20 dias conhecendo Portugal com dicas de passeio: o roteiro do Carlos e da Eliane

por | Atualizado em 5/02/24 | Algarve, Coimbra, Lagos, Lisboa, Nazaré, Porto, Portugal, Roteiros by Rogerio, Sintra, Tomar

Tem vontade de conhecer Portugal e quer saber como pode ser passar 20 dias por lá? O Carlos e a Eliane viajaram com um roteiro personalizado de viagem e dão dicas para quem quer fazer o mesmo!

20 dias conhecendo portugal com dicas de passeio

O roteiro

O roteiro preparado pelo Rogério super funcionou! Foi a 1º vez que usamos a sua consultoria e ela foi essencial para nos organizarmos. Já fiz uma viagem solo para a Espanha, e confesso que apesar de ter dado tudo certo, foi muito trabalhoso fechar o meu roteiro, hotéis e passeios. Certamente vamos voltar a nos falar em uma viagem futura.

As cidades do roteiro

  • Lagos – com passeio a Portimão para conhecer as Grutas do Paraiso e Benagil (lindas) – poderíamos ter ficado mais lá para aproveitar a praia;
  • Évora – com passeio a Monsaraz (uma graça de cidade medieval) – 2 dias foi tempo suficiente;
  • Passagem por Santarém para conhecer a igreja onde estão os restos de Pedro Alvares Cabral (fechada na hora do almoço) e Óbidos, que por conta de um festival de Gamers, estava com a visitação ao castelo fechada. Sem muito o que declarar;
  • Nazaré – com passeio a Aveiro (linda), Grutas Mira de Aire (bacana) e Fatima – poderíamos ter ficado um dia a mais em Nazaré para aproveitar a praia, ficamos 3 dias;
  • Porto com passeio ao Vale D’Ouro, Guimarães e Braga;
  • Luso – Palácio de Mussaco – passeio de passagem indo para Coimbra;
  • Coimbra – já estávamos bem cansados aqui, então suspendemos o passeio para a Serra da Estrela para apenas conhecer Coimbra;
  • Passeios em Conímbriga para ver ruinas Romanas (legal, mas poderia passar sem) e Tomar para conhecer o Convento de Cristo (impressionante);
  • Lisboa com passeio a Sintra – Palácio da Pena – tempo suficiente para Lisboa. Sobre Sintra, gostaríamos de ter conhecido pelo menos mais 2 castelos, então deveríamos ter ido pela manhã.

No geral, as cidades foram bem acolhedoras, mas achamos alguns problemas por falta de comunicação visual.

20 dias por portugal

Os transportes durante a viagem

Voos internacionais

Voamos pela TAP e não tivemos nenhum problema na ida ou na volta.

Trechos de trem

Fizemos apenas um trecho de trem, indo para Sintra, e foi muito tranquilo.

Aluguel de carro

Fiz reserva de um carro econômico pela RentCar ainda no Brasil, usando a empresa Centauro. Foi tudo certo, porém, ao retirar o carro, o atendente me ofereceu um seguro da própria loja informando que seria mais garantido e abrangente e que o seguro da Rent Car não cobria tudo tudo. Como ia dirigir por 15 dias, achei que seria melhor aceitar a sugestão caso viéssemos a ter algum problema. Eu fiz e foi bem mais caro. Como chegamos no feriado para pegar o carro, não consegui falar com a RentCar.

Alerto para quando fizerem uma reserva, imprimir o contrato do seguro com todas as informações. Não tive problemas na viagem, o carro atendeu plenamente mas fiquei com a impressão que não precisava fazer o seguro extra.

Aqui no blog tem um artigo completo sobre aluguel de carro na Europa que esclarece esses pontos.

Transporte pelas cidades

Na chegada a Lisboa, fomos até a locadora de carros com o transfer da própria locadora Centauro. No geral, andamos de carro nos orientando pelo WAZE. Em Lisboa, depois da entrega do carro, usamos transporte público e Uber.

Gostamos de andar de carro, mas o melhor meio de transporte para viajar pela Europa é relativo aos gostos, limitações e possibilidades de cada um.

As hospedagens

Lisboa – GuestReady – Minimalist Studio In Downtown Lisbon

OK · O alojamento estava de acordo com o esperado. Muito limpo, com cofre de segurança com as chaves, informações precisas do locador e tudo funcionando muito bem. A estação do metrô Anjos é bem próximo. Por perto, ainda tem mercado e padarias para pequeno almoço. Além disso, num dos acessos próximo ao alojamento (escadaria), existem moradores de rua. Não fomos importunados, mas de qualquer forma, ao chegar a noite, causa um certo desconforto

Coimbra – Guest House Santa Clara

Primeiramente, gostamos muito da simpatia de Margarida e Sofia. Nos atenderam com toda a atenção possível. O quarto super caprichado com frigobar, cama confortável, silencioso, enfim, 100% dentro das expectativas. Não é muito próximo do centro, mas é de fácil acesso. Nas proximidades tinham restaurantes para jantar e pequeno almoço, supermercado e um estacionamento subterrâneo gratuito.

