Já pensou em realizar o sonho de fazer uma viagem para a Europa com direito à jogo do Barcelona e tour pelo estádio do Real Madrid? A Cris e o Marcelo resolveram juntar a aspiração do filho Thiago, o aniversário da filha Alexandra e os sonhos do casal para viver tudo isso em uma viagem marcante por Portugal e Espanha.
O roteiro: depoimento da família!
A viagem foi a realização de um sonho em dose dupla e de toda a família. Em 2019 decidimos fazer uma festa para comemorar os 15 anos de Alexandra, nossa filha. Na mesma época, combinamos que para o Thiago a comemoração do aniversário seria na forma de uma viagem, conhecendo cidades com grandes times europeus e estádios, pois ele sempre jogou e ama o futebol. A ideia era realizá-la até 2021, mas a pandemia chegou.
Concomitantemente, o casal Marcelo e Cris tinha o sonho de conhecer Portugal. No ano de 2022 acordamos que a viagem poderia unir os sonhos de todos. Nesse tempo, a Cris já pesquisava muitas matérias, sites e páginas sobre Portugal e Espanha, países escolhidos para a viagem.
Na escolha da Espanha (Madri e Barcelona) levamos em conta a língua, a proximidade de Portugal e, sobretudo, os dois grandes times Real Madrid e Barcelona. No entanto, havia muito receio de não dar conta das despesas, saber por onde começar, quantos dias de viagem, como se deslocar pelos locais que seriam escolhidos, como fazer uma viagem sem gastos exorbitantes e que coubesse no nosso orçamento, como escolher dentro da imensa oferta de lugares para se hospedar, entre outros.
Foi aí que conhecemos o Viajando Bem e conversamos com o Rogério, que nos deu uma luz sobre tudo o que era importante e necessário definir em uma viagem. Contudo, só em 2023 tomamos coragem. Aí foi uma correria, para dar conta em pouco tempo de planejar e reservar o essencial. Nesse período, o Rogério estava sempre disposto a esclarecer dúvidas, fazer pesquisas e dar as sugestões conforme sua experiência.
O jogo do Barcelona e o tour pelo estádio do Clube Real Madrid
Em nosso planejamento optamos em fazer um tour por um dos estádios e assistir um dos jogos. Para isso, precisaríamos definir que os dias que estivéssemos na Espanha coincidissem com jogos de algum campeonato Europeu. Observamos que no final de abril haveriam jogos da Liga Espanhola, tanto do Real Madrid quanto do Barcelona. Por outro lado, descobrimos que as datas e horários dos jogos poderiam mudar, conforme andamento do campeonato e que o calendário não era fixo. Assim, também ficamos sabendo que os tickets não são ressarcidos nem trocados, caso o torcedor não possa comparecer. A indicação era comprar mais próximo a data provável do jogo e que os sócios que não comparecem ao clube também colocam seus assentos à disposição.
Essa espera foi um pouco angustiante, pois temíamos que algum jogo fosse desmarcado quando estivéssemos na cidade ou que fosse um jogo muito procurado ou de algum campeonato famoso como a Champions League (ingressos são bem mais caros), que não caberia em nossa estadia e orçamento.
Então, com a aproximação da viagem escolhemos conhecer o Estádio Santiago Bernabéu, do Clube Real Madrid e assistir um jogo do Barcelona. Os ingressos compramos na semana da nossa viagem, site oficial do Barcelona, onde é possível escolher os assentos. Fomos e voltamos de metrô. É contagiante ver os torcedores entrando e descendo do metrô, e depois caminhando até o estádio.
Chegamos com tempo de ver o estádio sendo preenchido, a torcida bradando os gritos de guerra e os hinos, os jogadores conhecidos. O jogo foi emocionante e disputado, até que o Barcelona fez o único gol da partida.
Enfim, foi tudo maravilhoso e uma das melhores escolhas que fizemos como família. Cada lugar deixou muitas saudades: a história, a culinária, a arquitetura, a natureza, a dinâmica das cidades, a diversidade de povos e os costumes. Não dá pra descrever o quanto foi bom.
As cidades do roteiro
Passamos por Porto e Lisboa, em Portugal, e Madri e Barcelona, na Espanha. O tempo foi suficiente pra ver o principal de cada cidade, mas eu gostaria de ter ficado pelo menos mais um dia em Porto e em Madri para visitar os museus.
