Um roteiro para uma amiga que odeia andar de avião

por | Atualizado em 22/02/23 | Amsterdã, Barcelona, Lisboa, Londres, Madri, Paris, Porto, Provença



Mari enviou:
Boa Noite Rogerio!
O seu blog é ótimo… abriu a minha mente e respondeu um mooonte de perguntas que eu tinha pra lhe fazer!!! Mas claro… ainda preciso de algumas dicas. Eu, o meu marido e mais 2 casais temos 10 dias disponíveis na Europa. Gostaria de uma indicação de um passeio que não ficasse tão caro! Por exemplo, qual seria o destino mais barato para se chegar na Europa? Digo em questão de passagem aérea… Temos a intenção de ir na segunda semana de Maio/12. Como não temos muito tempo e gostaríamos de conhecer pelo menos umas 3 cidades bem legais, o que você sugere? Ah, incluindo Paris!!! Eu até já fui a Paris, mas como eles ainda não foram, acho que faz parte do passeio, sabe?! 

Fico no aguardo de resposta!!! Detalhe… a minha prima ODEIA viajar de avião… e já está sendo um custo convencê-la a ir. A nossa sorte é que temos a chance de andar bastante de trem pela Europa… aí ela fica mais calminha!!! 🙂 Abraços!

———————————————————-

Oi Mari, tudo bem?!

Que tal 5 dias em Paris e 5 em Londres? Muito? Então 4 em Paris, 3 em Londres e 3 em Amsterdã? Seriam todos roteiros próximos e perfeitos para fazer de trem. Uma opção bem interessante e barata na Europa é chegar por Portugal ou Espanha. Daí poderiam montar um roteiro com Lisboa, Porto e Paris ou então Barcelona, Madri e Paris.

Outra opção bacana seria fazer Paris e o interior da França, visitar vinhedos, castelos, a Provença. Uns 4 dias em Paris e outros 6 rodando de carro pelo interior, que tal?

Mari, ideias é o que não faltam! Acredito que o ideal seja partir do que vocês tem mais interesse, sem se preocupar com o valor da passagem aérea, pois a diferença poderá ser muito pouca. Mas claro, se pintar uma promo da Iberia para Madri ou Barcelona por R$ 1.250,00, por exemplo, tá valendo a compra!

Para verificar os horários e já garantir os tickets de trem, acessa Rail Europe. Para cotar a passagen aérea intercontinental e também algum trecho dentro da Europa, vá de Skyscanner. E se precisarem fazer cotação de carro para circular pelo interior da França, uma boa pedida é o site da Europcar.

Ajudei Mari? Qualquer coisa, chama novamente!

Abraços!

10 Comentários

  1. Josias Mendes Facebook

    Olá Rogério, Adorei seu blog, parabéns pela iniciativa!

    Me dá uma ajuda?
    Eu e minha esposa queremos muito conhecer a Europa e estamos separando uns 20 dias em maio/12 para isso. Gostaríamos de conhecer 8 cidades, são elas: Londres, Bruxelas, Amsterdã, Berlin, Praga, Viena, Suiça e Paris.
    Como nem tudo é perfeito, nosso inglês é bem fraquinho e não falamos outra língua.
    O que você acha deste roteiro? alguma sugestão?
    Será que dá para se virar sem o inglês?

    Obrigado,
    Josias
    [email protected]

    Responder
    • Rogerio

      Oi Josias, tudo bem?!

      Eu sugiro diminuir o número de cidades para 6, pois aí terão um tempo legal em cada destino. Uma boa opção seria este roteiro e esta ordem: Londres, Bruxelas, Amsterdã, Paris, Suiça e Berlim ou então Praga e Viena no lugar de Suiça e Berlim ou, ainda, Berlim e Praga como os dois últimos destinos. O tempo mínimo em cada cidade seria: Londres (3), Bruxelas (2), Amsterdã (3), Paris (4), Suiça (3), Berlim (3), Praga (3) e Viena (3).

      Claro que saber o mínimo de inglês ajudará, e muito, na viagem. Quem sabe vocês façam um super intensivo de inglês preparando para esta viagem? Uns dois meses de aula já seria ótimo e quebrará bastante o galho na hora de pedir informações, solicitar serviços no hotel, fazer os pedidos nos restaurantes. De um jeito ou outro todos conseguem viajar e se comunicar, mas sabendo inglês as chances de “micos” são bem menores, ok?!

