Informações sobre o Coronavírus – devo cancelar minha viagem?

por | Atualizado em 22/02/23 | Geral

Reunimos em um só post todas as informações sobre o Coronavírus – confira uma série de perguntas e respostas pra tirar suas dúvidas sobre o tema!

Informações sobre o Coronavírus

Informações sobre o Coronavírus – devo cancelar minha viagem?

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi confirmado na última quarta-feira (26) e reacendeu o pânico da população em relação à doença, que já infectou mais de 80 mil pessoas em cerca de 40 países. Diante dessa situação, o que devemos saber e/ou fazer? Em primeiro lugar, é FUNDAMENTAL não ceder ao pânico, principal aliado na disseminação de notícias falsas. Fake news, nesse momento, só serve para fortalecer atitudes xenofóbicas e atrapalhar a prevenção e a informação da população de forma correta. Nós, do Viajando Bem, resolvemos fazer nossa parte e compilar aqui, num só post, o que temos de informação até o momento por fontes confiáveis e oficiais, como a OMS e os guias de turismo que são parceiros do blog e atuam na Europa e estão acompanhando as notícias de lá.

Tire suas dúvidas

Sobre o Coronavírus

O vírus é uma novidade?

Não. Conhecemos os coronavírus desde os anos 60. Diferentes mutações foram responsáveis pelo surto de SARS entre 2002 e 2003 na China e por espalhar, em 2012, a MERS, do Oriente Médio. Em 2019, foi a vez da Covid-19, na China. O nome dado pela OMS para a nova mutação do coronavírus (Covid-19) foi, aliás, pensado justamente para evitar associações à países, grupos étnicos e de animais específicos como forma de conter atitudes preconceituosas e xenofóbicas.

Como começou a transmissão do coronavírus?

As primeiras pessoas contaminadas haviam estado em um mercado de frutos do mar, confirmando a origem animal do vírus. Em pouco tempo a transmissão entre seres humanos foi comprovada e o vírus começou a se espalhar.

Como o contágio pode ocorrer?

O contágio pode acontecer pelo ar (tosse ou espirro), gotículas de saliva ou catarro, contato pessoal (aperto de mão, beijo) ou com superfícies contaminadas como maçanetas.

Quais as chances de contaminação?

Na maior parte dos casos, a transmissão é limitada e se dá por contato próximo. Ou seja, profissionais de saúde ou membros da família que tenha tido contato físico com o paciente ou permanecido no mesmo local que o paciente doente.

Quanto tempo os sintomas demoram para se manifestarem?

Ainda não há uma informação exata. Com base nos casos diagnosticados, presume-se que o tempo de exposição ao vírus e o início dos sintomas seja de até duas semanas.

Quais são os sintomas de infecção pelo coronavírus?

Pode variar desde casos assintomáticos, casos semelhante ao resfriado (febre, dificuldade para respirar), até casos graves com pneumonia e insuficiência respiratória aguda.

O coronavírus oferece risco de morte?

Das 80 mil pessoas infectadas até agora, cerca de 2,7 mil morreram. A taxa geral de mortalidade dele é de 2,3% — mas chega a 14,8% em pessoas com mais de 80 anos, diz estudo do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (CCDC).

O que é um caso suspeito?

O governo brasileiro adotou, até o momento, a seguinte definição: toda e qualquer pessoa que apresente sintomas de infecção respiratória e tenha viajado para a área de transmissão local ou contatado paciente suspeito ou confirmado com o vírus.

Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

Exames laboratoriais realizados por biologia molecular identificam o material genético do vírus em secreções respiratórias.

Qual é o tratamento para a Covid-19?

Não há medicamento específico. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas. Nos casos mais graves, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.

Há alguma vacina para prevenir a infecção?

Não há vacina até o momento. Além disso, é importante lembrar que a vacina da gripe protege somente contra o vírus influenza, uma outra família de vírus, não sendo eficiente contra o coronavírus.

O que fazer ao detectar um caso suspeito?

Os casos suspeitos devem ser isolados enquanto houver sinais clínicos, e o uso de máscaras é recomendado para esses pacientes. Profissionais da saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas.

Como prevenir o contágio com o coronavírus?

As recomendações são as mesmas que temos para evitar outras infecções respiratórias:
– Evite contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
– Lave as mãos com frequência;
– Evite contato desprotegido com animais rurais e silvestres;
– Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Caso apresente sintomas e tenha viajado recentemente para a China, contate um serviço médico.

Qual é a orientação da OMS no que diz respeito ao uso de máscaras?

A OMS recomendam que as máscaras cirúrgicas sejam usadas por:
– pessoas com sintomas respiratórios, como tosse ou dificuldade de respirar, inclusive ao procurar atendimento médico
– profissionais de saúde e pessoas que prestam atendimento a indivíduos com sintomas respiratórios
– profissionais de saúde, ao entrar em uma sala com pacientes ou tratar um indivíduo com sintomas respiratórios

O uso de máscaras não é necessário para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios. No entanto, máscaras podem ser usadas em alguns países de acordo com os hábitos culturais locais.

As pessoas que usarem máscaras devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção.

Sobre o Coronavírus x viagens

Posso viajar para a China?

Com o aumento do nível de alerta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alto em relação ao risco global do novo coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda que viagens ao país sejam realizadas apenas em extrema necessidade.

Há restrições de tráfego em algum lugar do mundo?
Na Itália, onze pequenas cidades do Norte estão sob restrição de tráfego. Esses vilarejos (Bertonico, Codogno, San Fiorano) estão localizados a cerca de 70 km de Milão e 30 km de Cremona. Os 50.000 moradores da região estão impedidos de deixar seus povoados. Não há restrição de voos para a Itália ou para qualquer outro lugar da Europa.

As atrações turísticas estão funcionando?
No Norte da Itália, museus e igrejas de Milão, Turim, Verona e Veneza estão fechados até o dia 3 de março. Em Roma o Vaticano suspendeu visitas às catacumbas romanas. Não vimos outras atrações fechadas neste momento – nem na Itália, nem no restante da Europa.

Há quarentena na volta?
Não há quarentena forçada na volta de viagens ao Exterior. Isso pode variar de empresa pra empresa – algumas optam por deixar seus funcionários em home office por alguns dias quando retornam de viagem.

Resolvi cancelar minha viagem. Como pedir reembolso?
Neste momento não há uma política uniforme de alteração/reembolso sem custo para viagens à Europa. Mudar o bilhete é mais fácil para quem tem viagem marcada para países afetados pela epidemia. Algumas cias. aéreas, como Iberia, Air Europa e KLM estão permitindo remarcar sem custo passagens para o norte da Itália. O grupo Lufthansa-Swiss também oferece o reembolso – aqui nesta matéria da UOL você encontra o posicionamento detalhado de todas as companhias aéreas no que tange ao cancelamento e reeembolso de voos comprados anteriormente.

Tanto o Procon quanto a Braztoa (associação das operadoras) recomendam que os fornecedores ofereçam condições de reembolso ao consumidor. Mas como não é automático, é preciso negociar caso a caso.

Viagens para a Itália e Coreia do Sul podem ser alteradas, mas com restrição de datas.

E as hospedagens? Consigo reembolso?

Essa é uma grande preocupação de quem já tinha passagem marcada e, mais uma vez, cada caso é um caso. Uma coisa é certa: se você estiver com viagem marcada pra China, a chance de ressarcimento é maior. Grandes redes como a Ascott e a Accor flexibilizaram sua política para hospedagens até o dia 31 de março, permitindo cancelamentos e alterações sem custo na China, Hong Kong, Macau e Taiwan. Os hotéis Radisson também permitem mudanças na reserva de quem vai para a China sem cobranças extras. Já o Airbnb, que possui uma cláusula de causas de “força maior” que obriga hóspedes ou anfitriões a alterar ou cancelar viagens, está reembolsando os viajantes que fizeram reservas na China até o começo de fevereiro de 2020 para viajar até o início de abril de 2020.

Muitas opções de hospedagem, quando em tarifas promocionais mais baratas, costumam não oferecer flexibilidade ou reembolso – mas, nesta situação especial, é comum que as empresas estejam mais flexíveis.

Coronavírus e Seguro Saúde Obrigatório

ATUALIZADO EM 9 DE MARÇO: As seguradoras emitiram um comunicado oficial, a fim de tranquilizar, que toda assistência médica aos pacientes que apresentarem os sintomas do novo CoronaVírus (COVID-19) como, tosse, febre e dificuldades respiratórias está garantida em suas viagens. Até que o novo vírus seja declarado epidemia, ou que a OMS (Organização Mundial da Saúde) oriente não viajar para algum determinado país, as seguradoras prestarão toda assistência necessária.

Segundo a Seguros Promo, as seguradoras não cobrem casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias. Estes casos se encontram na lista de “riscos excluídos”, ou seja, não entram na cobertura médica prevista na apólice do seguro.  Até o momento (dia 05/03/2020) a OMS (Organização Mundial da Saúde) ainda não declarou o coronavírus como uma pandemia. Diante desse quadro, as seguradoras estão cobrindo os gastos com despesas médicas e hospitalares previstos na apólice para os sintomas da infecção e o tratamento.

Quais são os benefícios do seguro viagem?

Ainda defendo que vale MUITO a pena contratar o seguro viagem obrigatório para a Europa – e em todas as viagens! Com ele, você consegue os seguintes benefícios: cancelamento de viagem por imprevisto ou acidentes graves e desastres naturais; atendimento médico e cobertura de gastos por atraso de voos, malas perdidas ou extraviadas.

Vale lembrar que cada empresa tem sua política de cancelamento e que, se o único motivo para o cancelamento da viagem for o surto de coronavírus, as apólices não garantem nenhum tipo de reembolso. Apesar disso, algumas redes hoteleiras e companhias aéreas estão oferecendo cancelamento gratuito ou alteração nas reservas. Informe-se diretamente com as respectivas empresas.

Por fim, confira este vídeo bastante informativo elaborado pelo Dr. Dráuzio Varella e equipe. Compartilhe e ajude a combater a desinformação!

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