Vai viajar e não sabe se a Wise é a melhor opção para fazer o câmbio? Nesse artigo te explicamos tudo sobre a plataforma e por que usá-la!
O que é a Wise?
A Wise é uma plataforma financeira que permite o câmbio e a transferência de moedas com baixas taxas de conversão e total transparência em relação às tarifas. Além disso, a Wise, que antes era conhecida como TransferWise, também conta com uma conta digital que pode ser usada para guardar dinheiro em diferentes moedas e um cartão de débito internacional que permite ao usuário fazer compras com moedas estrangeiras que já estejam na sua conta.
Ela foi criada pela necessidade de dois amigos de converterem mais facilmente seus salários sem taxas tão abusivas quanto as cobradas pelos bancos tradicionais. Assim, eles desenvolveram um método em que as moedas pudessem ser convertidas com facilidade, rapidez, segurança e o melhor: economia. Afinal, as taxas de câmbio da Wise hoje são as mais baixas do mercado!
Aliás, uma informação importante é que a Wise também é uma ferramenta totalmente gratuita. Apesar de serem cobradas tarifas variáveis em cima de alguns serviços, como transferências, adição de saldo e conversão de moeda (tudo isso será explicado abaixo), a plataforma é gratuita, sem anuidade ou taxa de manutenção. Até mesmo para fechar sua conta é rápido, fácil e seguro! Você só precisa retirar seu dinheiro e desativá-la pelo próprio aplicativo.
A seguir, explicaremos mais sobre como funciona a Wise, quais as taxas de câmbio, como resolver problemas e se é realmente confiável. Se liga!
Como funciona a Wise?
Para oferecer o serviço mais em conta do mercado, a Wise desenvolveu um método de fazer a transferência e conversões das moedas de maneira local. Assim, quando você faz o envio de um valor para uma conta estrangeira através da Wise, eles transferem de uma conta da própria plataforma no país de destino. Ou seja, o dinheiro não atravessa as fronteiras, mas permanece na conta deles do Brasil enquanto o valor é enviado na moeda de seu interesse por uma conta do mesmo país.
Dessa forma, a empresa consegue manter a cotação mais baixa possível e evitar cobranças adicionais.
Além disso, ela possibilita a conversão em qualquer dia e horário de sua preferência, seguindo a taxa de câmbio do mercado naquele momento. Lembrando, é claro, que as operações podem demorar de minutos à dias, sendo o máximo 4. Assim, você consegue comprar a moeda quando julgar mais vantajoso e manter ela na sua conta enquanto não realiza a viagem. Também é possível realizar compras internacionais já na moeda estrangeira usando o cartão de débito Wise.
Por exemplo, se você está indo para a Europa, você pode fazer a reserva do seu hotel, comprar tickets, reservar passagens já com o Euro que estiver na sua conta. Dessa forma, você não paga as taxas de câmbio do cartão de crédito, que variam até o dia da cobrança, e pode ter o controle exato do quanto você está gastando (e economizando!) com o serviço.
Outros benefícios
Uma grande vantagem ainda é poder cadastrar até três cartões digitais no celular, podendo separá-los por função e sendo uma ajuda caso não esteja com o cartão físico por algum motivo. Ah, e caso você tenha o dinheiro em outras moedas senão a que está sendo usada, a Wise faz a conversão automática para você utilizando a menor tarifa do mercado no dia. Demais, né?
Além disso, a Wise também conta com o recurso de consulta e notificação de câmbio de todas as moedas que a plataforma trabalha. Assim, basta você definir entre quais moedas pretende converter e o aplicativo mostra o valor atual do câmbio e um gráfico com as variações nos últimos meses ou anos.
E você pode optar por receber notificações diárias com a taxa de câmbio escolhida ou programar conversões automáticas para quando chegar no valor que deseja. Esse acompanhamento ajuda a economizar e você não precisa lembrar de procurar os valores diariamente.
Como criar minha conta?
Para criar sua conta, é só entrar no site ou aplicativo da Wise, preencher seus dados com e-mail, país, número de telefone e criar uma senha. Além disso, será preciso confirmar sua identidade adicionando um documento oficial. Este pode ser o passaporte, RG ou CNH. A partir daí, você já pode adicionar saldo na conta, realizar transferências, solicitar seu cartão e converter moedas.
O funcionamento da plataforma é extremamente intuitivo e simples de usar. Você pode simular suas conversões com antecedência já no site ou aplicativo mesmo que ainda não tenha uma senha. Nesse momento, todas as taxas e tarifas de conversão aplicadas já aparecerão e você pode comparar com qualquer outra casa de câmbio. Aliás, a transparência da Wise é um dos seus maiores diferenciais e o que a torna tão querida pelos mais de 13 milhões de usuários em todo o mundo.
Para criar sua conta, clique aqui.
Quais são as taxas e tarifas para brasileiros?
Como explicado anteriormente, para ter uma conta Wise e solicitar o cartão é totalmente gratuito, sem taxas de manutenção ou anuidades. Apesar disso, algumas funcionalidades da plataforma cobram tarifas que são sempre explicitadas antes de se realizar a operação.
Para fazer transferências, converter dinheiro em diferentes moedas e adicionar saldo na sua conta são cobradas tarifas variáveis. A taxa começa em 0,41% do valor e flutua de acordo com o montante enviado, as moedas envolvidas, a forma de pagamento e até o tipo de transferência. Se você quiser colocar um valor X na sua conta, por exemplo, a tarifa pode ser diferente caso você opte pelo pagamento de um boleto ou uma transferência TED.
Dessa forma, não tem como definir uma taxa exata para esses serviços, mas é possível simular sempre de forma simples e transparente o valor das operações. Ah, e lembrando também que a Wise utiliza sempre o câmbio comercial e tem o IOF (imposto sobre operações financeiras) fixo de 1,1%. Enquanto isso, os cartões de crédito cobram IOF de até 6,38% para as mesmas operações.
A Wise é confiável? Como contatar em caso de problemas ou dúvidas?
A Wise é regulamentada pelo Banco Central do Brasil e pelas instituições financeiras dos países em que atua. Dessa forma, ela pode sim ser considerada segura e confiável. Além disso, a nossa experiência e a de diversas pessoas que se manifestam todos os dias em sites como o Reclame Aqui têm sido muito positiva. Segundo essa plataforma, a empresa respondeu todas as reclamações e mais de 80% dos conflitos tiveram uma resolução positiva.
Mas caso você tenha alguma dúvida ou problema, você pode entrar em contato com a central a partir dos seguintes canais: Centro de Suporte e Telefone: 0800 8781 204. E apesar de não contar com uma sede física, eles oferecem todo o atendimento em português para brasileiros.
Devo levar apenas o cartão Wise na minha viagem?
Utilizar o cartão e a conta Wise é a melhor opção para viajar com segurança, porque você não precisa andar com tanto dinheiro na mão. Apesar disso, aqui no Viajando Bem nós sempre indicamos ter um bom tripé de segurança, que significa:
1) cartão de crédito habilitado para algum imprevisto;
2) dinheiro em espécie, porque ainda existem lugares que só aceitam dinheiro (assim como lugares que não aceitam);
3) cartão Wise, por todos os motivos listados no artigo.
Dessa forma, você vai estar seguro em qualquer eventualidade. Mas se você ainda tem dúvidas sobre levar dinheiro para o exterior, nós temos um artigo completo sobre o assunto.
Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários para que nós e outros viajantes possamos responder! Você ajuda a deixar o conteúdo do blog mais completo e contribui com quem possa ter os mesmos questionamentos que você. 🙂
0 comentários