Uma breve história do pão francês e da baguette

por | Atualizado em 8/08/23 | Curiosidades, Paris

Você sabia? Não existe “pão francês” na França! Mas existe um pão que é o “verdadeiro” pão francês e serviu de inspiração para essa obra culinária – também chamada de “pão de sal” ou “cacetinho”, dependendo do lugar do Brasil.

uma breve história do pão francês e da baghette

Foto de mohamed hassouna na Unsplash

“Pão francês” brasileiro, é isso mesmo?

Pois é! Se você pensou que o nome dessa maravilha fazia jus à sua origem, sinto lhe dizer, mas se enganou. Esse pãozinho é bem brasileiro, e tem origem na década de 1910, auge da Belle Époque parisiense.

Nessa época, ir à Paris pelo menos uma vez ao ano era obrigatório para a elite brasileira com objetivo de ficar por dentro das maiores novidades. Quem voltava de viagem, além de reproduzir a moda e os costumes observados, encomendava à padaria um pão diferente, com casca dourada e miolo branco e mole. Os padeiros faziam o possível para satisfazer seus clientes, mas, sem a receita original, acabaram criando um pão novo, que levava açúcar e gordura na massa.

E que pão os brasileiros estavam tentando imitar? O verdadeiro pão francês: a baguette. Ou melhor, um precursor dela, feito somente com farinha de trigo, água, fermento e sal.

baghette o verdadeiro pao frances

Foto de Sergio Arze

A baguette: o verdadeiro pão francês

A palavra francesa “baguette” significa “vareta” e é usada em vários contextos, como baguette magique (varinha mágica), baguette chinoise (hashi chinês), ou baguette direction (batuta de maestro), e só batizou o famoso pão em 1920. No entanto, desde a metade do século 18, a França já tinha pães compridos e fininhos… Alguns chegavam a quase dois metros!

Hoje, a baguette é considerada o pão mais característico da França, e pode estar presente em todas as refeições. É costume local, tanto nas casas dos franceses como nos cafés e restaurantes, servir baguettes como acompanhamento dos pratos.

Nas padarias, tem para todos os gostos: tradicional, integral, com cereais… Já nas ruas, os turistas sonham em ver um típico francês carregando uma baguette embaixo do braço. A boa notícia, afinal, é que essa é uma tarefa bem mais fácil do que encontrar um “pão francês” em Paris!

Já pensou em conhecer a França e sua gastronomia de perto?

Aqui no blog você encontra absolutamente tudo que você precisa saber para tornar o sonho de conhecer Paris uma realidade. Mas se você quiser a ajuda de um viajante e consultor profissional, que oferece roteiros personalizados há 10 anos e já ajudou mais de 4000 pessoas a viajarem o mundo, entre em contato!

Você também pode ler o depoimento dos viajantes que contratam a consultoria e já ir visualizando sua viagem. 🙂

1 Comentário

  1. Suely Salmon

    O pão francês teve sua introdução na sociedade Curitibana nos idos de 1880 quando os imigrantes franceses vieram para a colonia que contribuiu e muito para o desenvolvimento da nossa querida Curitiba.. A familia Marchand instalou sua panificação como meio de sobrevivência e numa visão empresarial de época, bastante inovadora, implantou a entrega de pão via carrocinha a domicilio.
    A Panificadora Triumphante vendia um pão no estilo baguete só que menor dentre os ofertados e no dito popular “o pão do francês” virou “o pão franês”.
    O Inovador e visionário comerciante chamava-se Nicolau Marchand, filho do proprietário da panificadora e quem sugeriu o nome da empresa.que funcionou por anos na Av. Des Westphalen 160 (antiga Rua: Rat Cliff).

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.