Um grande abraço!

      Responder
      • Caroline

        O blogueiro não vai falar mal da rentcar pois esta patrocina seu blog! O melhor é pesquisar todas as opções.

        Responder
    • Jeniffer - Rentcars.com

      Olá Felipe, Tudo bem?

      Nós da Rentcars.com temos muita preocupação em atender a todas as necessidades de nossos clientes, por isso atendemos a todos os chamados abertos via qualquer canal, como pode perceber em nossa conta do RA, tratamos com carinho e atenção a cada uma das solicitações.
      Gostaríamos muito de ter a oportunidade de ser o canal escolhido para reserva de seu veículo nessa viagem a Bélgica.
      Se puder nos passar seu contato, um de nossos atendentes retornará e poderá esclarecer qualquer dúvida que possa surgir no processo de locação e também fornecerá opções de veículo que se encaixe em sua viagem.
      Aguardo seu contato no e-mail: [email protected]

      Responder
    • Rubens Donato

      Não alugue na Europcar. Hoje, em Frankfurt, na agência 24h deles, nos trataram super mal e não aceitaram nossa carteira de motorista brasileira. Eu já havia feito minha reserva pelo site no Brasil, cheguei na agência e eles simplesmente nos ignoraram! Fui à SIXT e eles nos atenderam super bem e disseram que nossa carteira de motorista brasileira é absolutamente válida e nos alugou um carro com tarifa semelhante!

      Responder
  36. Gabriela

    Boa noite Rogerio,
    Todas as empresas indicadas nos sites Rentcars, Rental Cars e Pepecar são confiáveis?

    Responder
  37. Reginaldo

    Olá, Rogério
    Parabéns pelo blog, muito claro e instrutivo.
    Viajaremos em maio para Alemanha e Áustria. Parte (5 dias) do roteiro, faremos em carro a ser alugado (Sixt) em Heidelberg e devolvido em Linz. Gostaríamos de saber:
    1. Os carros locados vêm com colete reflexivo, kit de primeiros socorros e triângulo?
    2. O seguro obrigatório na Alemanha e na Áustria é o relativo a terceiros, “third party insurance”, que está incluído no preço? Se loco na Alemanha, vale também na Áustria?
    3. Na Áustria, o Autobahnpickel, adesivo relativo a pedágios, pode ser adquirido já no ingresso no país? E o selo ambiental?
    4. Conheces o chip EasySim4u?
    6. O Waze funciona em que línguas nesses países? E o GPS das locadoras?
    Qualquer ajuda será de muito proveito.
    Se quiseres, podes responder por e-mail.
    Abraço,
    Reginaldo

    Responder
  38. Luciano Tudesco

    Olá Rogério.

    Parabéns pelo blog, são bem úteis as dicas.
    Sempre tenho problemas ao alugar carro referente a bagagem, as informações não são coerentes com o modelo do carro, sempre procuro alugar um maior para ter certeza sem surpresas, porém fica mais caro.
    Sabe informar se alugar carro para 3 pessoas em modelo onde o banco é bipartido, usando esse espaço para malas, tem problema de circulação nas estradas em Portugal?

    Abraço.
    Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Luciano, tudo bem?!

      Se for apenas para ir de uma cidade a outra, sem parar para visitas, eu não vejo problemas. Mas se forem visitar algum lugar e as bagagens ficarem no carro, recomendo deixar num estacionamento pago e que bagagens não fiquem à mostra, ok?!

      Abraço!

      Responder
  39. Denise

    Oi Rogério
    Vc recomenda aluguel de carro em barcelona para ir até andorra? Há alguma locadora mais indicada para a referida locação?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Denise, tudo bem?!

      Sim, fazer Barcelona-Andorra de carro é uma boa! Sobre a locadora, não tenho recomendação, o importante é avaliar todas as informações e também verificar direitinho o contrato, ok?!

      Abraço!

      Responder
  40. Adriano

    Ola,
    Estou agendando uma viagem a Itália, e gostaria de saber se posso escolher o carro de minha preferencia? Outra vez eu peguei um carro bom, um Punto-Fiat, e como nesta viagem vou levar a familia, eu gostaria de andar com uma XC60, até para conhecer o carro. É possivel?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Adriano, tudo bem?

      As locadoras não podem garantir o modelo do veículo, mas podem garantir a categoria, no caso do carro mencionado a X60 é uma SUV, e acredito que na Itália você pode conseguir este veículo sim.

      Temos duas formas de fazer isso:

      1 – Com o link abaixo, com um resultado de busca para Itália escolhendo a categoria SUV, onde você poderá preencher com as datas e cidades para retirada e devolução: http://www.rentcars.com.br/reserva/listar/4009-1487419200-4009-1488286800?requestorid=68
      A única locadora que atualmente tem este veículo para locação é a Hertz, e esta é parceira da Rentcars, do link acima.

      2 – Tentar o atendimento personalizado com a locadora, explicando o teu desejo.

      Abraço!

      Responder
  41. Marco

    boa noite, gostaria de saber sobre a empresa holydaycars se a mesma é de confiança

    Responder
  42. Tino

    preciso alugar carrinha em portugal e devolver em luxemburgo,é possível? Quais as empresas de aluguer que têm esta opção?

    Responder
  43. Edson Lobo

    Ola Rogerio
    Seu blog é otimo, foram as melhores dicas que encontrei.
    Estou de partida para Nice, quero fazer a costa de Monaco até Saint Tropez e depois gostaria de ir até Geneve e de lá para Paris, de onde pegarei o voo de volta.
    Por isso, penso em alugar um carro pequeno e bem simples, já que estaremos somente eu e minha esposa.
    As locadoras normalmente aceitam o carro ficar em outra cidade, no caso em Paris? Voce sabe de alguma de Nice que topa isso e nao cobra a devolução?
    Outra coisa: não deu tempo de tirar a carteira internacional, há problemas com o passaporte e CNH brasileira?
    Em 1990 já fiz de carro o trajeto Grenoble – Nice – Grenoble e conheço um caminho alternativo por Gap e acredito ainda ser mais facil para chegar a Geneve, jpa que de Grenoble a Geneve são cerca de 120 kms.
    Agradeço suas dicas e se quiser pode passar pelo e-mail .
    Abraços

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Edson, tudo bem?!

      Normalmente as locadoras não cobram a devolução em cidades diferentes e dentro de um mesmo país, salvo datas festivas ou alguma categoria específica de automóvel. Recomendo que faça cotações com os parceiros indicados neste post e verifique em cada uma das ofertas se há ou não cobrança de devolução, ok?!

      Sobre a PID, considero ela importante para evitar qualquer problema e sempre recomendo ter a catteira internacional nas viagens pelo exterior.

      Abraço!

      Responder
  44. Maura

    Oi Rogério! Excelentes dicas, blogs como o teu são um alento aos viajantes iniciantes… hehe! Sabes dizer se posso locar com meu cartão e deixar o marido como condutor? Ele tb tem cartão de crédito, porém o meu é Platinum (em função das questões de seguro). Outra dúvida, na RentalCars eles pedem que avisem sobre o cruzamento de fronteiras (Itália, Áustria e Suíça, no nosso caso), haverá cobrança extra por isso? Não queremos ter surpresas. Muuuito obrigada e grande abraço! 🙂

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maura, tudo bem?!

      Repassei suas perguntas para o Dany Dantas, que é meu contato na Rental Cars, veja abaixo o que escreveu:

      ————–

      Oi Rogério,

      Eu sei que as pessoas no Brasil não gostam muito de ler os T&C’s – Termos e Condições – (e depois queixam-se) mas devem ler os T&C’s pois cada fornecedor em cada local (Hertz em Barcelona, Hertz em Roma, etc) tem diferentes termos e condições e estes depois variam ainda consoante o tipo de carro alugado, duração, idade do condutor, etc. Por norma, no momento da retirada, o condutor principal deve ter um cartão de crédito em nome próprio, não de outro familiar.

      Portanto, o melhor conselho é mesmo ler os T&C’s que estão super claros no nosso website e, em caso de dúvida, fazer, pedir um orçamento (o cliente receberá um numero de referencia por e-mail) e ligar para a nossa central de atendimento com agentes brasileiros que poderão verificar todas as taxas extras que possa haver. O cliente poderá depois converter o orçamento em reserva e fazer o pagamento se desejar, ou simplesmente abandonar J

      Abraço,

      Dany Dantas

      ——————

      Espero ter ajudado Maura!

      Abraço!

      Responder
  45. Rodrigo

    ALUGAR carro em Barcelona e ir até Níce ou Marselha vale a pena…. Tirando o.seguro alguma outra burocracia para atravessar a fronteira Espanha França???

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rodrigo!

      Vale a pena sim! AInda mais dedicando um tempinho para curtir a Provence! 🙂

      Além do seguro, atentar para equipamentos que o carro precisa ter, de acordo com a legislação francesa, ok?!

      Abraço!

      Responder
  46. Danilo

    Caro Rogério, tenho cartão platinado, mas não entendi qual direito ele me dá. Grato

    Responder
  47. Jairo Barbosa

    Olá, bom dia, vou dia 25, irei fazer Berlim a Budapeste! 15 dias, viajem com crianças.
    pretendo alugar carro em Berlim e devolver em Budapeste, alguma dica em especial? Parabéns pelo belo trabalho, Obrigado.

    Responder
  48. Victor

    Vale a pena alugar um carro para andar em Frankfurt? Ou o transito é muito complicado? Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Victor!

      Não vale a pena não, é uma cidade muito bem servida de transporte público. Só se a ideia for fazer alguns bate-voltas, ok?!

      Abraço!

      Responder
  49. Marinéia

    Boa tarde, Rogério
    Estou de viagem marcada para o início de agosto. Estou insegura qto à locação de carro.
    O mesmo carro pelas fornecedoras Firefly e Hertz tem valores muito diferentes para o mesmo período ( cerca de R$600,00). O 1º pela agência Rentalcars e o 2º na Rentcars. Vc saberia me dizer o por quê? Seria pelo fato dessas agências terem exigências diferentes na escolha das locadoras?
    Obrigada
    Marinéia

    Responder
  50. Maurício de Mattos Almeida

    Eu posso sair de Portugal e ir ate a Alemanha de carro?
    Carro alugado em Portugal, permite tal viagem, ou se paga mais por isso????

    Responder
  51. Marco

    Fala Rogério,

    Estou querendo alugar um carro em Lisboa e ir para Madri, Paris, Londres e Itália. É possível? Terei que pedir autorização nas fronteiras? O seguro do carro que farei em Lisboa valerá nos outros países ?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marco, tudo bem?!

      É possível sim, mas terá que verificar com a locadora como fazer um seguro que cubra todos os países por onde pretende viajar, ok?! Não será necessário autorização nenhuma para cruzar as fronteiras.

      Abraço!

      Responder
  52. Rodrigo

    Olá Rogério, tudo bem?

    Gostei das suas dicas. Eu estou a fim de locar um carro em Londres e viajar até Paris, ou seja, faria somente uma diária. Acha que é possível? O que recomenda que eu faça para locar aqui do Brasil? E quanto ao preço, acha que ficará muito mais caro que uma passagem de trem entre os países?

    Um abraço.

    att.,
    Rodrigo

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rodrigo, tudo bem?!

      Se a ideia for explorar apenas Paris e em tão pouco tempo não vale a pena alugar um carro para fazer este trajeto e sim fazer um bate-volta de trem ou voo low-cost, ok?! Se fosse ficar mais tempo pela França e explorando também o interior, aí poderia valer a pena alugar um carro.

      Abraço!

      Responder
  53. andre machado viana

    prezado Rogerio

    Saberia me informar se posso alugar um carro na alemanha e rodar por todo leste europeu: republica checa, austria, eslovaquia, eslovenia, hungria, croacia e polonia. nao encontro informacoes a respeito.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Andre, tudo bem?!

      Essa informação encontra-se nos T&C’s (Termos e Condições) de cada carro em cada lugar com cada fornecedor.

      Basicamente, você tem de inserir os seus dados de retirada e devolução e fazer a pesquisa normalmente. Depois disso, quando estiver na pagina de resultados de veiculos, verificara os T&C’s de cada carro e alguns permitirão conduzir em X, Y e Z paises, outros apenas em Z paises e outros em nenhum além do local de retirada e devolução. Essa informação esta toda nos T&C’s e não há como dizer se há ou não sem fazer a busca e ver os detalhes, pois cada carro e cada locadora tem uma política diferente.

      Abraço!

      Responder
  54. Fabio

    buscando a rentalcars a locadora centauro é a mais em conta, mas falaram para ir nas grandes e conhecidas, será que vale arriscar?

    Responder
    • Andreia

      EU não consigo entender sobre o numero e malas que eles exigem se for uma familia de 3 pessoas não vamos ter poucas malas .
      eles sempre colocam numero de malas muito pequeno.
      você pode me esclarecer essa dúvida.

      Responder
  55. Mirela / Sorocaba

    olá Rogério, bom dia.
    estive dando uma olhada nos sites de aluguel de carro e me interessei muito pelos valores da SIXT, porém em nenhuma agência de viagens eles a utilizam, dizem nem conhecer. Você sabe me dizer se ela é confiável, pois também procurei por clientes satisfeitos e não encontrei! pretendo alugar por 9 dias, retiro em Madri e devolvo no mesmo lugar, mas passarei a maior parte da viagem com o carro em Portugal. é mesmo necessário que seja avisado na locadora que eu farei este trajeto ou é bem tranquilo? Você saberia me dizer quanto é cobrado por passar de um país a outro?
    obrigada e parabéns pelos posts.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Mirela, tudo bem?!

      Vai tranquila, a Sixt é super confiável, uma das maiores locadoras da Europa! 🙂

      Eu sugiro informar a locadora sobre a tua ida para Portugal, pois assim eles poderão te informar detalhes sobre o seguro, além de itens que mudam de um país para outro, como o pagamento eletrônico de pedágios e a inclusão ou não de itens obrigatórios no veículo conforme leis portuguesas. Sempre é importante verificar quando se usará o veículo num país diferente de onde está sendo locado, ok?!

      Ah, para ir de um país a outra nada é cobrado, o que pode acontecer é a questão dos pedágios, então é bom informar-se bem sobre isto, ok?!

      Abraço!

      Responder
  56. Rafael

    Rogério

    Vou reservar um carro na Alemanha e pedem uma franquia de 1.000 euros… somando tudo vai dar uns 7mil reais , porém meu cartão não tem esse limite disponível, se eu colocar um condutor adicional podemos dividir o pagamento nos cartões de dois titulares diferentes?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rafael!

      Talvez, veja isto no momento de retirar o carro, pois o normal é a locadora fazer toda a reserva somente com um único cartão de crédito, mas se o limite não for suficiente, podem abrir mão disto e dividir os valores nos dois cartões, ok?!

      Abraço!

      Responder
  57. Fabricio

    Rogério, pesquisei em alguns sites sobre alugar um carro em Valência em julho, mas não consegui descobrir qual o valor que seria retido do meu limite de cartão de crédito. Você consegue me passar uma ideia dos valores que são retidos, pois preciso ver no banco para aumentar o limite internacional caso seja necessário.
    Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fabricio, tudo bem?!

      Tudo vai depender da classe do veículo, do tempo de locação e também dos adicionais e do seguro que você contratará, então este valor muda muito, pois será correspondente ao valor da sua participação em caso de sinistro ou necessidade de acionar o seguro. Mas normalmente o valor fica entre 500 e 2000 euros, para ter um valor médio, ok?! Ao contratar a locação, veja o valor de sua participação no seguro, este é o valor médio que a seguradora enviará à tua operadora de cartão de c’rédito.

      Abraço!

      Responder
  58. sandra moret

    Guilherme vamos ver se pode me ajudar. Em maio, irei fazer Portugal de Lisboa a Braga, querendo ir de Braga ate Santiago de Compostela (visto que são 2:30hs de estrada). Como funciona a questão de passar com carro alugado pela fronteira?
    Eu vou fazer bate e volta no mesmo dia. Só mesmo para conhecer a catedral.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Sandra, tudo bem?!

      Será bem tranquilo, só verifica se o seguro do teu carro tem cobertura para a Espanha, ok?! Verifica isto com a locadora e também sobre outros detalhes mais, pois a legislação é diferente na Espanha e Portugal. Mas poderá ir e vir tranquilamente pela fronteira, ok?!

      Abraço!