Porto – 12 Short Term

Ficamos em um apartamento no térreo, bem amplo e com um quintal a disposição bem agradável. A localização do hotel é excelente e por perto existem vários comércios como padarias, farmácia, restaurantes e estacionamentos. Fica numa região de hotéis e nos sentimos muito seguros para caminhar na região a noite. Apesar disso, achamos o box do chuveiro muito pequeno e, para dois banhos, a água quente nem sempre foi suficiente. As cortinas também precisam de alguma manutenção. Pois, por serem roll-on e velhas, ficam presas no
rodízio.

Nazaré – NorthSpot

Os funcionários do hotel são extremamente simpáticos, gentis e prestativos. O quarto estava sempre em ordem e com roupas de cama e banho impecáveis. Além disso, a localização é muito boa pra quem está de carro e o café-da-manhã é bem sortido.

Evora – Graca Hotel

Primeiramente, adoramos a simpatia da D. Thereza, que nos recebeu muito bem. Quartos muito limpos e bem arrumados. Café da manhã sem luxo, mas bem servido. Por fim, pegamos um quarto de frente, no 2° andar e a vista da cidade era muito bonita. Para quem está sem carro, o hotel fica bem afastado do centro, caso contrário, a distância não será um problema. Nossa única questão é que não havia frigobar no quarto.

Lagos – Dona Ana Garden

A localização é excelente! O quarto que pegamos era simples, mas tinha tudo o que precisávamos. A piscina é aquecida e limpa. Ao lado do hotel, tem uma pequena mercearia que ajuda bem em pequenas necessidades. Custo-benefício muito bom. Apesar disso, o box do banheiro era muito pequeno e não tinha uma cortina escura para isolar a luminosidade ou mesmo o olhar de outras pessoas para dentro do quarto.

conhecendo portugal

Compra de ingressos antecipados para atrações turísticas

Adquirimos o Lisboa Card e foi muito útil para os transportes e um pouco eficiente para algumas atrações. Tentamos comprar o Porto Card, mas não encontramos um lugar fácil para essa aquisição.

Se for comprar pela internet, recomendamos utilizar o site Tiqets, parceira do Viajando Bem.

Seguro Viagem

Contratamos o seguro viagem por indicação do consultor, visto que é obrigatório para entrar na Europa. Apesar disso, não utilizamos, felizmente.

O processo de imigração

Nós realizamos a entrada e saída de Portugal por Lisboa. Chegamos de madrugada, saímos na hora do almoço e não tivemos problemas com a imigração, foi bem tranquilo.

Clima durante a viagem

Excelente! Calor durante o dia, fresco no amanhecer e no entardecer e friozinho à noite. Em nenhum dia choveu.

Internet e telefonia

Compramos 2 chips da VODAFONE para usar em 30 dias. Um somente com internet ilimitada que funcionou muito bem durante as viagens e uso do WAZE e outro chip com 10gb de internet e telefone. Usei o chip para ligações para o Brasil e envio de SMS e também funcionou perfeitamente. 10GB foram suficientes para os 19 dias que estivemos viajando. Enquanto estávamos nos hotéis, usávamos o WI-FI, o que poupou um pouco do uso do chip limitado.

Se estiver em dúvida sobre as maneiras de se manter conectado quando viajar para outro país e a melhor opção para você, tem um artigo aqui no blog completo sobre isso. É só clicar no aqui.

Comunicação em língua estrangeira

Falamos português sem problemas.

Dicas para outros viajantes

Indicação de restaurantes:

  • Templários, em Monsaraz – a cidade é uma pintura e o restaurante tem uma vista maravilhosa;
  • Allgarbe, em Portimão – comida muito boa;
  • Café Majestic e Restaurante Santiago, em Porto – para comer uma deliciosa “Francesinha”;
  • Le Petit Chef Belge, em Nazaré – um food truck no caminho para o Farol. Atendentes brasileiros e um hambúrguer de comer rezando;
  • Pastel de Belém, em Lisboa – um clássico perto do Mosteiro dos Jerónimos;
  • Cartuxa, em Évora – vinícola maravilhosa para quem gosta de enoturismo;
  • Brewhouse Restaurante, em Coimbra – saladinha de polvo IMPECÁVEL;

Outros lugares:

  • Convento de Cristo, em Tomar
  • Livraria Lello, em Porto
  • Castelo de Buçaco, em Luso
  • Vista do Porta do Sol, em Santarém
  • Grutas de Mira de Aire, próximo a Nazaré
  • Pôr-do-sol em Nazaré
  • Ruinas Romanas embaixo do Banco BCP, em Lisboa

Avaliação da viagem e consultoria

O saldo da viagem foi totalmente positivo! Vimos lugares lindos, fomos bem tratados em praticamente todas as cidades e zero de problemas com a comunicação, afinal, estávamos em Portugal (rs). Algo que mudaríamos seria a quantidade de dias em alguns lugares e talvez o total de dias de viagem. Confesso que por volta do 15º dia, já estávamos bem cansados, muito provavelmente, por conta das vários check-ins/check-outs.

O que mais gostamos na consultoria do Rogério foi a ajuda no planejamento e esclarecimento sobre melhores roteiros nos proporcionando otimização do nosso tempo e a busca dos hotéis. A atenção foi total dentro do proposto e com respostas muito rápidas às nossas dúvidas e solicitações.

Carlos e Eliane
São Paulo/SP
Data da viagem: maio de 2023

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads