Verão em Madrid: o que fazer na capital espanhola entre os meses de junho e setembro?

por | Atualizado em 23/05/23 | Espanha, Europa, Madri

Vai viajar para Madrid entre os meses de junho e setembro e quer saber o que fazer no verão espanhol? Confira este artigo completo escrito pela nossa parceira Juliana, a guia que fala português em Madri!

verão em madrid
Foto de Victor na Unsplash

Como é o verão em Madrid, capital da Espanha?

Em Madri, no verão, faz um calor insuportável. “Calor? Aqui no Brasil também faz.” Ok. A não ser, porém, que você seja de Brasília e arredores, o calor que você está acostumado é o húmedo-tropical-suarento, certo? Pois aqui faz um calor seco-forno-desértico. Isso quer dizer que você não fica suado, mas a pele fica ressecada e branca em poucos dias.

Indispensável um hidratante ou óleo corporal e manteiga de cacau. E beber muita água, porque de repente a sua garganta está mais seca que bacalhau de Páscoa.

Outra diferença importante. Para nós, brasileiros, o auge do calor se encontra na faixa horária entre 11h – 16h, certo? Pois aqui o momento mais cruel está ente 13h – 18h e só anoitece por volta das 21:30h. Portanto, privilegie os passeios pela cidade durante a manhã e visite os museus à tarde para aproveitar o ar condicionado e escapar da canícula.

Música ao ar livre

A estação é um convite para festivais e apresentações musicais ao ar livre.

No Parque do Retiro, todos os domingos, às 12h, bandas sinfônicas tocam gratuitamente no coreto. O repertório vai da música tradicional espanhola como o pasodoble e zarzuela, até trilha sonora de cinema.

De 9 de junho a 30 de julho de 2023, ocorre o festival “Noites no Botânico”, em espanhol, Noches del Botánico, com uma série de shows de artistas de várias nacionalidades.

verão em madri
Foto de Maximilian Vitzthum

Pequeno Calendário de Verão para Madrid em 2023

Junho

Os dias começam a ficar mais longos e os bares começam a colocar as cadeiras nas calçadas. Como estamos perto de Toledo, convém lembrar que a maior festa desta cidade é o “Corpus Christi” que se celebra, normalmente, neste mês.

Pela primeira vez, Madrid recebe o Festival Primavera Sound.

Julho

Na primeira semana, geralmente, acontece a Parada do Orgulho LGBTQIA+ e a maioria dos madrilenhos está contando os dias para a chegada das férias. Começam também as liquidações de verão e aproveite para renovar o guarda-roupa.

Na última semana, ocorre o Universal Music Festival no Teatro Real.

Agosto

A altíssima temporada do calor e do turismo europeu! É preciso ter dose de paciência para tudo, pois a cidade está lotada de turistas, mas vazia de nativos. Dia 15 de agosto é feriado pela celebração da Assunção de Nossa Senhora. Assim, os bairros e as cidades que a tomam por padroeira (a metade do país) comemoram com festas na rua.

Aqui em Madri, o povo que ficou na cidade vai para o bairro de La Latina prestigiar a santa e as barraquinhas.

Setembro

Na segunda metade do mês, o termômetro oscila e já não está tanto calor. Há um clima melancólico no ar porque as aulas recomeçaram e o trabalho também. O turismo volta ao parâmetro de tolerável e a temporada artística é aberta nos teatros.

verão em madri la latina
Foto de Alex Vasey

Culinária: o prato típico do verão de Madrid

O gazpacho é o prato de verão por excelência e é item obrigatório em todos os restaurantes no verão madrilenho. Sua origem remonta ao tempo que os muçulmanos ocupavam esta terra e, seu local de nascimento, provavelmente, é a Andaluzia.

O creme frio consiste em tomate, pepino, alho, pimentão verde, pão, azeite, vinagre, água e sal batidos no liquidificador. Tanto em restaurantes como em casa, servem-se, à parte, pedaços picados de pepino em pequenos cubos, cebola, tomate e pimentão verde para acompanhar o gazpacho.

Curiosidade: em muitos lugares, o gazpacho vem numa tigela de barro a fim de mantê-lo frio.

verão em madrid gazpacho
Foto de Bakd&Raw by Karolin Baitinger

O que vestir no verão espanhol?

Meninas, aproveitem para trazer saias, sandálias e vestidos. Aliás, quanto mais estampados, melhor. O curioso é o cumprimento das bermudas e saias que ultrapassam o limite do que a mamãe ensinou pra gente. Também não me acostumo com o fato de algumas mulheres jovens vestirem blusa transparente com sutiã colorido ou preto. Eu sei que gosto é gosto, mas a combinação fica bem esquisita.

Meninos, sei que este é um hábito do Rio de Janeiro, mas não fiquem sem camisa em público. Este costume só está reservado a quem está tomando sol nos parques. Mesmo as crianças estão sempre vestidas e não custa nada respeitar o costume local.

Gostou das dicas? Que tal um passeio?

Se você gostou das dicas da Juliana, vai adorar um passeio guiado por ela pela capital espanhola! Nada melhor do que uma guia de turismo que fala português em Madrid e pode te ajudar com tudo no verão espanhol, não é mesmo? Para entrar em contato com ela, é só clicar no link e preencher o formulário no fim do artigo.

Além disso, confira os demais artigos sobre Madri no blog que podem o auxiliar em sua viagem! Afinal, viajar bem é ter todas as informações necessárias para a viagem e um roteiro que realmente atenda às nossas necessidades, desejos e possibilidades.

Bora viajar?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

Conhecendo os arredores de Paris: 5 lugares incríveis para bate-voltas

á pensou em visitar Paris e, além disso, conhecer outros lugares incríveis que ficam bem pertinho da capital francesa fazendo bate-voltas? Neste artigo, falaremos sobre destinos como o Palácio de Versailles, Castelo de Chantily, Vale do Loire, Disneyland Paris e os Jardins de Monet em Giverny e como chegar até lá.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!