Se você está pensando em conhecer Viena e outras regiões da Áustria, precisa ler este texto com uma preciosa dica de turismo na Áustria: a região de Wachau, que parece até saída de um conto de fadas!
Wachau: Onde Deus parou pra descansar
A Áustria é um país muito pequeno, pode-se percorrê-la de leste a oeste em menos de sete horas. Seria difícil apontar a região mais bonita, pois o país inteiro é um verdadeiro cartão-postal.
Entre as minhas regiões preferidas, eu diria que Wachau está num dos primeiros lugares – e não estou sozinho na preferência. O local encanta turistas do mundo todo com suas cores e natureza exuberante.
Uma grande atração da região é a famosa igreja barroca de Dürnstein, pintada em tons de azul-claro. Entre as igrejas da região, com certeza ela é a mais fotografada e amada – e é conhecida como “Dedo Indicador de Deus”. De acordo com a lenda local, Deus parava aqui para descansar enquanto criava o mundo.
Só essa pequena lenda local dá para ter uma ideia da dimensão da beleza desta região. E, como diz aquele ditado italiano: si non é vero é ben trovato (se não for verdade, foi bem inventado).
O que fazer e onde ir em Wachau? Dica de turismo na Áustria
Wachau é um lugar para quem gosta de apreciar a beleza natural – a região tem muitos vinhedos encantados, árvores, frutas e, acima de tudo, a maravilha do rio Danúbio mostrando toda sua imponência e dando show para os olhos dos turistas.
Indico começar o passeio pelo Castelo Schönbühel, no começo das colinas de Wachau, visto ao entrar a região pelo Danúbio. A visão é de tirar o fôlego:
Logo mais, sempre ao longo do rio, outra beleza chamada Dürnstein, uma cidadezinha com apenas 1.000 habitantes, considerada a pérola de Wachau. O rei inglês Ricardo Coração de Leão não deve ter tido a mesma impressão, pois foi feito prisioneiro no Castelo Dürnstein no ano 1192.
Hoje, as ruínas no alto da colina convidam turistas a fazerem um passeio até lá a fim de poderem admirar o esplendor do belo Danúbio.
Gastronomia, enoturismo e… damasco!
Wachau faz parte da Áustria Inferior, ou Baixa Áustria, também conhecida como a melhor e mais conhecida região produtora de vinhos. Dizem os conhecedores que o vinho branco desta região faz a mais perfeita simbiose com o prazer de comer bem, calor humano e simpatia. Por toda parte é possível sentir o calor com que os anfitriões recebem seus hóspedes, sempre com um sorriso amigo e palavras de boas-vindas.
Nem é necessário visitar restaurantes finos para se apreciar o tratamento amistoso das pessoas: qualquer “Beisl” (pequeno restaurante) dá a mesma sensação, basta tomar um copo do delicioso vinho acompanhado de pão e fatias de salsichas variadas. A maioria dos locais gastronômicos possui um jardim com mesas e cadeiras para que os hóspedes se sintam em casa.
Aliás, nas estações primavera e verão é quase impossível achar um austríaco dentro dos restaurantes: eles preferem ficar na parte ao ar livre dos estabelecimentos, nos jardins, apreciando a natureza, comendo, bebendo, ao som de sanfonas e violinos tocando valsas ou músicas típicas.
Além disso, quem visitar esta região entre abril e maio poderá vivenciar uma experiência inesquecível: o florir das árvores de damasco. É um verdadeiro colírio para os olhos aquelas centenas de árvores carregadas de flores brancas e rosadas.
A colheita das frutas é feita em agosto e austríacos de todo país vêm buscar as frutas para a própria manufatura de geleias e “schnaps” (bebida destilada parecida com a cachaça brasileira). Da mistura do schnaps com o damasco, cria-se um tipo de aguardente chamado “Marilleschnaps“.
Sempre digo aos meus amigos que esta é a “cachaça” dos austríacos e que não fica nada atrás do equivalente brasileiro – é deliciosa!
Texto escrito por Ailton, colaborador do blog.
Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?
Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!
Confira outros posts por Viena:
Olá! Estarei em Viena e gostaria de ir a Innsbruck. De lá seguiria para a Cèsky Krumolv, mas estou com dificuldade quanto a esse deslocamento. Você teria alguma dica de como ir de Inssbruck a Praga ou a Cèsky?
Oi Ana Letícia, tudo bem?!
A melhor opção é ir de onibus mesmo, com a https://www.flixbus.pt. Caso prefira uma viagem mais rápida, poderá ir até Salzburgo e de lá pegar o bus até Cesky Krumlov, ok?!
Abraço!
Oi Taciane!
Legal! Obrigado pelo comentário!
Abraço!
rogério pode me dizer sobre companhias aéreas baratas na austria ou trens? porque quero ir de INNSBRUCK para INTERLAKEN mas não descobri ainda como. oBRIGADA
Oi Monica, tudo bem?!
Façam o trajeto de trem e comprem o ticket aqui: https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0
Abraço!