Viagem por Gordes, uma cidade com belíssimas vistas da Provença

por | Atualizado em 8/03/23 | Dicas de Viagem, Gordes

Confira como foi nossa viagem por Gordes, uma cidade com belíssimas vistas da Provença que nos encantou com seu charme francês!

Viagem por Gordes

Viagem por Gordes, uma cidade com belíssimas vistas da Provença

Depois de dias fabulosos passeando pelo Vale do Luberon e suas encantadoras CucuronPertuis, LourmarinLaurisAnsouisAix-en-ProvenceApt e Bonnieux na primeira parte da nossa viagem pela Provença, partimos para Saint-Rémy e Arles – mas ainda faltava conhecer Gordes e Roussilon, das quais vou falar nos próximos posts aqui do blog!

Indiscutivelmente a rainha cênica das aldeias morro do Luberon, a aldeia histórica de Gordes se projeta à beira das rochas do planalto Vaucluse – conforme você pode conferir na foto acima. Uma coleção de telhados de terracota, torres de igrejas e ruas sinuosas, Gordes é um cartão postal vivo – mas infelizmente também é popular no verão, então chegue cedo ou tarde para evitar as multidões. Outrora um refúgio de verão preferido por artistas modernos como André Lhôte, Marc Chagall e Victor Vasarely, Gordes agora está cercada por casas de veraneio de luxo, hotéis modernos, restaurantes e B&’s muito frequentados por parisienses chiques em busca de dias tranquilos na Provença. Visitamos a cidade na baixa estação, então pudemos curtir sua beleza e charme com toda a calma – e, no por do sol quando a aldeia parece mais bela, pois sua pedra cor de mel brilha como ouro fundido… Quer ver?

Viagem por Gordes

Se você gosta de fervo ou prefere a tranquilidade, Gordes oferece ao turista tanto um quanto outro: no verão, badalação e gente estilosa aos montes. No inverno, belas paisagens e quietude. A antiga vila de pedra é cheia de charme e história e suas ruas de paralelepípedos são cheias de boutiques, galerias e escritórios imobiliários – e ainda serpenteiam íngremes e estreitas até o castelo renascentista. Por tudo isso, não é de se admirar que Gordes – uma das mais belas Aldeias da França – seja uma das principais atrações turísticas da Provença apesar de ter apenas 40 km e cerca de dois mil habitantes!

Historicamente, Gordes sempre exibiu um espírito independente orgulhoso, tipicamente francês. Foi um centro de oposição quando a Provença foi engolida pelo reino da França em 1481. Um século depois, estava na vanguarda do movimento valdense, considerado herético pela igreja e que rapidamente se espalhou pela Itália. Durante a Segunda Guerra Mundial, Gordes foi uma base importante para a resistência francesa. O belo café Le Cercle Républicain é outro legado dessa longa tradição militante e a própria entrada de Gordes é recheada de história, confere:

Gordes from Viajando Bem on Vimeo.

Como sugere seu poderoso Château, Gordes foi durante séculos uma comunidade rica e próspera. Este castelo foi reconstruído em 1525 e já existia em 1031. O bem restaurado e preservado castelo combina a arquitetura da agitada Idade Média e também da época do Renascimento. A lareira monumental que decora o Salão de Honra foi classificada como monumento histórico em 1902, assim como o resto do castelo em 1931. A entrada é gratuita para menores de 12 anos e o castelo abre somente alguns meses do ano – verifique o calendário aqui. Mesmo que você não entre no castelo, só a parte de fora já vale a pena e tem uma vista fabulosa da cidade!

Gradualmente, como tantas aldeias na França rural, Gordes declinou no decorrer do século XX (uma série de grandes terremotos na região não ajudou). E, depois da destruição causada pelos embates da Segunda Guerra Mundial, apenas algumas centenas de pessoas permaneceram na aldeia histórica – e muita coisa ali precisou ser reconstruída num trabalho que levou muitos anos.

Viagem por Gordes

As casas de Gordes (falo das antigas e das novas construções) foram em sua maioria erguidas usando uma variante da técnica de pedra típica desta parte da Provença (a vizinha Village des Bories é um exemplo tradicional de como essa técnica foi empregada historicamente). Tudo se ergue majestosa e robustamente, e você vai se pegar fotografando todas as casas e muros dessa fascinante aldeia – exatamente como a gente fez!

As pedras também pavimentam as vielas estreitas e estreitas de Gordes, conhecidas localmente como calades. Este é o caminho entre as casas e o comércio e você pode passear aleatoriamente para descobrir panoramas repentinos e estonteantes através da planície em direção às Montanhas Luberon e ter uma vista espetacular da cidade!

Viagem por Gordes

Algumas destas calades levam ao Théâtre des Terrasses, um anfiteatro ao ar livre usado para apresentações de jazz, música clássica, teatro e também de um grande um festival de artes que acontece sempre em agosto, os Soirees d’Été de Gordes. As vistas do local são tão deslumbrantes que você se pergunta se alguém realmente assiste aos shows!

Ainda no centro da aldeia, você encontra a Chapelle des Pénitents Blancs, que também foi construída com pedras sobrepostas que hoje funciona como uma galeria de arte com exposições sazonais – infelizmente estava fechada quando visitamos Gordes, mas só seu exterior já chamou nossa atenção. Outro lugar bacana pra visitar é uma igreja românica reconstruída no século XVIII chamada Église Saint Firmin, que tem um interior colorido e pintado. A rachadura acima do altar é uma lembrança de um dos piores terremotos recentes – o tremor de 1909, que também deixou sua marca na Abbaye de Sénanque.

Viagem por Gordes

Chapelle des Pénitents Blancs

Quase em frente à igreja, as Caves du Palais Saint Firmin (as adegas do Palais Saint Firmin) oferecem um vislumbre de um misterioso mundo subterrâneo. Antigamente, Gordes era uma aldeia montanhosa fortificada, onde o espaço era limitado e, por isso, desenvolveu uma extensa rede de caves escavadas na rocha para serem usadas como áreas de armazenamento de mantimentos e onde também funcionavam oficinas de artesãos. Recentemente escavadas e abertas ao público em 1999, as enormes caves de Saint Firmin consistem em mais de 50 cavernas que se estendem por sete níveis e estão ligadas por passagens e escadas.

Pra se ter ideia da magnitude da construção, você encontra em somente uma pequena parte do maciço e secreto labirinto subterrâneo itens indispensáveis para a vida em cidade antigamente, como cisternas de água, moinhos de óleo, um forno de pão, armazéns e muito mais! A cidade subterrânea também forneceu aos habitantes esconderijos e rotas de fuga em tempos de dificuldade e guerra. Para saber como visitar, acesse mais informações no site oficial da atração. E fique atento: as Caves du Palais Saint Firmin estão abertas apenas de 01 de maio a 30 de setembro.

Viagem por Gordes

Outra coisa que encontramos lá foram alguns peregrinos fazendo o Caminho de Santiago de Compostela, que vai até a Espanha. Os peregrinos que passam por Gordes vem da Itália e da Croácia pela Via Tolosana e assim tem sido desde que caminhantes de todo o mundo começaram a fazer o trajeto místico. Se você se interessa pelo assunto, pode visitar a Aumônerie Saint Jacques – considerada por muito tempo uma capela, a construção dedicada a Saint-Jacques era de fato uma hospedaria para os peregrinos que viajavam para Santiago de Compostela desde o século 14.

Viagem por Gordes

Dica de restaurante em Gordes

Almoçamos no ótimo Casa Rosario (Route de Murs, 84220), que tem uma bela área ao ar livre e excelente atendimento. O preço é acessível para os padrões da Provença – de R$ 54 a R$ 104 por pessoa – e conseguimos uma mesa mesmo sem reserva. Saboreamos um ótimo filé e bebemos o vinho do mês acompanhados dos nossos amigos Vanja e Rubens – uma experiência incrível de slow food no coração de Gordes!

Confira outras fotos incríveis que tiramos por lá:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde comer em Amsterdã: dicas de alimentação

Onde comer em Amsterdã: dicas de alimentação

Está pensando em viajar para Amsterdã e não sabe onde se alimentar e conhecer pratos típicos da região? Bom, nós podemos te ajudar nessa missão! Neste artigo, trouxemos dicas de onde comer em Amsterdã e algumas sugestões de pratos clássicos da Holanda.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!