Europa Barata: Dez coisas pra fazer de graça em Barcelona

por | Atualizado em 18/05/23 | Barcelona, Europa Barata

Preparamos uma lista cheia de coisas pra fazer de graça em Barcelona – programas incríveis pra quem vai visitar uma das minhas cidades favoritas na Europa, cheia de vida e cultura pulsante. Confira!

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_cidade_viajando-bem-e-barato

Barcelona encanta: o clima mediterrâneo, a arquitetura, a gastronomia, o povo… São tantas coisas que curto ali que i difícil é ficar enumerando! Vai para Barcelona em breve? Confira então nossas dicas de hospedagem em Barcelona, qual a melhor forma de desvendar o transporte público da cidade, algumas sugestões de viagem bate-e-volta para fazer a partir de Barcelona e também uma dica para comer a melhor paella da cidade – prioridades, né, gente? 🙂

Caso queira descobrir ainda mais sobre a cidade, a Cristina Rosa, colaboradora do nosso blog e guia de turismo em Barcelona acabou de lançar um guia de viagem com tudo o que você precisa saber sobre Barcelona.

Nesse post, listamos dez coisas pra fazer de graça em Barcelona que são incríveis e podem te ajudar a economizar na viagem e conhecer atrações maravilhosas sem gastar um centavo. Bora lá?

10 coisas pra fazer de graça em Barcelona

Park Guell

Inaugurado em 1914 com o objetivo de se tornar um refúgio para ricos, foi concebido pelo arquiteto Antoni Gaudí, expoente máximo do modernismo catalão, por encomenda do empresário Eusebi Güell. Hoje, não é preciso ser rico para entrar ali – o o Park Güell hoje é aberto a todos, das 8h às 21h e a boa notícia é que a entrada é gratuita para a área comum. Para ver a área monumental, com mais azulejos coloridos, é preciso desembolsar € 8. Construído entre 1900 e 1914, revelou-se um fracasso comercial e foi vendido ao Município de Barcelona em 1922, tendo sido inaugurado como parque público em 1926. É um dos locais mais lindos de Barcelona, com certeza!

La Rambla

Dentre as inúmeras atividades que Barcelona oferece, uma caminhada pela longa alameda que vai da Plaza Catalunya ao monumento a Colombo, localizado junto ao porto, é um daqueles prazeres inesquecíveis. Em cada trecho de La Rambla tem um nome diferente, mas isso não importa. Sob a sombra de frondosas árvores ou no agito noturno, ao longo da Rambla estão cafés, restaurantes, livrarias, floriculturas e lojas diversas. Sem contar a marca registrada do local, os artistas de rua – estátuas vivas, pintores e músicos, num espetáculo que não tem hora para acabar. E, se pintar a fome, seu próximo destino será o fabuloso Mercado de La Boquería, que indicamos logo abaixo!

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_la-rambla_viajando-bem-e-barato

La Boquería

Uma experiência que adoro ter quando estou viajando é visitar o Mercado Público da cidade, e La Boquería não decepciona com suas cores, sabores e experiências gastronômicas. Aberto em 1840 e sua localização guarda uma história interessante: antigamente, antes que a cidade de Barcelona derrubasse suas muralhas, produtores agrícolas da região vendiam seus produtos do lado de fora da muralha, na planície da Boqueria, em frente ao portal da Boqueria, para fugir à cobrança de impostos. Hoje, são mais de 300 lojas e milhares de turistas que se acotovelam ali todos os dias!

Castelo de Montjüic, seu jardim e suas fontes

O Castelo em si só é interessante pela construção – até 2009, ele abrigava um museu militar em seu interior – e, agora, a boa pedida é passear pelos seus jardins e apreciar as vistas mediterrâneas. Muita gente vai até lá pra ver os seus quatro jardins (todos com entrada gratuita a partir das 10h até o pôr-do-sol) com muitas plantas exóticas. Se você ficar por ali depois do sol se pôr, pode aproveitar e ver a Fonte Mágica de Montjüic, que foi restaurada em 1992  por causa dos Jogos Olímpicos. São cerca de 10 minutos de música, luz e água – a atração está aberta de 30 de abril até 30 de setembro, sempre de quinta a domingo, das 21h às 23h30. A cada meia hora, ocorrem os shows com música.

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_montjuic_viajando-bem-e-barato

Praias de Barcelona

As praias estão para quem mora em Barcelona como para os brasileiros: são democráticas, cheias de gente bonita e são sempre uma boa possibilidade de descanso. A Cris Rosa, do ótimo Sol de Barcelona, escreveu um baita post com dicas de praias de Barcelona pra visitar no inverno ou verão! As que indicamos conhecer são: Barceloneta, Sant Sebastià, Bogatell e Nova Icária.

Parque do Tibidabo

Dali, você vai ter uma vista belíssima da cidade de Barcelona: Tibidabo é uma montanha que domina a paisagem da cidade. Com 512 metros é o ponto culminante da Serra de Collserola e, ali, há uma torre de telecomunicações, um parque de diversões histórico e uma enorme igreja, o  Templo Expiatorio del Sagrado Corazón. O parque foi inaugurado em 1908 e é o mais antigo da cidade e ainda conserva muitos brinquedos originais que guardam muito do charme do local. Para quem curte fortes emoções, as atrações mais novas do parque proporcionam experiências radicais, já que ele fica numa montanha muito alta…. Mas eu arrisco dizer que a vista é o que vale a pena ali, é indescritível! O parque aparece no filme “Vicky Cristina Barcelona”, aliás!

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_tibidabo_viajando-bem-e-barato

Parc de la Ciutadella

O Parque da Cidadela foi durante muitos anos o único parque da cidade de Barcelona. Foi construído nos antigos terrenos da fortaleza da cidade, à imagem e semelhança do Jardim do Luxemburgo de Paris. É considerado o “pulmão” da cidade e, para quem vai com crianças, ainda há a opção de curtir o zoológico por lá. E muitos barceloneses amam o parque para andar de bicicleta, encontrar os amigos ou só curtir um belo dia de sol.

Barri Gòtic

O bairro gótico é um deleite para os apreciadores da arquitetura, além de ser a parte mais antiga da cidade e onde fica o centro histórico. Uma das paradas obrigatórias do passeio é a Catedral de Barcelona, imponente e belíssima, que tem visitação gratuita em alguns dias: de segunda a sábado, das 8h às 12h45 e das 17h15 às 19h30. Aos domingos, o horário gratuito é das 8h às 13h45 e das 17h15 às 19h30. Construída em volta do antigo fórum romano, a Plaça Sant Jaume vale a visita também. Perca-se pelas ruelas e conheça uma face distinta de Barcelona, com preciosos bares de tapas e o comércio voltado para os locais, como chapeleiros, barbeiros e alfaiates.

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_gotico_viajando-bem-e-barato

El Raval

Um baita exemplo de revitalização urbana – a área era conhecida como zona de prostituição e venda de drogas e, hoje, reúne várias lojas moderninhas, pequenas galerias de arte, brechós e comércio de itens vintage e muitos jovens hipsters caminhando por ali. Passear por essa área é ver uma Barcelona distante dos grandes pontos turísticos, mais autêntica e real. Aproveite pra beber um drink num dos vários bares descolados. Confira nesse vídeo como é El Raval hoje em dia:

Museus

Aqui, vale a máxima que usamos para muitos posts da série Europa Barata: se você vai ficar uma semana na cidade, programe suas idas aos principais museus de acordo com o dia de entrada gratuita deles. Em Barcelona, a programação é a seguinte:

Museu Picasso (Carrer Montcada, 15-23) – entrada grátis às quintas-feiras, das 19h às 21h30.

Museu Nacional d’Art de Catalunya (Palau Nacional, Parc de Montjuïc, s/n) – gratuito a partir das 15h de domingo.

Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (Carrer de Montalegre, 5) – entrada gratuita também aos domingos, das 15h às 20h.

Museu d’História de La Ciutat (Plaza del Rei, s/n) – entrada liberada aos sábados a partir das 16h, e aos domingos a partir das 15h.

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_museu_viajando-bem-e-barato

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de Graça em Madri

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

coisas-pra-fazer-de-graca-em-barcelona_dest_viajando-bem-e-barato

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

4 Comentários

  1. Luciano Tudesco '

    O Park Güell é fantástico e tem entrada gratuita na área dos azulejos coloridos das 07 as 08hs, fica bem vazio sendo possível tirar várias fotos sem sair demais turistas que lotam o local. Se tiver disposição de acordar cedo, vale muito a pena, fui inicio de maio/16.

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Luciano!

      Nossa, que dica bárbara! Vamos adicionar ao post, ok?

      Um abraço e obrigado por compartilhar essa informação valiosa com outros viajantes! 🙂

      Responder
  2. ana karoline

    Boa tarde, bem legais as dicas, adorei! Estarei em Barcelona em janeiro (período bem frio). Tirando a praia, consigo visitar os outros lugares? quais dicas para o inverno?

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Dez coisas para fazer de graça em Barcelona […]
  2. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Viena - […] Dez coisas para fazer de graça em Barcelona […]
  3. Atrações imperdíveis do Bairro Gótico de Barcelona - […] Dez coisas para fazer de graça em Barcelona […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!