      Abraços!

      Responder
  2. Rogerio

    Olá Paula!

    Boa ideia a de fazer uma escala pela Europa, antes de seguir para a India. Poderá consultar a companhia aérea ou um agente de viagens sobre a opção de stopover, que te permitirá ficar um tempo em solo europeu sem pagar a mais por isto.

    Como planeja 10 dias, o ideal é fazer um roteiro bem enxuto e com cidades bem próximas entre si. Uma boa sugestão, aproveitando o stopover da British, é curtir 3 dias em Londres, depois 3 em Amsterdã e 4 em Paris, retornando a Londres para então seguir viagem para a India. Todos os trajetos você poderá fazer de trem, em viagens rápidas e fáceis. Já poderá sair do Brasil com todos os tickets garantidos através do site Rail Europe. Uma outra opção interessante seria Londres, Paris e Madri ou então Paris, Madri e Barcelona. Mas aí alguns trechos serão mais rápidos e mais em conta voando. Compare valores no site da Skyscanner.

    O segredo é economizar na hospedagem, optando por ficar em albergues bem localizados e com preços bem em conta. Consulte os sites da Booking.com e da Hostelworld para procurar e reservar. Também vale consultar o site da Accor Hotels, que sempre tem ótimas ofertas, principalmente em Paris.

    Outra boa vantagem de ficar em albergue é poder conhecer muitas pessoas e até combinar alguns passeios com elas, caso se sinta um pouco sozinha. Além disso, o pessoal dos albergues está sempre bem informado sobre atrações turísticas, transporte, onde comer, enfim, as barbadas de cada local.

    Estime um máximo a gastar por dia, algo como 75 euros, para os gastos com hospedagem, alimentação, transporte público e ingressos. Dá para planejar uma viagem com menos grana também, na faixa dos 50 euros por dia, ou então uma bem folgada, com 100 euros por dia. Tudo vai depender de quanto gastará na passagem aérea e quanto precisará na India, claro. O que sobrar, daí tu calculas a média que poderá gastar por dia na Europa e procura ficar dentro desta média.

    Sugiro, também, que consulte se valerá a pena ou não investir nos passes de transporte público e ingressos, como London Pass e Paris Pass. O de Amsterdã você consulta em http://www.iamsterdamcard.com/.

    Se ainda restaram algumas dúvidas, basta comentar!

    Abraços!

    Responder
  3. Rogerio

    Grande dica a promoção da TAP, uma ótima oportunidade para conhecer os Açores! Valeu!

    Responder
  4. Rogerio

    Oi Viviane!

    Uma boa opção para ti seria voar de Dublin até Porto e depois fazer a volta, também voando, por Lisboa. Ou vice-versa, o que for mais em conta ou conveniente para você. Cote os voos e reserve no site Skyscanner.

    De Porto até Lisboa, parando nas cidades que pretende visitar, vá de trem ou, se estiver com mais alguém, alugue um carro. Para ver os horários e valores dos trens, consulte Rail Europe. Uma boa opção para locar veículos é a Europcar.

    Portugal é um país que combina muito com carro, pois poderá explorar no tempo que quiser as cidades interioranas. Sugiro que só pegue veículo ao sair de Porto e já devolva na chegada em Lisboa, pois são cidades bem servidas de transporte público. Além de Porto, Coimbra e Lisboa, indico Braga, Guimarães, Aveiro, Óbidos, Sintra e Cascais.

    A grana, calcule um mínimo de 35 a 50 euros por dia para todas despesas. Se quiser um pouco mais de folga ou conforto, vá de 75 euros. A dica aqui é se hospedar em albergues. Portugal tem hoje os melhores albergues da Europa e com preços bem cpmpetitivos. Se for viajar sozinha, será uma boa experiência, pois poderá fazer muitos amigos nestes locais e até explorar juntos a cidade. Para consultar os albergues, vá de Booking.com ou Hostelworld. Se preferir ficar em um quarto sozinha, opte por um dormitório privativo, com ou sem banheiro privativo.

    Outra boa dica é consultar os valores dos hotéis mais simples da rede Accor Hotels. São hotéis com valores bem em conta e muito bem localizados. E muitas vezes com valores semelhantes ao dos albergues, porém com a vantagem de já oferecer um quarto e banheiro privativos.

    Boa organização e boa viagem Viviane! Se precisar de algo mais, comenta!

    Abraços!

    Responder
  5. Rogerio

    Oi Tamires!

    Parabéns pelo teu aníver! E uma viagem para a Europa é um baita presente!

    Calcule aí uns R$ 2.000,00 com passagem aérea e seguro obrigatório. Depois, um mínimo de 35 a 50 euros por dia, para hospedagem em albergue, transporte público, alimentação e ingressos para atrações. Se quiser um pouco mais de conforto, calcule uma média de 70, 75 euros por dia com estas despesas. O mais importante, para economizar muito, é se hospedar em albergue. Consulte os sites Hostelworld e Booking.com para cotar e reservar os albergues.

    Uma boa sugestão para quem está indo pela primeira vez para a Europa é o trio Londres – Amsterdã – Paris, que poderá ser feito de trem. Consulte em Rail Europe os horários e valores, podendo já reservar e sair do Brasil com o ticket garantido.

    Outra opção bacana é Londres – Paris – Madri – Barcelona, mas aí o trajeto Paris – Madri já é aconselhável voar, mais barato e mais rápido. Para cotar os voos, vá de Skyscanner.

    Vale a dica de já cotar os voos internos, quando houverem, junto com a passagem intercontinental, pois muitas vezes o valor é o mesmo ou até mais em conta que comprar individualmente pela internet. Outra boa sugestão é organizar uma viagem de pelo menos 15 dias, para poder aproveitar melhor cada destino e também fazer valer o maior custo x benefício, já que grande parte da despesa da viagem é a passagem entre o Brasil e a Europa.

    Tamires, ajudei?! Se precisar de mais dicas ou quiser organizar melhor um roteiro, chama!

    Abração!

    Responder
  6. Paula

    Boa noite Rogério! Como vai? Primeiro, parabéns pelo blog! Pode parecer mentira, mas você pode ajudar muuuuito muuuitas pessoas, e isso é bem legau! Agora, HELP!!!
    Meu namorado vai fazer um intercâmbio em Nova Deli (Índia) e vai ficar 6 meses por lá… por isso eu estava pensando em passar fevereiro por lá com ele… mas, os voos que vão pra india, passam fazem escala na Europa, e eu pensei em aproveitar a passagem e passear por lá um pouco antes de ir para a índia, já que eu nunca fui e adoraria conhecer muuuitos lugares!!!
    Pretendo viajar por volta do dia 16 ou 17 de janeiro, ficar na europa até o dia 26 ou 27, ira para a índia e ficar até o dia 20 ou 21 de fevereiro…
    Além disso, devo ter em torno de R$6.000 pra gastar (ou seja, não é muito), mas vou estar sozinha….
    Preciso muitissimo da sua ajuda, para me sugerir programas/cidades que posso fazer pela europa sozinha e que não fiquem muito caras, mas que eu possa tirar o máximo proveito!
    Espero que você possa me ajudar nessa!!
    obrigada!!!!

    Responder
  7. Viviane

    Oi Rogerio! Estou morando em Dublin e em janeiro gostaria de fazer uma viagem por Portugal. Quero conhecer Lisboa, Porto, Coimbra… Acho que sera uma experiencia e tanto, mas preciso de algumas dicas com relacao a dinheiro e o transporte para ir de uma cidade a outra. Se puder ajudar, obrigada desde ja! =)

    Responder
  8. Tamires

    Rogério, adorei seu blog! vê, daqui a 3 semanas eu faço 19 anos, e tava querendo de presente alguma viagem ”que desse pra curtir” mas que não fosse muito cara, já que seria meus pais que pagariam. então como eu adoro tudo na europa (nunca fui) tava aqui na dúvida se tinha como eu viajar p/ lá gastando pouco. no caso, qual seria o mínimo que eu gastaria indo pra um lugar bacana? obrigada desde já, beijo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!