Preparamos um post com algumas dicas de viagem de Bérgamo – o que fazer por lá, onde passear e quais as atrações desta belíssima cidade italiana!
Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando a nosso roteiro pela Itália
Partindo de Impruneta, seguimos de carro até Florença com Tati e Manan, onde nos despedimos e combinamos, claro, futuras viagens! Dessa forma, eles voltaram para Roma e nós seguimos, de trem, para Bérgamo, uma cidade histórica que ainda não conhecíamos e estava na nossa lista de lugares para visitar há muito tempo. E agora lar da família da minha sobrinha Roseane, a quem fomos visitar por lá!
Bérgamo é uma cidade histórica mas super cultural. Exatamente o que precisávamos depois de conhecer as aldeias medievais Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San Gimignano.
Conhecendo Bérgamo
Vista de cima, Bérgamo é exatamente como o escritor francês Stendhal descreveu: “O lugar mais lindo da Terra”. Ali, você encontrará palácios, torres e cúpulas, tudo dentro de um único abraço – o das muralhas da cidade. Com a criação no ano de 1561 pela República de Veneza, o círculo de muralhas, com pouco mais de cinco quilômetros, está em perfeito estado e é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2017. A sequência de impressionantes portões e bastiões leva-nos direto para uma página da história que vive até hoje.
Mas é claro que isso não é tudo. Bérgamo oferece uma riqueza de arte e arquitetura barroca e renascentista medieval, uma posição privilegiada com vista para as planícies do sul,e alguns bons restaurantes. Por isso tudo, não é exagero dizer que Bérgamo é uma das cidades mais atraentes do norte da Itália para turistas do mundo todo!
Bérgamo: uma identidade dupla
A característica definidora da cidade é uma identidade dupla. A antiga colina Cidade Alta (Città Alta) é um emaranhado de pequenas ruas medievais, envolvidas por cinco quilômetros das já citadas muralhas venezianas. Ela domina a grande (mas não inteiramente) moderna cidade baixa (Città Bassa). Dois funiculares conectam as duas partes da cidade: o primeiro, construído em 1887, leva cerca de dois minutos para subir a Bérgamo Alta, a Cidade Alta. O outro chega ainda mais alto, até San Vigilio, em um local intocado escondido no Parco dei Colli. Aqui a perspectiva é derrubada: o Alto Bérgamo está agora baixo e se torna parte de uma paisagem sem limites.
Os muros venezianos que caracterizam Bérgamo são intercaladas com portões ornamentados que facilitam o tráfego de pedestres e rodoviário entre a Città Alta e a Città Bassa. Dessa forma, cruzando estes dois bairros de Bérgamo a pé, você vai passar pelo menos por uma ou duas dessas estruturas antigas. Na foto abaixo está o Portão de San Giacomo, a antiga entrada da cidade para quem viajava de Milão para Bérgamo.
A torre do sino
Com vista para toda a Piazza Vecchia e no coração da cidade velha da cidade, uma das melhores coisas para fazer em Bérgamo é subir até o topo da torre do sino. Passeie pelos degraus históricos e seja recompensado por uma vista deslumbrante sobre a cidade e além. Elevando-se a 52 metros de altura, a Torre Civica é a torre mais alta de Cittá Alta e teve sua construção durante o século XII.
Outra das atrações mundialmente famosas de Bérgamo é a Accademia Carrara (1794), um dos museus mais visitados de toda a Itália. Depois de uma restauração de sete anos, o local ganhou ainda mais destaque e prêmios (não só na Itália, mas mundialmente). Entre as quase 600 obras, os visitantes podem simplesmente se deixar encantar por obras-primas como “San Sebastiano” de Raphael ou “Ritratto di bambina” de Giovan Battista Moroni. Prepare-se para uma viagem através de cinco séculos de arte italiana!
Como programamos apenas 24h para Bérgamo e o foco era curtir a família antes de partir para Milão, não tivemos mais tempo para explorar essa belíssima cidade histórica e tão cultural! Mas a boa nova é: em fevereiro, estaremos voltando à Bérgamo para curtir este super destino de viagem – espere em breve mais conteúdo de qualidade aqui no blog, dicas de onde ficar e onde comer o principal prato de lá – Polenta! – para programar sua ida pra Bérgamo!
___
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks