Bate-e-volta de Bérgamo: Lecco, a cidade alpina da Itália

por | Atualizado em 8/03/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Lecco

Em mais um post da nossa viagem pela Itália, vamos contar como foi nosso bate-e-volta de Bérgamo até Lecco, a cidade alpina da Itália!

Bate-e-volta de Bérgamo

Bate-e-volta de Bérgamo: Lecco, a cidade alpina da Itália

A cidade e resort de Lecco está em uma localização encantadora na ponta sul do Lago Como, um dos lagos populares da Lombardia. O destaque é a área à beira do lago, com suas vistas ao longo do lago e entre as montanhas e a cidade velha de Lecco. E, ao contrário do que muitos pensam, Lecco também é uma cidade comercial bastante movimentada -e, por isso, não é uma base comum para quem deseja apenas visitar o Lago Como. E foi justamente essa mistura que nos atraiu em nossa mais recente viagem pela Itália – confira aqui nosso roteiro por Bolonha, Bérgamo, Módena e o bate-e-volta que fizemos até San Pellegrino Therme.

Nossa segunda escolha de bate-e-volta foi Lecco e, naturalmente, a primeira coisa que fizemos foi um passeio ao redor da área à beira do lago – a vista ao longo do Lago Como (na verdade é chamado Lago di Lecco aqui) é muito linda e você vai querer dar tempo para passear apreciando as vistas antes de ir para a cidade em si – é só olhar as fotos acima e abaixo e dizer se não parece saída de um cartão postal.

Bate-e-volta de Bérgamo

Localizada ao norte da Itália, na província da Lombardia, Lecco tem aproximadamente 47 mil habitantes e recebeu em 2013 o título de cidade alpina da Itália. Este título de reconhecimento é conferido às cidades da região dos Alpes e tem relação com o investimento das cidades, no desenvolvimento sustentável e relação amigável com o meio ambiente. De vários pontos da cidade você consegue observar as montanhas Resegone e Grigna, os chamados “alpes de Bérgamo”.

O famoso campanário da cidade também fica próximo da beira do lago, assim como as praças mais movimentadas da cidade, a Piazza XX Settembre e a Piazza Zermenati. Se pintar aquela vontade de fazer um lanche, nestes dois locais você vai encontrar uma boa seleção de cafés com quitutes deliciosos! E, embora o centro medieval de Lecco seja bastante pequeno e talvez não tão charmoso quanto algumas cidades medievais que você encontrará na Itália, vale a pena passear por essa parte da cidade nas ruas ao redor da charmosa Piazza Roma.

Lecco from Viajando Bem on Vimeo.

Historicamente, Lecco tem importância estratégica desde os celtas, passando pelos francos, romanos devido a sua posição privilegiada, já que o lago é um braço do Lago di Como. A pequena cidade também teve moradores ilustres como o pintor Leonardo da Vinci – Lecco inspirou a obra “Virgem das Rochas” de 1508, que hoje está exposta na National Gallery em Londres.

Em outros lugares da cidade existem vários monumentos históricos, como a Ponte Visconti, que é bastante conhecida entre os locais como a “Ponte Velha”. Datada do século XIV, este é um dos monumentos mais antigos de Lecco. Você também verá a torre octogonal de 96 metros de altura que é frequentemente usada como símbolo da cidade. A torre foi concluída em 1904 no local de uma torre medieval.

Bate-e-volta de Bérgamo

A “Torre Velha” em destaque na paisagem

Há também várias igrejas e monumentos religiosos em Lecco, como a Basílica de São Nicolau (ligada ao campanário), com uma fachada em estilo neoclássico e contendo alguns afrescos medievais, e o Santuário de Nossa Senhora da Vitória. A Igreja de Santa Maria tem uma fachada simples, mas é uma das igrejas mais antigas de Lecco e tem um impressionante interior barroco.

