Vai viajar para Madrid entre os meses de junho e setembro e quer saber o que fazer no verão espanhol? Confira este artigo completo escrito pela nossa parceira Juliana, a guia que fala português em Madri!
Como é o verão em Madrid, capital da Espanha?
Em Madri, no verão, faz um calor insuportável. “Calor? Aqui no Brasil também faz.” Ok. A não ser, porém, que você seja de Brasília e arredores, o calor que você está acostumado é o húmedo-tropical-suarento, certo? Pois aqui faz um calor seco-forno-desértico. Isso quer dizer que você não fica suado, mas a pele fica ressecada e branca em poucos dias.
Indispensável um hidratante ou óleo corporal e manteiga de cacau. E beber muita água, porque de repente a sua garganta está mais seca que bacalhau de Páscoa.
Outra diferença importante. Para nós, brasileiros, o auge do calor se encontra na faixa horária entre 11h – 16h, certo? Pois aqui o momento mais cruel está ente 13h – 18h e só anoitece por volta das 21:30h. Portanto, privilegie os passeios pela cidade durante a manhã e visite os museus à tarde para aproveitar o ar condicionado e escapar da canícula.
Música ao ar livre
A estação é um convite para festivais e apresentações musicais ao ar livre.
No Parque do Retiro, todos os domingos, às 12h, bandas sinfônicas tocam gratuitamente no coreto. O repertório vai da música tradicional espanhola como o pasodoble e zarzuela, até trilha sonora de cinema.
De 9 de junho a 30 de julho de 2023, ocorre o festival “Noites no Botânico”, em espanhol, Noches del Botánico, com uma série de shows de artistas de várias nacionalidades.
Pequeno Calendário de Verão para Madrid em 2023
Junho
Os dias começam a ficar mais longos e os bares começam a colocar as cadeiras nas calçadas. Como estamos perto de Toledo, convém lembrar que a maior festa desta cidade é o “Corpus Christi” que se celebra, normalmente, neste mês.
Pela primeira vez, Madrid recebe o Festival Primavera Sound.
Julho
Na primeira semana, geralmente, acontece a Parada do Orgulho LGBTQIA+ e a maioria dos madrilenhos está contando os dias para a chegada das férias. Começam também as liquidações de verão e aproveite para renovar o guarda-roupa.
Na última semana, ocorre o Universal Music Festival no Teatro Real.
Agosto
A altíssima temporada do calor e do turismo europeu! É preciso ter dose de paciência para tudo, pois a cidade está lotada de turistas, mas vazia de nativos. Dia 15 de agosto é feriado pela celebração da Assunção de Nossa Senhora. Assim, os bairros e as cidades que a tomam por padroeira (a metade do país) comemoram com festas na rua.
Aqui em Madri, o povo que ficou na cidade vai para o bairro de La Latina prestigiar a santa e as barraquinhas.
Setembro
Na segunda metade do mês, o termômetro oscila e já não está tanto calor. Há um clima melancólico no ar porque as aulas recomeçaram e o trabalho também. O turismo volta ao parâmetro de tolerável e a temporada artística é aberta nos teatros.
Culinária: o prato típico do verão de Madrid
O gazpacho é o prato de verão por excelência e é item obrigatório em todos os restaurantes no verão madrilenho. Sua origem remonta ao tempo que os muçulmanos ocupavam esta terra e, seu local de nascimento, provavelmente, é a Andaluzia.
O creme frio consiste em tomate, pepino, alho, pimentão verde, pão, azeite, vinagre, água e sal batidos no liquidificador. Tanto em restaurantes como em casa, servem-se, à parte, pedaços picados de pepino em pequenos cubos, cebola, tomate e pimentão verde para acompanhar o gazpacho.
Curiosidade: em muitos lugares, o gazpacho vem numa tigela de barro a fim de mantê-lo frio.
O que vestir no verão espanhol?
Meninas, aproveitem para trazer saias, sandálias e vestidos. Aliás, quanto mais estampados, melhor. O curioso é o cumprimento das bermudas e saias que ultrapassam o limite do que a mamãe ensinou pra gente. Também não me acostumo com o fato de algumas mulheres jovens vestirem blusa transparente com sutiã colorido ou preto. Eu sei que gosto é gosto, mas a combinação fica bem esquisita.
Meninos, sei que este é um hábito do Rio de Janeiro, mas não fiquem sem camisa em público. Este costume só está reservado a quem está tomando sol nos parques. Mesmo as crianças estão sempre vestidas e não custa nada respeitar o costume local.
Gostou das dicas? Que tal um passeio?
Se você gostou das dicas da Juliana, vai adorar um passeio guiado por ela pela capital espanhola! Nada melhor do que uma guia de turismo que fala português em Madrid e pode te ajudar com tudo no verão espanhol, não é mesmo? Para entrar em contato com ela, é só clicar no link e preencher o formulário no fim do artigo.
Além disso, confira os demais artigos sobre Madri no blog que podem o auxiliar em sua viagem! Afinal, viajar bem é ter todas as informações necessárias para a viagem e um roteiro que realmente atenda às nossas necessidades, desejos e possibilidades.
Bora viajar?
0 comentários