Troca de casas: como garantir hospedagens gratuitas e seguras durante sua viagem

por | Atualizado em 9/09/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem

Todo mundo sabe que um dos maiores gastos em uma viagem é a hospedagem, mas já pensou se você pudesse fazer uma troca de casas com um morador do destino sem gastar nada com isso? É isso que o Home Exchange proporciona!

troca de casas home exchange
Foto de Toa Heftiba

O que é a troca de casas?

Hospedagem, transporte e alimentação formam a tríade dos maiores gastos em uma viagem. Economizar em qualquer uma dessas áreas é muito importante para quem busca fazer uma viagem de forma mais econômica ou tem outros gastos previstos.

Uma ótima opção nesse caso é a troca de casas, uma modalidade de hospedagem proporcionada pela plataforma e parceira do blog, Home Exchange.

Como o próprio nome diz, você tem a oportunidade de trocar de casas com um morador do destino onde você vai viajar. Nesse caso, você fica na casa dele de forma GRATUITA durante sua viagem e ele fica na sua, podendo ser tanto na mesma época quanto em outro período.

Mas calma! Você não precisa, necessariamente, receber na sua casa a mesma pessoa que está te recebendo.

Como existem milhares (mesmo!) de casas na plataforma, também é possível fazer trocas através de pontos. Assim, os pontos entram como moeda de troca no lugar da casa e você pode viajar sem oferecer a sua residência ou, também, receber outras pessoas sem precisar estar viajando.

Como acumular pontos?

Ao se cadastrar de forma gratuita na plataforma você recebe uma quantidade pré-estabelecida de pontos. Dessa forma, você já pode usá-los para começar a viajar e ver como a plataforma funciona na prática sem ter que abrir sua casa para outra pessoa antes de se sentir seguro.

Mas para continuar recebendo pontos, você precisa deixar o seu perfil o mais completo possível e… receber pessoas, é claro!

Até porque, esse é o objetivo maior da plataforma: que as trocas sejam feitas. Se você ainda não está viajando, receber pessoas onde você mora é uma ótima maneira de fazer um intercâmbio social e cultural sem precisar sair de casa.

Além disso, você recebe os pontos para viajar para qualquer lugar do mundo no momento que quiser, sem depender de uma troca recíproca!

Para começar a trocar de casas e economizar com hospedagens

O processo de se inscrever no Home Exchange é bem simples e intuitivo. Você só precisa colocar seu nome e e-mail, e ter uma casa para cadastrar. Eles também vão pedir para que você assinale no calendário as datas que está disponível para receber outras pessoas.

Mas calma! Você precisa aprovar qualquer solicitação antes dela ser aceita de fato, então sem chance de alguém aparecer na sua casa sem você deixar.

Além disso, a cada informação que você acrescenta sobre você no perfil, te beneficia com mais pontos! Isso estimula todos os usuários a terem um perfil bem completo, e é mais fácil de se conectar e confiar.

É realmente gratuito?

Como dito anteriormente, você se hospedar na casa de outra pessoa, ou melhor dizendo, realizar uma troca de casas, é totalmente gratuito. Ou seja, o anfitrião não pode te cobrar nada e é tudo assegurado pela plataforma. Assim, caso aconteça algum imprevisto você pode ser realocado ou, se for o caso, recebe o ressarcimento por danos causados ao seu imóvel.

Para contar com esse suporte e todos os demais benefícios da plataforma, é cobrado um valor ANUAL de 160 euros, cerca de 800 reais na publicação deste artigo (julho/2023).

Vale a pena?

Eu te garanto que sim! Como eu disse antes, a hospedagem é um dos maiores gastos em uma viagem. Esse valor é o preço de somente uma ou duas diárias na maioria dos hotéis na Europa, por exemplo, e dificilmente você vai achar algo mais barato do que isso por mais tempo, até mesmo no Brasil.

A filiação anual te dá acesso à literalmente milhares de hospedagens gratuitas por muito mais tempo em todo o mundo. Faça as contas: em um ano, se você fizer uma viagem de pelo menos um final de semana já é vantajoso!

E claro, assim como num banco de hotéis, as casas da plataforma também variam no valor em pontos ou em dias de hospedagem. Mas TUDO é conversado entre você e a outra parte que também está trocando. Vocês podem conversar e se alinhar o máximo possível e combinar todos os detalhes para sentirem verdadeira segurança um com o outro.

É realmente seguro?

A segurança é garantida não só pelo suporte da plataforma, que costuma responder cerca de 72% das avaliações negativas segundo o TrustPilot, como também pelo depoimento real dos usuários. Absolutamente nada é removido do seu perfil, tanto comentários positivos/negativos como suas respostas e resoluções.

Dessa forma, você pode ver como os outros usuários lidam com conflitos e quais as percepções de quem já teve essa troca. Demais, né?

troca de casas

Minha experiência fazendo troca de casas

A nossa primeira experiência com troca de casas pelo Home Exchange foi quando fomos para Santa Maria Degli Angeli, nós usamos a cidade de base para conhecer a Úmbria.

Ficamos na casa do André e família, com piscina, três quartos, super bem localizada, tranquila e com uma hortinha delícia que enriqueceu nossas refeições. Uma das grandes vantagens em estar na casa de outra pessoa é que você se sente realmente num ambiente familiar. Para nós que gostamos de viagens e de também receber outras pessoas, é um estímulo ao cuidado e desapego.

Cuidar do espaço do outro como se fosse realmente seu, com todo esmero, mesmo sabendo ir embora logo em seguida.

Além disso, nossa experiência foi mais vantajosa ainda pelo fato de termos feito uma boa amizade com nossos anfitriões, o que também está acontecendo com nossa próxima troca, já marcada para o ano que vem! Vamos para a Itália e, devido aos benefícios da plataforma, já estamos em contato com quem vai nos hospedar e criando uma conexão bem bacana.

Assim, nos sentimos bem mais seguros e temos ainda mais vontade de receber outros viajantes em nossa casinha!

Aliás, nós também alugamos uma casa super especial no Vale dos Vinhedos, você sabia? Conheça o nosso refúgio e descubra o melhor da região!

E aí, ficou alguma dúvida?

Se ainda tiver qualquer dúvida ou sentir de compartilhar algum detalhe que possa ter passado despercebido, deixe nos comentários! Nós e outros viajantes ficaremos felizes em ajudar e, também, complementar nosso conteúdo com as suas percepções.

Só assim poderemos manter um conteúdo de qualidade atualizado e gratuito para nossos leitores!

Além disso, se quiser mais dicas para como escolher a melhor hospedagem ou montar um roteiro personalizado de viagem, é só acessar os links ou entrar em contato por [email protected].

Nós podemos ajudar a realizar seu sonho de viagem!

1 Comentário

  1. José Canisio Rodrigues de Oliveira

    Boa tarde! Legal gostei muito da ideia

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads