Segurança em Paris: o que você precisa saber antes de ir para as Olimpíadas

por | Atualizado em 30/04/24 | Dicas de Viagem, Europa, França, Paris

Ah… Paris! A cidade das luzes, da Torre Eiffel e, neste ano de 2024, berço das Olimpíadas. Se você vai acompanhar o evento, é importante se atentar nas maneiras de se divertir com responsabilidade. Neste artigo, traremos dicas sobre como curtir com segurança em Paris e aproveitar as Olimpíadas. Vem com a gente! 😉

Olimpíadas Paris 2024
Fonte: La Prensa

Olimpíadas Paris 2024

De 4 em 4 anos, ocorrem as Olimpíadas: um evento multiesportivo internacional, que reúne países de todos os continentes para disputar diferentes modalidades esportivas. Dessa forma, a promoção da paz e união entre os países é o principal objetivo dos Jogos Olímpicos.

Neste ano de 2024, o evento será realizado na França, Paris. Do dia 26 de julho ao dia 11 de agosto, acontecerão 329 competições, que contam com 32 esportes e 48 modalidades. Nestes 17 dias de eventos esportivos, a edição promete quebrar recordes e apresentar inovações, como o Breakdance e a Canoagem Slalom Extremo.

Além disso, a venda dos ingressos já está rolando e, inclusive, alguns eventos mais concorridos já estão com os ingressos esgotados. Sendo assim, se você estará em Paris neste período e deseja ir em alguma competição, garanta já suas entradas no site oficial das Olimpíadas 2024!

Corrida nas olimpíadas
Fonte: Unsplash

Seguro viagem

Para viajar com segurança em Paris, é essencial contratar um seguro viagem, visto que é obrigatório para viagens para Europa. Além da tranquilidade que o seguro oferece (de que se alguma eventualidade acontecer você tem toda a assistência da seguradora), ainda tem o bônus de não contar com gastos muito acima do programado na viagem.

Além disso, você deve levar as circunstâncias em consideração: durante as Olimpíadas, a cidade estará mais cheia que de costume. Dessa forma, se algo acontecer, é mais fácil acionar o seguro do que contar com assistência médica e hospitalar que, além de ter um preço exorbitante, pode estar com alta demanda.

Se você precisa de uma indicação de operadora, nós recomendamos a Real Seguros. Lá você pode comparar o preço de diferentes seguradoras e escolher a melhor para você.

Ah! E se você quer saber mais sobre o seguro viagem, aqui no blog temos um artigo exclusivo com todas as informações que você precisa. É só clicar aqui!

Seguro viagem
Fonte: Travel Plus Turismo

Dicas e cuidados em Paris

Neste ano de 2024, a expectativa é que mais de 15 milhões de pessoas compareçam aos Jogos Olímpicos, sendo 12% estrangeiros. Já deu para ver que é gente demais, né? Por isso, é importante tomar alguns cuidados para garantir uma experiência tranquila. Se liga!

Segurança na hospedagem

Quando falamos em viagens, escolher com antecedência um bom lugar para se hospedar é uma das prioridades. Antes de definir onde você vai ficar, é importante que você pesquise muito bem tudo o que o lugar oferece. Leia avaliações, veja fotos do lugar, avalie o preço e o conforto. Dessa forma, você tem mais chances de garantir uma estadia satisfatória que faça sentido para a sua realidade.

No caso de Paris e levando em consideração as Olimpíadas, a hospedagem já deve estar garantida há alguns meses. Isso porque a antecedência na reserva é super importante, ainda mais se você estiver viajando para outro país que estará sediando um evento internacional na época de sua viagem.

Neste caso, para quem vai acompanhar os Jogos Olímpicos, recomendamos que o lugar de sua hospedagem seja próximo aos locais dos eventos que você frequentará. Isso te ajudará a economizar tempo para chegar onde deseja, visto que as ruas estarão muito movimentadas. Além disso, pesquise se é um bairro seguro! Uma dica para saber mais sobre onde você vai ficar é ler as avaliações dos hóspedes. Elas podem ajudar muito!

Entretanto, leve em consideração que a cidade estará recebendo muitas pessoas. Logo, o fluxo será maior e, principalmente no centro, haverá muito barulho. Se você prefere um lugar mais tranquilo para se hospedar, opte por um local mais afastado do centro. Mas, lembre-se! Isso pode significar um gasto a mais com transporte e um longo tempo enfrentando o trânsito.

Se você quer mais dicas de como escolher a melhor hospedagem para sua viagem, temos um texto exclusivo aqui no blog sobre este assunto. É só clicar aqui!

Evite carregar muitos objetos de valor

Já ouviu a frase “menos é mais”? Ela se aplica nessa situação! Mantenha seus objetos de valor como passaporte, dinheiro, cartões de crédito e jóias em um local seguro e discreto, como o cofre do hotel. Entretanto, se for indispensável a saída com determinado item, guarde-o em uma pochete interna (por baixo das roupas).

Busque andar apenas com itens de valor extremamente necessários, como seu o celular para se comunicar. Mas, também não dê bobeira! Use-o apenas quando necessário e não fique com o aparelho a mostra. Uma dica é entrar em algum estabelecimento ou lanchonete para poder usar o celular ou acessar itens de valor.

Fique atento ao seu redor

Por ser uma cidade muito popular no âmbito turístico, Paris é conhecida pela grande incidência de furtos, principalmente em áreas turísticas movimentadas. Sendo assim, é importante manter a atenção redobrada. Se atente em todos os lugares! Nos metrôs, estações de trem, em estabelecimentos e nas ruas.

Além disso, evite andar sozinho em áreas com pouca iluminação e em ruas que você não conhece. Quando se trata de segurança, todo cuidado é pouco!

Furto
Fonte: Telavita

Bolsas e mochilas

Se você for sair com alguma bolsa ou mochila, opte por aquelas que possuem zíper. Se preferir e sentir necessidade, providencie um cadeado para fechá-las. Isso pode evitar algum furto rápido que aconteceria se você estivesse distraído.

Além disso, mantenha sua mochila da parte da frente do seu corpo. Dessa forma, ela estará dentro do seu campo de visão.

Cuidado com as pessoas

Nem todo mundo tem boas intenções o quanto parece. Algumas pessoas podem tentar te distrair inventando histórias para conseguir dinheiro e te enganar. Assim sendo, atente-se a essas atitudes para não cair em golpes.

Além disso, cuidado com a venda de produtos falsificados! Nesta época de Olimpíadas, haverão muitos turistas. Logo, muitas pessoas podem tentar se aproveitar disso. Então, confira a credibilidade do vendedor e a qualidade dos produtos que você vai comprar.

Atenção ao trânsito

Os motoristas de Paris podem não dar preferência aos pedestres durante o tráfego. Portanto, preste atenção nos sinais de trânsito, nas placas e nas faixas de pedestre. O fluxo de automóveis é intenso, então é importante estar bem atento.

Fui roubado, como proceder?

Imprevistos e situações desagradáveis como roubos e furtos podem acontecer em qualquer lugar do mundo, mesmo tomando os devidos cuidados. Dessa forma, é importante saber como proceder nessas horas.

Se você tiver algum item roubado, ligue para a polícia pelo número 17 ou vá até a delegacia mais próxima para fazer um boletim de ocorrência. Em caso de furto de documentos, como o passaporte, você deve contatar o consulado Brasileiro no endereço 34, cours Albert 1er – 75008 Paris ou por e-mail, pois o consulado não recebe ligações. Eles irão te ajudar a tirar novos documentos e te auxiliar no seu retorno para o Brasil.

Se o seu celular for roubado, você deve bloquear a linha ligando para o serviço de atendimento ao cliente ou pelo site da sua operadora. Após a suspensão, a linha poderá ser reestabelecida adquirindo um chip novo nas lojas. Os telefones para atendimento no exterior são:

  • Claro: + 55 11 9199-5555
  • OI: +55 21 2729-1301
  • TIM: +55 11 2847 6144
  • VIVO: +55 11 3056-8628.

Em caso de perda ou roubo de cartão, você deverá entrar em contato com seu banco e cancelar o cartão antigo. Em algumas situações, os bancos oferecem cartões emergenciais. Se atente para fazer esse contato, caso necessário.

França em alerta máximo de terrorismo: o que isso significa?

Se você está indo para a França, é importante saber o que está acontecendo atualmente no país. Após o ataque à casa de shows no dia 22 de março em Moscou, na Rússia, a França elevou o alerta de terrorismo ao mais alto nível. A decisão aconteceu meses antes das Olimpíadas, como forma de garantir a segurança do país e das pessoas.

Essa medida significa maiores recursos de segurança, como patrulhas intensificadas pelas forças armadas em locais públicos, como estações de trem, metrôs, aeroportos e nas ruas. Além disso, o governo francês está autorizado a tomar medidas sérias, como o fechamento de estradas e metrôs, por exemplo.

Portanto, se você perceber um fluxo maior de policiais e patrulhas, não se desespere! Eles estão ali para garantir a segurança do local.

Divirta-se com segurança!

As emocionantes competições esportivas serão foco nos assuntos mais comentados no mundo durante os dias em que irão acontecer. E, se você vai à Paris prestigiar algum evento, existem muitas maneiras de se divertir com segurança. Portanto, atente-se a isso! Boa viagem 🙂

Olimpíadas Paris 2024
Fonte: CNN Brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!