      Responder
  59. Raquel

    Oi!!
    Muito obrigada pelas dicas 🙂
    Irei viajar para Viena e vou alugar carro na europcar, e pretendo ir à Hungria. No site, não falam que existe nenhuma restrição, só que tenho de pagar mais
    Gostaria de saber se é possível mesmo passar a fronteira ??? E se sabe a taxa que é paga ?
    Obrigada

    Responder
  60. guilherme

    Bom dia!! Eu aluguei um carro na Itália, peguei em Roma e devolvi em Milão!!! Não me cobraram taxa pela devolução em outra cidade no momento que devolvi veículo mas 1 ano depois veio a cobrança no meu cartão. Eles podem cobrar depois de todo esse tempo? Não deveriam cobrar no momento da devolução?
    Obrigado

    Responder
  61. Andre

    Ola Rogerio, tudo bem?

    Primeiramente parabéns pelo blog, muito esclarecedor!

    Estou planejando uma viagem pelo sul de Portugal e Espanha agora em fevereiro, e gostaria de saber se vc tem alguma recomendação para dar.

    Vi alguns preços bons na europcar mas vi muitas reclamações sobre eles na internet. Na avis achei uns preços um poucos mas caros mas parece ser uma empresa um pouco mais conficavel, não?

    Como tenho 21 anos teria que pagar as taxas do condutor jovem correto? E será que apenas com a carteira normal do Brasil, sem a internacional, teria problemas em Portugal?

    Obrigado!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Andre, tudo bem?!

      Será bem tranquilo este trajeto, só se for fazer alguma região mais fria, daí fica de olho na previsão do tempo e dirija mais atento e devagar, pois a pista poderá ficar escorregadia.

      Sbbre a Europcar, nunca tive problemas com eles, sempre foi tudo muito tranquilo, assim como com outras locadoras, como a Avis e a Hertz, mas recomendo sempre muita atenção a todos os detalhes, pois se você deixar de observar algum item, este poderá ser um problema depois. Então, esclarece bem todas dúvidas antes de fechar e verifica bem o contrato.

      Mesmo em Portugal vale a pena ter a PID, para evitar qualquer tipo de problema, ainda mais sabendo que uma PID é bem barata e fácil de ser feita em qualquer cidade do Brasil. E como irá para a Espanha também, recomendo mais ainda ter a PID em mãos.

      Abraço!

      Responder
  62. Lucas Formiga

    Boa noite Rogerio!

    Parabéns pelo seu blog, é realmente muito esclarecedor!!
    Mas tenho uma dúvida, ouvi que é possível pagar uma taxa a mais e assim não seria necessário deixar o cartão de crédito “pré-debitado”. Isso é mesmo possível?
    Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Lucas!

      Isto pode acontecer em algumas cidades, principalmente nos EUA, deixando um valor na hora (aproximadamente US$ 200) em espécie mesmo, porém o cliente não terá reembolso desse valor, diferente do cartão onde ao término da locação é retirado o bloqueio.

      Abraço!

      Responder
  63. Marco Antônio Gelain

    Boa noite Rogerio!

    Parabéns pelo seu blog, é realmente muito esclarecedor!!
    Estou planejando uma viagem com carro alugado no fim do ano saindo de amsterdã, indo pela rota romântica da alemanha, áustria e rep tcheca.
    Olhando o site, vejo que eles pedem um “depósito” de €1000,00 no cartão de crédito. Isso é padrão pelas locadoras, como funciona isso? É um limite que eles pedem ou é dinheiro mesmo que fica preso? Porque é um valor elevado que não sei se tenho disponível…

    Muito obrigado Rogerio, um forte abraço!
    Blog recomendado!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marco Antônio, tudo bem?!

      Sim, isto é normal, é a garantia para pagamento de franquia ou de algum possível sinistro que vier a ocorrer. É um valor que é pré-debitado no teu cartão de crédito e na devolução do carro, se nada for constatado ou acionado, este valor é estornado. Fica tranquilo, é um procedimento padrão.

      Obrigado pelos elogios e faça uma ótima e perfeita viagem!

      Responder
  64. Carlos Roberto

    Oi, Rogério.
    Obrigado pela rápida resposta. Fiquei surpreso com esse blog, que tem dicas muito, mas muito úteis mesmo. Você está de parabéns pela iniciativa, pois vi nos comentários que você está ajudando muitas pessoas. Até já indiquei o seu blog para um amigo meu que também vai para a Europa em outubro.

    Voltando à questão da locação, a mais em conta que consegui cotar foi por meio da Auto Europe. O melhor preço (contando com a taxa de devolução) ficou em R$ 2113 (o aluguel do carro) e em EUR 683 (a taxa de devolução), que numa cotação do Euro a R$ 4 sai por volta de R$ 2700. No total, sai mais ou menos por R$ 5 mil o aluguel por 21 dias. É pela locadora Thrifly. Você conhece? É confiável? A outra opção seria pela Europcar, que apesar de ter um preço de aluguel mais em conta (R$ 1646), a taxa de devolução é um absurdo (EUR 1700, por volta de R$ 6800), perfazendo um total que supera os R$ 8 mil (sem chance!).

    Então a minha dúvida é se alugo pela Thrifly ou se compro um passe de trem. Vi pela Rail Europe que o passe global para 21 dias está saindo por EUR 734, o que equivale a cerca de R$ 3 mil (achei que seria bem mais barato). Pensei na opção de comprar as passagens avulsas, mas somente um trecho que irei fazer com certeza (que é entre Munique e Paris) está saindo por cerca de 200 Euros. Então realmente fiquei na dúvida sobre a melhor opção.

    Vou aceitar sua sugestão e escrever para a sua amiga. Quem sabe ela não consiga cotações melhores. De qualquer forma, podendo me dar mais dicas depois das novas informações que passei, claro que elas serão super bem-vinda e, também por isso, lhe agradeço mais uma vez.

    Abraço!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carlos Roberto!

      Nunca utilizei os serviços da locadora Thrifly, mas poderá ver avaliações e detalhes nos sites agregadores, acredito. Já Europcar é uma empresa que utilizei diversas vezes, com nenhum problema grave a relatar.

      Tomara que a Simone consiga um orçamento mais em conta para você, mas não terá como escapar do alto valor da devolução do carro em outro país, infelizmente. Talvez uma opção seja locar o carro para algum trecho, onde o valor da devolução não seja tão alto e os demais trechos fazer de trem. Mas tudo deverá ser analisado fazendo e comparando orçamentos, para decidir pelo menor valor ou melhor custo/benefício, ok?!

      Abraço!

      Responder
  65. Carlos Roberto

    Oi, Rogério.
    Pretendo viajar de Roma a Amsterdã, entre os dias 21 de setembro e 12 de outubro. Estou pensando em alugar um carro, mas a minha preocupação é quanto as taxas de entrega em outro país, já que vou pegar o carro no aeroporto de Roma e entregar no aeroporto de Amsterdã. Estava cotando nos sites que você indicou e reparei que as taxas de entrega variam muito de locadora para locadora, com diferenças absurdas. Há como alugar um carro para entrega em outro país sem que a taxa de devolução seja tão cara assim (em algumas locadoras, o preço da devolução em outro país superava o preço do aluguel do próprio carro)? Enfim, o que você me aconselharia?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carlos Roberto!

      Pois é, é assim mesmo. Tudo depende de onde retirará, onde devolverá, locadora, carro e assim vai. Por isso há tantas diferenças. Perceberá que, locando o carro em Paris e devolvendo em Amsterdã o valor já fica bem menor se comparar Roma com Amsterdã, principalmente devido à distância entre as cidades.

      A melhor opção é fazer todo tipo de comparação e orçamento, quem sabe tentando até negociar com a locadora um abatimento no valor de devolução ou verificando sugestões de como baratear a locação. Outra forma é fazer viagem round-trip, pegando e devolvendo o carro no mesmo lugar ou pelo menos no mesmo país. Também vale simular se duas ou mais locações não ficam mais em conta do que apenas uma, sempre organizando para pegar e devolver o carro no mesmo país ou então em cidades próximoas de fronteiras, pois assim a taxa de devolução poderá ser baixa ou nem existir.

      Sugiro que escreva para [email protected], uma grande amiga minha, para ver o que ela pode cotar, oferecer ou sugerir para sua viagem, ok?!

      Abraço!

      Responder
  66. Angelo Miranda

    Oi Rogério,
    tudo bom?
    li os comentários e verifiquei que você indica a empresa GOLD CAR (do grupo RENTAL CARS) pois o preço deles é imbativel dai fiquei ressabiado quanto a isso.
    Irei alugar um carro em Madrid 28/07 até Valência e entregarei lá dia 02/08.
    É tranquilo? não ve problema em pagar 100% do valor aqui do Brasil ou acha melhor não pagar a integralidade? obrigado!
    algum outra observação?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Angelo!

      Na verdade eu indico a Rental Cars e, por consequência, as locadoras com as quais ela trabalha. Recomendo, também, verificar todos os detalhes da reserva antes do fechamento, atentando para os itens que expus neste post. Assim, poderá fazer o pagamento antecipado e viajar com a certeza de que tudo estará dentro dos conformes.

      Abraço!

      Responder
    • Camila

      Olá, vc usou a goldcar?? Deu certo?

      Responder
  67. Vivian

    ahh, esqueci de perguntar :
    No Caminho de Portugal / Espanha, pretendo passar por Gibraltar (estreito de Gibraltar) = posso entrar com o carro alugado ? é necessário informar a locadora ? ou é muito complicado e é melhor deixar o carro no limite da alfandega ?
    Obrigada !

    Responder
  68. Vivian

    Ola, Boa Tarde !
    Estou com problemas para fazer a cotação pelo site da Rentals :
    tenho interesse em locar em Portugal (Porto) e devolver na Espanha (Madri) = 15 dias de locação;, o site oferece a opção de devolução em País diferente, mas quando seleciono a opção de retirada em Porto , ele já preenche automaticamente a devolução em Porto também, e não deixa alterar.
    Não é possível locar em Porto e devolver em Madri ?
    moro em SP, e só achei o fone da Rental do RJ ….
    Por favor , alguma luz ? rsrsr
    Obrigada, Att.

    Responder
  69. Hum

    A taxa de retorno One Way, foi maior do que o aluguel com seguro total sem franquia.
    Na noruega só vou ate Oslo.

    aluguei duas vezes pela sixt para uma viagem no próximo verão.
    a 1ª parte
    França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega e devolvendo em Kiel.
    2ª parte
    Continuando na Alemanha, Kiel, Berlim, Praga, Bratislava, Viena, Budapeste, Zagrebe, Liubliana, Veneza, Lugano (Suíça), Milão e Roma.
    Iniciei com países, mas são as capitais e depois coloquei cidades.
    gostaria de saber quais deses países preciso de selo para dirigir, e se tem algum link para um roteiro parecido e se esses lugares são tranquilos para viajar.
    Obrigado

    Responder
    • Hum

      Rogério. Mandei um e-mail para saber a respeito de assessoria, come é e como funciona, para a viagem acima.

      Responder
      • Rogerio Milani

        Oi Humberto, tudo bem?!

        Tentei enviar a proposta para seu email, porém recebi aviso de que meu email está bloqueado. Tem outro email para o qual eu possa enviar a proposta?

        Abraço!

        Responder
        • Hum

          Alterei o e-mail.

          Responder
  70. Hum

    Gostaria de saber se é confiável alugar carro na sixt na Europa?
    Alguém tem comentário, quero ir de Paris a Oslo e de Oslo a Roma.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Humberto, tudo bem?!

      É confiável sim, pode ir na boa. Recomendo também cotação pela Rental Cars, que costuma ter ótimas tarifas na Sixt, além de outras.

      Só recomendo atenção para taxas e valores para retirada num país e devolução em outro. Além de verificar se seguro será válido em todos os países por onde circularão, ok?!

      Ah, aproveitando, eu acabei de fechar uma locação com a Rental Cars e a locadora escolhida foi a Sixt, para viagem de Oslo até Bergen, na Noruega.

      Abraço!

      Responder
  71. fabio brito

    E comprar um carro em Portugal, e vende-lo posterior é possível? Vi alguns por preços pequenos. Menos que devolver em outro país. Mesmo vender cono sucata….

    Responder
  72. Georgia

    Rogério, Parabéns pelo site. Muito bom mesmo!
    Estou vendo aluguel de carro na Europa. Sabe dizer se no porta malas do clio hatch cabem 2 malas de tam médio + sacolas de mão?
    Não quero correr o risco de deixar bagagem à mostra.
    Obrigada!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Georgia!

      Recomendo verificar 100% isto com a locadora, mas eu acredito que sim, que caberão 2 malas médias e duas sacolas de mão.

      Abraço!

      Responder
      • Georgia

        Obrigada!!

        Responder
  73. Ivan Sinigaglia

    Oi Rogério. Que legal que depois de 7 anos o mesmo blog continua sendo atualizado sobre o mesmo assunto. Estarei indo em maio para Frankfurt (entrada e saída), mas irei para Estrasburgo (FRA), Interlaken (SUI), Munique e retornarei por Frankfurt. No Rentacars – que agora parece ligado a Booking.com, várias empresas aparecem na pesquisa: Global Drive, Inter Rent, Keddy, Sixt, Caro, Buchbinder e Europcar. Já aluguei carro na Itália pela AVIS – não apareceu nada deles na minha busca agora – e aqui no Brasil alugo carro frequentemente quando viajo e odeio a Hertz. Fora a Europcar, que vários se queixaram nos posts atrás, algumas dessas citadas você recomenda mais (ou menos)? Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ivan, tudo bem?!

      Eu já aluguei com a Sixt, Europcar e Inter Rent, todas sem nenhum problema e tudo normal. Gosto bastante da Sixt, mas todas empresas que estão na lista da Rental Cars são empresas sérias e confiáveis, o importante é verificar se contrato, apólice e tudo mais está dentro dos conformes como contratado, ok?!

      Abraço!

      Responder
  74. Paulo

    Boa Tarde,

    Gostaria de tirar umas dúvidas. Percebi que o site americano da autoeurope apresenta taxas melhores que o site brasileiro, além disso, no site americano é possível não contratar o CDW e LDW para poder utilizar o do cartao mastercard platinum (no site brasileiro não é possivel fazer isso). O que voces recomendam?

    É tranquilo fazer a reserva pelo site americano?
    É tranquilo usar o seguro do mastercard platinum e recusar os das locadoras?

    Abraços.

    Responder
  75. Gilberto Gomes

    Olá, Rogério

    Achei muito legal teu site. Uma Página de 2008, e sendo respondida até hoje. Parabéns!

    Vou para Portugal com minha esposa (aniversário de casamento) dia 11/04 e voltaremos dia 19/04. Meu roteiro é Lisboa / Coimbra / Fátima / Porto. E peretendo fazer esse roteiro de carro.
    No ano passado fui para Orlando e a Rentalcars conseguiu alugar pela Álamo sem cartão de crédito. Deu tudo certo. Tive apenas que deixar em dinheiro U$ 250,00 de caução, que me devolveram na entrega no veículo. Muito tranquilo.

    Minha dúvida: Você conhece alguma locadora em Portugal que alugue sem cartão de crédito? Ou com Cartão de débito?

    Abraço!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Gilberto, tudo bem?!

      Na verdade, os EUA e Canadá são os únicos mercados onde você pode alugar um carro sem cartão de crédito ou débito. Na esmagadora maioria dos casos (e no caso da Rental Cars), qualquer outro aluguel de carro em qualquer outro pais no Mundo terá de ser feito com um cartão de crédito (alguns fornecedores aceitam cartão de débito). Portanto, em Portugal, você deverá verificar os Termos e Condições da locadora que escolher (para saber se aceitam cartão de crédito e ou débito) e fazer o pré-pagamento total da sua reserva on-line. E vai tranquilo que a Rental Cars é a maior empresa de aluguel de carros, além de ser de extrema confiança, e por isso o Viajando tem uma parceria forte com eles!

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Responder
  76. Marcus Vale

    Ola. Vou alugar um carro em Lisboa e vou até o sul da Espanha. Gostaria de alugar um carro pequeno, pois somos apenas duas pessoas. Como vou levar malas grandes, pergunto: posso levar bagagem no banco traseiro do carro nesses países. Grato antecipadamente. Marcus Vale

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcus!

