O que fazer em Módena em um dia – um bate-volta bacana a partir de Bolonha

por | Atualizado em 8/03/23 | Bologna, Dicas de Viagem, Hospedagem, Módena

Confira o que fazer em Módena em um dia num post cheio de dicas de passeio e alimentação do nosso segundo destino na Itália!

O que fazer em Módena em um dia

Então você quer ir ao melhor restaurante do mundo? Você está no lugar certo. É em Módena – no meio da região de Emilia-Romagna, o centro agrícola da Itália – que você encontrará as reservas de jantares mais cobiçadas do mundo, na Osteria Francescana. O cardápio de degustação de US$ 200 do chef Massimo Bottura é uma refeição das mais desejadas do mundo – mas saiba que Módena oferece MUITO mais para aqueles que viajam até lá!

Módena é um microcosmo de tudo o que atrai 48,5 milhões de viajantes para a Itália a cada ano. Tem uma arquitetura romântica de aspecto antigo – a Piazza Grande é Patrimônio da UNESCO e a Igreja principal data de 1184. A cidade também é famosa pela tradição culinária profundamente arraigada, sendo o local de nascimento do vinagre balsâmico (aceto). Está rodeada por províncias conhecidas por produzir o melhor parmigiano reggiano e prosciutto sob o sol. E, como se isso não bastasse, também abriga a Ferrari, a Maserati e a Lamborghini. Ao voltar de viagem pra lá, meu pensamento foi “como uma cidade relativamente pequena tem tanta coisa bacana pra fazer!”.

Apesar de todas essas atrações, tradicionalmente, Módena tem sido um lugar para passar, em vez de permanecer – em grande parte devido ao fato de que, até alguns anos atrás, não havia nenhum lugar ideal para ficar: um terremoto em 2012 paralisou ainda mais a ascensão da cidade como destino global. Felizmente, a reconstrução de algumas das vistas mais icônicas de Módena, como a Galeria Estense, terminou há alguns meses.

O que fazer em Módena em um dia

O que fazer em Módena em um dia – dicas de passeio e alimentação

Antes de começar a contar como foi nosso giro por Módena, saiba o que fizemos para curtir muito Bolonha. Dali, fomos até Módena de trem, numa viagem rápida que durou cerca de 20 minutos. O ticket foi super barato – há muitos outros bate-e-voltas pra fazer a partir de Bolonha (vamos falar deles mais tarde), mas queríamos muito ir para Módena, então foi nossa primeira opção. Se você quiser fazer bate-e-volta até lá como a gente, indicamos comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

O que fazer em Módena em um dia

Depois de dar uma boa caminhada pra desbravar a cidade, decidimos visitar o Museu Casa Enzo Ferrari, que está localizado onde costumava ser e onde ainda fica a oficina do pai de Enzo Ferrari. A diferença é que, em vez da casa onde Enzo Ferrari cresceu, você encontra agora um mega hall de aparência futurista dedicado à história da Ferrari e a diferentes modelos projetados por Enzo. Chegando no salão principal, vimos um filme projetado inteiramente de um lado do grande salão do museu. A obra homenageava todos os carros da Ferrari que já apareceram em filmes, tanto italianos quanto internacionais. Quando o filme terminou, as luzes voltaram e pudemos admirar o design suave dos corredores. Realmente, só a arquitetura deste museu já vale a visita!

Mesmo que você não seja um grande apaixonado ou conhecedor do lado técnico dos carros, é impossível negar a beleza dos designs que vimos. Adorei o fato de que a maioria dos carros expostos eram mais antigos. O motivo dessa escolha de curadoria é porque este museu é dedicado à vida de Enzo Ferrari e, portanto, modelos projetados após sua morte não têm lugar aqui – exceto o Ferrari Enzo, projetado em honra e nome do fundador da marca e um dos carros mais icônicos de todo o mundo. Além dos carros da Ferrari, o museu também exibe alguns outros carros da região, como Alfa Romeo e Maserati.

O que fazer em Módena em um dia

O que costumava ser a oficina do pai de Enzo Ferrari foi completamente restaurado e transformado em um museu de motores. Além de motores, você também pode ver mais modelos de carros aqui, bem como um barco de corrida.

O complexo do museu foi construído com uma alta conservação de energia e alta sustentabilidade ambiental, projetado de acordo com princípios bioclimáticos e feito com materiais inovadores. As principais opções de instalação visam tornar este edifício uma essência das modernas tecnologias, respeitando o ambiente e o bem-estar dos visitantes: uma fonte geotérmica fornece sistemas de ar condicionado e painéis solares térmicos produzem água quente.

