A Daniela já era leitora do blog muito antes de planejar sua viagem para a Europa e, por isso, não pensou duas vezes ao contratar os roteiros personalizados do Viajando Bem. Seria sua primeira viagem pela Espanha e ela queria que saísse tudo perfeito no seu roteiro por Barcelona e Palma de Maiorca. Vem saber como foi!
A nota da nossa primeira viagem pela Europa foi 10 – na verdade, ela foi ainda melhor do que esperávamos. Gostamos tanto que contratamos os roteiros do Rogério para nossa segunda ida à Europa também!
Já conhecia o blog e o Rogério bem antes de pensar em fazer essa viagem. Decidi contratar a consultoria porque ainda estava insegura com algumas coisas como o aluguel do apartamento, o trajeto e voos internos. Nunca havíamos ido para a Europa, afinal! O Rogério mandou um questionário bem detalhado para conhecer a gente e saber mais sobre as nossas expectativas para a viagem. Achei muito bom, pois a partir daí senti que a consultoria seria bem pessoal. Além disso, ele disse que já tinha ido mais de uma vez para Barcelona, isso sempre passa bastante confiança.
Primeira viagem pela Espanha – O roteiro
O melhor da consultoria é dar segurança para que a gente possa montar nossa própria viagem, sem contar as dicas ótimas que o Rogério manda durante os preparativos! Acho que o principal foi ele ter me convencido a não ir para Paris, como eu planejava inicialmente! Se tivéssemos ido, não teríamos tempo de curtir direito nem Barcelona, tampouco Paris! O tempo todo ele frisou que essa seria apenas a primeira viagem e que poderíamos voltar outras vezes pra conhecer Paris – nesta viagem, o foco seria a Espanha.
Pensando assim, pudemos curtir tudo com mais tranquilidade, especialmente Barcelona: fomos ao mercado, andamos com calma pelas ruas perto do apartamento onde ficamos… Enfim, nos sentimos praticamente moradores da cidade.
O roteiro funcionou sim – mas, se fosse hoje, nós ficaríamos um dia a mais em Maiorca, porque há muita coisa pra ver lá, é um lugar lindíssimo.
As cidades
Em Maiorca, ficamos dois dias em Palma. Alugamos um carro e fomos passar um dia em Valldemossa. É uma cidade bem pequena ali perto, muito linda e ficou famosa porque o compositor Chopin morou ali durante um ano. Tudo em Valldemossa é lindo! Tiramos muitas e muitas fotos. No dia seguinte ficamos em Palma, andando no centro histórico a pé, conhecendo a catedral e arredores.
Em Barcelona, ficamos seis dias: fomos à Fonte Mágica, ao Camp Nou, ao Montjüic, à Catedral de Barcelona, ao Museu Picasso, andamos bastante pelo Bairro Gótico, fomos à praia (Barceloneta) e, claro, tiramos muitas fotos na Sagrada Família. Uma coisa que ajudou bastante foi o city tour: como estávamos com a minha sogra, que já tem mais idade e não tem tanta facilidade para se locomover, achamos melhor optar pela comodidade do ônibus. Pudemos descer em vários pontos e conhecer muita coisa. Por fim, acabamos fazendo os três trajetos – e os áudios em português ajudam muito!
Tiramos um dia inteiro só para o city tour e, nos outros dias, pudemos voltar aos lugares que gostamos mais. Pegamos o metrô e deu tudo certo. Também fomos até o mosteiro de Montserrat – inesquecível!
Os ingressos do city tour e das atrações turísticas podem ser comprados diretamente em um único lugar e uma única compra.
Os voos
Os voos foram pontuais e não há do que reclamar. Quanto às malas, o Rogério nos auxiliou muito nesse aspecto: fomos bastante práticos. Cada um levou apenas uma mala e uma bagagem de mão – ótima sugestão dele.
As viagens de trem
Pegamos trem apenas para Montserrat. Chegando na estação, achei que as indicações não eram muito claras, mas os guardas foram muito atenciosos e nos auxiliaram na compra dos bilhetes e indicação do local de embarque.
Na volta de Montserrat nós (e mais um monte de turistas de tudo quanto era país!) descemos na estação errada da cremalheira – prova de que as placas não eram muito claras! Mesmo assim, os funcionários nos orientaram e deu tudo certo!
Se você quiser fazer este e outros passeios de trem pela Espanha, pode comprar sua passagem antecipadamente.
Aluguel de carro
Nós alugamos carro somente durante a estadia em Palma. Também alugamos o GPS e deu tudo certo. Se você tem dúvidas sobre aluguel de carro na Europa, esse post é pra você. Para quem quiser alugar um veículo por lá, indicamos que façam isso pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.
As hospedagens
Nós optamos por alugar apartamento em Palma de Mallorca e Barcelona, ambos pelo Airbnb. O Rogério me orientou quanto à busca neste site, principalmente para checar os comentários de quem já se hospedou no imóvel e a localização.
Em Palma o apartamento era perfeito: bem localizado, bem equipado (inclusive com internet) e muito confortável.
Já em Barcelona… o apto era bem menor do que as fotos demonstravam, mal ventilado e com banheiro péssimo. A vantagem era a localização: ficava a apenas três quadras da Sagrada Família. Confesso que fiquei bem chateada. Mesmo assim, acho que valeu a experiência. Nas próximas viagens pretendemos recorrer ao Airbnb novamente, mas vamos ser mais criteriosos na escolha…. 🙂
Se você quiser, aqui no blog tem um ótimo post com várias dicas de hospedagem em Barcelona. Aqui no blog, você também encontra dicas de transporte em Barcelona, opções de bate-e-volta a partir da cidade,dicas de alimentação e passeios e até uma lista de praias de Barcelona para curtir bastante em qualquer estação do ano – exatamente como nós fizemos na Barceloneta.
Seguro viagem
Meu marido teve um problemão com um dente. Acionei o seguro mas não tivemos resposta. Por fim, localizamos uma dentista na mesma rua onde estávamos hospedados e ela fez o atendimento. O serviço foi muito bem feito e o valor bem próximo ao que pagaríamos aqui.
Aqui no blog, indico a leitura deste post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Os procedimentos de imigração
A imigração foi em Madrid. Eu tinha feito uma pasta para cada um com vários documentos (seguro saúde, recibo do apartamento, passagens de volta, extrato do cartão de débito…), mas não pediram absolutamente NADA. A moça só olhou a foto do passaporte e a nossa cara, sorriu, carimbou e pronto! 🙂
O clima durante a viagem
O clima estava ameno: uma jaqueta jeans dava conta do recado. Só fez frio nos últimos dois dias. A consultoria também ajudou muito com as dicas de roupas!
Nosso financeiro para a viagem
O financeiro ficou dentro do planejado, mesmo com o gasto do dentista (200 euros). Eu calculei uma certa quantia em euros por dia por pessoa (100 euros) e deu certo, mesmo contando gastos com compras, passeios mais caros e remédios (por causa do problema no dente). Levamos cartão de débito e foi muito prático – lá, foi aceito em todos os locais. Quase não usamos o cartão de crédito.
Internet e telefonia
Compramos um cartão telefônico no Aeroporto de Guarulhos para ligações mais longas, mas também usamos um dos celulares para chamadas curtas e mensagens. Para internet usamos Wi-Fi do apartamento onde estávamos ou de outros locais públicos que oferecem isso gratuitamente.
Avaliação da consultoria
Já recomendei para um monte de gente! Acho que todos que querem curtir mais um lugar e não querem ficar “presos” a uma excursão se encaixam no perfil da consultoria. Amigos que já foram pra Europa me disseram que gostariam de viajar como a gente: poder curtir a cidade com calma, sem passar correndo pelos pontos turísticos. Só tenho elogios. Foi uma viagem inesquecível e a consultoria teve uma participação fundamental!
Dicas para quem vai viajar para a Espanha
– O city tour em Barcelona foi uma mão na roda, ótimo custo-benefício e com áudios em português. Indicamos muito!
– Fomos mais de uma vez a um ótimo restaurante: El Tastet de l’Artur (Carrer de Lepant, 273, atrás da Praça Gaudí). É pequeno, muito aconchegante, com ótima comida e bom preço. Dois brasileiros trabalham lá.
– No domingo de manhã fomos à Catedral de Barcelona. Na praça em frente havia uns músicos tocando músicas típicas e várias pessoas dançando – eles formavam rodas e dançavam de mão dadas). Não sabemos se acontece toda semana, mas foi muito bonito.
– Um passeio imperdível é a Fonte Mágica: acontece o ano todo e é gratuito. Só é bom chegar cedo porque fica bem cheio. É muito emocionante!
– E por fim, Valldemossa: se você for a Mallorca, não deixe de conhecer. É um vilarejo medieval. Fácil de chegar e ótimo para passar o dia. Ela fica na Serra da Tramuntana, que é patrimônio da humanidade, e o caminho até lá é muito bonito.
Confira mais algumas fotos desta viagem pela Espanha:
Daniela, Rui e Elizabeth
Bauru/SP
Data da viagem: maio 2014
___
0 comentários