      Recomendo alugar um carro onde possa colocar toda a bagagem oculta no porta-mala, ok?! Colocando a bagagem à mostra o risco será maior, e em Portugal e Espanha é comum arrombamento de veículos para roubar bagagens. Se a ideia for ir de um ponto a outro e então retirar as bagagens do carro (no hotel), aí tudo bem. Mas se forem deixar o carro parado em estacionamento ou na rua com as bagagens, aí complica.

      Abraço!

      Responder
  77. Fecepa

    Olá Rogério, Boa noite.

    Passarei 8 dias entre Holanda e Belgica, e pretendo alugar um carro. Vi você recomendando uma busca no Rental Cars. Acabei de fazer a simulação e os preços mais baratos são das empresas Enterprise, Greemotion e Dollar.

    Vc sabe se essas empresas são confiáveis?

    Abços e parabéns pelo site.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Fecepa, tudo bem?!

      A Rental Cars só trabalha com empresas de qualidade e que tem avaliações suficientemente boas para garantir um atendimento excelente aos clientes. Durante a pesquisa do carro você também poderá ver avaliações reais de clientes que fizeram reservas anteriormente com essas locadoras e todas as reviews publicadas para o ajudar na escolha.

      Em contato com um amigo que usa frequentemente estas locadoras, ele informou que nunca teve qualquer problema com nenhuma das 3 locadoras.

      Abraçooo!

      Responder
  78. Bruno Simões

    Rogério, boa noite, tudo bem ?

    Estou indo a Itália e Croácia e para fugir da cobrança de devolução de um país para o outro, minha idéia é alugar um carro em Florença, fazer todo o tour pela Toscana, Roma e de lá rumar para Ancona ou Bari e pegar um Ferry para Dubrovinik. Depois utilizaria o carro durante minha estadia de 6 dias pela Croácia e voltaria a Itália pelo norte, passando pela Eslovênia e finalmente devolvendo o carro em Florença, de onde parte meu vôo de retorno.

    Existe algum impedimento/problema nesse trajeto ? Posso utilizar um carro alugado na Itália para me locomover em outros países ? Tem alguma dica de operadora ?

    Muito obrigado desde já !!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Bruno!

      A única recomendação é verificar se o seguro cobrirá também a Croácia. E no mais curtir o planejamento e a viagem! 🙂

      Recomendo o buscador de ofertas e tarifas da Rental Cars. E qualquer dúvida você poderá entrar em contato com eles ou com a locadora selecionada, ok?!

      Abraço!

      Responder
  79. Fernando De Luca

    Olá, antes de tudo parabéns pelo site muito elucidativo…
    Em julho estaremos indo para Itália, 6 pessoas, alugando carro por 11 dias… A comparação de preços na Avis, Hertz e Europcar para 2 carros ou 1 minivan deu praticamente a mesma coisa…
    Minha grande dúvida é: o porta malas da minivan é pequeno (devido ao número de bancos) e as malas ficam expostas ali ou no chão do carro… Como vamos parar pelo caminho para conhecer algumas cidades, é seguro deixar as malas expostas mesmo mesmo deixando o carro em estacionamentos? Sendo assim, não seria mais interessante alugar dois carros?
    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo site.
    Fernando

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fernando!

      Recomendo nunca deixar as malas expostas, mesmo em estacionamento. Tentem alugar uma van que tenha espaço suficiente para manter ocultas as bagagens ou então verifiquem possibilidade de dois carros médios, ok?!

      Abraço!

      Responder
  80. João Adolpho

    Oi Rogério. Parabens pelo blog, está muito legal. Eu e minha esposa estamos planejando ir a Europa em junho/2015. Planejamos 4 dias em Berlim (por onde chegamos) e mais uns 16 dias para rodar pela Europa. Nosso roteiro (inicialmente planejado será: Berlim (Alemanha) – Dresden (Alemanha) – Praga (Republica Tcheca) – Salzburg (Austria) – Veneza (Italia) – Milão (Italia) – Liechteistein – Munique (Alemanha). Pretendo devolver o carro em Munique e voltar a Berlim de trem. Pelo que li no seu blog: posso solicitar o selo-pedagio ao alugar o carro e atravessar os paízes sem problemas, certo ?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi João Adolpho!

      A locadora poderá providenciar o selo-pedágio somente para o país de retirada e devolução do veículo, nos outros países a responsabilidade será sua, informando-se e adquirindo o que for necessário ao cruzar a fronteira.

      Recomendo atenção na hora da locação, principalmente com relação ao seguro, que poderá não valer em algum dos países por onde circulará, ok?!

      Abraço!

      Responder
  81. Márcio

    Olá.
    Vou para Lisboa em maio e numa simulação de aluguel de carro através da Rentalcars há uma informação de que “o cliente será obrigado a pagar uma tarifa de serviço entre 16 € and 42 € para cobrir logística de abastecimento. Vocês sabem se esta taxa é cobrada em qualquer circunstância mesmo que eu devolva o veículo com o tanque cheio? Obrigado e parabéns pela página.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Márcio, tudo bem?!

      Essa é a taxa de reabastecimento cobrada pelos fornecedores e sem direito a reembolso quando a política de combustível é a pré-paga, então o melhor é o cliente entregar o carro com o tanque de combustível o mais vazio possível, pois essa taxa servirá para o fornecedor voltar a abastecer. Ou seja, você receberá o tanque cheio e deverá devolver vazio, pagando pelo combustível recebido no início.

      Se preferir, opte por um fornecedor que seja “cheio para cheio”. Daí você receberá o tanque cheio, mas deverá entregar cheio também, ok?!

      Abraço!

      Responder
  82. Paulo Garcia

    Antônio, obrigado pelas informações. Na dúvida é melhor não arriscar e assim podemos conhecer mais das ilhas da Dalmácia ….
    E Rogério, obrigado pela indicação do Antônio.

    Responder
  83. Paulo Garcia

    Rogério, naõ sei se você poderá esclarecer uma dúvida:
    Vou alugar um carro na Itália e vou usar o carro na Eslovência e Croácia.
    Na Croácia, não tem como deixar de conhecer Dubrovnik.
    O problema é que para ir de carro até esta cidade mais ao sul da Croácia, o camiho mais natural seria usar uma autoestrada que cruza o território da Bosnia, uma vez que o território da croácia sofre uma interrupção de uns 15 km, que é o acesso ao mar pela Bosnia.
    Acontece que não encontrei nenhuma seguradora de carro que tenha os seguros cobertos em território da Bosnia.
    Existe possibilidade de burlar esse caminho com o uso de ferryboats e se mantendo no território croata, porém esse roteiro retarda em muito o trajeto, já que eu vou cruzar esse percurso na ida e na volta.
    Você conhece alguma seguradora que tenha seguros válidos na Bosnia ? Ou ainda conhece relatos de pessoas que tenham arriscado esse traçado de 15kms contando com a sorte de não incorrer em problemas nesse curto trajeto ? Fico na dúvida se poderei ter ainda problemas na fronteira entre Croacia e Bosnia ou ainda com a policia nesse trecho de rodovia.
    Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Paulo, tudo bem?!

      A Bósnia é meio complexa mesmo, então solicitei ao Antônio, que vive na Croácia, para responder esta para você, ok?! Segue aí a resposta dele.

      Abraço!

      —————————————–

      Caro Paulo;

      Eu não me arriscaria a locar um carro sem seguro, se algo ocorrer nesses 15 quilômetros você estraga sua viagem. Tenta com a Hertz ou Avis ou então com a Rental Cars.
      Vc pode transitar por essa faixa pequena, sem problemas, desde que não saia da estrada e nem pare em Neum, e vá direto, mas é um risco, há muita gente local que sabe do seguro e podem dar um totó bem leve na traseira de seu carro para lhe extorquir, ou brecar abruptamente a sua frente a fim de criar uma colisão, já houve casos. Na fronteira você também poderá se deparar com um guarda local que te peça o seguro, mais raro no verão. E te obrigue a fazer um local.

      O grande problema é que as seguradoras não irão cobrir a Bosnia & Herzegovina por não se tratar de um pais da União Européia e ser muito inseguro, é uma espécie de Paraguai ou Bolivia para a Europa.

      O melhor é vc deixar o carro em Split e ir para Dubrovnik com outro carro local alugado, ou mesmo de transfer particular. Ou então fazer de balsa até a ilha de Korcula (vela Luka) e depois por terra, e partir de Dubrovnik de balsa para Bari na Italia, é outra opção.

      Atenciosamente

      Antonio de Sampaio
      Guia Croácia
      [email protected]
      https://www.facebook.com/GuiaCroacia

      Responder
  84. Aline Morais

    Nossa achei este blog muito bom mesmo. Várias dúvidas que tinha deu pra serem esclarecidas. Porém sempre ficam algumas…
    Eu e uma amiga estamos de viagem marcada para Amsterdã em fevereiro de 2015 e ficaremos apenas 7 dias. Até então não íamos sair de lá só que minha amiga quer visitar uma prima em Paris e estamos estudando a possibilidade de ir de carro. Li algumas coisas aqui e fiquei na dúvida se valia a pena ou não alugar um carro. Não é uma distancia tão grande para quem tá acostumada a pegar estrada no Brasil. O que nos deixa receosa é o fato deste tanto de opções e taxas. A ideia é alugar um carro em Amsterdã num domingo e ir para Paris porém voltaremos para Amsterdã pois já temos passagens compradas. Qual seria o melhor roteiro para aproveitarmos esta viagem? A gente tá querendo dar umas paradas pela Bélgica (Antuérpia, Bruxelas e cidades menores pelo caminho) porém não temos assim tanto tempo porque temos que estar de volta na terça feira. Será que vai compensar?! Estamos com muitas dúvidas mesmo. E lendo tudo aqui vi que se a gente já fazer as reservas sai mais em conta. Ai ai me ajudem..hehehe

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Aline!

      Acredito que será pouco tempo mesmo, então o melhor é pegar um trem Amsterdã/Paris e o mesmo na volta, assim será mais tranquilo e terão mais tempo para curtir tanto Amsterdã quanto Paris, ok?!

      Abraço!

      Responder
  85. Claryssa B. Medeiros

    Olá Rogério. Parabéns pelo site, é super útil…
    No final de abril estou indo para a Europa com meu marido e faremos o seguinte roteiro: Paris (1 semana), onde pegaremos o carro e iremos até Colmar. Lá devolvemos esse carro, atravessamos para a Alemanha (Freiburg) de trem e pegamos outro carro, onde faremos a rota romântica e um pouco da Austria até Munique. Te pergunto: está bem assim? Como estão as tarifas para pegar o carro numa cidade e devolver em outra? Aceito sugestões. Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Claryssa!

      O roteiro está ótimo! As tarifas variam de locadora para locadora e também de país a país, convém sempre fazer cotações. Recomendo, também, cotar o aluguel de 2 carros, como tua ideia, ou de apenas um, pegando em Paris e devolvendo em Munique, pois pode ser que a taxa de devolução não seja tão alta assim e compense ficar o tempo todo com o mesmo veículo. Além disso, muitas locadoras costumam fazer boas promos para grandes períodos e valores bem em conta para devoluções em outras cidades ou países fronteiriços, ok?!

      Recomendo cotação com a Rental Cars e optem sempre pelo seguro com isenção de franquia, para viajar mais tranquilos! 🙂

      Abraçoooo!

      Responder
  86. Ermione

    Olá! Estamos planejando uma viagem pra Europa em fevereiro(mais ou menos no carnaval), mas estamos com medo de não conseguirmos aproveitar por causa do frio. Vale a pena viajar nessa época?

    Responder
  87. Vladimir

    Oi, Rogério!!!

    Estou com uma grande dúvida com relação ao pedágio, em Portugal!!!

    Vou pegar o carro, em Madrir e devolver em Madrid , 19 dias depois!!!

    O pessoal da Rentalcars foi meio confuso na explicação!
    Um falou que eu deveria passar por todos os pedágios de Portugal e na última cidade ir até um posto do correio fazer o pagamento e sair de Portugal por estrada sem pedágio! Ele disse que eu não conseguiria fazer o “passe do pedágio” em nenhum lugar, visto que precisam de muitas informações, carro no meu nome, etc…
    Outro funcionário (depois que reservei o carro) disse que não, que quando eu entrar em Portugal, devo me encaminhar a um posto do correio e pegar o “passe fácil” deles!

    E agora? 🙂

    Será que pode me ajudar!

    Um Abraço e Obrigado,
    Vladimir.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Vladimir!

      A razão de ter tantas diferentes respostas é porque há diferentes soluções mesmo.
      Por experiência própria, posso dizer que as auto-estradas em Portugal estão cheias de portagens (como eles chamam os pedágios) e o cliente tem que pagar – direta ou indiretamente.

      No entanto, a forma mais fácil de resolver este assunto é a seguinte – quando for retirar o veículo, vale conversar com o pessoal sobre os pedágios. Pergunte se há possibilidade do fornecedor pagar por vocês (existe um custo mínimo extra por isso – por experiência própria, são apenas alguns €) e o fornecedor pagará todas os pedágios depois de devolver o veículo; este custo será posteriormente debitado no cartão de crédito do cliente. No meu caso aluguei um equipamento que pagava eletronicamente o pedágio e depois a locadora enviou a cobrança para o meu cartão.

      Na minha opinião, ligue novamente para o SAC da Rental Cars e peça que entrem em contato com o fornecedor diretamente e confirmem esta opção 100% e que seja enviado escrito para você, ok?!

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Responder
      • Vladimir

        Com Certeza Ajudou e Muito!!!
        Vou fazer isso e volto aqui para te dizer o que aconteceu!!!!
        Posso demorar um pouco por causa da época do ano!!! Minha Vida fica corrida, mas, assim que resolver, se resolver, isso, te comunico!!!!
        Obrigado de coração pela Atenção e Rápida resposta!!!!
        Abraço,
        Vladimir.

        Responder
        • Rogerio Milani

          Isto aí Vladimir! Via na boa, com calma e curte a viagem! Deixa a ansiedade em casa e no trabalho! 🙂

          Abraçooo!

          Responder
          • Vladimir

            Então, Rogerio!

            Pela Rentalcars não deu para resolver! Meu carro é da Europcars e eles não fazem isso direto da Espanha… uma pena!

            Estou tranquilo que de alguma forma será resolvido ao entrarmos em Portugal!

            Escrevi para duas empresas, relacionadas aos pedágios e as respostas foram essas:

            Empresa 1:
            Exmo. Senho

            Vladimir

            Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

            Informamos que ao comprar o Tollcard através de nosso site o cartão fica automaticamente activo. Caso não seja possível a compra online poderá adquirir os cartões nos seguintes estabelecimentos:

            • Estações de Correio; Postos de Correio e Postos de Venda de Selos

            • Áreas de Serviço (ex: GALP e CEPSA, localizadas junto às concessões com portagens exclusivamente eletrónicas) – Postos de Gasolina;

            • Outros pontos de venda (Hóteis, restaurantes, quiosques, etc.)

            Acresce informar que poderá consultar os principais trajetos e simular viagens através dos seguintes links:

            http://www.tollcard.pt/fetcwcm/wcmservlet/pt/simular/trajetos-principais.html

            http://www.estradas.pt/calculador-portagens

            Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimento mais detalhado, poderá consultar o nosso site http://portagens.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.

            Com os melhores cumprimentos,
            Thiago Ricci

            Empresa 2:
            Caro Senhor,

            No seguimento do seu pedido e agradecendo o seu interesse em aderir ao sistema Via Verde, é com agrado que informamos, desde do dia 06-04-2011, inicializamos a comercialização de um novo produto, o Via Verde Visitors (Adesão Temporária) para os cidadãos que circulam em território nacional com veículos de matrícula estrangeira.

            Assim sendo, somos a informar que actualmente estão disponíveis duas modalidades de Adesão:
            ◦ Adesão Temporária (para clientes que pretendem usufruir do sistema Via Verde durante um prazo máximo de 90 dias);
            ◦ Adesão Definitiva (para clientes que pretendem usufruir do sistema Via Verde sem qualquer tipo de prazo);

            Adesão Temporária:

            Para usufruir desta modalidade, basta que possua um cartão de crédito e/ou débito de um dos sistemas internacionais de pagamento, emitido por uma entidade estrangeira, válido e aceite pela Via Verde Portugal.

            Este dispositivo pode ser alugado em qualquer loja Via Verde (listagem em anexo)

            De referir que estes dispositivos são válidos durante um prazo máximo de 90 dias.