Os transportes durante a viagem
Todas deram certo. A companhia sugerida pelo Rogério para o voo de Porto para Madri foi ótima e correu tudo bem. Tanto em Madrid quanto em Barcelona utilizamos muito o metrô para o deslocamento na cidade. É muito rápido, fácil e econômico. Existem muitas estações por toda a cidade e duas que nos levaram até Camp Nou.
Trechos de trem
Viajar de trem foi uma experiência maravilhosa! Afinal, o transporte rápido, pontual e silencioso. Fomos de Madri a Barcelona por sugestão do Rogério e adoramos. Já foi uma atração a viagem em si.
Transporte até as hospedagens
Todos os locais tomamos táxi pelo fácil acesso e disponibilidade na porta do aeroporto ou estação de trem.
Locomoção nas cidades
Não alugamos carro. A maior parte dos transportes foram metro e ônibus nas cidades. Porém, de Lisboa até Fátima e de lá até Porto fomos com a Marina e Rui, indicados pelo Rogério. Um serviço excelente. Conforto do automóvel, informação e gentileza da Marina. Super indicamos.
Utilizamos o cartão para a família em Madri e Barcelona. Valeu porque ficamos poucos dias e carregava 10 viagens.
As hospedagens
Quanto às hospedagens, ficamos em apartamentos sugeridos pelo Rogério em Lisboa e Porto. Ambos com ótima localização, conforto e segurança, com preços dentro do nosso orçamento e anfitriões educados, disponíveis e queridos.
Em Barcelona, ficamos em um apartamento Perto da Sagrada Família e de estações metrô que deu para se descolar por toda a cidade. Também havia comércio com muitas opções perto padaria, lojas, farmácia. Ao mesmo tempo é um bairro residencial e calmo. Anfitriões deixaram entrar um pouco antes porque chegamos mais cedo na cidade.
Em Madri, nós ficamos no Novotel Madrid City Las Ventas, com mais conforto, espaço e luxo. Porém, bem mais caro do que os demais. Fica mais distante do Centro, mas o bairro é lindo e tem bons restaurantes e cafés. O transporte tanto de ônibus quanto de metrô facilitam o deslocamento. Além disso, conseguimos entrar bem antes do horário de check-in, o que foi ótimo.
Compra de ingressos antecipados para atrações turísticas
Compramos a maioria das atrações com antecedência por sugestões do Rogério. Vale a pena por conta de evitar filas e ter alguns descontos e garantia de vaga no horário que planejamos ir.
Seguro Viagem
Como o seguro viagem é obrigatório para a Europa, nós contratamos por indicação do Rogério. Mas, felizmente, não utilizamos.
O processo de imigração
Foi muito tranquila. Fizemos apenas em Lisboa. Levamos todos os documentos sugeridos, comprovantes etc, mas não nos pediram nada.
Clima durante a viagem
Excelente! Dias ensolarados, manhãs e noites frias e temperatura alta durante o dia.
Internet e telefonia
Para a Internet, nós compramos dois chips da operadora local no aeroporto de Lisboa e usamos durante toda a viagem. Foi bem tranquilo.
Comunicação em língua estrangeira
Alexandra, minha filha de 15 anos, se comunicou em inglês e espanhol.
Dicas para outros viajantes
Em Porto, na Ribeira, nós gostamos do Restaurante Terra Nova e, em Vila Nova de Gaia, a Quinta do Bom Dia para experiência do vinho do Porto.
Avaliação da viagem e consultoria
Superou nossas expectativas. Foram dias maravilhosos, cada canto, cada lugar, monumento e restaurante nós temos uma história. Parece um sonho.
Tudo aconteceu graças a disposição e paciência do Rogério, que esclareceu todas as dúvidas e deu boas dicas e orientações. Principalmente o fato de nos ajudar a organizar um roteiro que respeita nosso tempo e orçamento disponível, aliado aos sonhos e anseios dos viajantes. Recomendaria com certeza! Facilita muito pensar todos os passos antes e como aproveitar durante a viagem.
Queremos reiterar nosso agradecimento pelas sugestões e orientações na concretização deste sonho. Com o trabalho do Viajando Bem foi possível aliar dois objetivos que era conhecer um pouco de Portugal (sonho do casal) e assistir um jogo de um dos times da Espanha (no caso deu certo uma partida do Barcelona), que era presente de um dos filhos.
Cris, Marcelo, Alexandra e Thiago
Data da viagem: abril de 2023
0 comentários