Todo turista que vai para a Espanha e que gosta de comer quer provar uma paella – e não apenas qualquer uma, quer comer melhor paella em Barcelona! Esta comida ganhou o mundo como um típico prato da culinária espanhola. Neste post escrito pela Cris Rosa você encontra dicas preciosas para apreciar esta delícia e também quais os melhores restaurantes de paella de Barcelona.
A paella é o prato mais famoso e tradicional da culinária espanhola. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação. A origem da paella está em Valência e a tradicional, ou valenciana, como se diz aqui, tem como ingredientes básicos: frango, coelho, garrafón (feijão branco grande) e vagem.
Apesar de ter a origem em Valência, a paella acabou se popularizando na Espanha e é encontrada em diferentes versões, digamos, um tanto regionais. Isto significa, por exemplo, que a paella mais tradicional em Barcelona é a de frutos do mar – chamada de paella Marinera – ou a que mescla furtos do mar com carne – chamada de paella mar e montaña.
Mas fique tranquilo: o objetivo deste post não é oferecer uma receita de paella. Na verdade, eu quero é indicar restaurantes em Barcelona para você desfrutar deste prato tão procurado. Mas antes de indicar os restaurantes, quero dar umas dicas para você. Dicas espertas para você não cair em uma roubada.
Dicas para comer a melhor paella em Barcelona
Dica 1
Nunca coma uma paella nos restaurantes de Las Ramblas. Evite as ofertas do tipo: 3 tapas + paella ou pizza ou pasta por 10 euros. Desconfie de um restaurante onde possa escolher entre paella, pizza ou massa. Isto é roubada na certa.
Dica 2
Evite comer em restaurantes que do lado de fora tenham cartazes com fotos de paella e nestes cartazes levem algum tipo de marca como paellador e auténtica paella. E se junto do cartaz ainda estiverem oferecendo pizza, sai correndo.
Dica 3
A paella feita na hora demora ao menos 20 minutos e é feita para no mínimo duas pessoas. Se te trazem uma paella em 10 ou 15 minutos e em uma panela individual, pode ter certeza que é congelada.
Dica 4
Ás vezes, buscar uma paella pelo preço mais barato pode sair bem caro. Uma paella boa, com produtos frescos e feita na hora custa, no mínimo, 18 euros por pessoa. Fique esperto: de nada adianta economizar e se dar mal na hora de comer seu tão sonhado prato espanhol!
Dica 5
Uma paella se come em um restaurante especializado em arroz. Ali sim você vai encontrar uma autêntica paella e não vai se arrepender de gastar teus ricos euritos! 🙂
Dicas de restaurante de paella
Agora que você já tem estas preciosas dicas, só falta indicar os restaurantes:
Barceloneta: Produtos frescos e paella feita na hora. Da mesa podemos ver a cozinha.
End: Port Vell, Moll dels Pescador, Carrer de l’Escar, 22
Aberto todos os dias do ano.
Horário: 13h – 00h
Página no Facebook
Can Solé: Tem mais de 100 anos e é um dos mais tradicionais da cidade. Quem quiser dar uma olhadinha nas paellas servidas por eles, pode acompanhar o instagram do restaurante: @can_sole.
End: Carrer de Sant Carles, 4. Barceloneta
Fechado nas segundas-feiras.
Terça a quinta: 13h – 16h/ 20h – 23h.
Sexta a sábado: 13h – 16h/ 20:30h – 23h.
Domingo: 13h – 16h.
Página no Facebook
Cheriff: Entre os restaurantes de paella com preço acessível este é, para mim, o melhor. A Paella Cheriff, de frutos do mar, custa a partir de 19 euros por pessoa. Agora não espere um atendimento muito simpático e as entradas tem um preço bem alto.
End: Calle Ginebra, 15-17 – Barceloneta
Fechado nas segundas-feiras.
La Barraca: Uma arrozeria localizada na primeira linha do mar que oferece paellas e peixes frescos. Os fogões do La Barraca são comandados pelo aclamado chef Xavier Pellicer.
End: Passeig Marítim, 1 – Barceloneta.
Domingo a quinta: 13h – 23:30h
Sexta a sábado: 13h – 01:00h
Página no Facebook
Can Romanet: Um dos restaurantes mais antigos da Barceloneta especializado em arrozes, comida mediterrânea e peixes. O lugar tem uma agradável decoração marinheira e está localizado em uma casa original da antiga Barceloneta. Paella a partir dos 20 euros.
End: Rua Maquinista, 17 – Barceloneta
Aberto de segunda a domingo de 12h – 00h.
Gostou das dicas? Esteve em Barcelona e comeu uma paella incrível mas não estava listada aqui? Conte pra gente nos comentários! Afinal, comida boa nunca é demais! 🙂
Quem é Cris Rosa
Cristina Souza da Rosa, mais conhecida como Cris Rosa, mora em Barcelona há mais de cinco anos. Ela mudou-se para a cidade em 2009 para casar com um catalão e, de lá para cá, seu amor por Barcelona só cresceu!
Ela é historiadora e também trabalha como guia de turismo há dois anos, levando os brasileiros pelos lugares mais interessantes de Barcelona com a hospitalidade que só os brasileiros sabem oferecer – e falando português, claro! 🙂
Confira mais artigos para viajar por Barcelona:
10 coisas que mais gosto de fazer em Barcelona | Pelos olhos de uma local
Onde ficar em Barcelona – dicas de hospedagem testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria
Dicas para comer a melhor paella em Barcelona
Praias de Barcelona para visitar no inverno e no verão
Transporte em Barcelona: como circular pela cidade e quais tickets comprar
4 bate-voltas desde Barcelona: Montserrat, Taragona, Girona e La Molina
Frio na Europa: dicas para curtir Barcelona no inverno
10 motivos para visitar Barcelona!
Organizando passeios em Barcelona: ingressos que valem a pena comprar antes de viajar
5 maiores atrações de Barcelona – como escapar das longas filas!
Barcelona FC: o que saber para visitar o lendário Camp Nou
Pessima sugestão a Paejja do Cheriff . Fraquissima , abaixo da critica. Estou em Bcn ha 7 dias e é a quarta q como pois adoro o prato , sendo q esta foi de longe a pior
Acho que vc está enganada com a paella do restaurante Barceloneta , muito muito muito ruim … tão ruim que não deu para comer…devolvemos pq tinha gosto de queimada… o arroz estava muito duro… se me entende … o arroz era duro e não ao Dente
Cris, parabéns pelos seus comentários e orientações. Inteligentes, racionais e objetivas. Obrigado!