Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando nosso roteiro pela Itália

por | Atualizado em 10/03/23 | Bérgamo, Dicas de Viagem

Preparamos um post com algumas dicas de viagem de Bérgamo – o que fazer por lá, onde passear e quais as atrações desta belíssima cidade italiana!

dicas de viagem de Bérgamo

Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando a nosso roteiro pela Itália

Partindo de Impruneta, seguimos de carro até Florença com Tati e Manan, onde nos despedimos e combinamos, claro, futuras viagens! Eles voltaram para Roma e nós seguimos, de trem, para Bérgamo, uma cidade histórica que ainda não conhecíamos e estava na nossa lista de lugares para visitar há muito tempo. E agora lar da família da minha sobrinha Roseane, a quem fomos visitar por lá!

Bérgamo é uma cidade histórica mas super cultural – exatamente o que precisávamos depois de conhecer as aldeias medievais MontepulcianoBagno Vignoni, MonticchielloMontalcino e San Gimignano.

Vista de cima, Bérgamo é exatamente como o escritor francês Stendhal descreveu: “O lugar mais lindo da Terra”. Ali, você encontrará palácios, torres e cúpulas, tudo dentro de um único abraço – o das muralhas da cidade. Criado em 1561 pela República de Veneza, o círculo de muralhas, com pouco mais de cinco quilômetros, está perfeitamente preservado e foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2017. A sequência de impressionantes portões e bastiões leva-nos direto para uma página da história que vive até hoje.

Mas é claro que isso não é tudo: Bérgamo oferece uma riqueza de arte e arquitetura barroca e renascentista medieval, uma posição privilegiada com vista para as planícies do sul, vistas deslumbrantes e alguns bons restaurantes. Por isso tudo, não é exagero dizer que Bérgamo é uma das cidades mais atraentes do norte da Itália para turistas do mundo todo!

dicas de viagem de Bérgamo

A característica definidora da cidade é uma identidade dupla. A antiga colina Cidade Alta (Città Alta) é um emaranhado de pequenas ruas medievais, envolvidas por cinco quilômetros das já citadas muralhas venezianas. Ela domina a grande (mas não inteiramente) moderna cidade baixa (Città Bassa). Dois funiculares conectam as duas partes da cidade: o primeiro, construído em 1887, leva cerca de dois minutos para subir a Bérgamo Alta, a Cidade Alta. O outro chega ainda mais alto, até San Vigilio, em um local intocado escondido no Parco dei Colli. Aqui a perspectiva é derrubada: o Alto Bérgamo está agora baixo e se torna parte de uma paisagem sem limites.

Os muros venezianos que caracterizam Bérgamo são intercaladas com portões ornamentados que facilitam o tráfego de pedestres e rodoviário entre a Città Alta e a Città Bassa. Cruzando estes dois bairros de Bérgamo a pé, você vai passar pelo menos por uma ou duas dessas estruturas antigas. Na foto abaixo está o Portão de San Giacomo, a antiga entrada da cidade para quem viajava de Milão para Bérgamo.

dicas de viagem de Bérgamo

Com vista para toda a Piazza Vecchia e no coração da cidade velha da cidade, uma das melhores coisas para fazer em Bérgamo é subir até o topo da torre do sino. Passeie pelos degraus históricos e seja recompensado por uma vista deslumbrante sobre a cidade e além. Elevando-se a 52 metros de altura, a Torre Civica é a torre mais alta de Cittá Alta e foi construída durante o século XII.

dicas de viagem de Bérgamo

Outra das atrações mundialmente famosas de Bérgamo é a Accademia Carrara (1794), um dos museus mais visitados de toda a Itália. Depois de uma restauração de sete anos, o local ganhou ainda mais destaque e prêmios (não só na Itália, mas mundialmente). Entre as quase 600 obras, os visitantes podem simplesmente se deixar encantar por obras-primas como “San Sebastiano” de Raphael ou “Ritratto di bambina” de Giovan Battista Moroni. Prepare-se para uma viagem através de cinco séculos de arte italiana!

dicas de viagem de Bérgamo

Como programamos apenas 24h para Bérgamo e o foco era curtir a família antes de partir para Milão, não tivemos mais tempo para explorar essa belíssima cidade histórica e tão cultural! Mas a boa nova é: em fevereiro, estaremos voltando à Bérgamo para curtir este super destino de viagem – espere em breve mais conteúdo de qualidade aqui no blog, dicas de onde ficar e onde comer o principal prato de lá – Polenta! – para programar sua ida pra Bérgamo!

dicas de viagem de Bérgamo

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Turismo na pandemia e pós: quanto mais cedo o planejamento, melhor - […] escalar da pandemia – primeiro com as notícias que vinham da China, depois as de Bérgamo, onde tenho família…
  2. Coronavírus: como cancelar sua viagem para dentro ou fora do país - […] todas as notícias dos guias de turismo que são parceiros do blog – e eu também tenho familiares que…
  3. Post-Índice viagem para a Suíça - Confira os posts de nossa viagem - […] de trem. Dali, partimos para Bérgamo, onde tenho família – ficamos três dias por lá. Como já conhecíamos a…
  4. Bate-e-volta a partir de Bérgamo: conhecendo San Pellegrino Terme - […] Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando nosso roteiro pela Itália […]
  5. Onde ficar em Bérgamo - dicas de hospedagem - […] Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando nosso roteiro pela Itália […]
  6. 20 dias entre a Toscana e a Provença - Post índice - […] Nossas dicas de viagem de Bérgamo – continuando nosso roteiro pela Itália […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!