            Mais se informa que, no momento da adesão ao serviço, e para efeitos de associação ao Dispositivo Temporário, deverá fornecer um Cartão válido, e com prazo de validade superior a 90 (noventa dias), de forma a permitir a cobrança dos valores decorrentes do Contrato.

            Junto enviamos as Condições Gerais do serviço “Via Verde Visitors”

            Igualmente informamos as vantagens do serviço “Via Verde Visitors”
            ◦ Pagamento automático de portagens universal, válido em todas as infra-estruturas rodoviárias sujeitas ao regime de portagem;
            ◦ Rápido e Cómodo, dispensa deslocações e pagamentos administrativos;
            ◦ Disponível em território nacional;
            ◦ Dispensa a aquisição de um Dispositivo Electrónico Permanente;
            ◦ Permite a consulta online das transacções realizadas;
            ◦ Emissão online de factura/recibo.

            Adesão Definitiva:

            Para usufruir desta modalidade terá de apenas possuir um cartão MB associado a uma conta bancária domiciliada em Portugal.

            Este dispositivo pode ser adquirido em qualquer Loja Via Verde (listagem em anexo), Postos Via Verde nas Lojas do Cidadão (Aveiro, Castelo Branco, Faro, Laranjeiras e Viseu), Estações CTT, Delegações ACP (Automóvel Club de Portugal), Stands MSCAR, Concessionários do Grupo Salvador Caetano ou em http://www.viaverde.pt.

            Para qualquer esclarecimento adicional, poderá contactar a nossa linha de apoio ao Cliente 707 500 900, todos os dias úteis das 08h30 às 20h30.

            Agradecendo o interesse manifestado, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

            Bom!!! É isso!!!
            Abraço e Obrigado de coração,
            Vladimir.

          • Rogerio Milani

            Isto aí Vladimir!

            Cada locadora tem uma forma de trabalhar, mas é bem tranquilo desde que o cliente esteja ligado e tire todas dúvidas antes.

            Abraço e ótima viagem!

  88. Jose

    Oi Rogerio!
    Vou alugar um carro na Italia (No aeroporto de Roma), do dia 19 de dezembro ate o 1 de janeiro. Vou a ir para Florencia, Milano, Venezia, Bolognha e voltar para Roma. Tenho as seguintes duvidas:

    1) Devo solicitar as correntes para neve? Pela quantidade de dias, vale a pena alugar na locadora ou melhor comprar num terceiro?
    2) Em Milan vou ficar 3 dias, e queria ir a Torino (ida/volta no mesmo dia). Como viajo com minha esposa e 3 filhos (13, 11 e 4), seria melhor ir de carro ou de trem/onibus?
    3) Pela quantida de km que vou percorrer, seria melhor um carro a Diesel ou não faz muita diferença?

    Obrigado,

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi José!

      Vamos lá então!

      Sobre as correntes, ideal é solicitar na locadora. O bate-volta até Torino é melhor de trem, mas será mais em conta de carro, já que estará com o veículo alugado. E o combustível tanto faz, há uma pequena vantagem pro Diesel, mas nada muito significativo, ok?!

      Abraço!

      Responder
  89. Fabiana

    Olá, gostaria de saber se a empresa Pepecar é confiável , pois os preços praticados por eles estão bem abaixo das outras empresas, vou precisar de uma carro somente por dois dias e usarei apenas em Lisboa e arredores sem sair de Portugal, será que posso confiar?
    obrigada
    Fabiana

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Fabiana!

      Pode confiar sim, mas sempre preste bem atenção em tudo o que é oferecido na locação, valores, seguro, etc. A Pepecar tem fama de bons preços mesmo e carros mais econômicos.

      Abraço!

      Responder
  90. HeitorMG

    Boa noite!
    Estou pensando em alugar um carro para ir de Lourdes no sul da França ao aeroporto Internacional de Lyon, também no sul da França. O problema é que temos a intenção de fazer essa viagem no final de dezembro, em pleno inverno, e estamos com receio de haver alguma nevasca forte e fechar as estradas. Poderiam por favor me ajudar sobre o clima nesta época? Teriam alguma sugestões ou dicas caso esteja nevando?
    Obrigado desde já pela atenção

    Responder
  91. maria leuenroth

    Olá!
    Estou pensando em alugar um carro em Sevilha para fazer passeios na Andaluzia na região dos pueblos blancos e depois seguir para Granada. Entregar o carro em outra cidade fica bem mais caro, por isso estou em dúvida se volto para Sevilha p pegar um ônibus ou vou até direto pra Granada de carro. Sugestões?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria, tudo bem?!

      Acredito que não haverá custos adicionais, ou será um valor pequeno, para retirada em Sevilha e devolução em Granada, já que são cidades do mesmo país e muito próximas uma da outra. Recomendo que faça cotação com a Rental Cars e confirme com a locadora sobre cobrança ou não de taxas adicionais, ok?!

      Caso tenha cobrança e este valor seja alto, uma boa opção é retirar e devolver em Sevilha e seguir de trem até Granada – http://www.renfe.com.

      Abraço!

      Responder
  92. Camila Elleres

    Em janeiro vou ficar 20 dias na França. Na verdade quero ficar 10 dias conhecendo só a França e 10 dividir entre Bruxelas, Amsterdã e Berlim. Estou pensando em alugar um carro para fazer as cidades da França e ir de trem para a Bélgica, Holanda e Alemanha. O que você acha que compensa melhor financeiramente? dessa forma mesmo ou fazer tudo de trem?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Camila, tudo bem?!

      Se a intenção for alugar o carro para rodar pelo interior e conhecer pequenas cidades da França, vale a pena sim. Se for para passear apenas por grandes cidades, indico o trem. O mesmo vale para Bélgica, Holanda e Alemanha: se a intenção for viajar por Bruxelas, Amsterdã e Berlim, por exemplo, investe no transporte público. Carro vale a pena quando o interesse maior for cidades menores e interior, ok?!

      Abraço!

      Responder
  93. Ana Carolina

    Olá Rogério,
    Já fiz a reserva do carro pelo site rentalcars, optei pela Budget.
    Achei o preço mto bom, tanto quanto, quando alugo no EUA, gostaria de saber se é isso mesmo?
    Tbém fiquei c dúvidas em relação a “Proteção de Franquia”, vc acha importante adquirir isto?
    E sobre o dispositivo p cobrança de pedágio? Como funciona? As locadoras oferecem nos carros como nos EUA?
    Agradeço desde já, novamente, a sua ajuda.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Carolina!

      Tudo depende de quanto tempo ficará com o carro, mas o valor médio diário é bem similar ao dos EUA sim, fica tranquila!

      Eu costumo sempre pegar a proteção de franquia, pois assim você poderá solicitar à Rental Cars a devolução do que foi gasto em um eventual acionamento do seguro. É uma forma de viajar bem tranquilo mesmo, sabendo que os custos da franquia podem facilmente atingir 2000 a 3000 euros conforme situação. Lá no site eles explicam bem esta cobertura, recomendo que leia atentamente.

      Nos países onde há pedágio eletrônico as locadoras oferecem, algumas sem custo outras cobrando um valor, mas isto deve sempre ser requisitado na reserva ou então na retirada. Recomendo sempre verificar toda e qualquer dúvida com a Rental Cars e também com a locadora, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • Ana Carolina

        Boa noite Rogerio,
        Obrigada! já fiz as alterações p incluir a proteção do seguro e já liguei p o rentalcars p me informar sobre o dispositivo do pedágio.
        Mas lendo os blogs e revistas, vi q tem mtos pedágios por Portugal, você sabe me dizer se existe alguma rota de Lisboa p o Porto q valha a pena e não pegue tantos pedágios?
        Obrigada novamente.

        Responder
        • Rogerio Milani

          Oi Ana Carolina!

          Realmente há muitos pedágios, mas a qualidade das estradas vale isto e muito mais!

          Uma opção seria ir de Lisboa até Óbidos pela auto estrada (A), onde o pedágio custará mais ou menos 5 euros. De Óbidos até Aveiro peguem a estrada nacional (N), que não tem pedágios, mas são vias mais lentas, com a vantagem de poder entrar e conferir as cidades do caminho. E de Aveiro até Porto novamente pela auto estrada. Neste formato a viagem leva em torno de 4h. Se for 100% pela auto estrada, 3h, e toda pela nacional em torno de 6h.

          Recomendo acessar o Google Maps e o Via Michelin para traçar rotas e verificar custos e localização de pedágios, ok?!

          Abraço!

          Responder
          • Ana Carolina

            Olá Rogerio,
            Mto obrigada por todas as suas dicas!
            Vou verificar sim no Via Michelin as rotas.
            Abç.

  94. André Rocha

    Boa noite Rogério, tudo bom?
    Dia 25 de Novembro agora, estarei indo para Portugal com um 1 amigo.
    Iremos de Lisboa ate Porto de Trem e irei alugar um carro em Porto para subir ate Santiago de Compostela, de lá iremos ate Salamanca, e de Salamanca voltaremos para Portugal deixando o carro em Lisboa. (média de 9 dias com o carro).
    Com a sua experiencia você acha que é tranquilo este percurso de Portugal para Espanha ?
    Verifiquei no site rentalcars.com as condições de uso, e lá fala que caso for para outro país, avisar com antecedência.
    Então eu lhe pergunto: As empresas de aluguel de carro de Portugal é tranquila em relação a este trajeto ate Espanha ? já que tudo é perto..

    Abraços e ótimo blog.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi André!

      Será bem tranquilo sim, as estradas em Portugal e Espanha são ótimas e vão curtir muito as paisagens por onde passarão, com toda certeza!

      Sobre avisar a locadora, é sempre bom e também verificar se o seguro do veículo será válido nos países por onde circularão e se o veículo estará dentro das normas dos países, ok?!

      No mais é curtir a viagem numa boa! 🙂

      Abraço!

      Responder
  95. Ana Carolina

    Boa Noite Rogerio,
    Gostaria de saber se vc conhece estes renta cars: GOLDCAR , FireFly , Inter Rent , drive4less e Guerin – todas estes estão no site rentalcars.com.
    Como não os conheço, tenho preocupação em alugar um carro sem saber se são confiáveis.
    Outra dúvida, vc sabe me dizer se é necessário ficar c o carro todos os dias da hospedagem em Lisboa? É q termino a viagem por Portugal lá, ficarei 4 diárias. Eu estava pensando em ficar apenas 1 dia c o carro p fazer alguns passeios próximos e depois me locomover c o transporte público. Aceito sugestões!
    Aguardo retorno.
    Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Carolina!

      Destas daí já loquei com a Goldcar e com a Guerin e ambas foi muito tranquilo. O que devemos prestar atenção, em qualquer locação, é com o que está escrito no contrato e com o que realmente você está contratando, para não ter surpresa nenhuma na hora do pagamento, ok?! E no caso da Rental Cars, vale ler as avaliações que outros usuários fazem das locadoras, isto pode ajudar na definição e também a evitar dores de cabeça, ok?!

      E sobre a devolução do carro em Lisboa, perfeito, faça assim mesmo, fazendo passeios nos arredores com o carro e depois devolve, fazendo os principais passeios em Lisboa a pé ou usando o transporte público, que será bem mais tranquilo e mais em conta.

      Abraço!

      Responder
      • Ana Carolina

        Mto Obrigada pelo seu retorno e sua ajuda!
        Qto as locadoras, no site rentalcar, todas tem algum tipo de reclamação dos usuários, mas acho q é normal, né? Então, farei o vc disse, ler c bastante cuidado o contrato da q eu escolher.
        Obrigada novamente.

        Responder
        • Rogerio Milani

          Isto mesmo Ana Carolina! Vai ser difícil encontrar alguma empresa que não tenha uma única reclamação. E pode ter certeza de que a maioria é pq os clientes não lêem o que assinam e muitas vezes são oferecidos seguros a mais no contrato e então acabamos tendo que pagar. Até comigo isto já aconteceu… 🙁

          É uma prática um tanto desonesta, mas prática comum… 🙁 Então, todo cuidado e atenção na hora de fechar opcionais e seguros, ok?!

          Abraço e ótima viagem!

          Responder
          • Ana Carolina

            Olá Rogério,
            Já fiz a reserva do carro pelo site rentalcars, optei pela Budget.
            Achei o preço mto bom, tanto quanto, quando alugo no EUA, gostaria de saber se é isso mesmo?
            Tbém fiquei c dúvidas em relação a “Proteção de Franquia”, vc acha importante adquirir isto?
            E sobre o dispositivo p cobrança de pedágio? Como funciona? As locadoras oferecem nos carros como nos EUA?
            Agradeço desde já, novamente, a sua ajuda.

  96. Maria Eliane Monteiro

    Olá! Rogério,
    Excelente site, de grande utilidade. Gostaria que me informasse sobre aluguel de Van. Minha família ( 8 adultos e um bebê ) vai passar o ano novo em Lisboa e queríamos alugar um carro que coubesse todos, no mínimo 9 lugares. O problema é que vamos de Lisboa a Paris onde faremos a devolução da Van ( Aeroporto de Orly ) passando por Madri, Barcelona, Principado de Mônaco, Gênova, Turim e chegando em Paris.. Está quase impossível fazer este aluguel. Nos ajude nos dando alguma luz para resolver este problema. Obrigada. Eliane Monteiro

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria Eliane, tudo bem?!

      Realmente é complicadíssimo locar o carro em Lisboa e devolver em Paris, ainda mais um carro grande, onde as locadoras impõem mais regras e taxas. Fiz uma cotação por cima e deu inacreditáveis 3000 dólares só de taxa de devolução. Inviável, né?!

      Uma forma seria desmembrar as locações, da seguinte forma: de Lisboa todos voam até Madri, onde então alugam uma van, devolvendo em Barcelona. De Barcelona seguem de trem até Perpignam, onde locam outro carro, para então circular por França, Mônaco e Itália, devolvendo em Paris. Acredito que desta forma ficará mais tranquila a viagem e também muito mais em conta, pois não haverá taxa de devolução, já que sempre devolverão o carro no mesmo país.

      Se quiser fazer uma cotação sem custo e ainda contar com a ajuda de uma profissional super competente, recomendo entrar em contato com a Simone da Lear Travel, minha grande amiga e cuja agência fica em Porto Alegre. O site dela é http://www.leartravel.com.br e o email direto é [email protected]. Pode comentar com ela que eu indiquei, ok?! Como ela tem anos de experiência no ramo, certamente encontrará uma boa solução para vocês!

      Outra opção seria cotar um serviço de transporte para vocês, ao invés de alugar uma van. Veja se a Marina poderá ajudar vocês, pois ela e o marido trabalham diretamente com transportes de turista em Lisboa – [email protected].

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Responder
      • Maria Eliane Monteiro

        Olá! Rogério
        Você é a luz do fim do túnel! Obrigada! Vou entrar em contato com as pessoas indicadas por você. Abraço. Eliane monteiro

        Responder
  97. DENIS

    Olá tudo bem.
    já viajei diversas vezes para a Europa, mas sempre com minha esposa e nunca alugamos um carro, porém dia 30/12 iremos passar a virada do Ano em Paris com nossos filhos (2) e depois iremos Esquiar na Serra da Estrela (portugal dia 07/01).

    Creio que iremos pegar um inverno muito forte, então gostaria de umas dicas, principalmente para alugar um carro em Portugal, (tipo de carro, tipo de combustivel, tração, enfim…) pois em Paris iremos usar o transporte público mesmo.

    Abs
    Denis

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Denis!

      A única recomendação adicional, já que o resto já está no texto acima, é verificar com a locadora sobre pneus para neve e correntes. Como Portugal não é um país de inverno (neve), tendo somente um ponto onde neva (Serra da Estrela), é difícil que as locadoras tenham veículos para neve. Acredito que será necessário você comprar as próprias correntes, caso nenhuma locadora forneça, ok?!

      Abraço!

      Responder
  98. Kiomy

    Olá, vou sair com um carro alugado de Paris e passar por Chamonix (ainda na França), mas também irei até a Itália. Preciso de um selo?
    Obrigada

    Responder
  99. Ana Paula Zepka

    Olá Rogerio, tudo bem?

    Quero alugar um carro em Florença (na cidade) e devolver em Roma (aeroporto internacional)… são 8 diárias em novembro/2014.
    Estou tão confusa quanto às locadoras de veículos… você pode me ajudar? Me indicaram a Sixt, mas depois li reclamações dela. A Europcar é bem famosa, mas aqui mesmo no seu blog tem gente falando sobre “cobranças indevidas”. Quero evitar as dores de cabeça, se possível, e alugar o carro em um lugar confiável.

