“A arte de construir”: uma explosão de cores e sentimentos em cartaz em Londres

por | Atualizado em 22/05/23 | Cultura, Londres

Depois de sair por aquela porta, achei que eu tinha a obrigação de compartilhar algo maravilhoso que vi nesse final de semana. A exposição “The Art of the Brick” (A Arte de Construir) que está em cartaz na Old Truman Brewery Gallery no bairro de Bricklane em Londres é parada obrigatória para quem estiver por aqui ou vir de visita entre os dias 26 de setembro até o 4 de janeiro de 2015.

arte de construir1

A exposição do artista americano Nathan Sawaya contém mais de 80 esculturas feitas de mais de 1 milhão de peças de Lego. Além das incríveis e inovadoras obras de arte, as mensagens apresentadas pelo artista ao longo do espaço percorrido despertam algo realmente inspirador para quem tem a oportunidade de fazer parte dessa incrível experiência.

arte de construir2

Divididas em 9 salas diferentes (Ancient Art, Artist’s Studio, Across the Universe, Blue, Human Expression, Human Condition, Dinosaurium, Portrait Room e British Room), todas as obras estão divididas de acordo com o assunto do seu título.

Na primeira sessão intitulada “Ancient Art” (Arte antiga), são reproduzidas obras de arte antigas e esculturas famosas como a Deusa Athenas, a Vênus de Milo, e Davi, de Michelangelo.

arte de construir3

Na parte de pinturas, são apresentados quadros como “A Monalisa” de Leonardo da Vinci e “A noite estrelada” de Van Gogh.

arte de construir4

Fiquei me perguntando como seria possível construir um quadro com peças de lego… Encaixar as peças de forma que a lateral delas forme uma pintura famosa?!

arte de construir5

arte de construir6

Além disso, vale a pena ler as plaquinhas indicativas ao lado das obras, já que todas elas contém a quantidade de peças utilizadas para cada uma, o tamanho, o tempo para fazê-la e um pequeno texto repleto de significado. Achei incrivel a forma como foram apresentadas obras como “O Grito” de Edward Munch, extrapolando os limites do quadro.

arte de construir7

“Crie o que você vê. Crie o que você sente. Crie o que você nunca viu”.

A segunda sessão é chamada “Artist’s Studio” (O Estúdio do Artista) e representa o “espaço” utilizado pelo artista para as suas criações. Ali podemos ver peças como uma escrivaninha com alguns de seus esboços, duas peças de xadrez, duas maçãs – uma grande e uma pequena, um computador com uma mão para fora e um lápis gigante que escreve a palavra YES.

arte de construir8

O lápis gigante, por exemplo, representa um sonho de Nathan em ter um super lápis para poder escrever no teto. O computador, por exemplo, foi finalizado em 2006, porém mais tarde ele decidiu inserir a mão dentro da tela para simbolizar o quanto a tecnologia invade as nossas vidas na atualidade.

arte de construir9

Across The Universe” (Através do Universo) representa a sua evolução enquanto artista. Nathan diz que quando aprendeu a desenhar uma esfera tudo passou a ser possível, já que superou-se enquanto artista. Essa sessão foi pensada para despertar nas crianças o interesse pelas ciências e pela música. Destaque para o Violoncelo composto de 7.695 peças e para a impressionante nota musical azul (segundo ele, inspiração após ver uma artista tocar tão bem que parecia ter se transformado na própria nota musical).

arte de construir10

Azul…

arte de construir11

“Nade contra a corrente! Siga o seu próprio caminho! Encontre a coragem dentro de você”, assim é Blue (Azul), uma escultura feita sobre a superfície e que da a impressão de cruzar o vidro ao qual os braços atravessam.

arte de construir12

As duas salas que seguem (“Human Expression” e “Human Condition”) representam as “expressões e condições humanas“ às quais nos encontramos nos dias de hoje. Medo, superação, descoberta, paixão, dúvidas e diferenças são somente alguns dos temas abordados em suas esculturas feitas de lego e suas análises sobre a existência humana.

arte de construir13

arte de construir14

A paixão de Nathan Sawaya pelo LEGO começou em criança e foi retomada em 2001, quando o norte-americano abandonou o seu trabalho como advogado e voltou às famosas peças dinamarquesas.

“Quando eu era um advogado, rapidamente eu comecei a perceber que eu estava mais confortável sentado no chão criando esculturas do que sentado em uma sala de reuniões negociando contratos. Meus próprios conflitos e medos pessoais, juntamente com um profundo desejo de felicidade geral, pavimentou o caminho para que me tornasse um artista feliz que trabalha em tempo integral”.

A obra SELF representa ele mesmo e seu imenso desejo de “deixar sair” para fora seu verdadeiro “eu”. E nunca mais olhou para trás.

arte de construir15

Poderia passar muito mais tempo escrevendo sobre essa sala, repleta de significados e expressões, mas falarei sobre uma das suas obras mais famosas, denominada YELLOW (Amarelo). A obra de 11.014 peças representa a dificuldade que temos de “abrir-se para o mundo” e a metamorfose do artista através dos seus dias.

arte de construir16

A próxima sala foi criada para as crianças. E como poderia ele criar uma exposição com peças infantis sem pensar em algo que as crianças adorariam ver? Dinosaurium (Dinossauro) é uma obra gigante e impressionante, feita para as crianças.

arte de construir17

As últimas duas salas “Portrait Room” – repleta de porta-retratos e a “British Room” – cheia de ícones que representam a Inglaterra – como a famosa Cabine Vermelha, o grupo musical “Os Beatles” e a banda moda do momento “One Direction” encerram a expo.

arte de construir18

arte de construir19

Na saída ainda é possível brincar, jogar video game e construir com suas próprias peças de Lego. É ou não é incrível?!

O que você acha? Vale a pena assistir essa exposição? Então anota todas informações e vá conferir!

The Art of the Brick
91 Brick Lane, London, E1 6QL
Metro: Liverpool Street Station
Trem: Shoredith High Street Station
Onibus: 8, 26, 35, 47, 48, 55, 57. 78, 149, 242, 243, 388
Horário: Domingo a Quarta-feira: 10:00 – 18:00 (última entrada 17:00).
Quinta-feira: 10:00 – 20:00 (última entrada 19:00).
Sexta e Sábado: 10:00 – 19:00
Preço: Adultos (a partir de £14,50) / Crianças (a partir de £8)
Site para comprar ingressos antecipados: http://theatreticketsuk.entstix.com/tickets/the-art-of-the-brick

Escrito por Roberta Weber Calabró – Steps To Fly

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Motivos para fazer aula de culinária italiana: aprenda com uma chef diretamente de Roma!

Motivos para fazer aula de culinária italiana: aprenda com uma chef diretamente de Roma!

Quando pensamos na Itália, é difícil não lembrar da culinária do país e das famosas massas artesanais italianas. A cultura gastronômica de lá é mais que uma fonte nutricional, é uma forma de arte e expressão de sentimentos. Dessa forma, muitas pessoas se interessam em fazer aulas de culinária para aprender mais sobre essa cultura. E você, já pensou sobre isso? Neste artigo, trouxemos alguns motivos para fazer aulas de culinária italiana. Vem conferir!

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!