Vá lá: Museu Enzo Ferrari. Endereço: Via Paolo Ferrari, 85. Horário: Todos os dias, das 9h30 às 19h. Site 

O que fazer em Módena em um dia

Gastronomia em Módena

Além destes programas, Módena tem as visitas aos fabricantes de aceto balsâmico que, junto com o queijo Parmiggiano Reggiano e o presunto parma, formam a sagrada trindade culinária desta região da Itália. As origens do vinagre balsâmico datam dos antigos tempos romanos, e em Módena sempre existiram vários tipos, com diferentes receitas, preparação e métodos de envelhecimento. O termo “balsâmico” foi usado pela primeira vez em 1747, como um descritor dos estoques mantidos nas adegas do Palácio Ducal de Módena; muito provavelmente, o nome resultou do uso terapêutico do produto. O vinagre foi descrito como tendo um efeito refrescante, balsâmico ou suavizante. Produtores de vinagre modenês se multiplicaram em 1800, enquanto o boom econômico após a Segunda Guerra Mundial os encorajou a comercializar o condimento sob o nome de vinagre balsâmico. Esses eventos e exposições acabaram aumentando a fama do produto em todo o mundo.

Quem curte alta gastronomia sabe também que Módena abriga o restaurante número 1 do mundo, do Massimo Botura, a Osteria Francescana. Depois de ganhar três estrelas Michelin e ser tema do documentário Chef’s Table, da Netflix, o nome dele viajou ainda mais o mundo. Uma figura carismática, que trabalhou durante toda a carreira com culinária italiana e, depois de estagiar nos Estados Unidos e casar-se com uma americana, voltou para Módena para montar sua pequena osteria. Uma curiosidade: inicialmente, o restaurante quase foi à falência devido à sua pegada contemporânea para os clássicos italianos – teve muita gente que achou que ele era doido ao reinventar o que muitos consideravam perfeito. Ao planejar nossa ida à Módena, até chequei para ver possibilidade, mas estava fora da nossa realidade o menu… Se você tiver dindin para ter uma experiência gastronômica fantástica, claro que deve ser incrível!

Vá lá: Museu Osteria Francescana. Endereço: Via Stella, 22. Somente mediante reservasSite 

O que fazer em Módena em um dia

Onde comemos em Módena

Zanzamos pela cidade atrás de um restaurante e vimos uma muvuca bem local uma hora e acertamos em cheio ao escolher o Uva D’Oro! O restaurante é muito bom e também tem bom preço – uma combinação que a gente adora!

Pedimos entrada com queijos e prosciuttos, com o clássico aceto balsâmico para colocar nos queijos e depois pedimos também o gnocco e tigela, coisas típicas de lá. Meu prato foi um filé de cordeiro com molho de aceto e outras coisas mais. O da Leti foi um talharim dos deuses! Fomos super bem atendidos e todos os pratos estavam ótimos, achamos a comida muito boa. O ambiente também é bonito, amplo, com aquela cara de restaurante rústico que a gente ama e lotado de locais.. O único ponto negativo foi na hora de pagar, quando recebemos um péssimo e ríspido atendimento, destoando de tudo. Mas nada que tenha estragado nossa boa experiência, afinal, é raro achar um bom restaurante com preço justo! Vi no Tripadvisor que a nota dele é baixa, ainda bem que não levo em conta isto para escolher restaurante e sim o visual, a clientela local e por aí vai… Fica a dica: às vezes, é melhor seguir seu instinto de viajante do que ir pelas opiniões da internet!

Vá lá: Ristorante Uva D’Oro Modena. Endereço: 39, Piazza Giuseppe Mazzini, 37-38. Horário: Todos os dias, das 12h às 13h e das 19h às 23h (exceto aos domingos, em que o horário da noite é 19h30min às 23min). Site 

O que fazer em Módena em um dia

Sugestão de bate-e-voltas a partir de Módena ou Bolonha

Maranello

Maranello fica a 18 km de Módena e é famosa por abrigar a Fábrica da Ferrari, sua pista de testes e o Museu da Ferrari. O Museu da Ferrari está aberto a todos e cheio de memorabilia e réplicas dos melhores carros da Ferrari. A pista de testes nas proximidades oferece aos visitantes um vislumbre dos novos modelos da Ferrari.

Como chegar lá: estando em Bolonha, as opções de transporte público são facilmente acessíveis para chegar a Maranello: de ônibus, pegue o ônibus local nº 800 para Maranello, que sai de hora em hora (atenção: confirme com o motorista que ele pára em Maranello). Se você for de Bolonha até Módena de Trenitália, como a gente, ao chegar lá procure o ônibus de translado Modena-Maranello, especificamente para os visitantes do museu. O ônibus pára em primeiro lugar no Museu Enzo Ferrari, a uma curta distância da Estação Ferroviária de Módena. Dali, os visitantes do museu pegam outro ônibus para o Museu da Ferrari, cerca de 30 minutos de Módena. Há uma opção de ingresso combo para visitar tanto o Museu da Ferrari como o Museu Enzo Ferrari num mesmo dia.

