Origem da batata frita: a saborosa atração turística da Bélgica

por | Atualizado em 12/04/24 | Bélgica, Curiosidades, Geral

Com certeza você já deve ter provado a crocância das batatas fritas alguma vez na sua vida. Mas, já se perguntou onde elas surgiram? Neste artigo, você vai descobrir a história por trás dessa receita deliciosa e o contexto no qual foi originada. Vem com a gente! 😉

Batata frita com molho
Fonte: Gazeta do Povo

Onde nasceram as batatas fritas?

Servidas em pequenas fatias, crocantes por fora e macias por dentro, um dos melhores petiscos entre os adultos e crianças com certeza é a batata frita. Com acompanhamento ou não, a degustação dessas delícias pode trazer uma variedade de molhos e em diferentes contextos. Contudo, existe um mistério envolvendo a sua história de origem, uma vez que não há registros o suficiente para saber qual é a verdadeira.

Em uma das principais versões, há quem diga e afirme que as batatas fritas nasceram na Bélgica, em Namur, sul do país, por volta do ano de 1600. A história conta que na época, os camponeses tinham o hábito de fritar o peixe pescado no Rio Meuse. Contudo, em meados do século XVII e com a chegada de um rigoroso inverno, o rio congelou, dificultando a pesca. Dessa forma, como maneira alternativa de alimentação, os belgas passaram a cortar as batatas em formato semelhante ao dos peixes e, depois, fritá-las, dando origem ao petisco conhecido como batata frita.

Quanto ao nome “batata frita”, os belgas compartilham que, durante a Primeira Guerra Mundial, alguns soldados americanos tiveram o primeiro contato com a comida. Entretanto, como o francês é a língua oficial do sul da Bélgica, surgiu o apelido de “french fries” para as batatas, que traduzidas ganham o nome de batatas francesas. Surgem, assim, as famosas batatas fritas, conhecidas e amadas no mundo todo.

Estabelecimento belga
Fonte: acervo da parceira Daniela Bem Belga

E a história dos franceses?

Bom, existe outra história bem famosa que afirma que a batata frita tem sua origem na França. Segundo os franceses, a invenção dessa receita surgiu com os vendedores ambulantes que ficavam na Pont Neuf, a ponte mais antiga de Paris, no ano de 1789.

Além disso, existem registros da receita das batatas fritas no livro Les Soupers de la Cour, de Menon, em 1758. Sendo assim, pelo nome de “french fries” em inglês, algumas pessoas utilizam desse argumento para legitimar a origem francesa dos petiscos.

batata frita no prato com molho
Fonte: Casa e Culinária

Batata frita espanhola

E as teorias não param por aí! Segundo os espanhóis, mencionou-se pela primeira vez a receita da batata frita no ano de 1553, em um livro de memórias e experiências de Pedro Cieza de Leon, jovem historiador espanhol, famoso por estudar as histórias do povo Inca e do Peru. Sendo assim, em seu livro, Pedro descreveu a batata como um dos principais pratos da culinária Inca, como uma espécie de “noz da terra”.

Contudo, acredita-se que as batatas fritas não eram feitas da forma que são hoje. Provavelmente fritavam-nas inteiras, sem corte e com formato arredondado. Então, com o passar dos anos, aperfeiçoaram a receita até chegar à forma que se serve hoje em dia.

Batata belga

Com tantas histórias, fica difícil saber qual é o país de origem da batata frita. Contudo, é inegável admitir que essa receita é um símbolo da Bélgica, independente de sua verdadeira origem. No país, você encontra as batatas fritas nos carrinhos ambulantes até os restaurantes mais sofisticados.

Uma das atrações turísticas mais famosas da Bélgica é a batata belga. Esta é cozida duas vezes antes de ser frita, fazendo com que fique macia por dentro e crocante por fora. Servida em uma embalagem em formato de cone e com uma diversidade de molhos, as batatas belgas são conhecidas mundialmente e cativam uma infinidade de turistas, que não deixam de experimentar quando passam por lá.

batata frita no cone
Fonte: RFI

Este artigo foi baseado no conteúdo enviado pela Daniella, nossa parceira na Bélgica! Se você tem interesse em saber um pouco mais sobre o país e seu trabalho, clique aqui e confira o artigo com os serviços da guia Daniella e da equipe BemBelga!

Ah! E se você quer saber mais sobre a culinária em outros países, temos um artigo exclusivo sobre a história do pão francês, um texto sobre onde comer em Milão e um artigo completo sobre aula de culinária em Roma em português. Não deixe de conferir!

1 Comentário

  1. Caio Fernando

    Essa versão espanhola é nova… mas a batata frita inteira deve ficar um troço horrível….

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!