    Obrigada pela atenção! E parabéns pelas dicas… são muito completas.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana Paula!

      Vai ser difícil encontrar uma locadora que não tenha uma única reclamação. Todas terão, principalmente na questão cobrança indevida, onde recomendo toda atenção possível antes de assinar o contrato de locação, pois costumam oferecer seguros de última hora e só nos damos conta na hora de pagar. Então, verifica se os itens da sua locação são aqueles que realmente contratou e nada mais, assim evitará cobranças indevidas e possíveis dores de cabeça, ok?!

      Sobre locadoras, indico que faça cotação neste site – https://viajandobem.com.br/rentalcars-nao-confiamos-e-nao-indicamos-mais-esta-empresa. Assim poderá ter uma avaliação de outros usuários de cada uma delas e também localizar a loja mais próxima do seu hotel ou ponto de interesse, que pode ser uma estação de trem em Florença, por exemplo, facilitando a retirada do veículo.

      Abraço!

      Responder
      • Ana Paula Zepka

        Muito obrigada pelas dicas Rogerio, ajudou muito! Abraço.

        Responder
  100. Liliane Cunha

    Estamos planejando passar 15 dias na Europa (4 mulheres) – Chegando em Roma, onde ficaríamos 3 dias, e teríamos mais 4 dias onde gostaríamos de conhecer Florença, Pisa e Veneza de carro, depois pegaríamos um voo e seguiríamos para Paris para ficar por mais 6 dias.
    Este percurso Itália de carro é tranquilo?
    Acha que o tempo programado é suficiente?
    Dicas de hotéis nestas cidades?

    Mt obrigada, e parabéns pelo blog, já passei por vários, mas o Viajando Bem é o melhor!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Liliane!

      Montem base em Florença ou alguma cidade próxima, quem sabe Lucca, para então explorar Florença, Pisa e a Toscana de carro, que é bem tranquilo sim de fazer. E um bate-volta de um dia inteiro em Veneza, senão precisarão de mais tempo, ok?! Paris 6 dias está perfeito! 🙂

      Para as hospedagens, recomendo que consultem o Booking.com e vejam também as recomendações de quem já esteve nas cidades por onde passarão: https://viajandobem.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados/.

      Abraço!

      Responder
  101. Vanesca

    Bom dia,
    Viajarei para Portugal no dia 16 de setembro e aluguei um carro por 8 dias para conhecer o país. Porém é a primeira vez que alugo um carro pela internet, e estou com algumas dúvidas. Aluguei pela Holiday Autos na Goldcar rental para pegar o carro no aeroporto. Você conhece essa locadora? sabe se é confiável? Sobre os pedágios fiquei sabendo que você pode alugar tipo um sensor que é colocado no carro e vai debitando o pedágio direto da conta da pessoa. Você conhece isso? sabe se eu consigo isso na locadora? Obrigada!!

    Responder
  102. Daniel Pereira Rosa

    Pretendo em janeiro fazer o roteirão básico da Itália. Pegar o carro em roma, passar pela toscana e entregar em veneza.
    Alguém tem idéia de quanto será (em valores aproximados, claro) a taxa “one way” entre roma com entrega em veneza?

    abçs

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Daniel, tudo bem?!

      Faça cotação no site da Rental Cars e verifique se será cobrado ou não taxa de devolução por ser outra cidade. Muitas locadoras não cobram esta taxa quando a devolução é no mesmo país, ok?! Mas recomendo que verifique isto com a Rental Cars ou com a locadora, para não ter surpresas na hora da devolução.

      Abraço!

      Responder
  103. Ana Lima

    Oii Rogerio tudo bem?!
    Quero locar um carro para minha lua de mel, retirando em Roma e visitar Austria, Suiça e Alemanha, devolvendo o carro em Milão. Tenho dúvidas se posso transitar pelas fronteiras desses paises com o carro alugado. Por favor poderia me ajudar??? A locadora é Thrifty. Muito obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Ana!

      Não há problema nenhum em locar o carro na Itália e circular também por Alemanha, Suiça e Áustria. Você só deve verificar, com a locadora ou nas especificações da reserva, se o seguro valerá também para estes países, ok?! Se a locação for com a Rental Cars recomendo que ligue para o 0800 deles e verifique este detalhe, ok?! Senão poderá fazer isto diretamente com a locadora, ou ligando ou enviando email.

      Abraço!

      Responder
  104. Carlos Eduardo

    Aluguei carro pela rentalcars para a Grécia e no voucher diz q precisa de Carteira Internacional Habilitação. O site diz que a Grécia faz parte do Shengen e não há a necessidade. É obrigatório ou não ?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carlos Eduardo!

      Obrigatório não é, mas super recomendável sim! Na locadora bastará apresentar a carteira nacional de habilitação, mas se um policial, numa vistoria ou caso ocorra algum sinistro, requisitar e não entender pois está em outra língua, poderá complicar a tua vida e teu passeio. Então, recomendo que dê uma chegadinha no Detran da tua cidade e faça a PID ,que custa em torno de R$ 50,00 e te dará mais segurança e tranquilidade, ok?! Ela fica pronta de uma semana a 10 dias e terá validade igual à tua carteira nacional.

      Abraço!

      Responder
      • Carlos Eduardo

        Vlw Rogério ! Boa notícia ! Por enquanto, não vou tirar uma nova, pq a minha CNH vence em Janeiro e a PID venceria tb já nesta data. Para informação aos demais, o preço é de R$ 234,00 (informação Poupatempo) e para quem perdeu (como eu) e precisa de 2a via, não há possibilidade, têm que tirar outra nova (Brasiillll). Obrigado e forte Abraço, o site é S H O W ! ! !

        Responder
  105. Manoela

    Oi Rogério, parabéns pelas dicas. Vou alugar carro em Roma, parando em Siena para devolver em Florença após dois dias. Pesquisei na Rentalcars e não conheço as empresas que estão aparecendo como disponíveis nas datas desejadas, que são a Sicily By Car, Locauto e Budget. A melhor tarifa é a da Sicily By Car, mas realmente não conheço essa empresa e fiquei com receio. Será que você poderia me ajudar? Conhece pelo menos alguma dessas empresas? Desde já agradeço a atenção!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Manoela!

      A Sicily eu não conheço, mas a Locauto e a Budget sim. Mas fica tranquila, se constam nas buscas da RentalCars é porque é uma boa empresa. Qualquer coisa também poderá entrar em contato com a Rentalcars pelo 0800 que está no site e tirar esta e outras dúvidas, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • manoela

        Muito obrigada pelo retorno. Fiz a reserva e eles ofereceram uma taxa para reembolso de franquia, afirmando que “a franquia está desprotegida”. É isso que você recomenda? Estou pensando em adicionar essa taxa para não ter dor de cabeça.

        Responder
  106. LIVIA

    Ola!
    Viajo pra iatlia e Franca em janeiro, marido e dois filhos. Vamos alugar um carro em Veneza, pois dali seguiremos imediatamente para Cortina D`ampezzo (alpes). Minha duvida e qual carro comporta umas 4 malas?
    Vejo em qual categoria?
    Obrigada!

    Responder
  107. THESSA FREITAS

    Bom dia,
    Pretendo alugar um carro em Barcelona com o Cartão de crédito VISA Platinum, que oferece os seguros CDW/LDW. Fiz um orçamento nas empresas Rental Cars, EasyTerra e Auto Europe, mas todas já incluem esses seguros na locação, e não tem opção de exclusão já que estão incluídos no pacote, e todos com franquia (que é muito cara). Liguei um uma das empresas e o atendente disse não ser possível excluir os seguros, e ofereceu um valor a mais para isenção das franquias. Alugar direto nas locadoras tem opção de excluir os seguro, mas fica mais caro.
    Você acha que compensa alugar com essas empresas e deixar de lado o seguro do Cartão? Se sim, esses seguros valem para outro país? Porque vamos dirigindo para a França, até Marselha e voltar.
    Obrigada

    Thessa

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Thessa, nestas horas compensa ficar com o seguro oferecido pela locadora, ignorando o do cartão de crédito, já que é uma cobertura básica e o ideal é pegar o máximo de cobertura, preferência por Super CDW e com isenção de franquia, que pode chegar a 1200 euros num carro básico caso precise acionar o seguro.

      Sobre a cobertura do seguro, sempre verifique com a locadora se será válido nos países por onde também viajará, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • Thessa Freitas

        Oi Rogério, obrigada por sua resposta.
        No pacote da Rentalcars e Auto Europe eles só oferecem o seguro simples (Colisão e roubo) com franquia e a taxa de reembolso de franquia, e seguro de Incêndio e Responsabilidade Civel sem franquia. O restante acho que vou ter que complementar na hora de pegar o carro na locadora.
        Sempre fiz reservas direto nas locadoras, mas resolvi tentar essas empresas porque li acima que são confiáveis.
        Muito obrigada, e parabéns pelo blog, é muito útil.

        Responder
  108. Sérgio

    Boa tarde Rogério. Pretendo alugar um carro em Lisboa para entregar no Porto, por uns 15 dias, em Jan/2015. Além dos sites de pesquisa que você mencionou, encontrei também este: http://www.bookingcar.com. Por acaso você tem alguma experiência com o mesmo? Parabéns pelo Blog e pelas dicas.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Sergio, tudo bem?!

      Não conheço a Booking Car, então não posso opinar quanto a ela, ok?! Mas vale uma boa pesquisa na web, verificar quem já locou lá, o que achou, etc.

      Abraço!

      Responder
  109. Mariana Lanaro

    Olá Rogério,
    Eu e meu namorado vamos para a Europa em setembro/outubro. Vamos para Amsterdam e depois de trem para Munique (Oktoberfest). A ideia inicial era alugar um carro logo apos a Oktober e passear pela regiao da Bavaria, voltar para Munique e ir para Lyon (cidade que minha irmã mora).
    Mas acontece que a passagem de aviao Munique/Lyon está cara e o tempo de viagem de trem Munique/Lyon dura quase 15 horas.
    Com isso, pensamos em alugar um carro para ir de Munique até Lyon (uma viagem de aprox. 800 km) que fariamos em 5 dias. Cotamos o aluguel de carro pegando em Munique e devolvendo em Lyon mas ficou bemm caro =/
    Cotando para pegar e devolver em Munique, ficou muito mais barato! A pergunta é: você acha que vale a pena fazer o trajeto Munique-Lyon-Munique em 7 dias de carro?
    O proximo destino é Paris.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Mariana, tudo bem?!

      Eu acho uma boa fazer Munique/Lyon/Munique em 7 dias, ainda mais sendo esta a opção mais em conta. Eu programaria uma parada no meio do caminho tanto na ida como na volta, ok?!

      Outra opção é voarem de Munique até Paris ou tentar ver algum outro aeroporto próximo a Lyon, que possa ter passagens mais em conta e então seguir para Lyon de trem ou carro alugado. De Paris até Lyon há cias de baixo custo que fazem o trajeto em apenas uma hora e tickets em torno de 50 euros.

      Abraço!

      Responder
  110. selma simionato

    Eu entrei no site da Rentalcars, estou tentando fazer uma reserva com os cuidados acima, tais como, quilometragem livre, ver a taxa de devolução em outra cidade, franquia zero, etc, mas o site não permite fazer essas escolhas… como voces fazem??

    Vou para Portugal dia 27/07, com hospedagem dividida em Lisboa, Porta e Ilha.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Selma, tudo bem?!

      O site pode estar apresentando algum problema, pois tudo é muito simples. Ou, então, está marcando alguma opção que ele não permita, tipo pegar o carro no Porto e devolver na Madeira, aí não tem como. Quando ele não informa valores e carros disponíveis, alguma coisa precisa ser refeita na busca, ok?!

      Caso tenha dificuldade, entra em contato com a Rental Cars pelo 0800, eles tem atendimento em português.

      Abraçoooo!

      Responder
  111. Carolina

    Estou planejando uma viagem em quatro pessoas para Bélgica, Holanda e a rota do Champagne na França, cerca de 13 ou 14 dias em setembro. Pensamos em alugar um carro em Amsterdam e devolvê-lo em Paris porque queremos fugir da correria dos trens de uma cidade para outra. Mas a ideia não é circular nas cidades, mas de uma para outra. Até porque meu marido fez uma cirurgia de joelho há um tempo e precisa evitar de carregar muito peso e percorrer longas distâncias. Você acha que compensa?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carolina, tudo bem?!

      Neste caso compensa sim, estarão em quatro pessoas e apenas farão os deslocamentos entre as cidades, fazendo uso do transporte público dentro delas. O interior e a região de Champagne é uma ótima fazer de carro! E será uma boa para seu marido, assim evita possíveis problemas no joelho. Só verifiquem o custo para a devolução em outro país, ok?!

      Abraço!

      Responder
  112. Antonio Carlos Rodrigues dos Santos

    Boa Noite! Rogério.

    Irei alugar um carro em Lisboa e farei a devolução no Porto. Com esse veículo locado posso ir até Santiago de Compostela ou não é permitido?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Antonio, pode ir a Santiago de Compostela sim, porém convém verificar se seguro cobrirá eventos ococridos na Espanha e também é bom verificar se itens de segurança do carro estão de acordo com legislação espanhola, ok?!

      Abraço!

      Responder
  113. Gustavo

    Boa noite Rogério.

    Estou de férias na Espanha (Benidorm), quero alugar um carro para viajar. A PID é obrigatória? Vou ficar aqui dois mêses e não tirei a bendita pid no brasil. Como faço para alugar um carro nesta condição? Posso simplesmente com o passaporte, cartão de crédito e a cnh brasileira alugar?

    Obrigado e parabéns pelo site.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Gustavo!

      Na real as locadoras não solicitam a PID, apenas a carteira de motorista e cartão de crédito. Quem poderá solicitar a PID e te incomodar caso não tenha é a polícia local, em alguma verificação ou se alguma coisa ocorrer na tua viagem. Como a PID vem traduzida, eles podem reclamar e informar que tua carteira, em português, não é válida e poderá perder um tempinho nisto…

      Abraço!

      Responder
  114. Augusto

    Olá, minha família está com viagem marcada para dia 20/07 tendo como destino Barcelona. Vamos entre 5 adultos e um bebê de colo, e consequentemente teremos muita bagagem. Gostaríamos de ir pelo menos até Paris, utilizando o automóvel como meio de transporte. É mais vantajoso alugar dois compactos ou uma minivan de 7 lugares? A locadora Goldcar é confiável? Se não é, quais são? (no meu modo leigo de ver, a Goldcar tem preços ótimos)
    Ficaremos em torno de 7 dias na Europa, alguma sugestão de roteiro de viagem?
    A respeito de hotel: só olhei os preços do Ibis, que por sinal me interessaram muito. Alguma outra sugestão? Não seria mais vantajoso alugar um apartamento (levando em conta os gastos com alimentação para tanta gente)?
    E sobre compras: vale a pena comprar lá ou dá no mesmo comprar aqui?

    Desde já agradeço,
    Augusto

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Augusto, tudo bem?!

      O ideal é comparar as duas cotações para ver o que ficará mais em conta ou conveniente para vocês, se dois compactos ou uma mini-van. O ideal seria viajar todos juntos, claro, mas o valor pode ser bem diferente.

      A Goldcar é uma das parceiras da Rental Cars, com forte presença na Europa, pode alugar com eles sim.

      Enviei proposta de consultoria, pode ser uma boa para ajudar vocês na organização desta viagem e de todos os detalhes, ok?!

      Abraço!

      Responder
  115. ROBSON DOS SANTOS TAVARES

    Boa tarde Rogério.
    Tô com viagem marcada para nov/2014. Desembarco em Frankfurt, e pensei em alugar um carro lá e devolver lá mesmo. O que me desanima é o que me foi dito acerca de engarrafamentos em algumas cidades. Minha idéia é o sul da Alemanha, norte da Italia, Suiça e Paris. Acha que vale a pena?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Robson, tudo bem?!

      Se a ideia for explorar grandes cidades, não vale a pena alugar carro e sim usar o transporte público local. Mas se pretende visitar pequenas cidades, percorrer alguma região como a rota romântica, a Toscana, por exemplo, daí vale a pena alugar carro, mas pensa na ideia de pegar no local e já devolver no local. Paris, por exemplo, não é uma boa estar de carro.

      Abraço!

      Responder
  116. Johne554

    I really like your writing style, good information, regards for putting up aeccdkkkdadc

    Responder
  117. Vinicius Santana

    Ótimo site, parabéns !

    Gostaria de alugar um carro agora dia 27/06/2014 em PRAGA e viajar até CRACOVIA, qual site você me indicaria ? A devolução seria em Praga mesmo ! Eu não estava achando passagem barata e ainda com um tempo de voo muito longo. Seria de Budapeste para cracovia, depois vou para praga. Resolvi ir de Dudapeste direto para Praga e em praga alugar um carro e voltar para Cracovia, conhecer a cidade e tal!

    Obrigado !

    Responder
  118. Aparecida L peixoto

    Adorei seu site, gostaria de saber se preciso de licença para dirigir pelo Sul da França, Espanha e Portugal. Obrigada

    Responder
  119. Aparecida L peixoto

    Adorei seu saite, gostaria de saber se preciso de licença para dirigir pelo Sul da França, Espanha e Portugal. Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Aparecida!

      Providencie o PID, a carteira internacional, no Detran da tua cidade. Não custa mais que R$ 50,00 e evita muitas possíveis dores de cabeça, ok?! Por vir traduzido em diversas línguas, nenhum policial ficará sem a confirmação da validade da tua carteira de motorista.

      Ah, a PID vale pelo período da tua carteira de motorista.

      Abraço!

      Responder
  120. Marcos

    fiz um aluguel de veículos para pegar em Milão e devolver em Roma com as proteções SUPER CDW , PI e TP. Gostaria de saber o que mais eu deveria fazer de seguro para uma cobertura completa.
    Obrigado.

    Responder
  121. marcelo

    ola, excelente seu blog sr Rogerio. Tenho uma viagem programada para milao no próximo mês, com passagem por veneza e verona. Em Verona irei locar um carro na estação porta nuova. Minha programação é seguir pelo sul da França e retomar a milao . O sr tem ideia de qual taxa será cobrada pela entrega em outra cidade? E a locação através da rentalcars é segura. Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcelo, tudo bem?! 🙂

      Acredito que não terá taxa de devolução, já que as locadoras na Itália não estão cobrando o retorno, quando a devolução é feita em cidade próxima. Poderão cobrar, sim, uma taxa pela devolução em outra loja do GPS e outros acessórios, ok?!

      E vai tranquilo e na boa que a Rental Cars é 100% garantida!

      Abraço e ótima viagem Marcelo!

      Responder
  122. MARCONE SOBREIRA LIMA

    Em dezembro vou com a minha a França e outros país…Onde vou comprar as passagens..Tem promoção? Obrigado por responder.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcone, envie email para [email protected] e informe datas e cidades, que posso cotar e verificar para você valores ou então melhor período para compras, ok?!

      Abraço!

      Responder
  123. MARCONE SOBREIRA LIMA

    gostaria que me dá as dicas e informações sobre a viagem e pousadas para Paris – França. Obrigado.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcone, tudo bem?!

      Enviei minha proposta de consultoria para seu email. Desta forma poderei lhe fornecer informações importantes e dicas/hospedagens em Paris e outras cidades, ok?!

      Abraço!

      Responder
  124. Mauricio Santos

    Olá, Rogério.

    Vou alugar um carro na Alemanha, e viajar pela Polônia, República Tcheca, Bélgica e Holanda. Você acha que posso ter problemas para atravessar as fronteiras destes países com carro alugado?

    Abraço,
    Maurício

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Maurício, tudo bem?!

      Polônia e República Tcheca podem complicar um pouco a tua ideia sim, verifique com a locadora se há restrições, pois o seguro poderá deixar de valer nestes países. Mas cada locadora possui uma política, então o importante é fazer cotações e entrar em contato para verificar este detalhe, ok?!

      Abraço!

      Responder
  125. assis benet

    Prezado sr. Rogério,
    Pretendo fazer o seguinte roteiro:
    Barcelona x Cannes x Nice x Mônaco x Roma de carro ( de 14 a 21-08-14 / 07 dias )
    Tem idéia de quanto gastarei em pedágios ???

    Um abraço !

    Responder
  126. Vinicius Gomiero

    Boa tarde Rogério ,

    Inicialmente, parabéns pelo site. Excelente conteúdo, respostas muito úteis.

    Em maio estarei em viagem pela Italia e aluguei um carro para circular pela Toscana, Umbria e Marche. Utilizei a rentalcars para locar o veículo (muito bem recomendado) , mas na hora de fechar a locação, a Maggiore foi a locadora selecionada. Particularmente, jamais havia escutado sobre esta locadora e obviamente fui atrás de maiores informações para me precaver de algum infortunio na viagem . Não encontrei muitas avaliações sobre a Maggiore e admito que o pouco que encontrei me deixou com a pulga atrás da orelha, pois além de informações antigas as avaliações estão longe de serem promissoras. Você teria algum feedback sobre a Maggiore ?

    Abraços

    Viniciud

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Vinícius, tudo certo?!

      A Maggiore é uma das maiores locadoras na Itália, presente em praticamente todo o país, porém não tenho como te informar mais detalhes, pois ainda não tive a oportunidade de alugar com eles.

      Abraço!

      Responder
  127. Gilberto Azevedo

    Obrigado, Rogério. Vou ter trabalho para fazer esse levantamento. Nos sites que pesquisei o preço do seguro não é mostrado, pelo menos durante a fase de consulta. Talvez eu tenha que seguir até a contratação para que esse valor seja mostrado, ou tentar por telefone…

    Responder
  128. Gilberto Azevedo

    Excelente o nível da informação disponível neste site, em especial nos comentários. Muito bom!
    Pretendo alugar carros na Holanda e na Itália, e usar o seguro gratuito do cartão de crédito Mastercard Black. Porém esse seguro não inclui o seguro contra terceiros, e não estou encontrando informação sobre o custo desse seguro nos sites de aluguel de carros.
    Alguém saberia dizer o custo diário aproximado do seguro contra terceiros na Europa, considerando um carro compacto? Esse custo varia muito entre as locadores e os modelos de carros?
    abraços, e obrigado!
    Gilberto

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Gilberto, tudo bem?!

      O valor varia, e muito, de uma locadora para outra. E o valor final dependerá, claro, do pacote de seguros contratados. É sempre bom fazer várias cotações e também verificar a cobertura de cada seguro, principalmente este contra terceiros, que realmente não está incluído no seguro que as operadoras de cartão oferecem.

      Abraço!

      Responder
  129. arthur knaip

    bom dia;
    descobri esse site e tenho me deliciado com o conteudo. Até porque quero fazer uma viagem com a minha esposa comemorando nosso 20º ano de casamento. é a primeira vez que sairemos do Brasil e estou querendo ir para Portugal.
    queremos conhecer todo o portugal e também Madri (espanha). Para isso teremos 20 dias.
    Gostaria de pedir a vc um roteiro para esses 20 dias.
    nao iremos comprar pacotes turisticos.
    quero alugar um carro e poder ter o prazer de conhecer o maximo que pudermos.
    nao sei se é o ideal, mas queremos ter como “base” a cidade de lisboa. andando de carro durante o dia e voltando para Lisboa a noite (ganhamos de um amigo a estadia no hotel), então para questão de economia nao queremos gastar com outros hoteis.
    sinceramente gostaria de algumas dicas de voces que já estão “experts” nessas viagens.
    lembrando que só irá eu e minha esposa!!!

    obrigado e aguardo com ansiedade alguns conselhos

    arthur knaip

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Arthur, tudo bem?!

      Enviei proposta diretamente para seu email.

      Abraço!

      Responder
  130. Rafael Peres

    Boa tarde!

    A partir de 3 de março embarcarei, junto com mais 3 amigos, rumo à uma viagem de carro pela Europa.
    Vou descrever o roteiro, informando o que pude perceber nas pesquisas e aproveitar para pedir conselhos e avisos de tudo o que é possível.

    Bom, começaremos por Paris, local onde alugaremos um veículo station wagon, provavel que um Astra SW, com a empresa Sixt. Algum comentário sobre? Li a respeito e me deixou seguro. Só fico com um pé atrás à respeito dessas cobranças duplas que o pessoal comentou que ocorreu com a Europcar. E pra descobrir se há carros diesel? o site nao informa. Seria so ligando na empresa?

    De Paris, vamos pra Amsterdã, seguindo pra Berlim, depois Praga, Budapeste, Roma, Nice, Barcelona, terminando em Paris, já que é muito caro entregar o carro em outra localidade.

    Fiz a Permissão Internacional para Dirigir já que o Sixt exige para alugar o carro.

    Vi no regulamento da empresa, que o seguro não cobre paises do leste como Hungria e Rep, Tcheca. O único risco seria no caso de eventual ocorrencia nesses paises a emrpesa nao cobrir?? Ou haveria multa ou alguma penalização caso adentremos nestes paises??

    Outra dúvida surgiu sobre a circulacao nas cidades. Já morei por lá e sei que é muito caro estacionar nos grandes centros ou em estacionamentos e que realmente existem politicas que desistumulam o uso do veículo, com razão. Gostaria de saber se longe do centro das cidades seria possível estacionar o carro na rua, sem custo e utilizar o transporte público? Você recomendaria? Talvez nao nas cidades mais ao leste, mas e quanto as outras?? Já que poucos hoteis ou hostels disponibilizam estacionamento.

    Bom, já escrevi de mais, acho que o suficiente.

    Desde já agradeço pela ajuda!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rafael!

      Vai tranquilo, a Sixt é uma empresa séria e bem recomendada sim. Mas sempre é bom conferir tudo o que está incluso na reserva e o que poderá ser oferecido na hora ou cobrado depois para não haver discordâncias. O normal é as empresas oferecerem apenas um seguro básico quando da reserva e no balcão oferecerem outros. O bom é sempre fechar já na reserva com o seguro o mais completo possível, principalmente isento de franquia em caso de precisar acionar o seguro.

      Sobre o Leste Europeu, poderá haver multas em caso de algum problema por lá, verifica bem o contrato. E se algo ocorrer e precisarem acionar o seguro, aí o bicho pega e vocês realmente ficarão na mão. Tenta ver alguma locadora que possa cobrir vocês por lá, é mais garantido. Recomendo que liguem para este pessoal: Rental Cars. Atendimento em português e com certeza conseguirão o que procuram.

      Sobre estacionar, pode ser uma boa deixar o carro fora dos grandes centros, estacionado na rua mesmo, mas procurem verificar bem a área, pois na Europa também há roubos de carros. Outra opção é localizar estacionamentos pagos próximos aos locais onde estarão hospedados, pode ser mais seguro e tranquilo, apesar de a média ficar entre 15 e 25 euros por dia… 🙁

      Abraço!

      Responder
  131. Carlos

    Boa noite Rogério,

    Gostaria de sua sugestão de como faríamos para não ter que pagar essa taxa da devolução em outro pais cobrada pelas locadoras, pois estou alugando um carro em Madri conforme roteiro abaixo e o destino final será Lisboa, estou viajando com minha esposa e filha de 2 anos.

    Madrid/Toledo/Jaen/Granada/Ronda/Pueblos Blancos/Sevilha/Córdoba/Évora/Lisboa/Torre de Belém/Chiado/Baixa/Cintra/Cascais

    Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carlos, só se a locadora fizer alguma promoção ou mencionar que não há custos para devolver em outra cidade… Quem sabe você consiga ficar isento desta taxa devolvendo o veículo em uma cidade do mesmo país, como na Espanha, fazer um trajeto de trem e então alugar outro carro em Portugal? Quem sabe assim não tenha custos de devolução em outra cidade e o valor final valha a pena! 😀

      Abraço!

      Responder
  132. Wagner

    Parabéns pelo blog, muito bom!

    Estou pretendendo fazer o seguinte:
    Retirar e entregar o carro em Madri, inclusive já comprei as passagens.
    Serão 18 dias saindo de Madri, faremos Barcelona, Sul da França, Itália passando por Roma, Florença e Veneza, subiremos via França com destino à Paris.
    No retorno faremos o roteiro por Bordeaux e talvez outra parada para não ficar cansativo.
    Fiz os cálculos pelo site da michelan e calculou uma média de €700,00 somente de combustível.
    Essa média esta certa? já que rodaremos mais de 3.800 km.
    Você tem alguma sugestão diferente?
    Lembrando que tenho aéreo chegando e saindo por Madri.

    obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Wagner, tudo bem?!

      O cálculo parece correto sim, tudo vai depender do veículo alugado, do combustível e do consumo médio, mas acredito que o valor fique em torno disto sim.

      A única recomendação, para não cansarem tanto, é tentar fazer no máximo 400km por dia, e sempre organizando paradas estratégicas a cada duas ou três horas de viagem quando for um percurso mais longo, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • Wagner

        Perfeito então!

        Pesquisei alguns carros, e vc acha que um Renault Clio vai ser sofrido, ou os carros são como nos EUA, que um Básico já anda legal!
        E já quero deixar os hotéis tudo reservado daqui do Brasil, com uma programação. Nunca fui muito fã de encontrar hotéis na hora da viagem.

        Mas obrigado pelas informações!

        Responder
        • Rogerio Milani

          O Clio é uma ótima pedida na Europa, é bem diferente do que é vendido aqui no Brasil e tem boa motorização, vai na boa! 😀

          Isto, é uma boa organizar o itinerário e já definir e reservar os hotéis. Indico o Booking.com para procura e reserva de hotéis, ok?!

          Abraço!

          Responder
  133. Gui Fazer

    poxa,! valeu pora atualizar o post agora no finziho de 2013! Quando vi que era de 2008 achei que nao ia ser muito util, obrigado pelo review! To indo em março e queria mesmo aproveitar meu tour de carro!

    Responder
  134. Umberto

    A Auto Europe é confiável.
    Aluguei um carro aqui no Brasil, para retirá-lo em Napoli. Era uma Mercedes C220
    Quando fui retirá-lo na Hertz, me deram uma Alfa Giuglia e disseram que nao tinham o correspondente, nem quiseram fazer a compensação de preço.
    Quando cheguei de viagem, mandei e-mail para a Auto Europe e em menos de 15 dias me reembolsaram da diferença paga a mais, cerca de 243,00 euros.
    Por isso e pela atencao que desde o primeiro e contato me dispensaram, recomendo a Auto Europe, bem como a Europ Car.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Umberto!

      Valeu pelo teu feedback, importante compartilhar estas infos comigo e com os leitores! 😀

      Abraço!

      Responder
  135. Camila

    Rogério, tudo bem?

    Parabéns pelo site e explicações, você está auxiliando muito na montagem da minha viagem.
    Da última vez alugamos um carro via CVC pela Avis saindo de Madrid e deixando em Barcelona, mas o carro ficou pequeno pra tanta mala (éramos 4 pessoas, cada um com uma mala e o carro um BMW Serie 1), e na viagem Madrid – Sitges acabamos tendo que colocar uma mala no meio dos passageiros. (Mas tudo bem, pois fomos eu, meu noivo, e meus pais e todo mundo foi tranquilo com isso)

    Desta vez vamos viajar em 4 pessoas novamente, mas minha avó de 78 anos vai, e vamos fazer o trajeto Lisboa – Fátima – Porto de carro. Estou receosa quanto ao tipo de carro escolher, pois desta vez não queremos passar perrengue por aperto, até porque minha avó não pode ficar muito mal acomodada (uma senhora idosa).

    Você poderia me ajudar? Qual “classe” de carro será a mais viável? Quais as melhores empresas além das Hertz, Avis, Budget, Alamo, etc.? Vi você falando da Guerin, é realmente confiável?

    Obrigada!!! Bjs

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Camila!

      Peguem um carro tipo sedã ou, melhor ainda, uma perua. Vejam indicação de quantas malas cabem no porta-malas e dê preferência para carros que permitam pelo menos 4 malas grandes, ok?!

      Sugiro que você faça cotação por este site: https://viajandobem.com.br/rentalcars-nao-confiamos-e-nao-indicamos-mais-esta-empresa. É do mesmo grupo que controla o Priceline e Booking, e eles estão sempre com ótimos valores. Dê prioridade para pegar o seguro completo com isenção de franquia.

      Abraço!

      Responder
  136. Rogerio Milani

    Oi Marcus, tudo bem?!