O que fazer em Módena

Casa de Pavarotti

Outra coisa que parece ser bacana é visitar a casa do Pavarotti, nos arredores de Módena. Recentemente aberto ao público, o museu está situado em um cenário bucólico em uma estrada de mão única no interior de Módena. O tenor nasceu nesta casa e morou nela durante seu último ano de vida, em 2007, e é uma espécie de Graceland para os fãs de ópera. O preço do ticket de entrada inclui um guia de áudio e o tour é repleto de curiosidades – você sabia que Pavarotti carregava um lenço em suas apresentações para superar o nervosismo de subir ao palco? Ou que ele era um pintor talentoso e dedicado, cujas obras estão expostas nesta casa? A exposição ainda inclui cartas de seus amigos famosos como Princesa Diana, Frank Sinatra, Bono e Bruce Springsteen e a casa segue como Pavarotti gostava – confortável e acolhedora.

Para quem se interessar em fazer o passeio à Casa de Pavarotti e também visitar os Museus da Ferrari que comentamos logo acima, há um ticket que inclui os ingressos + o preço do ônibus para os dois locais.

Vá lá: Casa de Pavarotti. Endereço: Stradello Nava 6, Módena. Horário: das 10h às 19h, todos os dias. Ingresso: adultos com menos de 65 anos, 8 euros; crianças de 12-18, 6 euros, crianças abaixo de 12 anos não pagam – os tickets incluem audio guide. Site

O que fazer em Módena em um dia

Parma

É famosa pela produção artesanal do queijo Parmigiano Reggiano – o inconfundível parmesão – e por seu inigualável prosciutto, o presunto de Parma. O que poucos sabem é que o Parmigiano Reggiano não é uma marca, mas um tipo de queijo controlado por um grupo criado em 1834 e que mantém a sua tradição impecável – não esqueça que estamos falando da Itália, a terra da tradição! Este grupo é chamado de Consorzio del Formaggio Parmigiano Reggiano e é composto por um time de produtores que criam o parmesão. Se você quiser, pode fazer um tour pelo consórcio, mas precisa “cair da cama” pra estar na fábrica por volta das oito horas da manhã – a produção começa nesse horário. Pra chegar lá, vale pegar um táxi da estação ferroviária de Parma – o custo da corrida fica por volta de 20 euros.

Em Parma, ainda vale visitar a Piazza Garibaldi, Piazza Duomo (a catedral de Parma é uma das maiores e mais famosas da Itália) e a Piazza dela Pace, onde estão localizados diversos pontos turísticos como: museus, teatros, biblicoteca e a área universitária.

Como chegar lá: estando em Módena, você pode ir de transporte público de duas formas: trem e ônibus. Saindo de trem, a viagem que dura cerca de quarenta minutos e sai das estações Módena, Fornaci, Piazza Manzoni, Policlinio e Quattro Ville e chegam a estação de Parma. O primeiro trem parte às 4h40min da manhã e o último, às 22h45min. De ônibus, a viagem dura 1h30min partindo de hora em hora de Módena – saiba mais aqui.

O que fazer em Módena em um dia

Ferrara

Esta cidade belíssima é Patrimônio da UNESCO desde 1995 e, no minuto em que você chegar lá, vai entender o porquê. A cidade era dominada pela famosa Dinastia D’Este, uma das mais influentes da Itália, e seu belo Castello Estense é parada obrigatória para os turistas. A Catedral de Ferrara, dedicada a São Jorge, também é linda e cheia de história!

Para os amantes da sétima arte, Ferrara é a cidade natal do diretor de cinema italiano Michelangelo Antonioni e cenário de vários filmes cult. A cidade também é um paraíso gastronômico e, se for até lá, deve provar os três maiores clássicos da culinária local: o pasticcio di maccheroni (uma espécie de torta salgada recheada de macarrão), o panpepato – doce típico de Natal – e, por fim, os cappellacci alla zucca (macarrão recheado com abóbora). A belíssima Piazza Trento Triestre é o local ideal para um bom café no fim de tarde observando os transeuntes dessa charmosa cidade.

Como chegar lá: estando em Bolonha, você pode ir de transporte público de duas formas: trem e ônibus. Saindo de trem, a viagem que dura meia hora e sai da Estação Central de Bolonha. O primeiro trem parte às 4h40min da manhã e o último, às 22h45min. De ônibus, a viagem dura 1h32min partindo de hora em hora de Bolonha – saiba mais aqui.

O que fazer em Módena em um dia

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!