Madri é uma das cidades mais cosmopolitas da Espanha e é cheia de encantos para os turistas! Se você pretende visitar a belíssima cidade e ainda tiver um tempinho extra, selecionamos opções de viagens bate-e-volta de Madri. Aproveite e programe sua próxima viagem!
Se alguém precisa de motivos para conhecer Madri, posso dar mais um: há várias opções de viagens no melhor estilo bate e volta para se visitar. Cidades que estão ao lado, onde basta pegar o trem “Cercanías” como Aranjuez ou Alcalá de Henares, ou o trem de alta velocidade, o AVE, como Toledo, Segóvia e agora, Salamanca. Por isso, como se não bastasse o Museu do Prado, o Parque do Retiro e o estádio do Real Madrid, a capital espanhola está cheia de viagens interessantes que complementam sua estadia por aqui.
Bate-voltas saindo de Madri
Aranjuez
A cidade foi o local de férias da família Real durante muitos séculos. Para se hospedarem, construíram um palácio que é uma réplica em miniatura do Palácio Real de Madri, rodeado de um fabuloso jardim.
Vale a pena também pegar um trenzinho para visitar as Faluas Reais, um museu onde estão as embarcações utilizadas pelos nobres para navegar no rio. Nos primeiros dias de setembro, a população recria o Motín de Aranjuez – revolta popular que culminou com a abdicação do rei Carlos IV – transformando a cidade num grande teatro ao ar livre.
Como chegar? Basta utilizar o trem comum (Cercanías) que sai da estação Atocha-Cercanías.Valor: 4,85 euros.
Tempo de viagem: 40 minutos
Alcalá de Henares
O berço natal de Miguel de Cervantes é também a sede da segunda universidade espanhola, a Universidade de Alcalá, fundada em 1499.
A cidade preserva a Casa-Museu de Cervantes, a Casa da Entrevista e abriga o Museu Arqueológico Regional. Fique de olho no calendário, pois em Alcalá de Henares acontece no mês de outubro a Feira Medieval, e no mês de novembro, o Alcine, um dos maiores festivais de curtas-metragens da Europa.
Como chegar? De novo, a melhor opção é ir de Cercanías. Estação de Atocha. Valor: 3,20 euros.
Tempo de viagem: 35 minutos.
Toledo
A cidade medieval mais importante das redondezas seduz os visitantes a primeira vista. Com suas ruazinhas estreitas que ainda guardam todo charme de outrora, é difícil escolher apenas um lugar para se visitar!
Conhecer a fabulosa catedral, seus tesouros artísticos, que vão do gótico ao Barroco, é uma obrigação imprescindível. Como complemento, ainda temos o museu do Exército, o museu de Arte Visigótica (não tanto pelo acervo, mas pelo prédio) e o museu de Santa Cruz que guarda várias pinturas de El Greco. É preciso ter disposição para entrar nas milhares de lojas que vendem espadas, acessórios femininos e objetos de decoração feitos por artesãos locais que fazem a alegria de qualquer admirador.
Como chegar? Trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: 10,30 euros. Dica: compre sua passagem com antecedência.
Tempo de viagem: 33 minutos
Segóvia
O grande chamariz de Segóvia é ficar contemplando (boquiaberto), o Aqueduto construído pelos romanos. Depois que o visitante sai do transe, é hora de passear pela cidade e conhecer a catedral, o antigo Alcázar e se possível, a pequena, mas charmosa casa-museu do escritor Antônio Machado. Tudo isso pode ser feito a pé e é melhor assim, pois é preciso fome para encarar a especialidade local, o “cochinillo de Segóvia”. Se você gosta de carne de porco, não deixe de prová-lo.
Como chegar? Trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: 10,30 euros.
Tempo de viagem: 27 minutos.
Salamanca
A bela cidade de Salamanca, famosa por sua universidade, está mais perto de Madri desde dezembro de 2015, quando a cidade passou a contar com o trem de alta velocidade. Por isso, não tem mais desculpa de deixar Salamanca para a “próxima vez” que vier a Espanha. 🙂
Além da belíssima universidade, a cidade possui duas catedrais góticas, a plaza Mayor, o convento de santo Estevão, do século 16, e um belo museu dedicado ao Art-Nouveau e ao Art-Déco. Cidade universitária por excelência, cada vez mais o Ano-novo Universitário, celebrado nas duas primeiras semanas de dezembro, atrai gente de toda Espanha em busca de diversão e gente jovem.
Como chegar? Com o trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: a partir de 25 euros.
Tempo de viagem: 1h 30min.
Se você gostou deste post, pode se interessar por desvendar o transporte em Madri e também nesta seleção de parques incríveis da cidade para conhecer. E, claro, temos o guia completo para quem deseja conhecer a cidade: o post escrito em parceria com Roberta Weber Calabró, “Tudo sobre Madri: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas!”
Post escrito por Juliana Bezerra, Rumo a Madri e Um ano na Espanha e Rogério Milani em 14/01/2016.
__
Ótima matéria! Valeu as dicas, parabéns! Deu vontade de ir visitar!
Nós da coluna #SAIDEIRA já visitamos outros lugares e temos dicas para vcs tbm!
Deem uma olhada:
http://www.machosfera.com.br/2015/03/saideira-teatro-municipal-de-sao-paulo.html
Deixe nos comentários suas opiniões sobre lugares que devemos ir e se a dica desse post foi legal! Não deixem de acompanhar