Nossa viagem pela Itália: dica de passeio em Monticchiello

por | Atualizado em 28/03/23 | Dicas de Viagem, Monticchiello, Toscana, Tour Personalizado

Vem ver como foi a continuação da nossa roadtrip pela Itália e pegar uma super dica de passeio em Monticchiello, uma cidadezinha encantadora da Toscana!

dica de passeio em Monticchiello

Nossa viagem pela Itália: dica de passeio em Monticchiello

Escondida entre a paisagem toscana ao sul de Siena, no coração do patrimônio da UNESCO Val d’Orcia, está Monticchielo, que eu considero ser uma das mais belas aldeias medievais de toda a Toscana! Ainda bastante ignorada pelos turistas, Monticchiello conseguiu manter tanto a sua história física e cultural (e isso é espetacular!).

Empoleirada no alto de uma colina com vista para o vale, a entrada para a aldeia já encanta: é feita a partir da Porta Sant’Agata (o portão da cidade). Além disso, Monticchiello oferece vistas absolutamente deslumbrantes sobre o vale de Pienza (que realmente é uma aldeia medieval lindíssima e, vista do alto, é de tirar o fôlego pois parece saída de uma ilustração de um livro de história). Nós fomos conhecer essa joia da Toscana, Monticchiello, com a Tati Ruzzenenti e o Manam, da WONDEROME, que organizam passeios personalizados em todas as regiões da Itália!

dica de passeio em Monticchiello

Nos tempos etruscos e romanos, esta pequena aldeia era uma encruzilhada de ruas que conectavam os centros e comunidades na área. Ainda há vestígios das fortalezas medievais, contrastando enormemente com a estrutura claramente renascentista que vimos em Pienza. As paredes resistentes e a torre da fortaleza que fica na colina são sinais do passado intenso da vila, que representava uma fortaleza para o sistema de defesa da República de Siena.

Desde o ano 973, encontram-se documentos antigos referindo-se à aldeia, quando Lamberto Aldobrandeschi entregou-a para a Badia Amiatina. Por volta de 1175, a cidade passou a existir sob a influência política de Siena. Desta época também data um famoso acordo de paz entre Siena e Florença, em 1208, que impõe impostos aos habitantes de Monticchiello para financiar a dívida de Siena.

dica de passeio em Monticchiello

Foi também nos anos 1200 que a vila começou a assumir sua aparência atual, com as paredes medievais, torres e a igreja, e também estabeleceram-se as instituições cívicas típicas – todas ditadas e reguladas por estatutos próprios, algo bem moderno para a época. Quando a República de Siena caiu em 1559, Monticchiello foi entregue aos Medici. Depois disso, gradualmente perdeu o papel e importância que já teve. Antes disso, estima-se que havia mais de 17 torres na aldeia mas, como em San Gimignano, apenas algumas permaneceram em pé – a mais alta é a propriedade privada Torre del Cassero. Em 1777, tornou-se parte do município de Pienza.

Passeando por Monticchiello, pode-se imaginar que esta vila provavelmente mudou pouco ao longo dos séculos – a sensação é de que o tempo congelou para Monticchiello. A cidadela conta com menos de 200 habitantes e alguns deles vão diariamente até a Porta Sant’Agata para saudar o número limitado de turistas que encontram seu caminho até ali. Vários moradores cultivam belos jardins e flores que acrescentam um toque de cor à cidade, e as ruas são surpreendentemente amplas, ao contrário das vielas estreitas que você espera de uma cidade montanhosa da Toscana.

dica de passeio em Monticchiello

Uma vez dentro das muralhas desta antiga aldeia, você notará imediatamente que os habitantes locais se orgulham de suas moradias. Quase todas as casas são adornadas com vasos de flores e a roupa pendurada no teto parece aumentar o ambiente deste lugar encantador. O centro da vila é dominado pela Igreja de Santi Leonardo e Christoforo, de estilo romântico-gótico, que remonta ao século 13.

Tire algum tempo para percorrer a igreja e admirar os afrescos do século XIV e XV – com praticamente nenhum outro turista ao seu redor, você poderá curtir tudo com calma, como a gente fez.

dica de passeio em Monticchiello

Para quem viaja para Monticchiello no verão…

De meados de julho a meados de agosto, faça questão de ver o Teatro Povero (“Teatro Pobre”, numa tradução livre). Esta experiência teatral noturna é escrita, dirigida e recitada pelos moradores de Monticchiello desde a década de 60 como um testemunho da vida e da história de seu povo. Esta manifestação cultural, desde sua criação, segue sendo um ponto de agregação social da cidade e os espetáculos acontecem sempre ao ar livre. Embora não tenhamos tido a experiência do teatro em novembro, imagino que este seja um dos destaques de Monticchiello!

Onde comer

Para algumas sugestões de restaurantes, pare na La Taverna di Moranda ou na Osteria La Porta. Se você está procurando lugares ao ar livre com vista para o vale, opte por Osteria La Porta onde você também encontrará comida caseira italiana e muita hospitalidade – a proprietária Daria receberá você com um sorriso aberto e todo o staff é familiar. Se a vista não importa tanto assim pra você, considere La Taverna di Moranda. Também de propriedade familiar, com suas paredes de pedra, tetos abobadados e arcos únicos, oferece uma atmosfera verdadeiramente toscana da gastronomia e dos vinhos tintos produzidos na região. Dica de pratos: massa fresca de cinghiale (javali) ou coelho, além de uma bela porção de antepasti de salame cinta senese e queijo da região. Para beber, peça um Nobile de Montepulciano e tudo ficará perfeiro!

Confira outras fotos de nossa viagem pra lá:

Esta é uma parte particularmente adorável da Toscana e há muitos outros locais de interesse a visitar nas proximidades. Entre estes, os nossos favoritos incluem a pequena cidade de Pienza, a oeste, e a encantadora vila montanhosa de Montepulciano, a leste (que foi nosso próximo destino!). No caminho, você encontra ainda a fabulosa Bagno Vignoni, outra aldeia medieval com águas termais!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Chips de celular para usar na Europa: confira os que usei na Suíça e na Itália - […] Itália, passei por Bolonha, Bérgamo, Lecco, San Pellegrino Terme, Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San Gimignano. Como foi uma viagem pelas pequenas aldeias…
  2. Nossas dicas de viagem de Bérgamo - veja o que fazer por lá - […] o que precisávamos depois de conhecer as aldeias medievais Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino e San […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Você gosta de viajar e conhecer novos destinos, mas não se sente preparado para organizar tudo que envolve uma viagem sozinho? Bom, temos a solução para o seu problema! Confira nosso artigo sobre a Consultoria de Viagem, um investimento para a realização dos seus...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!