Turismo em Praga: a história da República Tcheca contada por um Bunker subterrâneo – abrigo nuclear e Museu da Guerra Fria

por | Atualizado em 7/02/24 | Europa, Praga, República Tcheca, Tour Personalizado

A Martina, nossa parceira e guia de turismo em Praga, escreveu um artigo exclusivo contando sobre um Bunker subterrâneo que já foi abrigo nuclear e hoje é o Museu da Guerra Fria na cidade. Você pode visitá-lo em sua próxima viagem! Vem saber mais 🙂

turismo em praga: bunker que hoje é museu da guerra fria

Breve introdução sobre o bunker e a história da República Tcheca

Assistiram ao filme Oppenheimer? Lembram do teste da bomba nuclear? Pois eu aprendi na escola como deitar e o que fazer no caso de uma explosão nuclear… Por todo o país havia abrigos improvisados, mas também vários super bem organizados e um deles ficava bem no centro de Praga. 

O Hotel Jalta, que se encontra na praça Venceslau, no centro histórico de Praga, foi construído em 1956-58. Antes, o local era um prédio danificado durante um bombardeio americano no início de 1945. O abrigo nuclear no seu subsolo surgiu junto com o hotel, uma ideia do então presidente da Tchecoslováquia comunista. Na mesma época, também construíram o bunker embaixo do Castelo de Praga, sede do presidente.

A existência do bunker foi, por décadas, um total segredo. Não só para a população em geral, mas até para os funcionários do próprio hotel, destinado a clientela rica e altos funcionários comunistas, salvo exceções. Após a queda do regime comunista, em 1989, o lugar passou para o comando da defesa civil da capital, ainda sob sigilo total. Só em 1997 foi entregue novamente aos donos do hotel, revelando a sua existência, ao menos, aos empregados do estabelecimento.

turismo em praga: bunker subterrâneo

Como é o bunker subterrâneo, abrigo nuclear durante a Guerra Fria?

Este abrigo nuclear encontra-se no segundo subsolo e possui paredes de concreto de 3m de largura, reforçadas com placas de aço para proteger contra radiação. O lugar comporta até 150 pessoas durante 2 dias em isolamento total do ambiente externo e desde 2013 abre parcialmente ao público como Museu da Guerra Fria e do Regime Comunista.

A parte operacional, que se encontra debaixo do cassino do hotel, e também a parte técnica, incluindo o gerador (que ainda serve com uma fonte reserva de energia elétrica para o hotel), continuam sem acesso, ao menos por enquanto. As salas de filtração estão sendo preparadas para reforma e abertura.

A maior parte dos espaços já estava vazia e foi ocupada por exposições de temática da Guerra Fria sobre o uso do próprio espaço do abrigo nuclear. Ele inclui máscaras de gás e filtros, sala de médico, sistemas de radiocomunicação, de escuta clandestina etc. No espaço também foi instalada uma cabine usada pela polícia para escutas e interrogatórios. Têm amostras de uniformes policiais da época, painéis com fotos e informações sobre a vida por trás da cortina de ferro. 

turismo em praga: o que fazer na cidade

Por quê visitar o Museu da Guerra Fria em Praga?

Para mim, a visita ao abrigo nuclear no Hotel Jalta é um pouco como voltar no tempo. Sou da época em que nas escolas, ao menos uma vez por semestre, tinha treinamento da defesa civil que incluía as máscaras de gás, corrida a abrigos, “descontaminação”, tiro…

Acho super válido poder mostrar também essa parte da história aos brasileiros interessados, sem sensacionalismo. Afinal, vários dos antigos abrigos nucleares maiores em Praga ainda são mantidos pela defesa civil em funcionamento, ao menos parcialmente – só que estes menos acessíveis para visitantes.

Como visitar o Bunker subterrâneo e Museu em Praga?

Para viver essa experiência de turismo histórico em Praga, você pode contatar a Martina, nossa parceira e guia de turismo em Praga clicando no link e indo até o final do artigo indicado. Ela oferece vários passeios para os mais diferentes gostos e estilos, incluindo este!

Martina é uma guia apaixonada por Praga e adora compartilhar as belezas e histórias deste lugar incrível com os turistas brasileiros. Afinal, você já conhece Praga e a República Tcheca em geral? É um lugar lindíssimo!

Assim, confira os demais artigos com tudo sobre Praga e outros passeios pela região! Tenho certeza que você vai se apaixonar. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads