Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Atualizado por Rogério Milani em 18/09/2018

Confira mais um post da série Europa Barata. Listamos aqui dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence, na França!

coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence

A região da Provença, na França, ocupa o imaginário de dez entre dez viajantes… Pudera: lá, você encontra idílicos campos de lavanda, ruas charmosas, edifícios históricos, um céu azul de cor incomparável e os melhores vinhos e espumantes! A região tem algumas cidades mais conhecidas e outras apenas aguardando para serem conhecidas e desbravadas pelos turistas, que às vezes, chegam lá cheios de visões pré-concebidas e se encantam com as novidades que descobrem pelo caminho!

Neste post, vou me dedicar a descobrir Aix-en-Provence, o lar do pintor Cézanne, mil fontes e uma montanha muito famosa eternizada em muitas obras de arte. Por isso, não é de surpreender que existam muitas coisas gratuitas para fazer nesta cidade turística! Vem ver quais são!

Cours Mirabeau e La Rotonde

Todos devem começar a turnê de Aix no Cours Mirabeau, muitas vezes chamada de “a rua mais bonita de Aix”. Mas não é só isso: essa bela rua é uma parte importante da cidade desde o século XII. Em uma extremidade, você encontrará a estátua do rei René, cujo reinado influenciou fortemente Aix. No outro extremo, você encontrará a Fonte La Rotonde, uma das mais icônicas e grandiosas fontes de Aix.

Ali, você vai poder caminhar ou, se preferir, sentar pra tomar um café nas charmosas cafeterias e, enquanto prova um calisson (doce tradicional francês), observar o vai-e-vem das pessoas. Outra atração incrível ali é o Cinema Renoir, onde você poderá ver clássicos do cinema em suas versões originais. A Cours Mirabeau também abriga a mais famosa brasserie de Aix, a Les Deux Garçons, onde Cézanne costumava sair com o amigo escritor, Emile Zola. Se quiser almoçar por ali, nossa dica é o italiano Bistrou Romain, que serve comida italiana a preços justos!

coisas para fazer de graça na região da Provença

Musée Granet e Saint Jean de Malte

O pintor Cézanne é o residente mais famoso de Aix-en-Provence e o museu abriga muito do seu trabalho (Aix era sua cidade natal e onde ele viveu a maior parte de sua vida). O local também tem exposições temporárias e é gratuito no primeiro domingo de cada mês (mas espere filas mais longas no verão).

Para aproveitar melhor seu passeio, você pode visitar a impressionante igreja de Saint Jean de Malte fica ao lado do Musée Granet e está aberta em horário comercial. Seu estilo gótico e sua localização são peculiares, tornando o prédio ainda mais bonito – se encante com os belíssimos vitrais, que criam uma iluminação fantástica à igreja histórica. Há também um enorme órgão e a atração faz parte do Tour Cézanne, que recria os passos do pintor pela cidade.

coisas para fazer de graça na região da Provença

Les Baux de Provence

A aldeia de Baux de Provence está situada no coração de Alpilles, um planalto rochoso de 245 metros de altura, que é habitada desde 6.000 a.C., quando muitos se estabeleceram no alto da colina entre as rochas de calcário por sua localização superior bastante defensiva. O local oferece uma vista deslumbrante de Arles, Camargue e Alpilles. Não é a toa que é um dos lugares mais visitados da rota turística provençal!

Sua herança cultural é excepcionalmente rica, com 22 tesouros arquitetônicos classificados como “Monumentos Históricos” (incluindo a igreja, o castelo, a prefeitura, o hospital, capelas, casas, portas.. Isso sem contar itens de mobília e uma coleção de pinturas). A aldeia só pode ser visitada a pé e você vai admirar as antigas casas que foram cuidadosamente restauradas, belas fachadas renascentistas e vários magníficos “hôtels particuliers” que hoje servem como galerias de arte ou museus.

Você não pode perder o “Citadelle des Baux” no cume da aldeia. Les Baux cobre sete hectares e os visitantes podem descobrir as principais ruínas de seu passado dramático: a fortaleza, torres sarracenas, capelas, antigas armas de guerra… A história da Provence se desdobrará diante de seus olhos!

coisas para fazer de graça na região da Provença
Praça d’Albertas

No século XVIII, os Albertas eram uma das principais famílias da cidade. Em 1724, Henri Rainaud d’Albertas instruiu Laurent Vallon a projetar a fachada e a entrada de sua mansão particular e, para criar uma perspectiva aberta, entre 1735 e 1741 ele comprou as casas em frente e as demoliu. Ele queria que uma praça fosse construída de acordo com o modelo parisiense dos palácios reais. A fonte no centro, que também chama a atenção, foi construída em 1862.

Quando a família Albertas se mudou para a Itália, o local tornou-se uma praça. O filho de Henri amava o teatro e sugeriu que o local servisse para apresentar performances. A construção impressiona – preste atenção nos detalhes da fachada!

coisas para fazer de graça na região da Provença

Praça dos Quatro Golfinhos

Há uma série de lindas fontes antigas que podem ser encontradas em Aix-en-Provence, mas a mais famosa com certeza é Fonte dos Quatro Golfinhos, construída em 1667. Ela foi a primeira a ser erguida na cidade somente por motivos estéticos – até então, as fontes eram esculpidas por sua funcionalidade! A bela fonte pode ser encontrada perto do Hotel de Boisgelin (1650) na Praça dos Quatro Golfinhos, um ambiente arborizado e tranquilo.

Uma série de mansões inspiradas na renascença italiana estão localizadas nas proximidades e valem a visita! A fonte é muito amada em Aix: é um dos pontos turísticos mais fotografados da cidade e onde as crianças e os locais se refrescam no verão.

coisas para fazer de graça na região da Provença
O mercado de L’Isle-sur-la-Sorgue

O mercado acontece sempre aos domingos de manhã até por volta das 13h30min e vale muito a visita! Ele se estende por várias ruas no centro da cidade, inclusive margeando seus canais, e ali você encontrará um pouco de tudo: flores, tecidos, chás, condimentos, antiguidades, embutidos, roupa vintage, etc… E vá sem pressa, viu? O passeio precisa ser feito com calma para poder admirar uma explosão de cores, odores e sabores – experimente os salames e queijos artesanais e não irá se arrepender!

Se não tiver tempo para ir em outros mercados em sua estadia na região, escolha esse para ir: o passeio entre as barracas, com o rio Gordes surgindo a cada curva, compõe um dos cenários mais interessantes da Provença!

coisas para fazer de graça na região da Provença

Place Richelme

O sul da França é conhecido por seus mercados exuberantes e o mercado matinal no Place Richelme é um ótimo lugar para passear. Não é grande, mas as barracas estão cheias de produtos sazonais como vegetais orgânicos, queijos, embutidos, geleias caseiras, pães locais e até frangos assados!

Ali, você encontra também os produtos de pequenos artesões, como sabonetes e cosméticos naturais com aromas da região (ou seja: lavanda, lavanda e mais lavanda!). O mercado acontece todos os dias até às 12h30min, quando a praça é limpa e as mesas dos bares são abertas.

Parc de la Torse

O parque fica a poucos minutos a pé da cidade, correndo ao longo do rio Torse. Muitos dos grupos de ioga locais praticam aqui e estão cheios de corredores e cidadãos fazendo picnics. Para quem viaja com crianças, este é um baita passeio – há muito espaço para eles brincarem e correrem livremente!

Se você caminhar pelo ginásio de uso gratuito, Yves Blanc Sports Center, você pode arriscar uma partidinha de futebol ou basquete ou usar a pista de corrida gratuitamente. Mas o melhor mesmo do parque é a abundante natureza e sua área para picnics, com mesas amplas e muita tranquilidade!

coisas para fazer de graça na região da Provença

A montanha Sainte-Victoire

Cézanne amava a montanha Sainte-Victoire, nos arredores de Aix, tanto que a pintou mais de 180 vezes! Quando Picasso comprou um château em Vauvenargues, na base da montanha, ele disse que “ele finalmente comprou um pedaço das montanhas que Cézanne tanto amava”.

Para chegar até lá, você pode alugar um carro – as estradas até a montanha são belíssimas e uma atração por si só. Aqui no blog, recomendamos sempre que você alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars. E, se você for na temporada das papoulas, a primavera europeia, a montanha fica ainda mais incrível!

Praça des Trois Ormeaux

Pensa num lugar charmoso que é a cara do interior da França: essa é a praça de Trois Ormeaux! Um Ormeaux é uma árvore que, conta-se, surgiu magicamente quando um morador protestava contra os governantes de Aix. Três destas árvores estão nesta pequena praça, cercando uma fonte onde os restaurantes da redondeza refrigeram seus vinhos sob a água no verão. A arquitetura dos prédios em volta é belíssima – experimente sentar em algum dos bistrôs, pedir um vinho rosé e apreciar a bela pracinha!

coisas para fazer de graça na região da Provença

Prefeitura

No centro da cidade, numa das avenidas mais movimentadas, fica a Prefeitura de Aux-en-Provence que vale – e muito – a sua visita. A Câmara Municipal não é apenas onde o prefeito trabalha e onde as pessoas se manifestam contra tudo (lembre-se que os franceses são politicamente engajados e muito contestadores).

O belo prédio barroco fica na Place de L’Hotel de Ville, o pedaço da cidade onde você encontrará o mercado de flores, lojas de alimentos, bares locais e a torre do sino. Ou seja: é um excelente local para passar um fim de tarde petiscando algo e vendo o movimento do centro antigo. E, se você for pra lá no verão, há um festival e vários espetáculos são realizados por todo o espaço! Curiosidade: no final da Segunda Guerra Mundial, as tropas americanas montaram seus tanques sob o arco para libertar Aix em 1945.

coisas para fazer de graça na região da Provença
___

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de graça em Madri

Dez coisas para fazer de graça em Barcelona

Dez coisas para fazer de graça em Berlim

Dez coisas para fazer de graça em Dublin

Dez coisas para fazer de graça em São Petersburgo

Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Dez coisas para fazer de graça em Bruxelas

Coisas para fazer de graça em Lisboa

Dez coisas para fazer de graça em Oslo

Dez coisas para fazer de graça em Viena

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbarou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

Tags

1 Comentário

  1. Ok. Me convenceu. Vou montar acampamento aí rs. Estava na dúvida com Avignon, mas ganhou.

    Comente

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence […]
  2. Confira dez coisas para fazer de graça em Bolonha - […] Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence […]
  3. Turismo em Aix-en-Provence - […] Temos também um post listando dez coisas pra fazer de graça em Aix-en-Provence, vem ver quais são! […]
  4. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Galway - […] Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence […]
  5. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Copenhagen - […] Dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *