Dicas de viagem para Santa Maria degli Angeli – nossa base para conhecer a Úmbria

por | Atualizado em 4/06/23 | Dicas de Viagem, Europa, Itália, Santa Maria Degli Angeli, Úmbria

Confira todas as nossas dicas de viagem para Santa Maria degli Angeli – saiba o que fazer por lá, a história do local, onde se hospedar e porque escolher a cidade como base para explorar a Úmbria!

viagem para Santa Maria Degli Angeli

Dicas de viagem para Santa Maria degli Angeli – o que fazer por lá

A Itália central, com suas cinco regiões (Marche, Toscana, Lazio, Úmbria e Abruzzo) apresenta uma variedade e multiplicidade tão grande, que deixam ao turista apenas a dúvida da escolha de quais lugares incluir no roteiro!

As duas cidades mais importantes da Úmbria são Perugia e Terni – mas várias são atrativas e estão a uma curta distância de carro! E confia em mim: as belezas culturais e naturais dessa área são tantas que é quase impossível de se resumir em poucas linhas. A Úmbria também é conhecida como o pulmão da Itália, pela sua grande extensão de cobertura verde.

A região é repleta de aldeias medievais e cidades que parecem ter “parado no tempo”. Terra com tradição gastronômica fortíssima, também recebe milhares de turistas interessados em arquitetura e turismo religioso. Afinal, a região é pródiga em acontecimentos que marcaram a história do catolicismo.

Eu sempre quis fazer uma viagem pela região da Úmbria, que muitos chamam da “verdadeira Itália”. Adoro a Itália e uma das minhas maiores paixões é conhecer todos os cantinhos da terra dos meus antepassados, mas confesso que a Úmbria ganhou um lugar especial no meu coração!

Além disso, estas viagens para a Itália e suas regiões servem como um grande estudo e aprendizado in loco para a consultoria de roteiros personalizados que organizo desde 2013 para os leitores do blog. São diferentes modalidades e valores para atender melhor às necessidades de diferentes viajantes – já são mais de 4.000 pessoas! Quer mandar tua ideia de viagem para que eu dê uma analisada? Clica aqui

viagem para Santa Maria Degli Angeli

Santa Maria degli Angeli

Santa Maria degli Angeli foi a cidade que escolhemos como base para visitar a região e é uma fração da comuna de Assis na província de Perugia, na Úmbria. Ali moram pouco mais de seis mil pessoas e a cidade foi nomeada devido à basílica em torno da qual a cidade cresceu e se desenvolveu.

viagem para Santa Maria Degli Angeli

A história da Basílica Santa Maria degli Angeli

Quando São Francisco de Assis queria uma capela para orar e adorar, ele recebeu uma igreja de pedra há muito abandonada dos beneditinos.

Essa capela ficava bem no meio de uma floresta na planície abaixo da cidade. Ele e seus amigos passaram a restaurá-la, reconstruindo pedra por pedra. Foi nessa igreja humilde que Francisco formou a ordem dos Frades Menores, e onde voltou muitas vezes ao longo dos anos como sua base. Nela também Santa Clara (irmã de Francisco) começou sua vida monástica e a ordem das Clarissas em 1211.

São Francisco mantinha seus austeros alojamentos em forma de caverna nesta capela, conhecida como Porziuncola (pequena porção). Ele morreu aqui em 3 de outubro de 1226.

viagem para Santa Maria Degli Angeli

Ao longo dos anos, os peregrinos de todo o mundo que visitam a pequena capela rústica tornaram-se tão numerosos que algo precisava ser feito, não apenas para recebê-los, mas para proteger a capela de danos. Para se ter uma ideia da popularidade do local (e de São Francisco), estima-se que houvesse 100.000 visitantes em 1582! Ela ainda é considerada uma das mais lindas de toda a Itália.

A basílica foi iniciada em 1569 e concluída pouco mais de 100 anos depois. Até hoje é uma das maiores igrejas da cristandade – tem 126 metros de comprimento, 65 metros de largura e 75 metros de altura na base da cúpula. A colossal igreja é cheia de luz e decorada, mas o foco é sempre atraído para a capela Porziuncola, que fica diretamente abaixo da cúpula.

A humilde capela permanece intacta e os visitantes podem ver a cela onde o santo simples e pacificamente faleceu. É um lugar altamente espiritual; muitas pessoas dizem que sentem calor e paz aqui, mesmo aqueles que não são religiosos. Há um jardim de rosas do lado de fora, tudo o que resta do que havia sido bosque ao redor da capela nos dias de São Francisco. Um museu exibe relíquias, presentes e artefatos, e há uma exibição encantadora de presépios enviados à igreja de todo o mundo, presentes ao santo para iniciar a tradição do presépio.

viagem para Santa Maria Degli Angeli

Feriados católicos

Santa Maria degli Angeli costuma receber muitos turistas nos feriados religiosos. Estivemos lá nos dias que antecedem um dos grandes, o Dia do Perdão, que acontece em 2 de agosto de todos os anos.

O próprio São Francisco foi quem idealizou o Dia do Perdão. Há 800 anos nesta data, segundo a história da Igreja, São Francisco orou e pediu que qualquer crente que se arrependesse de seus pecados e entrasse naquela capela fosse perdoado. Além disso, ele recebeu uma visão que concedia seu pedido, e o episódio é retratado em afrescos atrás do altar. Desde então, milhares de turistas do mundo todo e muitos italianos vão confessar seus pecados e pedir perdão dentro da Porziuncola.

Outro feriado importante é o Dia de São Francisco de Assis, quando acontece a festa mais importante do calendário franciscano em Assis. A data comemora a transição do santo desta vida para a vida após a morte, de acordo com a Igreja Católica. Por dois dias, a partir de 3 de outubro, a cidade de Assis é iluminada por lâmpadas que queimam óleo consagrado trazido de uma cidade italiana diferente a cada ano. Tanto na Basílica de São Francisco quanto na Basílica de Santa Maria degli Angeli são realizados serviços religiosos solenes. O Papa Francisco costuma passar essa data lá.

Além disso, ainda é observada uma data famosa entre católicos romanos e franciscanos tradicionais de todo o mundo, em homenagem aos estigmas que São Francisco recebeu. Este dia é comemorado em 17 de setembro e é conhecido como “A impressão dos estigmas de São Francisco confessor”. Não chega a ser feriado, mas a igreja recebe bastante visitantes católicos.

Confira no vídeo abaixo como estava a Basílica no Dia do Perdão, quando os peregrinos iam chegando e sendo anunciados e convidados para entrarem na Basílica:

Onde nos hospedamos

Escolhemos a cidade como base para curtir a região da Úmbria de carro alugado e foi uma escolha muito acertada! Essa decisão partiu da localização central para os bate-voltas para as cidades de nosso interesse e também pela casa disponível para nos hospedarmos, uma casa de família que encontramos na excelente plataforma HomeExchange.com. (Vou explicar melhor como funciona abaixo 😉

A casa em que ficamos era do Andrea e família e tinha uma baita estrutura: três quartos, piscina e bem localizado em uma rua tranquila com só mais três casas como vizinhos. Ainda aproveitamos a hortinha da família – amamos cozinhar em nossas viagens – e o conforto tecnológico com ótimo sinal de Wi-Fi.

Para quem prefere optar por hotéis, pousadas ou B&Bs, fizemos um post só com dicas de hospedagem em Santa Maria degli Angeli. E uma coisa posso dizer desde já: indicamos MUITO Santa Maria degli Angeli como base para conhecer a Úmbria. Uma cidade calma, organizada e acolhedora – além de super bem localizada!

homeexchange

O que é e como funciona o HomeExchange?

O HomeExchange (ou TrocaCasa, em português), é como uma rede social onde você escolhe uma casa entre as milhares que existem na plataforma para trocar com uma das famílias que estão cadastradas lá.

O primeiro passo é criar um perfil e colocar quais seus destinos de viagem favoritos. Nesse caso, o perfil pode ser gratuito em um período de free-trial, mas depois você tem que pagar mensalidade. Assim, é só escolher uma casa disponível em um deles.

“Tá, mas e se a família da casa que escolhi não quiser trocar de casa comigo, nem mesmo vir ao Brasil?”. Neste caso você envia GuestPoints em troca da hospitalidade da família que vai te receber para que eles escolham a casa que quiserem na plataforma. No nosso caso, utilizamos nossos GuestPoints para “pagar” nossa estadia na casa de Andrea, e ele iria utilizar os GP recebidos para organizar a viagem dele e da família pela Espanha.

O “preço” destas casas é definido por GuestPoints (tipo, 200 GP por noite). Você ganha Guest Points ao completar seu perfil no site e, principalmente, por hospedar outros membros. Dessa forma, quanto mais GuestPoints você tiver, mais oportunidades de troca não recíproca você poderá explorar!

Mas claro que o ideal é fazer trocas recíprocas! Neste caso, poderão ser no mesmo período (você vai na casa da outra família e esta vem para a sua) ou então em datas diferentes. Lembrando que a maioria das opções é por casa inteira e sem a família proprietária, mas há opções em que você pode ficar junto com a família que lá vive.

Gostou das nossas dicas de viagem para Santa Maria degli Angeli?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários! Assim, nós e outros viajantes podemos te ajudar, além de atualizarmos nosso conteúdo para atender melhor às suas necessidades. 🙂

úmbria viagem

Pensando em viajar pra Itália? Estes posts vão te agradar:

Post-Índice da nossa viagem à Toscana

Roma: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas

Veneza: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas

Florença: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas

Guia de turismo na Itália para brasileiros

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Turismo na pandemia e pós: quanto mais cedo o planejamento, melhor - […] as centenas de viagens que, todos os anos, crio para meus clientes e até mesmo sonhando com as minhas…
  2. Onde comer em Montefalco - nossas dicas de alimentação - […] na excelente plataforma HomeExchange.com. Se você quiser saber mais sobre isso, vai gostar deste post em que contamos sobre toda…
  3. O que fazer em Montefalco em um dia - dicas para a Úmbria - […] Dicas de viagem para Santa Maria Degli Angeli – o que fizemos por por lá, nossa cidade-base para ……

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!