16 dias pela Europa: a viagem da Aline e do Kaique por Paris, Lucerna, Veneza e Roma

por | Atualizado em 27/04/23 | Europa, França, Itália, Lucerna, Paris, Roma, Roteiros by Rogerio, Suiça, Veneza

Quer saber como aproveitar o melhor da Europa em 16 dias? Confira o roteiro da Aline e do Kaique, que tiveram que parar sua viagem em 2020 por causa da pandemia do Covid-19 e puderam realizar o sonho agora em 2023!

roteiro de 16 dias pela europa

Viagem para a Europa: um sonho adiado pela pandemia

Nossa primeira viagem para Europa estava marcada para março de 2020 e foi planejada com meses de antecedência. Um sonho que estava apenas no papel e, conhecendo o trabalho do Rogério, percebemos que sim, seria possível realizá-lo.

Devido a pandemia, aproveitamos apenas a metade de nossa viagem programada (Londres e Paris), pois quando a Europa fechou para turistas, estávamos em Paris e precisamos retornar urgentemente para o Brasil. Chegamos aqui contando o tempo para que tudo isso terminasse e pudéssemos continuar nossa viagem logo, e dessa vez, já apaixonados pela Europa.

Na nova viagem de 2023, fizemos algumas alterações no roteiro. Como Londres conseguimos aproveitar 100% do programado, resolvemos conhecer outro país, assim, adicionamos a Suíça. Foi uma ótima escolha!

Referente à questão econômica, sentimos uma grande diferença em relação ao ano de 2020. Nossa viagem de 2023, saiu quase o dobro do valor que seria em 2020 se tivéssemos completado a viagem. Na época, os hotéis e ingressos não utilizados nos ofereceram reembolso e muitos vouchers, onde utilizamos na viagem de 2023.  E que viagem!

Ansiosos pela próxima!

O roteiro

Nosso roteiro ficou perfeito, exatamente como precisávamos e imaginamos! Afinal, planejamos tudo com antecedência e as dicas do blog foram essenciais.

A única coisa que mudaria seria fazer mais viagens de trem! Acredito que realizar todos os transportes de um país para outro assim seria menos cansativo, mas devido a custo x benefício, realizamos alguns de avião também. Eu não sabia, mas as viagens de trem são realmente maravilhosas.

As cidades

Paris/França – Ficamos 4 dias em Paris: 2 dias no inicio da viagem e 2 dias no final da viagem, pois nosso aéreo foi com chegada e partida por Paris. Como já conhecíamos a “cidade-luz”, os dias foram suficientes para nossa estadia e visita à Disneylândia.

Lucerna/Suíça – 4 dias: Ahh Suíça, arranca suspiros! Lugar maravilhoso, tudo funciona perfeitamente. De trem realizamos alguns bate-e-voltas saindo de Lucerna, conhecemos outras cidades como: Interlaken, Engelberg e Grindelwald. Em outra oportunidade com certeza ficaríamos mais dias na Suíça, ela é fantástica.

Veneza/Itália – 3 dias: Tempo exato para conhecer essa cidade onde tudo é feito pela água e cada rua tem um encanto. Lugar romântico e agitado.

Roma/Itália – 4 dias: Cidade histórica e com uma gastronomia maravilhosa. Precisamos ser muito objetivos ao escolher os lugares para visitar, pois são muitos. De Veneza, realizamos também um bate-e-volta para Verona.

Os transportes durante a viagem

Voos internacionais

Nossas passagens foram pela Latam, uma promoção da 123 milhas com voos flexíveis. Confesso que ficamos com muito medo de algo dar “errado”, pois ouvimos muitos elogios e muitas criticas também. Apesar disso, deu tudo certo. Ainda bem!

Nossos voos foram noturnos e diretos, sem escala, tanto de São Paulo para Paris quanto o contrário. O atendimento e serviço de bordo foram muito bons, e também tinham boas opções de filmes e séries, para nossa alegria.

Os trechos de trem

Utilizamos trem na maior parte da viagem, é simplesmente FANTÁSTICO! Ótimo em conforto, sem burocracias de despacho de bagagens, super rápidos e com vistas lindas demais.

Locomoção nas cidades

Em quase toda a viagem utilizamos transporte público dentro das cidades, ou seja, andávamos de ônibus, trem ou metrô. Apenas para algumas ocasiões específicas pegamos uber ou táxi, como na saída do aeroporto de Paris até o hotel.

Em Paris, fizemos a compra de lote com 10 tickets para ônibus e metrô, devido a estadia de poucos dias.

Na Suíça, com a hospedagem ganhamos o passe para o transporte público gratuito na cidade e compramos o tell pass que valeu muito a pena, pois fizemos vários bate-e-volta em outras cidades e também tivemos entrada gratuita em algumas montanhas. Além disso, ele dava acesso à transportes públicos, aos montes com teleférico ou cremalheira e também descontos em alguns lugares, como museus.

Já em Roma, compramos o passe de transporte público para ônibus e metrô. Utilizamos apenas 1x para metrô, pois ele dá acesso à poucas regiões. Em Veneza também compramos o passe de transporte público para os barcos.

Aliás, recomendamos muito os passes! Eles são ótimos, pois otimizam muito tempo.

Do aeroporto/estação até a hospedagem e vice-versa

Em Paris, utilizamos táxi e uber. Na Suíça, caminhamos a pé e utilizamos o ônibus. Já em Roma, optamos por táxi e ônibus.

Hospedagens

Hotel Saint Christophe – Paris: Boa localização, próximo ao metro e bem confortável. Café da manha pago à parte, simples, porém muito gostoso. Recepção gentil e em português, nos deu várias dicas e auxílio de horários do metrô, devido a manifestação que estava ocorrendo em Paris.

Appartements Hofquartier – Lucerna: Localização perfeita! Apartamento equipado com o necessário para estadia curta ou longa. Próximo da estação de trem, de restaurantes, ponto de ônibus, mercados… Patrícia, nos tirou todas as dúvidas que precisávamos e nos deu várias dicas também.

Residenza Bistrot De Venise – Veneza: Um charme de quarto, com decoração bem veneziana! Cama um pouco “dura”, porém muito espaçoso, e o banheiro e chuveiro ótimos! Como tudo é feito a pé, ficamos em ótima localização, com muitos restaurantes e bares ao redor. Lugar mais agitado!

Youroom – Coppelle – Roma: Nos surpreendeu! Quando chegamos ficamos um pouco preocupados com a localização e faixada, porém é o “tipo” de Roma rs. Apartamento bem moderno, muito confortável e espaçoso, limpo, banheiro e chuveiro excelentes, com mini cozinha compartilhada para café e lanches. Tudo digital, sem contato físico com o proprietário. Restaurantes e bares bem próximos, com o charme de Roma, luzes e aquecedores.

Best Western Au Trocadéro – Paris: Sem palavras para essa localização, simplesmente perfeita! Em frente à Torre Eiffel, próximo de restaurantes, cafés, metrô, mercados… Confortável, limpo, com um café delicioso.

16 dias pela europa

Ingressos antecipados para atrações turísticas

Compramos basicamente tudo antecipado, vale muito a pena, tanto em valor como em tempo. Apesar de nossa viagem ser realizada em baixa temporada, as cidades estavam bem movimentadas.

Se você também é como nós e prefere comprar tudo com antecedência, recomendamos fazer isso pelo site parceiro do blog, Tiqets.

Seguro Viagem

Fizemos a compra do seguro viagem obrigatório, que felizmente não precisamos utilizar!

O processo de imigração

Na chegada na Europa passamos pela imigração em Paris, onde não realizaram nenhuma pergunta, apenas conferiram a pessoa do passaporte e carimbaram. Em contrapartida, na imigração entre a Suíça e Itália realizada dentro do trem foram feitas várias perguntas, como: quantos dias de viagem, roteiro, valores em dinheiro, passagem de lanterna no passaporte e no final recebemos até um obrigado em português da parte deles rs.

Clima durante a viagem

Fez frio em quase toda a viagem. Alguns dias de chuvas, mas a maioria foi de sol e nublado. E para nossa surpresa, acordamos nevando em Lucerna na Suíça. Ficamos muito felizes, é espetacular!

Internet e telefonia

Utilizamos o chip da Casa do Chip em toda a viagem, para redes sociais e whatsapp. Apesar disso, o blogueiro recomenda mais o uso de um chip local, pelo preço e qualidade. Você pode conferir mais sobre esse assunto no artigo completo do tema.

16 dias pela europa

Comunicação em língua estrangeira

Como dizem, “nos viramos”. Nosso inglês e espanhol é básico, porém conseguimos nos comunicar tranquilamente. Para nossa sorte, encontramos várias pessoas que falavam espanhol e até mesmo português. Utilizamos muito o aplicativo de tradução, principalmente em restaurantes e estações de trem. Cumprimentos, saudações e agradecimentos, utilizamos sempre na língua local, o que ajuda muito a conquistar a simpatia dos moradores.

Dica para outros viajantes

Caminhe! Caminhe muito! Por algumas horas esqueça o mapa e se perca pelas cidades, é maravilhoso!

Uma dica de restaurante é o Risto Pub Rossini, eles fazem um hambúrguer top em Veneza, um dos melhores que já provamos.

Avaliação da viagem e consultoria

Após nossa tentativa de primeira viagem internacional em 2020, programada e infelizmente interrompida pela pandemia, onde precisamos voltar às pressas, nosso sonho de conhecer a Europa só aumentou! E hoje, após viver essa experiência de 16 dias, conhecendo 7 cidades em 3 países, onde nos apaixonamos por cada canto visitado, cada cultura, culinária e pessoas queridas que encontramos nesses dias, percebemos que viajar realmente é preciso. Colecionar momentos, experiências, fotos e sorrisos!

A consultoria foi essencial e necessária para tudo que vivemos. Nossa segunda consultoria com o Rogerio e só temos a agradecer! Suporte super diferencial, prestativo, sempre claro em todas as dúvidas e sugestões, onde te passa segurança para querer desbravar novos países e desperta a vontade de chegar e já começar a pensar na próxima viagem rs. Enfim! Rogério, obrigada por tudo!

16 dias pela europa

Aline e Kaique
Itajaí/SC
Data da viagem: março de 2023

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!