Um monumento religioso mais incomum é a estátua de ouro de São Nicolau (na verdade bronze e coberto com folhas de ouro) em pé acima da água em Punta della Maddalena. Diz a lenda que essa imagem protegeu a cidade de danos durante tempos bélicos. Para quem gosta de arquitetura, Lecco é um prato cheio: há diversas casas imponentes na cidade – a maioria delas erguida nos séculos XVIII e XIX. Entre elas, está a Villa Manzoni na Via Amendola, que é agora um museu para o autor do século 19, Alessandro Manzoni, que nasceu na vila. E uma curiosidade: as muralhas defensivas que você vê em Lecco datam do século XIII e já foram parte de um castelo muito substancial. Na cidade, você também encontra um monumento em homenagem a Giuseppe Garibaldi na Piazza Garibaldi.

Bate-e-volta de Bérgamo

Como chegar em Lecco

Como fizemos o bate-e-volta a partir de Bérgamo, fomos  de carro com nossos parentes até lá numa viagem que levou cerca de 45 minutos. Também é fácil e possível com trens que saem de hora em hora a partir de Bérgamo! A viagem dura cerca de 40 minutos, muito rápida! Se você quiser visitar Lecco de trem, indico que compre sua passagem antecipadamente.

Outra excelente alternativa é ir de carro alugado pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas. Dependendo do tráfego nas estradas, a viagem dura cerca de 40 minutos também e o trajeto tem 35 km de distância para quem está em Bérgamo.

Onde ficar em Lecco

Confira nossas dicas de hospedagem em Lecco – selecionamos algumas com bons preços e localização!

Hotel Alberi – Hotel bem central e com bom preço. O atendimento de todo o staff é elogiado pelos clientes no Booking e o quarto é espaçoso, limpo e arejado. Fica muito próximo ao lago, a principal atração de Lecco, mas também tem vários restaurantes no entorno e a saída do Battello muito próxima. O café da manhã também é bastante elogiado – o hotel é da mesma família há quarenta anos e tem aquela vibe de “hospedaria familiar”, sabe?

Casa Al Lago – Com ótima relação custo-benefício, oferece quartos muito amplos. Fica também próximo do centro, da estação de trem e de barco, que fica em frente, para passeios e explorar a região. O hotel não fornece desjejum e não dispõe de frigobar, talvez o único incômodo apontado pelos hóspedes, mas há um restaurante e cafeteria em frente com preços razoáveis. Para quem for de carro alugado, há estacionamento privado com custo razoável – mas, com sorte, é possível encontrar vagas públicas ao redor do hotel!

La nostra casa in centro – Mais um hotel com localização central e boa relação custo-benefício. Quartos grandes, limpos e recém-reformados, o banheiro também é bem novinho e o staff é muito simpático e solícito. Entre as várias comodidades da propriedade estão um terraço e um ponto de venda de passes de esqui. E o La nostra casa in centro oferece café da manhã continental ou buffet. Além disso, você pode alugar equipamentos de esqui e bicicletas na pousada e desfrutar de atividades como trilhas a pé e esqui nos arredores.

Bate-e-volta de Bérgamo

Villa del Cigno  – Fica a apenas dez minutos do centro e tem ótimo preço. Tem quartos com banheiros compartilhados e outros com banheiros privativos. É um local bem tranquilo, com um belo jardim e áreas comuns para descansar e curtir um dolce far niente. O café da manhã é fabuloso e pode-se chegar ao lago caminhando – em vinte minutos você está lá!

Agriturismo Deviscio – Agriturismo com um visual bacana do lago e das montanhas! Para quem quer tranquilidade, sossego, natureza e belas vistas dos montes! Fica a cerca de cinco quilômetros do centrinho de Lecco – para ficar hospedado lá, é melhor estar de carro. Se você quiser explorar a área, é possível fazer trilhas a pé nos arredores, e a acomodação pode providenciar o aluguel de bicicletas.

Bate-e-volta de Bérgamo

Vai viajar pra Bérgamo? Estes posts podem te interessar também…

Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo

Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando nosso roteiro pela Itália

Onde comer em Bérgamo – os melhores locais pra ter uma experiência gastronômica por lá!

Onde ficar em Bérgamo – dicas de hospedagem

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

2 Comentários

  1. Antonio Carlos

    linda cidade,fizemos um bate e volta a partir de Bergamo,viagem de carro bem tranquila!!
    Curtimos bastante a cidade, com boas imagens..

    Responder
    • Rogerio Milani

      Legal Antonio Carlos!

      Tenho certeza de que esta viagem e as imagens dela foram perfeitas!

      Abraçooooo!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!