O encantamento de Londres e a Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka

por | Atualizado em 24/05/23 | Dicas de Viagem, Londres

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 01 Viajando Bem pela Europa

Passei meus últimos dias pensando qual seria o tema do meu primeiro post no inicio dessa colaboração com o blog Viajando Bem. Mas foi na Sexta-feira, saindo de um teatro no West End londrino e em uma bonita e agradável noite aqui em Londres, que fiz a minha escolha.

A Fantástica Fábrica de Chocolate é um livro publicado em 1964 pelo escritor galês Roald Dahl, mas ficou mais conhecido após o lançamento da primeira versão do filme em 1971. Muitos anos depois, em 2005, surgiu o novo filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Deep no papel de Willy Wonka e foi um sucesso de bilheteria.

Essa história sempre me encantou, um drama sobre o pequeno Charlie Bucket, um garoto que mora com os pais e quatro avós num casebre, mas que mesmo assim mantém a esperança de uma vida melhor. A casa de Charlie fica ao lado da maior fábrica de chocolates do mundo que é comandada pelo excêntrico Willy Wonka, que por medo de espionagem industrial decidiu despedir todos os seus trabalhadores e anunciar que ele estava saindo do negócio para sempre, mas os chocolates continuavam a ser vendidos. O grande sonho do pequeno Charlie é conhecer Willy Wonka e A Fantástica Fábrica de Chocolate e ele ganha esta chance quando o excêntrico Wonka decide promover um concurso mundial, e permitir que cinco crianças, as que encontrarem os tickets dourados escondidos nas barras de chocolate, possam conhecer a misteriosa, mágica e Fantástica Fábrica de Chocolate. Charlie é o último a encontrar o bilhete dourado.

Em Março desse ano, enquanto esperava um ônibus para ir à escola, vi aquelas publicidades que ficam estampadas nas paradas de ônibus. Ali estava a propaganda de estréia de um novo musical durante o verão: Charlie and the Chocolate Factory. Passei algum tempo pensando nas coisas em que teria que abdicar para comprar o ticket para ir a este musical, ja que viriam as férias na Espanha, as visitas vindas do Brasil e sempre é preciso fazer escolhas.

Dia 12 de setembro foi meu aniversário e quando acordei, recebi da minha melhor amiga Flor, um dos presentes mais esperados nesse ano. Um ticket para assistir ao Musical que eu tanto queria. A data: 4 de outubro. Parecia que eu tinha ganhado o bilhete dourado para entrar naquela Fábrica, e na Sexta-feira pela noite foi exatamente assim que eu me senti.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 02 Viajando Bem pela Europa

O Theatre Royal Drury Lane, o teatro aonde se pode assistir ao musical, por si só já um espetáculo, pois é o teatro mais antigo dos cenários ingleses e ainda segue aberto e em operação. Ao subir as escadarias você vai se deparando com obras de arte nas paredes, e lá dentro, se pode ter a noção do motivo pelo qual era chamado Teatro Real há 350 anos atrás.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 03 Viajando Bem pela Europa

O agito das bancas vendendo produtos Wonka logo na entrada e a quantidade de crianças entusiasmadas com o espetáculo é algo que te faz pensar o quanto deve ser maravilhoso ser criança por aqui. A possibilidade de viver tudo isso nos museus aonde você pode ver as obras de arte mais importantes do mundo ali na sua frente, e os espetáculos teatrais, aquilo que você ouve nos contos de fadas e vê nos filmes, estão ali ao seu alcance. É claro que eu não pude deixar de pegar a minha barra de chocolate Wonka e preparar-me para o que eu iria assistir.

Quando as cortinas se abrem, o visual já é impressionante. O pequeno Charlie em um “lixão” buscando coisas para seus avós, enquanto um carrinho de chocolates é conduzido por uma senhora que grita “Chocolateeeeee”. O cenário é de tristeza e pobreza enquanto a única coisa que brilha é o carro de chocolates. O cenário se move rapidamente e Charlie entra em sua casa, com os quatro avós deitados em duas camas (uma de frente para a outra, e ambas surgem de um buraco vindo do chão) e ele entregando os presentes que havia encontrado. Os atores que interpretam os avós são divertidíssimos e arrancam gargalhadas da platéia.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 06 Viajando Bem pela Europa

A maioria das cenas da primeira parte do espetáculo (dividido em duas, mais ou menos 1h15 cada uma) se passa dentro da casa de Charlie, incluindo o dia do seu aniversário e as cenas brilhantes das crianças ganhadoras do bilhete dourado. Uma espécie de televisão real aparece ao fundo, com a imagem do apresentador que lê o noticiário e entra ao vivo com a apresentadora entrevistando cada um dos personagens. Quando a luz da televisão se acende, os personagens reais interpretam tudo, de dentro. É uma mistura de sons e luzes com personagens reais, até o momento em que Charlie encontra o último ticket e o cenário fica completamente cheio de personagens, já que os jornalistas invadem a casa de Charlie. É impossível focar o olhar em somente uma das cenas. A primeira parte termina após a aparição de Willy Wonka para fora da Fábrica de Chocolates, recepcionando todos os ganhadores do concurso. Todos entram na fábrica. A porta se fecha, assim como o portão dourado com a inicial W.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 07 Viajando Bem pela Europa

A segunzda parte, dentro da Fábrica é incrível e cheia de efeitos visuais. Primeiro, todos estão na Sala do Chocolate e o primeiro participante é eliminado – o gordinho alemão Augustus Gloop cai em um lago de chocolate e entra por um tubo – e é quando aparecem pela primeira vez os ajudantes Oompa-Loompa. Violet Beauregarde é a segunda a ser eliminada, em uma sala de invenções, após provar um chiclete diferente com diversos sabores, ela acaba inflando tanto que vira uma bola e explode no ar. Ao percorrer pela fábrica, entram em uma das salas, a chamada sala das “nozes” com os esquilos roedores de nozes (e a mimada Veruca Salt dança e briga com esquilos gigantes). Depois de percorrer um caminho em barco, é a vez do pequeno maníaco por videogames Mike Teavee acabar entrando dentro de televisões. Cada cena destas, é uma música cantada e interpretada pelos Oompa-Loompas.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 08 Viajando Bem pela Europa

O grande vencedor, como era de se esperar é o pequeno Charlie, que será o sucessor de Willy Wonka. Fiquei muito tempo pensando em como eles fariam para demonstrar a cena de Wonka e Charlie no elevador da fábrica, quando ele voa por cima da cidade e as estrelas são vistas ao fundo. Só posso dizer que, mais uma vez, fui surpreendida. As luzes se apagaram, e as estrelas se espalharam por todas as partes. O elevador iluminado de azul começou a subir e voar em direção à platéia sob a famosa trilha sonora do filme “Pure Imagination”. Foi de arrepiar.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 09 Viajando Bem pela Europa

Uma das coisas que mais me atrai em Londres é isso. O acesso ao que há de melhor em arte e cultura, em entretenimento e diversão, em moda ou tecnologia. A possibilidade (ainda que nem sempre seja acessivel devido ao preço) de ver aquelas coisas que somente são possíveis nos nossos sonhos. Minha história infantil preferida desde pequena foi Mary Poppins, e foi dela que me lembrei na primeira vez em que olhei para o Big Ben.

Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka 10 Viajando Bem pela Europa

Londres é muito mais do que a gente vê nas famosas fotografias do Big Ben, London Eye, Tower Bridge, London Tower. Londres carrega muito mais do que as histórias pesadas do Incêndio que destruiu grande parte da cidade, da Peste Negra e das Guerras Mundiais. Londres são todas as lojas e o último em moda e tecnologia, são os museus gratuitos e os mercados de rua. Londres é essa Londres que descobrimos enquanto caminhamos por ai e que nos surpreende em cada esquina. É uma cidade de conto de fadas, aonde nossos pequenos sonhos se tornam reais.

Você pode adquirir os ingressos com antecedência na página do espetáculo ou em páginas de desconto como Last Minute ou Wowcher. Além disso, os ingressos podem ser adquiridos aqui em Londres, em diversas bancas que vendem entradas para musicais, localizadas na Oxford Circus, Piccadilly Circus e West End, além da bilheteria do teatro. O espetáculo vai até 2014.

Escrito por: Roberta Weber Calabró
Fotos: Divulgação/Reprodução

6 Comentários

  1. Lívia Toledo

    Oi, Rogério!! Estou amando navegar pelo seu blog. Já está nos meus favoritos.Gostaria de algumas informações rápidas se for possível. Pretendo viajar para a Europa agora em Junho/2014.Já fui pra lá outra com pacote e com os hoteis reservados pela agência e alguns eu reservei pleo booking. So que fui em baixa temporada.Somos um grupo de 08 pessoas( 02 famílias) com 05 adultos, 02 adolescentes e 01 criança de 08 anos.Já temos as passagens compradas.O roteiro é Londres , Amsterdam, Paris e por ultimo Varsóvia e Cracóvia . EStou achando muito caro reservar hotéis nesta época. Vc indica algum apartamento ou mesmo hotel nestes locais , principalmente Londres, Amsterdan e Paris?E mais uma : Vale a pena comprar ingressos antecipados para subir na torre Eiffel e para ir à casa da Anne Frank? Desde já lhe agradeço
    Lívia Toledo

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Livia!

      É a melhor coisa que poderá fazer alugando apto nestas cidades, ainda mais que estarão em 8 pessoas! Poderá economizar até 40% em relação a um hotel. Além disso, a economia aumentará se fizerem o café da manhã em “casa” e também a janta, deixando apenas o almoço para fazer na rua.

      Dá uma conferida em http://www.airbnb.com.br e http://www.wimdu.com.br, são dois ótimos serviços para alugar por temporada. E em Paris há o http://www.alaparisienne.com, que é gerenciado por brasileiros e oferece ótimos imóveis.

      Sobre o ingresso antecipado para a Torre Eiffel eu só recomendo comprar alguns dias antes, sabendo como estará o tempo, ok?! Já pensou comprar um dia e horário e estar chovendo pra caramba? Estraga um pouco, né?! 😛

      O da Anne Frank eu recomendo sim, podem comprar sem medo e sem saber como estará o tempo, hehe!

      Abração e ótima viagem!

      Responder
      • Lívia Toledo

        Muito obrigada Rogério !!Vou planejar fazer uma próxima viagem com a sua consultoria desde o início.

        Responder
  2. Gustavo

    Bom dia Rogerio , eu e minha esposa estamos indo para
    Lisboa em uma reunião no final de março , vamos dar uma esticada de 7 dias e estamos na duvida em oque fazer, uma ideia seria Londres , Dublim ou Amsterdam, e mais duas cidades da Alemanha ou Praga , Viena e Munique , oque acha , se tiver uma outra sugestão , abs gustavo…

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Gustavo!

      Se esta for a primeira vez para Lisboa, uma sugestão seria alugar um carro e fazer uma semana girando por Portugal. Ou então, escolher no máximo 2 destinos para fazer nestes 7 dias, como Londres e Dublin, Londres e Amsterdã, ou ainda Praga e mais um destino na Alemanha, ok?! Só não inventem de querer fazer 4 cidades que não vai dar tempo,… 🙁

      Abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!