Motivos para contratar um guia de turismo na sua próxima viagem

por | Atualizado em 9/09/23 | África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Cultura, Dicas de Viagem, Europa, Tour Personalizado

Vai viajar e ainda tem dúvidas se contratar um guia de turismo é a melhor opção? Nesse artigo te contamos todas as vantagens e damos indicações de ótimos profissionais que falam português em diversos países do mundo!

contratar guia de turismo

O que é e faz um guia de turismo?

O guia de turismo é um profissional capacitado e especializado em turismo. Independente do país e região, todo guia cadastrado e habilitado para exercer a profissão dispõe de conhecimentos variados para ajudar ao máximo o turista naquele local.

No Brasil, o guia de turismo deve ter registro no Ministério do Turismo, assim como em outros países os guias também devem apresentar um certificado que comprove que ele é guia no lugar onde está atuando.

Diferença entre guia de turismo e guia turístico

Apesar de muitos confundirem, guia de turismo e guia turístico não são a mesma coisa. No primeiro caso, estamos falando do profissional, enquanto no segundo, daqueles folhetos que informam sobre o destino turístico. Ambos são extremamente valiosos e valorosos de se ter em uma viagem!

Vantagens de contratar um guia de turismo

Por ser uma pessoa com muito conhecimento da região, capacitada para receber e orientar turistas para aproveitarem o melhor do lugar, as vantagens de contratar um guia de turismo são incontestáveis.

Aqui estão 5 dos inúmeros motivos para você contratar um guia de turismo na sua próxima viagem:

Conhecimento da cultura local

Mesmo que não seja uma pessoa nativa daquele lugar, o guia de turismo passou por um longo processo para obter sua certificação. Dessa forma, ele precisa ter um amplo conhecimento do ambiente, da cultura e de sua história.

Para além de tirar fotografias nas ruas da cidade e principais atrações turísticas, conheça a verdadeira rotina daquele lugar. Pontos que passam despercebidos aos olhos de quem não repara com atenção. Saiba peculiaridades, lendas, costumes e tudo o que faz esse destino realmente especial.

Você vai conhecer o local pelo olhar de quem vive ali diariamente.

Facilidade na comunicação

Existem dezenas de guias de turismo brasileiros ou que falam a língua portuguesa ao redor do mundo. Se você tiver pouco ou nenhum conhecimento do idioma, essa pode ser uma ótima maneira de ter um facilitador no seu contato com os locais.

Mas ainda que você seja um amplo conhecedor da linguagem, existem histórias que precisam de um vocabulário detalhado para passar todo seu brilho.

Se você optar por um guia que não fale português, poderá também praticar a língua com alguém que tenha tempo e paciência para te explicar suas dúvidas.

Economia de tempo

O guia de turismo é a pessoa ideal para lhe informar rotas, facilitar a entrada em passeios, escolher os horários mais vazios de atrações e, assim, economizar muito tempo que você poderia gastar lidando com essas questões.

Claro que em determinados períodos e cidades, todos os lugares parecem cheios. Por isso mesmo a presença do guia é mais do que necessária para orientar nos melhores caminhos nessa situação.

Economia financeira

Apesar de pagar pelo serviço do guia, esse valor se torna um investimento. Além de facilitar a comunicação, te passar conhecimento sobre a cultura local e economizar seu tempo, ele ainda pode te orientar nos lugares com preços melhores e conseguir condições especiais.

Orientação para atrações

Sendo um roteiro pronto e pré-definido, seja um roteiro personalizado com os seus interesses, o guia de turismo pode te indicar o melhor caminho para você. Falar pra ele suas preferências, estilo de passeio, gostos e curiosidades são muito úteis para que ele possa te levar em lugares que realmente façam sentido com o que você quer e busca.

Como contratar um guia de turismo

Para contratar um guia de turismo é muito fácil! Você pode pesquisar em sites na internet, contatar uma agência ou procurar quando já estiver no local da viagem. Apesar disso, tome bastante cuidado. Procure indicações de blogueiros confiáveis, que já viveram a experiência, leia os comentários, tenha referências.

Em qualquer situação, peça o número de registro do guia que comprove que ele está apto para exercer a profissão. Em caso de alguma emergência, você sabe que pode contar com ele.

Aqui no Viajando Bem, nós temos uma seleção incrível de parceiros que atuam como guia de turismo em diversos países do mundo. Todos eles credenciados, falantes da língua portuguesa e aprovados por nossos clientes da consultoria.

Se você tem interesse em buscar um guia para sua próxima viagem, é só clicar no link ou pesquisar por “guia …(país ou cidade para onde vai)” na barra de pesquisas do blog.

Tenho certeza que vai ter uma ótima indicação para você!

E se precisar de ajuda para planejar a sua viagem, o consultor Rogério Milani viaja há mais de 30 anos e reúne todo esse conhecimento para ajudar outras pessoas a realizarem esse sonho! Acesse o depoimento de nossos clientes e veja como foram essas viagens. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads