Você teve a maravilhosa ideia de vir para Madri. Parabéns! A cidade pulsa em vida e atrações incríveis para os turistas e difícil é escolher o que fazer!
Chegando e Madri, você descobriu que a cidade tem 12 linhas de metrô, trem e ônibus. Socorro! Qual a melhor forma para se deslocar na cidade? Neste post, explico direitinho como funciona o metrô e o ônibus da cidade.
Transporte em Madri – preços e opções
Na verdade, a escolha é muito simples! Se você se hospedar no centro, é bem provável que nem use transporte público, mas caso você queira conhecer uma atração mais afastada do centro, como o estádio do Real Madrid ou esteja mais cansado, é melhor saber como se deslocar pela cidade.
Preço: o bilhete simples do metrô custa 1,50 euros se você se deslocar por até cinco estações. Há um incremento se você ultrapassar este número e o valor pode aumentar no máximo até 1,80 euros.
10 viagens: para quem vai ficar vários dias, um bom negócio é comprar o bilhete com 10 viagens. Quem está viajando acompanhado também, pois é possível passar o mesmo bilhete pela catraca. Valor: 12,20 euros.
Bilhete turístico: vale por 24h, 48h, 72h, cinco ou sete dias. O bilhete de 24 horas custa 8,40 euros; 2 dias 14,20 euros; 3 dias, 18,40 euros; 5 dias 26,80 euros e 7 dias, 35,40 euros e passa a ser válido no momento em que você o utiliza pela primeira vez.
O bilhete turístico pode ser adquirido nas máquinas das estações de metrô ou nas bilheteiras. Ao contrário do bilhete de 10 viagens, você não poderá dividi-lo, pois ele é pessoal e intransferível. Você poderá usá-lo no trem, ônibus e até no suplemento do aeroporto sempre que esteja no período de validade.
Os bilhetes turísticos estão divididos em Zona A – dentro da cidade – e Zona T – em toda a comunidade (estado) de Madri.
Transporte em Madri – dicas
E agora? Bilhete de 10 viagens ou turístico? Qual vale a pena para mim? O jeito é fazer as contas e avaliar.
Atenção: nem todas as estações de metrô têm seres humanos para te atender! Por isso, é preciso saber mexer nas máquinas, conforme vou explicar abaixo.
Outra dica: dinheiro trocado é fundamental para comprar bilhetes de transporte em Madri, pois as máquinas não aceitam notas de 50 euros para os bilhetes simples e nem para os de dez viagens.
Mais uma dica: há máquinas que aceitam somente dinheiro; outras, somente cartão, e ainda as que aceitam dinheiro e cartão. Está tudo sinalizado. Veja a foto abaixo: a máquina da esquerda aceita dinheiro e cartão, e a da direita, com um aviso no alto, só aceita cartão (‘tarjeta’).
Ticket de metrô: como comprar
Ok. Mas como eu compro minha passagem de metrô?
Simples. Tirei foto para vocês. (E confesso que estava com vergonha de fazê-lo!)
Esta é a tela de entrada. Já sabe o que vai querer? Marque na opção, por exemplo, bilhete simples (‘sencillo’). A tela vai mudar para esta aqui:
Selecione a linha ou a estação de destino. Eu selecionei a estação “Serrano” e a tela muda para esta aqui:
Como vocês podem ver, a estação Serrano não ultrapassa cinco estações e o bilhete custa 1,50 euros. Se estiver tudo certo, clique em “Aceptar” e coloque o dinheiro ou cartão na máquina.
Para comprar o bilhete turístico em Madri, basta selecionar a opção “Otros billetes” (confira lá na segunda foto deste post) e a tela que vai aparecer será esta:
Selecione “Abono turístico”, Zona A e em seguida a opção que for mais conveniente para você.
Ônibus: os bilhetes do metrô valem também para os ônibus de Madri. Sou apaixonada por eles e não é à toa: pontuais, espaçosos e transitando por faixa exclusiva. O transporte em Madri em seu melhor! Você pode pagar diretamente ao motorista – com dinheiro trocado, por favor! Não dê a ele uma nota de 50 euros para pagar 1,50 – ou passe o bilhete nas máquinas automáticas do ônibus.
Em alguns pontos de ônibus, há um painel eletrônico indicando quando vem o próximo buzão.
Nos painéis das paradas, há o itinerário que será percorrido. Observe que as estações de metrô também estão assinaladas e assim fica mais fácil de localizar:
Para saber mais acesse a página do metrô de Madri (em espanhol ou inglês): http://www.metromadrid.es/es/index.html
Post escrito por Juliana Bezerra, Rumo a Madri e Um ano na Espanha e Rogério Milani em 6/10/2015.
_______________________________________________________
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
_______________________________________________________
Você salvou minha vida ontem. Estava completamente perdida. E a senhora, funcionária do metrô que estava ajudando, explicou e não adiantou nada. Ótimo post.
Legal Gabriella! 🙂
Ótimo artigo, ajudará muito na minha viagem por Madri, no mês que vem! Parabéns!
Legal Ricardo! Ótima viagem para você!