Se você é aquele tipo de viajante que adora fazer umas comprinhas, este post é para você: um guia de compras em Viena para todos os gostos! Tem antiguidades, feiras e muitas opções, vem conferir mais um super post do nosso colaborador que mora em Viena, Ailton!
Compras em Viena: um pequeno guia
Você pode não pensar imediatamente em compras quando Viena é seu destino de viagem, mas saiba que esse programa é bem atraente para quem visita a movimentada capital da Áustria!
Turistas visitando Viena podem passar muitas horas felizes fazendo compras ou somente olhando as vitrines das lojas. Nelas, ainda hoje se encontram muitos produtos feitos a mão, parte de uma tradição dos austríacos.
Muito populares por sua beleza e qualidade são, por exemplo, os bordados de petit-point (ponto pequeno), as belíssimas porcelanas de Augarten pintadas a mão, as pratarias e peças de ouro típicas deste país. Além disso, outros produtos encantadores daqui são as belíssimas cerâmicas, as joias, os artigos de ferro batido e as mercadorias de couro, que estão entre os itens mais comprados pelos turistas em Viena.
Reembolsos do IVA (imposto cobrado sobre todos os produtos) – Para a felicidade dos turistas, o IVA do país, que chega a 34 % em algumas mercadorias luxuosas, é restituível, então guarde bem todos os recibos e os apresente no aeroporto na seção específica para tal.
Se quiser saber mais sobre como funciona o processo para recuperar uma boa grana em sua viagem, acesse o artigo completo no blog sobre Tax Free na Europa.
Principais ruas de compras
As principais e mais conhecidas ruas de compras estão no centro de cidade (1º Distrito). Aqui, você encontrará a mais popular delas – a Kärntnerstrasse, que fica entre a Ópera Estatal e a Stephansplatz; a Graben, entre a Stephansplatz e Kohlmarkt; a Kohlmarkt (a famosa rua das grifes), entre a Graben e a a Michaelerplatz; e a Rotenturmstrasse, entre a Stephansplatz e a a Schwedenplatz.
A maior rua de compras é a Mariahilferstrasse, que começa na Babenbergerstrasse (região do Museumsquartier) e Schönbrunn e também é uma das ruas mais longas de Viena! A parte mais movimentada e com mais lojas é a que liga a Babenbergerstrasse até a estação de trem/metrô Westbahnhof.
Outras ruas de compras, porém não tão visitadas por turistas, são: Favoritenstrasse e Landstrasser Hauptstrasse.
Naschmarkt e outros mercados
Um local muito procurado e amado pelos turistas que visitam Viena é o Naschmarkt, um mercado de verduras e frutas muito tradicional com mais de 200 anos de história! Ele ocupa o que foi originalmente o leito fluvial de uma das ramificações do Danúbio, que foi pavimentado durante os projetos de trabalhos públicos feitos no século 19. Este é o mais popular e colorido dos mercados, bem como o mais abrangente.
Aliás, para você ter uma ideia de como ele é rico culturalmente, inúmeros livros foram escritos sobre as sub-culturas e dialetos linguísticos que florescem entre os estrangeiros naturalizados do Naschmarkt.
Atente-se às regras básicas do mercado se você quiser evitar a ira dos homens e mulheres que vendem suas mercadorias: nunca toque a mercadoria a menos que você pretenda comprar algo. Não tente comprar menos de meio quilo de batatas. E mesmo se o seu alemão for bom, não tente entender o dialeto falado por alguns vendedores austríacos, pois não irá compreender! Confie em mim. 🙂
Chegue lá de manhã cedo e vague pelo labirinto de lojas alimentares ao ar livre, e no fim da sua viagem, dirija-se ao Café Drechsler para tomar seu café da manhã ou uma xícara de “Melange” – o equivalente ao cappuccino dos austríacos. Para chegar até o Naschmarkt, caminhe da Ópera em direção ao Secession e ali já verá toda a animação de um típico mercado de feira. Além disso, para quem estiver com fome, há uma variedade muito grande de restaurantes internacionais espalhados por todo o mercado.
Um tanto menor e menos variados são os mercados: Rochusmarkt situado na Landstrasser Hauptstrasse (3° distrito) e o Brunnenmarkt na Brunnengasse (16° Distrito). Mas valem a visita, se você curte este tipo de programa mais “local”.
Lojas de antiguidades
As lojas de antiguidades de Viena são verdadeiros tesouros a serem descobertos. Nelas, você poderá encontrar antigos e valiosos livros, gravuras e pinturas, jóias, porcelanas, roupas de segunda mão, moedas, etc. Não é exagero algum dizer que a cidade é um verdadeiro paraíso para quem gosta de antiguidades.
Você as encontrará espalhadas pelo centro histórico no 1° distrito e pelas ruas do 6°, 7° e 8° distritos. Vale a pena se perder e se encantar por essas ruas.
Horário de compras
A maioria das lojas abre de segunda à sexta-feira das 9h às 18 horas e aos sábados das 9h às 13 horas. Algumas lojas pequenas fecham entre 12h e 14h para almoço. As lojas dentro da Westbahnhof e Hauptbahnhof (as duas maiores estações de estrada de ferro) abrem das 8h às 18 horas com exceção dos domingos.
Atenção: Aos domingos, em todo o país pouquíssimos locais abrem e alguns turistas reclamam da “falta do que fazer”. Por isso, minha sugestão é deixar para visitar Palácios e inúmeros museus neste dia.
Texto escrito por Ailton, colaborador do blog.
Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?
Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos. Ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!
Confira outros posts escritos pelo Ailton:
0 comentários