    Sugiro que solicite à locadora ou procure na internet a regulamentação de trânsito de cada país. Sei que Áustria, Hungria, República Tcheca e Suiça requisitam o selo pedágio.

    Como estará circulando na época mais fria e com mais chances de neve e tempestades, é grande o ricos de neve e estradas congeladas. Convém alugar carro com pneus para neve e planejar muito bem os planos B, caso uma estrada esteja intransitável, ok?!

    Abraço!

    Responder
  137. Marcus Cesar

    Boa tarde Rogerio
    Primeiramente parabéns pelo site, muito bom.
    Estou indo para a Europa final de fevereiro e inicio de março, 18 dias, o roteiro é Frankfurt, praga, Viena, Budapeste, milao, St moritz, Frankfurt, ou seja, irei retirar e devolver o carro em Frankfurt. Algumas duvidas, terei problema de transitar com o carro nestes países ? preciso tirar alguma licença especial ? Nesta época tem algum risco de nevar nas estradas ?
    obrigado

    Responder
  138. Synval

    ESQUECI DE MENCIONAR A ALOCAÇÃO É PELA GUERIN. OBRIGADO

    Responder
      • Synval

        ROGERIO, O QUE VOCE ACHA DE EU IR DE CARRO DE MADRI A LISBOA, É UM ROTEIRO LEGAL?
        OBRIGADO

        Responder
  139. Synval

    BOA NOITE, ACHEI MUITO LEGAL ESTE SITE, PRETENDO EMBARCAR DIA 17/12/2013 E RETORNAR AO BRASIL EM 09/01/2014 , SOMENTE EU E E MINHA ESPOSA, TENHO PARENTES EM LISBOA, FRANÇA , MAS PRETENDO CONHECER OUTROS BELOS LUGARES, ENTREI NO SITE DA AUTO EUROPE E COTEI UM Peugeot 308 Diesel ou similar , POR APENAS R$1688,40 PELOS 23 DIAS COM PACOTE DE FRANQUIA ZERO, O QUE VOCE ACHA, DEVO ALUGAR JA OU ESPERAR PARA LOCAR EM LISBOA MESMO
    . OBRIGADO

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Synval! Se este foi o melhor preço que conseguiste comparando com o de outras operadoras como Hertz, Avis, Europcar e é realmente o tipo de veículo pretendido, toca ficha!

      Abraço!

      Responder
  140. Marcelo Alexsandro

    Rogério,
    outra coisa, você teria uma idéia de roteiro legal para fazermos, tendo em mente que iremos passar por Boticas e São Romão, onde minha esposa tem parentes (e Lisboa, onde iremos chegar de avião!)

    Agradeço muito

    Responder
    • Rogerio Milani

      Marcelo, próximo a Lisboa poderão conhecer Sintra, Cascais e Óbidos. Mais pelo centro, no caminho para o norte, Aveiro, Coimbra e Fátima. E nas proximidades de Boticas, poderão conhecer Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Vila Real e explorar a beira do Douro, visitando diversas vinícolas!

      Abraço!

      Responder
  141. Marcelo Alexsandro

    Oi Rogério,
    Seu site está sendo uma “mão na roda” para pegarmos dicas para nossa viagem, todavia gostaria muito de uma ajuda sua quanto ao aluguel do carro, iremos em 05 pessoas para Portugal onde minha esposa tem familiares, ou seja, não iremos ficar em Hotel, mas iremos passar alguns dias na casa destes familiares e outros dias conhecendo Portugal, ainda não temos um roteiro definido, iremos planejar esta semana, a viagem será de 22 de Dezembro até 13 de Janeiro, no caso do aluguel de carro, oque vc recomenda? Seria necessário tirar a carteira internacional aqui antes de viajar? Agradeço muito

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcelo! Tudo bem?!

      Bom daber que o blog está ajudando na organização da tua viagem!

      Recomendo, se forem viajar em 5 e com as malas, pegar uma perua. Caso a ideia seja ficar na cara dos parentes e fazer bate-volta de carro, sem as malas, daí pdoerá pegar um carro menor e mais barato, um sedã ou então um hatch maior. Faça cotações com o máximo de locadoras possíveis, sempre pegando seguro completo e, de preferência, com franquia zero. E já providencie a carteira de motorista internacional, não é obrigatório, mas sempre ajuda no caso de algum acontecimento ou parada por lá. Você pode emitir no Detran da sua cidade, o valor médio é R$ 46,00.

      Abraço!

      Responder
  142. Priscila Daum

    Olá Rogério, eu e mais 3 amigas queremos viajar para a França nos dias de 17/02/2014 a 12/03/2014 mais ou menos nessas datas. Uns 25 ou 30 dias. Queremos fazer o interior da França de carro. Você tem ideia se sai mais barato fazer de carro do que de trem para 4 pessoas? Poderia me esclarecer? Ou me dar uma média de preços?
    Muito obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Priscila!

      Se a ideia for explorar o interior e cidades pequenas, será mais barato ou então a mesma coisa que usar trem/bus ou avião, já que estarão em 4 pessoas em um único veículo. Algumas tarifas de trem poderão ser mais caras, mas é sempre bom lembrar que há pedágios, gasolina e possíveis custos de estacionamento pelo caminho. Mas no caso de vocês, com certeza valerá a pena o veículo, ok?! Além da liberdade de poder ir e vir, conhecer os lugares com mais facilidade. Nas cidades maiores convém deixar o carro estacionado e explorar o lugar com transporte público, para não se estressar muito com o trânsito, ok?!

      Abraço!

      Responder
  143. Inah Fonseca

    Estou indo para a holanda em dezembro de 2013. quero alugar junto com meu marido e outro casal de amigos um carro para ir da holanda para Belgica. mas estamos com muito medo de pegar neve pelo caminho.
    nessa epoca, dezembro, é comum nevar? corremos o risco de pegar neve nas estradas, é perigoso?

    Obrigada

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Inah, tudo bem?!

      Olha, é raro nevar forte na Holanda ou na Bélgica, mas pode acontecer, nunca se sabe… Em 2009/2010 houve uma forte nevasca, de parar tudo, avião, trem, aeroporto, auto-pistas. Mas até então pouco nevava e desde lá se caiu neve foi ralinha, nada que preocupe para um passeio de carro. E vocês poderão acompanhar a previsão do tempo antes da viagem, já sabendo mais ou menos o que virá pela frente, e podendo tomar decisões.

      Se a ideia for apenas ir de uma grande cidade para outra, não vale a pena alugar o carro, poderão ir confortavelmente de trem. Mas se o plano é explorar o interior da Holanda/Bélgica a ideia tá valendo, ok?!

      Abraço!

      Responder
  144. Anonymous

    Oi, boa noite.
    Vou pegar o carro em Barcelona e irei devolver 1 mês depois em madrid . Posso circular por todos os países da Europa com esse carro , sem problemas? Irei da Espanha para italia , da italia para Alemanha , Alemanha para Holanda , Holanda para Inglaterra , Inglaterra para França e da França para Espanha .

    Responder
    • Rogério Milani

      Olá, acredito que sim, há grandes restrições das locadoras para circular pelo Leste Europeu, mas pelos países que listaste acredito não haver problemas. Mas é sempre bom consultar as regras da locação e verificar estes e outros detalhes diretamente com a locadora, ok?!

      Abraço!

      Responder
  145. Bianca

    Olá Rogério,
    Vou alugar um carro em Saint Malo/França pela empresa Hertz, que tem a cotação mais barata, mas não aparece como ítem opcional o GPS, eu incluo o aparelho apenas quando chegar lá??
    Muito obrigada

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Bianca, normalmente tem que estar aparecendo como opcionao ou disponivel, senão não encontrará para locação no momento da reserva. O normal é lojas de aeroportos e de cidades maiores contarem com o equipamento. Nas menores isto já é mais difícil. Verifique com o pessoal da Hertz sobre isto, ok?!

      Se possui um smartphone Android ou iOS poderá também pensar na hipótese de comprar e baixar o ótimo e recomendadíssimo GPS Tom Tom. O valor é igual ao da locação e terá um GPS para esta e várias outras viagens pela Europa, ok?!

      Abraço!

      Responder
  146. Ana

    Oi Rogerio,

    Vou viajar de Paris para Amsterdan em setembro e pretendo alugar um carro. Farei Paris-Brugge, pernoite, e depois Brugge-Amsterdan. Na volta a idéia é dormir em Lille e depois seguir para Paris para pegar o voo de volta. O custo do aluguel do carro, por 8 dias sai mais em conta do que se alugasse o carro apenas por 2 ou 3 dias Amsterdan. Estive tentando orçar a ida para Amsterdan de trem, mas achei muito caro. Se eu fosse de trem para lá, qualquer passeio teria que ser via transporte público. Como quero visitar os arredores (Haia, Haarlem, Rotterdan, Bruxelas e Antuérpia, estou considerando que de trem ficará bem mais caro. O que acha?

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Ana, com certeza sairá mais barato, mas tenha consciência de que circular dentro das cidades exige muita atenção e cuidado redobrado para não entrar em locais proibidos ou fazer alguma coisa errada que depois resulte em uma multa! E estacionar nas cidades é um parto, super difícil de achar vaga gratuita e os estacionamentos pagos são caríssimos, na média de 20 euros por dia.

      Então, se a ideia for circular entre as cidades e deixar o carro parado fora do centro, usando transporte público nas locomoções internas, tá valendo!

      Outra coisa a avaliar: se pegares o carro em um país e devolveres em outro, o valor aumenta bastante, ok?! Fica ligada nisto!

      Ah, sobre os trens na Holanda e Bélgica, veja este site para pesquisar valores mais em conta: http://www.hispeed.nl. Os trens regionais (IC) são mais lentos mas bem mais baratos que os de alta velocidade!

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Responder
    • Ana

      Oi Rogério super obrigada pela resposta!!! Ajudou bastante. A idéia é essa mesmo. Vamos usar o carro para transporte entre cidades e circular dentro a pé e de transporte público.Queremos aproveitar o passeio. Fizemos isso há dois anos atrás pelo sul da França e Norte da Itália, estava na dúvida se lá para cima estava valendo! Vou pegar o carro em Paris e devolver em Paris. Devolver entre países a taxa é caríssima. Obrigada pela dica das multas! vamos ficar bem atentos! Abraço!

      Responder
    • Rogério Milani

      Show Ana! Se for assim será bem tranquilo e o carro é uma boa sim!

      Abraço!

      Responder
  147. Andréa Muniz

    Olá, Estamos para alugar um carro no dia 15/06/13 no aeroporto de Frankfurt e devolver no dia 18/06/13 em Dresden- Centro.
    Fiz o orçamento pela Rentalcars (http://www.rentalcars.com/)
    eu queria saber se não vou acabar tendo surpresas
    Aqui está o orçamento
    https://secure.rentalcars.com/MyRes.do;jsessionid=BFA5BB30A98974CDACCB27EC7E6E8174.node172a

    Gostaria de saber também sobre pedágios(valores,quantos são), nós vamos de Frankfurt até a cidade de Krogs e pra devolver o carro seria de Krogs até Dresden no centro.
    Parece estar muito barato a locação por 96 euros.
    Preciso de opiniões!!

    Responder
    • Andréa Muniz

      essa é a cotação
      Preço detalhado
      Preço do seu aluguel de carro 96,46 €
      Reembolso de Franquia em Caso de Danos 26,01 €
      Taxa de Cartão de Crédito 0,00 € Nenhum
      Quantia Devida 122,47 €
      Total 122,47 €
      Moeda de Pagamento US$160.09

      Seu Carro

      5 Lugares
      4 Portas
      Sim
      Manual

      VW Polo ou similar

      Seus Dados
      Nome Sra Andréa Muniz
      Número de vôo jj8068

      O Reembolso da Franquia em Caso de Danos está incluído nesta reserva.

      Retirada
      Data & Hora
      2013-06-15 – 17:15:00
      Retirar
      Frankfurt Aeroporto

      Endereço
      Frankfurt Airport . Terminal 1

      Telefone
      0049 69697970

      Fax
      0049 6969797110

      Devolução
      Data & Hora
      2013-06-18 – 17:00:00
      Devolver
      Dresden – Centro

      Endereço
      Strehlener Strasse 5 1069

      Telefone
      0049 351877320

      Fax
      0049 3518773266

      O Que Está Incluído
      Quilometragem Limitada a Todas as categorias de carros Limitada a 200 KM por dia . Cada quilômetro extra será cobrado a € 0.25 por quilômetro , Seguro ( – Cobertura de Danos Próprios – Seguro Contra Roubo – Seguro contra Terceiros ) , Impostos Locais , Sobretaxa de Aeroporto , Taxas de Equipamento de Inverno ( – Pneus de neve entre 15.11 e 15.03 )

      O Que Terá Que Levar
      Um passaporte é exigido para fins de identificação

      As seguintes formas de pagamento são aceitas no início do aluguel para cobrir o depósito/caução Cartão de Crédito – Mastercard / Visa Cartão de Crédito – American Express

      O Que Precisará Saber
      Política de Combustível – O veículo é fornecido com um tanque cheio. Este deverá ser devolvido totalmente reabastecido ou taxas de reabastecimento serão aplicadas.
      Reserva de trajeto único

      A Ser Pago Localmente
      Os pedidos serão enviados para o fornecedor do veículo, que fará o melhor para providenciar os seus requisitos
      Ofertas Especiais

      Comentários do Cliente
      Você não fez nenhum comentário
      Entrega/Devolução
      Não há informações de Entrega / Devolução

      Informações adicionais para o fornecedor
      Não há informações adicionais

      Responder
    • Rogério Milani

      Oi Andréa, tudo bem?!

      Realmente alugar carro é um pouco chato, tem que ficar de olho em tudo! Mas se tu pegares uma locação com todos os seguros incluídos e franquia zero em caso de sinistro, será bem mais tranquilo! Acredito que a sua locação esteja ok. Somente atenta para a quilometragem limitada, que terá custos caso ultrapasse o contratado. O ideal é contratar uma locação com quilometragem ilimitada caso vá rodar bastante…

      Na hora normalmente eles pedem se gostaria de algum outro seguro, como por exemplo, o seguro para os ocupantes do veículo, pois o normal é o seguro contra terceiros. Verifica bem os detalhes antes de assinar a retirada do veículo, ok?!

      Mas dá uma repensada se, no caso de vocês, não vale mais a pena pegar trem para fazer estes trajetos. Se a ideia for ir de uma cidade para outra e esquecer o carro, vale mais a pena pegar o trem, ok?!

      Abraço!

      Responder
  148. bibi

    obg pelas dicas, mas tenho uma duvida, alguem sabe dizer se consigo alugar um carro em Portugal so com a carteira internacional? eu perdi a minha normal do Brasil, obg gente

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Bibi, até poderá retirar o veículo e tudo, mas se algum policial te solicitar a carteira do Brasil e você não tiver, será incomodação na certa… Melhor garantir e levar também a carteira de motorista do Brasil, ok?!

      Abraço!

      Responder
  149. Manuel Mendes

    Transfers in lisbon

    boa tarde venho por este meio sujerir a quem vem de passeio por Portugal ou Europa, um serviço ate 8 pessoas de transporte VIP.
    Onde quér que vá seja pelo tempo que for deixe que um expecialista
    o conduza em segurança e exclusividade.
    Temos uma gama de Carros e Carrinhas topo gama.
    Terei muito gosto de viajar consigo e sues familiares ou amigos por Portugal.
    Toda e qualquer serviço tem de ser reservado com 48 horas de antecedencia
    Para alguma informaçao ou programa envie para mail [email protected]

    Responder
  150. Mariana.

    Olá, Rogério! Em primeiro lugar, adorei conhecer o blog! Está ajudando demais!

    Eu e uma amiga pretendemos conhecer a Europa em setembro de 2014 e passar 21 dias lá (mais ou menos entre 5/09 até 26/09).
    As cidades são: Paris (5), Londres (5), Bruxelas (2), Amsterdam (4) e Munique (4).

    Esta seria a ordem da visita: chegaríamos por Paris, iríamos para Londres pelo eurotúnel. Voltaríamos para Bruxelas também pelo eurotúnel. De lá, seguríamos de trem para Amsterdam e, também de trem, iríamos para Munique (onde queremos curtir a oktoberfest).

    A dúvida é se voltaremos para o Brasil de Munique (podendo assim ficar um dia a mais em alguma cidade, provavelmente Amsterdam), ou se seria melhor voltar pela cidade de origem (Paris) e, para tanto, pegaríamos um trem de Munique para Paris. O que recomenda? Qual o melhor custo benefício?

    Outra coisa: pretendemos ficar em albergues, mas em quartos duplos e com banheiros privativos. Quanto você calcula que precisaremos levar por dia de viagem?
    Daria para fazer essa viagem com R$ 8500,00 por pessoa, incluindo as passagens aéreas? Ou precisaremos decair o nível da nossa hospedagem para isso? (PS: não ligamos para ter que comer comida barata e/ou fazer nossa própria comida – inclusive uma dúvida que temos é se há algo como uma cozinha coletiva nos albergues).

    PS: existe a possibilidade de, se decidirmos, ver um jogo de futebol do Bayern em Munique? Ou isso teria que ser visto com antecedência?

    Responder
  151. Auto Europe Brasil

    A Auto Europe está com um site novo para o Brasil! Oferecemos os melhores preços em mais de 8.000 destinos em 135 países pelo mundo. Conheça nosso novo site: br.autoeurope.com

    Responder
  152. Anonymous

    A Auto Europe, não so rastreia as melhores tarifas, como você pode fazer sua reserva diretamente no site deles. Eles ainda cobram a oferta de concorrentes. Na minha opinião, é o melhor site para alugar carros na europa!

    Responder
  153. adir cavalheiro

    Boa noite, estou querendo alugar um carro em milão, no aeroporto de malpensa, rodar até a suiça e depois sul da frança e entregar de novo em milão. Recebi uma dica de um amigo para consultar no site rentalcars.com que é do grupo booking.com, achei os preços mais baixos, mas houve um oferecimento de um reembolso de franquia em caso de danos, que aumentaria em R$ 400,00 o total, alguém sabe como funciona isso? vale a pena? será debitado de meu cartão a franquia quando eu pegar o carro? alguém já alugou em malpensa e dá uma dica de locadora?

    Responder
  154. Maria eunice

    Oi Rogério,

    Gostaria que vc me informasse se é viável viajar de carro em Dezembro de Amsterdã para Bruges

    Responder
  155. Rogerio

    Oi Felippe, seu roteiro está muito bom!

    Eu devolveria o carro em Sevilha e de lá seguiria de trem para o sul de Portugal. Alvor é um belo destino. Lá poderão alugar outro carro e então explorar o Algarve, devolvendo o carro em Lisboa.

    Sobre gastronomia, prefiro nem opinar, já que cada um tem um estilo e bolso. Mas vai na boa que acharão ótimas opções por lá. Uma dica é sempre perguntar aos locais onde costumam ir e evitar locais próximos aos pontos turísticos. Os atrativos também prefiro nem opinar, só lembrando que também é legal descobrir e não apenas conferir o que é turístico.

    A hospedagem indico que procurem no Booking.com, onde poderão procurar por valores e conferir as notas de clientes que já estiveram por lá, ok?!

    Espero ter ajudado! Um grande abraço!

    Responder
  156. Phil

    Estamos (eu e minha namorada)indo em Congresso em Portugal, as passagens estão marcadas para o dia 14/06/12 – Brasil – Barcelona, chegada em Barcelona no dia 15/06/12 após almoço. Volta de Lisboa – Brasil no dia 05/07/12, saindo de Lisboa logo após o horário do almoço.

    Pensamos no seguinte roteiro:

    Brasil – Barcelona: 14-15 jun

    Barcelona: 15-16-17-18-19 jun

    Barcelona – Madri: 19 jun (Avião, pois vimos que ir de trem está bem mais caro)

    Madri: 19-20-21-22 jun

    Madri – Valencia: 22 jun (Avião,Carro ou trem, o que tiver melhor custo benefício)

    Valencia: 22-23-24 jun

    Aluguel de Carro

    Granada: 24-25-26 jun

    Sevilha: 26-27-28 jun

    Sevilha – Sul de Portugal: Como o aluguel de carro fica muito caro para devolver em outro país, por favor indique como fazemos , e como cruzamos a fronteira. Onibus, trem, navio…

    Alvor ou sua sugestão no Sul de Portugal: 28-29-30 jun

    Lisboa: 30-01-02-03-04-05 jul

    Em Portugal, 02 ou 03 de julho.

    por favor nos ajude.

    Queremos indicaçoes de hospedagem, gastronomia, e locais para turismo, conhecer, outras sugestoes,

    Obrigado

    Felippe

    Responder
  157. Guilherme Faro

    Rogério, assim que tiver um tempo livre no trabalho, vou escrever as dicas e te mando.
    Grande abraço

    Responder
  158. Guilherme Faro

    Olá Rogério!
    Boa ideia. Vou escrever e esse final de semana te envio.
    grande abraço

    Responder
    • Frederico Godoy

      Olá, eu e minha esposa vamos viajar para Espanha e Portugal em Março/14 e gostaria de umas dicas de aluguel de veículo. Preciso de um veículo em Madri (cidade) no dia 02/04/2014 e vou devolve-lo no Aeroporto de Madri no dia 06/04/2014. Depois preciso alugar um outro carro no Aeroporto de Santiago de Compostela no dia 06/04 e minha intensão seria devolvê-lo em Portugal, Aeroporto de Lisboa no dia 16/04. Você acha que eu vou pagar uma taxa extra por estar alugando o carro em Santiago de Compostela e entregando em Lisboa? De Santiago nós vamos visitar Braga, Porto, Coimbra, Pombal … e finalizar a viagem em Lisboa. Você teria alguma dica melhor? Obrigado

      Responder
      • Rogerio Milani

        Oi Frederico, tudo bem?!

        Com certeza cobrarão taxa de devolução, e não será barato não. O que posso sugerir é ir de Santiago de Compostela até Porto de ônibus ou então pegar o Trem Celta de Vigo até Porto. Neste caso você poderia alugar o carro em Santiago e devolver em Vigo, talvez não tenha cobrança pelo retorno. E depois alugar no Porto e devolver em Lisboa, que com certeza não terá taxa de devolução.

        Abraço!

        Responder
      • Jose Dio Pereira

        Frederico, pretendo fazer esta viagem agora em setembro, Lisboa ate Santigo de Compustela e voltar para lisboa 14 dias, gostaria de saber como foram suas locações, problemas dicas etc

        Responder
  159. Guilherme Faro

    Olá Rogério.
    A viagem foi ótima, salvo 2 momentos. Em Bruges passei mal durante 2 dias e tive que ficar no hotel muitas horas além do que eu gostaria, mas deu para ver tudo que quisemos. E o outro foi a viagem pela Ryanair, que fizemos de Bruxelas para o Porto (o trajeto que faríamos de carro). Foram as 2 horas mais longas da minha vida! Esses voos de “low cost” têm aviões que são uma lata de sardinha!!!! Me deu claustrofobia e das 2 horas de viagem, 1 hora e meia foram em pé! Horrível! NUNCA MAIS!

    Anônimo, comprei essa passagem da Ryanair, na página http://www.edreamsviagens.com.br/ É segura, sim.

    João Carlos e Boto. As fronteiras dos países da união europeia não existem mais fisicamente. Só se sabe que passamos de um país para o outro, porque tem uma placa indicando o país. Não precisa de carteira de motorista internacional para alugar um carro nas agências, mas eu sugiro que tirem a internacional, porque se acontecer algum acidente na rua (batida e etc.) e a policia for chamada, vocês terão que ficar sob a guarda deles até a carteira ser traduzida.
    Em alguns países, como Portugal, há as famosas SCUTs, que eram as estradas federais que não havia pedágio e portanto, não havia qualquer tipo de pagamento. A partir do ano passado elas passaram a ser cobradas, mas não por pedágio físico e sim por sensores que ficam no alto e toda vez que você passar por essas estradas, eles cobram um pequeno pedágio, que você terá que pagar nos correios.

    Qualquer outra informação a mais que lembrar, escrevo aqui, que é um excelente espaço que o Rogério abriu.

    Responder
    • Rogerio

      Oi Guilherme! Obrigado por compartilhar tuas infos e dicas aqui no blog. Leitores e eu agradecemos muito! Pois é, às vezes pode acontecer de ficarmos mal em alguma viagem, isto é muito chato… E a Ryanair realmente é barata, mas também uma grande chateação na maioria das vezes…

      Se quiseres, posso montar até um post com todas tuas dicas e informações da tua última viagem, até com fotos. Que tal? Será ótimo para incentivar outros leitores a compartilhar suas viagens! Daí basta enviar o texto e fotos para [email protected].

      Um grande abraço!

      Responder
    • Rogerio

      Obrigado pela dica e informação João Carlos, é muito importante!

      Abraços!

      Responder
  160. Anonymous

    Prezados, É segura a compra nesses sites de low cost – Rayner, p. ex ?

    Responder
    • Rogerio

      Olá, é seguro sim. Só fica atento às regras de cada companhia com relação ao embarque, franquia de bagagem, etc. Um bom site para comparar preços das companhias low cost é Skyscanner.

      Abraços!

      Responder
  161. Boto

    Bom, primeiramente muito obrigado pelas dicas, elas com certeza foram muito úteis pra mim!
    Tenho ainda duas dúvidas com relação à viajar de carro na Europa:
    – Quais as implicações de cruzamento de fronteiras na Europa? Existe algum trâmite/burocracia ou é sem parada?
    – Qual o valor que devo esperar gastar no estacionamento dos hotéis que ficarei – o site da accor eu não vi preço pra isso.
    Valeu desde já!

    Responder
    • Rogerio

      Olá Boto!

      Se ficar dentro de países da comunidade do Euro, não haverá paradas, salvo uma ou outra exceção. Mas é tudo muito tranquilo e rápido. Já entrar em países fora da zona do Euro ou no Leste Europeu, vale conferir informações junto à locadora, pois cada país tem suas regras.

      Valor de estacionamento nos hotéis varia muito de um hotel para outro. Sugiro que entre em contato por fone ou email com o hotel, ok?!

      Abraços!

      Responder
  162. Rogerio

    Pois é Guilherme, pegar um carro em uma cidade e devolver em outra, dentro do mesmo país, já é bem carinho. Em uma cidade de outro páis, conforme pudeste ver, é um absurdo de caro.

    Mas tenho certeza de que, mesmo fazendo o trajeto voando, a viagem será ótima!

    Abraços!

    Responder
  163. Guilherme Faro

    Olá Rogerio.
    Obrigado pela atenção à minha dúvida.
    Nós desistimos da ideia de cruzar a França e parte da Espanha de carro, até o Porto. Pagar uma taxa de devolução (one way fee) de quase 900 euros para devolver o carro em país diverso do que alugamos, está fora de cogitação. Compramos uma passagem pela Rayner (low cost) para ir até o Porto. É uma pena, pois esse trajeto de carro deve ser lindo.
    Obrigado mais uma vez.
    grande abraço

    Responder
  164. Rogerio

    Guilherme, pelo que consultei as operadoras apenas oferecem algum desconto quando se faz parte de um programa de milhagem, mas Avis, Hertz, Europcar e outras não aceitam pontos em troca de locação. Apenas a Localiza tem um programa que permite a troca de até 4000 pontos do programa de milhagem na locação de um veículo.

    Abraços!

    Responder
  165. Rogerio

    Oi Guilherme, eu não saberia te informar, mas vou tentar conseguir esta informação para você, ok?!

    Abraços!

    Responder
  166. Guilherme Faro

    Olá, Para mim a AVIS é a melhor! Nunca tivemos problemas com eles. Só alugo com eles. Eu e minha esposa estamos querendo alugar um carro em Brugge, na Bélgica, e entregar no Porto. Na Avis, só a taxa de devolução está em 850 euros, mais iva e o aluguel em si. Alguém sabe se há alguma possibilidade de eu pagar esse aluguel (ou só a taxa de devolução) em milhas?
    Obrigado

    Responder
    • Jorge Mattos

      Boa tarde Guilherme não sei se vou ajuda-lo, em março aluguei um carro pela internet para portugal, peguei em Lisboa e deixei no porto, foi pela rentalcars empresa do booking, gostei muito, volto agora em maio para Alemanha e outros paises estou procurando tb uma locadora para vários Paises, um abraço, Jorge.

      Responder
    • Jorge Mattos

      Complementando, aluguei o carro em março para o mes de junho, das locadoras que a rentalcars trabalha a escolhida foi a Guerin e gostei muito mesmo, tome somente cuidado, que elas não gostam de por o manual do carro, vc tem que ficar descobrindo as coisas, Jorge.

      Responder
    • mirela

      olá Guilherme, tudo bem?
      só uma dúvida, você locou direto pela Avis ou pela Rentalcars um carros da Avis?
      porque quando fiz a cotação em ambas, o valor deu muito diferente, a rental saia mais barata.

      Responder
  167. Anonymous

    Comigo aconteceu o mesmo. Em setembro de 2010, eu e meu marido alugamos um carro em Bologna para um ‘tour’ pela Toscana. A cobrança no CC foi dupla e não conseguimos recuperar o valor até hoje. Em outubro/2011 estaremos indo para a Alsácia com um carro alugado na Hertz/Br, via telefone e reserva confirmada por e-m. O barato da Europcar sai caro.

    Responder
  168. Anonymous

    NÂO ALUGUE NA EUROPCAR;

    Aluguei um carro na França para fazer um tur pelo interior, tomei 150 euros de prejuizo com uma cobrança indevida no meu cartão de credito e já fiz ligações, emails, contatos nas areas de Relacionamento com cliente e nada. Atendimento muito ruim.

    Fica a dica de um que tomou prejuizo e esta passando para frente, para não acontecer novamento com outro.

    Responder
    • Cristiane

      Comigo aconteceu o mesmo na Europcar loja de Nice.
      Em Lisboa foi tudo ok.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Rail Europe: como comprar sua passagem de trem na Europa - […] Aluguel de Veículo […]
  2. Onde ficar na região do centro de Portugal - testadas e aprovadas - […] Aluguel de Veículo […]
  3. Onde ficar em Santa Maria Degli Angeli - dicas de hospedagem na Úmbria - […] Aluguel de Veículo […]
  4. Informações sobre o Coronavírus - […] Aluguel de Veículo […]
  5. TicketBar: vantagens de comprar ingressos e passeios antecipados - […] Aluguel de Veículo […]
  6. Roteiro da primeira viagem à Europa - […] no blog tem um post com dicas para alugar carro na Europa e indicações de boas operadoras para fazer…
  7. Black Friday Rentcars - Alugue seu carro por muito menos! - […] você tiver dúvidas sobre aluguel de carro para viagens, confira nosso post sobre o assunto aqui no blog e…
  8. Castelos em Portugal: cinco atrações imperdíveis na região central do país - […] Como ir até lá: para ter mais flexibilidade, indicamos que você alugue um carro com a Rental Cars ou a Rentcars. Lembre-se de…
  9. Dicas de viagem para Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura - […] O destino fica a cerca de 45 minutos de distância de Lisboa para quem vai de carro. Para aproveitar…
  10. Roteiro no Algarve (Portugal): o que fazer em três dias de viagem - […] Como se deslocar: para aproveitar ao máximo o seu tempo e ter mais flexibilidade, alugue um carro com a Rental Cars ou…
  11. Como Funciona a Locação de Carros em Viagem Internacional? – Viajantes de Primeira Viagem - […] – Me Joguei no Mundo, Viajando Bem, Viaje Aqui Abril, Aeroporto […]
  12. Tudo sobre Bruxelas: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Alugar um carro pode ser recomendado para quem tiver carteira de motorista, já que estas cidades ficam relativamente perto…
  13. Tudo sobre Paris - […] Alugar carro é recomendado se você estiver com mais pessoas pois pode realizar roteiros de mais de uma cidade…
  14. Tudo sobre Londres: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - […] Alugar carro não é recomendado para quem for visitar apenas Londres, pois a cidade é muito bem servida por…
  15. Tudo sobre Lisboa: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Alugar carro pode ser recomendado para você em Lisboa se quiser conhecer as cidades abaixo e outras pequenas cidades do…
  16. Viajar de carro pela Europa vale a pena? - Blog Meu Destino - […] quiser mais inspiração, aqui e aqui você confere outros post relacionados a viagens de carro pela […]
  17. Gps Mais Barato Mais - […] Alugando carro pela Europa – Viajando Bem pela Europa – 22 ago. 2008 … Na volta, para não perder…
  18. Viajando Bem pela Europa - […] […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads