Celular e Internet na Europa: formas de se manter conectado durante sua viagem!

por | Atualizado em 22/02/23 | Dicas de Viagem, Europa

Agora é possível comprar um só chip para seu celular e utilizar nos países que fazem parte da União Europeia. Saiba mais sobre essa e outras formas de utilizar seu celular e internet na Europa!

Celular e internet na Europa

A opção mais econômica de utilizar internet na viagem

Para acessar a internet durante a sua viagem na Europa, a opção mais econômica é optar pelos Wifis gratuitos de hotéis, restaurantes e lugares públicos. Com a tecnologia avançando da forma que está, é cada vez mais comum existirem redes abertas em locais com muita circulação de pessoas, principalmente em grandes centros turísticos. Apesar disso, esta forma de acesso te deixa limitado e vulnerável, porque muitas vezes a conexão à internet é importante para momentos de imprevistos e necessidade.

Por exemplo, se você vai fazer alguma viagem de carro, estar em cidades menos movimentadas, precisar de informações, é útil que seu celular esteja conectado para que você possa acessar mapas, fazer pesquisas e traduções, se for o caso. Para pessoas que não tem fluência no idioma do lugar onde está visitando, isso se torna ainda mais importante.

Minha recomendação: chip local pré-pago

Também existe a opção de comprar um chip local pré-pago no próprio país de destino, no aeroporto ou em lojas no centro da cidade. Desde 2018 a União Europeia opta pelo Roaming liberado em todos os países do acordo, então apenas um chip é o suficiente para uma viagem multidestinos.

A grande vantagem nesse caso é que, além de ter a internet na hora que precisar, você também pode contratar um plano com ligações e SMS. Isso facilita na hora de acionar o seguro, reservar restaurantes ou ligar para algum serviço local se houver necessidade.

No caso de optar pela compra já no país de destino, os chips de operadoras menores têm um preço mais baixo, mas uma conexão também de menor qualidade, e podem apresentar dificuldades de acesso em outros países da UE. Por isso, procure empresas mais conhecidas e confiáveis, como a Orange, Vodafone, O2, Movistar, TIM e outras, pois estas geralmente têm uma conexão melhor e acesso sem problemas aos demais países da UE. Essa é a opção que eu mais recomendo!

Apesar de não ter o chip já ativo no momento de chegada no aeroporto, é uma opção muito barata, com boa conexão e durabilidade. E caso seja importante para você ter internet assim que chegar no destino, você pode contratar com sua operadora no Brasil a liberação de apenas 01 dia de rede internacional para suprir sua necessidade. Ainda assim, acredito que existem outras ferramentas para auxiliar nesse momento que não lhe faça depender somente do chip.

Os chips locais normalmente valem por 15 dias e, se o cliente fizer o cadastro online, que é super fácil e prático, a validade estende para mais 30 dias. Isto com uma única recarga, online ou em uma loja da operadora.

Para mais informações sobre chips pré-pagos em todo o mundo, acesse: Prepaid Data SIM Card Wiki.

Outra opção: chip internacional

O chip internacional é um chip global que pode ser adquirido ainda no Brasil em sites de empresas que realizam esse serviço, como America Chip, EasySim4you, MySimTravel e Viaje Conectado. A maior vantagem é que, pedindo seu chip ainda no Brasil, você pode ter acesso a todos esses serviços já no momento de chegada no aeroporto. Assim, poderá acessar informações online sobre as reservas no hotel, olhar mapas, encontrar transportes mais acessíveis, etc.

O único problema é que essa opção geralmente é muito mais cara, e não opera na melhor rede 4g. Também existe a possibilidade de apresentar problemas quando você for ativar o simcard ainda no aeroporto.

Se você for optar pelo chip internacional, nós recomendamos o eSIM Internacional da Holafly, garantindo assim acesso permanente à internet em qualquer lugar do mundo e livre de cobranças de roaming ou dados. Você pode comprar este cartão SIM virtual pela internet de onde estiver e, depois de comprar seu eSIM, você receberá imediatamente um e-mail contendo o código QR. Se você tiver algum problema com sua conexão de dados, a Holafly oferece suporte por chat 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, é possível usar seu eSIM e seu cartão SIM físico ao mesmo tempo, sem problemas.

Use o código VIAJANDOBEM para receber 5% de desconto a cada compra!

Lembre-se também que, para utilizar qualquer chip fora do Brasil, você deve desbloquear seu aparelho antes da viagem, na operadora de sua escolha. Nestas operadoras do Brasil ainda existe a possibilidade de contratar um plano para viagens que engloba a Europa, mas apenas algumas opções valem realmente a pena.

Celular e internet na Europa

Quanto custa um chip para celular com internet na Europa?

Os preços destes simcards variam de país para país e também de acordo com o plano de dados escolhido – exatamente como é no Brasil. Comprando com empresas que entregam antes da viagem, os preços geralmente começam em U$40 para 5 dias, com plano ilimitado ou 12GB, nas principais operadoras. Enquanto comprando na Europa, você deve encontrar valores entre 15 e 25 euros.

Se você gosta de usar aplicativos, redes sociais ou buscar mapas como o Google Maps (que consomem bastante da sua franquia de dados), você pode gastar de três a quatro gigas por semana – então vale a pena investir! Se você for mais comedido, baixar os mapas offline e aproveitar o Wi-Fi sempre que possível, verá que 1GB por semana dá muito bem. Muitos viajantes dos nossos roteiros personalizados fazem isso e conseguem viajar numa boa – mas a franquia de dados tem que ser maior caso você trabalhe viajando, como eu!

Celular e internet na Europa

Vou perder o contato com meu número brasileiro?

Sim! A menos que o celular tenha dois ou mais chips, assim ele continuará recebendo ligações e SMS se for habilitado para uso no exterior. Se você só tem um chip no celular, não receberá chamadas convencionais e também mensagens de texto. Como, por exemplo, os avisos de despesa do seu cartão de crédito, caso você tenha esse serviço habilitado – o que eu indico sempre, aliás!

A boa nova é que o número do seu WhatsApp não muda! Ao detectar um novo chip no telefone, o aplicativo pergunta se você quer manter o número original ou se quer mudar para o novo. Então, é só escolher a opção de manter o número antigo e tudo permanece normal!

Ainda não sabe qual escolher?

Minha recomendação é que você analise bem suas necessidades, o quanto você gasta de rede (se precisa de um plano ilimitado ou se um de 12gb é o suficiente, por exemplo), seu orçamento, os países que irá visitar e os serviços oferecidos por cada opção. Só você poderá saber o que é melhor para você realmente.

Se tiver alguma dica ou dúvida sobre o tema, deixe nos comentários que nós e outros viajantes podemos te ajudar!

3 Comentários

  1. Fatima

    Boa noite
    Vou para Bulgária e Romênia em novembro. Qual chip comprar para usar nos dois países? Com internet e telefone.
    obrigada
    Fátima

    Responder
  2. PAULO

    Olá Rogério a Claro está oferecendo um plano internacional Passaporte Europa com preço muito bom. O que vc tem conhecimento, o que acha? Obrigado

    Responder
  3. Miriam Bins

    Vou para Holanda e Alemanha em agosto. Vou precisar usar apenas a internet. Qual plano da easysim vcs recomendam?

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viagem em família pela Europa - o roteiro de Tonia e suas filhas - […] Para usar telefone e internet, usei o Claro Europa. Super funcionou! Se você quiser, também pode se informar sobre o…
  2. Chips de celular para usar na Europa: confira os que usei na Suíça e na Itália - […] Se você está acompanhando minha viagem mais recente pela Europa, sabe que estive na Itália e na Suíça curtindo…
  3. Roteiro de casal pela Europa: a viagem do casal Ricardo e Maria Mariana - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  4. Consultoria de viagem pela Europa: o roteiro de Janaína e Daiane - […] Compramos um chip no Brasil easysim4, foi super tranquilo e super indico, encontramos vários brasileiros sem internet e a…
  5. A viagem pela Grécia de Isabela e Bruno - Santorini, Mykonos e Atenas  - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  6. Roteiro romântico na Europa: a viagem de Alben e Carol - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  7. Roteiro da primeira viagem à Europa - […] Atualização: agora você pode comprar um único chip e utilizar em toda a Europa, já que caiu o roaming…
  8. Roteiro romântico pela Itália - a viagem de Raquel e Omar - […] Compramos um chip local, da Vodafone, para usar durante toda a viagem. O Omar usou plano da operadora Claro…
  9. Primeiro roteiro pela Europa do casal Carolina e Fabrício - […] Se você quiser, também pode se informar sobre o serviço de roaming totalmente gratuito na Europa! […]
  10. Conhecendo a Europa em casal - o giro do casal Eduardo e Karine - […] Compramos um chip da Vodafone já em Lisboa e foi a melhor coisa que fizemos na vida! Como a…
  11. Roteiro de viagem na Europa a viagem de Douglas e Marina - […] Nossos tios foram um mês antes para Europa e compram um chip para cada um de nós da Vodafone.…
  12. Roteiro em casal pela Europa - Itália, França, Bélgica, Holanda e Inglaterra - […] Não tivemos problemas para nos comunicar com quem ficou no Brasil porque eu já possuía um chip da Vodafone…
  13. Viagem romântica pela Europa: o roteiro de Davi e Yasmine - […] Nossa primeira vez na Europa exigia internet constante, então decidimos investir um pouco no chip para se manter conectados…
  14. Viagem com criança pela Europa: o roteiro de Flaviane, Marcelo e a pequena Júlia - […] Outra boa dica é usar o roaming gratuito na Europa – confira tudo sobre este tema no post aqui…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads