Dicas de viagem para Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura

por | Atualizado em 28/03/23 | Dicas de Viagem, Óbidos

Descubra neste post várias dicas de viagem para Óbidos para os amantes da literatura – o destino tem inúmeras livrarias e um festival literário anual bastante conhecido em Portugal, vem ver!

Dicas de viagem para Óbidos

Dicas de viagem para Óbidos: uma vila portuguesa para os amantes de literatura

Óbidos é uma encantadora cidade portuguesa que é uma excelente opção de bate-e-volta para quem está turistando em Lisboa. A cidade medieval tem pouco mais de três mil habitantes e vários pontos turísticos e atividades para ver ou fazer em um só dia de visita.

O destino fica a cerca de 45 minutos de distância de Lisboa para quem vai de carro. Para aproveitar ao máximo o seu tempo e ter mais flexibilidade, alugue um carro com a Rental Cars ou a Rentcars. Felizmente, dirigir em Portugal não é tão difícil quanto algumas pessoas podem pensar e as principais rodovias são bem sinalizadas e boas de rodar! Se você tem dúvidas sobre aluguel de carro na Europa, confira este post!

A cidade fica no topo de uma colina protegida por enormes muralhas medievais. Óbidos é composta por belas casinhas brancas e um castelo imponente no topo. Pode até parecer, mas esse não é o início de um conto de fadas. A ligação de Óbidos com a literatura vai além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é atualmente conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias diferenciadas e sedia anualmente um conhecido festival de literatura.

Dicas de viagem para Óbidos

Crédito: Sivan Askayo

Óbidos e a literatura

Apesar de ter uma quantidade pequena de habitantes (especialmente se comparada aos outros destinos turísticos de Portugal), Óbidos começou a chamar a atenção de quem viaja para o país em busca de cultura. Isso porque o número de livrarias em Óbidos não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.

Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12, a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos, e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.

Dicas de viagem para Óbidos

Foto: http://vilaliteraria.com/

Outros espaços de Óbidos trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia e Fernando Pessoa, o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis e ter um dia muito divertido com seus pequenos.

E, para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares de livros e todo o conforto que você pode querer. O restaurante e bar do hotel tem enormes estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados. E o mais interessante: o hotel funciona onde era um antigo convento, assim, o espaço é amplo e histórico – ao todo, são mais de 30 quartos na propriedade!

Dicas de viagem para Óbidos

The Literary Man: um hotel que mais parece uma biblioteca

Festival Literário

Para completar a alegria dos amantes da literatura, todo ano Óbidos promove a festa literária FOLIO, que durante onze dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando leitores e autores em contato e promovendo uma troca de experiências incomparável. Este ano, o FOLIO acontece entre 27 de setembro e 7 de outubro – a programação completa está disponível no site do evento.

Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, seu castelo, onde hoje funciona a pousada de que já falamos e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.

Dicas de viagem para Óbidos

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que tem o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. Para mais informações, acesse o site de turismo da região.

Tour personalizado

Outra forma de passear por lá é contratar os serviços da Além-Mar Turismo, empresa parceira aqui do blog que organiza passeios por toda Portugal com segurança e hospitalidade. Para quem quiser, os proprietários Marina e o Rui também podem fazer o transporte em sua confortável “carrinha” de Lisboa e outras cidades portuguesas até Óbidos! E o melhor: os passeios personalizados deles tem desconto para nossos leitores!

Dicas de viagem para Óbidos

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!