Tax Free na Europa: saiba como funciona

por | Atualizado em 22/01/24 | Dicas de Viagem, Dinheiro

Vai viajar para a Europa e ainda não sabe como funciona o sistema Tax Free? Saiba tudo neste artigo e economize uma grana!

tax free na europa

O que é Tax Free?

O Tax Free é um sistema que entende que o turista, por não se beneficiar do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado), deveria receber seu reembolso ao retornar ao seu país de origem. Esse imposto vale em toda a Europa e vários outros países, e é aplicado sobre produtos, mas não serviços e bens de consumo.

Assim, se você pensa em fazer compras de produtos durante a sua viagem, vale a pena buscar lojas que participem do sistema Tax Free. Isso significa que essas lojas estão cadastradas no programa e o IVA das suas compras pode ser ressarcido ao sair da União Europeia.

Cada país tem suas regras em relação a este programa. Alguns países cobram o IVA de mais de 20% do valor da compra e você pode reaver quase todo esse dinheiro no retorno ao Brasil. Não todo porque existem taxas para retirá-lo. Mas ainda assim, para compras de valores altos ou várias compras menores, vale muito a pena. As lojas que fazem parte do sistema costumam se identificar com adesivos colados nas vitrines e balcões, mas você também pode perguntar a um atendente.

Mas cuidado! Assim como o valor do imposto varia de país para país, também varia a quantia mínima que deve ser gasta em cada loja, por dia, para se ter o direito ao reembolso. Na França, por exemplo, o valor mínimo por loja no mesmo dia ultrapassa os €150, enquanto na Holanda é €50 e na Espanha não há valor mínimo. Ou seja, qualquer quantia gasta em lojas cadastradas no sistema Tax Free da Espanha pode ter o IVA ressarcido.

Para consultas sobre as regras do Tax Free na Europa, acesse o site da empresa Global Blue, que realiza o reembolso.

Vale a pena usar o Tax Free na Europa?

Deve-se analisar em quais situações é realmente vantajoso usar o sistema Tax Free na Europa. Pois para reaver esse dinheiro, você deve pedir um formulário na loja no momento do pagamento, que pode solicitar o seu passaporte, e apresentar este na alfândega junto com todas as notas fiscais e produtos adquiridos. De preferência, ainda, nas embalagens originais.

Ou seja, o ideal é que você não abra/use o produto até sair da União Europeia. E também chegue no aeroporto com cerca de 2h de antecedência além do sugerido pelas companhias, porque o processo é demorado e pode haver filas. Por isso, analise em quais compras vale realmente a pena, seja organizado com os documentos e cupons fiscais, se organize para ter tempo e tranquilidade para encarar o processo.

Como solicitar o reembolso?

Caso esta seja sua escolha, opte por deixar todos os produtos que vai solicitar o Tax Free na mesma mala. Ao chegar no aeroporto, faça o check-in avisando ao atendente que vai passar na alfândega e despachar essa específica por lá. Ele vai etiquetar a sua bagagem e deixar com você.

Já na alfândega, apresente os formulários e cupons fiscais e, caso o oficial peça, os produtos na mala. Ele vai carimbar um documento e você pode optar por receber o dinheiro na hora ou em crédito no cartão de crédito. Na primeira opção, você deverá procurar as lojas de devolução de Tax Free do aeroporto e fazer o resgate do valor com uma pequena taxa de serviço. Nesse lugar, você deve apresentar o carimbo emitido pela alfândega para reaver seu dinheiro. Alguns países como Portugal já contam com máquinas eletrônicas para realizar esse processo. Saiba mais no artigo “Tax Free em Portugal”.

Mais uma coisa: o resgate do Tax Free deve ser feito sempre na saída do último país da União Europeia que você estiver. Mesmo assim, você pode levar os comprovantes de todas as compras realizadas dentro dos países membros.

Tax Free automático!

Algumas operadoras de Tax Free na Europa atualmente disponibilizam um aplicativo para que o usuário se cadastre e preencha os formulário de tax free automaticamente. Dessa forma, o reembolso cai de forma segura na sua conta sem precisar passar horas no estande da operadora no aeroporto.

Por outro lado, ainda é preciso solicitar o QR code do formulário na loja que estiver comprando e, também, validar os cupons em um caixa da operadora. Você pode conferir onde estão os caixas mais próximos de você no próprio site da empresa.

Tem mais alguma dúvida?

Deixe nos comentários para que nós e outros viajantes possamos te ajudar! Sua participação no blog contribui para que possamos atualizar os artigos e oferecer um conteúdo mais completo e de qualidade para você, leitor. 🙂

16 Comentários

  1. Luiz

    Como fazer o tax free de compras na internet? É possível?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Luiz!
      Acredito que não 🙁 Já que é preciso mostrar o passaporte pessoalmente, só vale para compra física.
      Se souber de algo diferente, nos informa aqui, por favor?

      Responder
  2. Pablo Rios

    Estou viajando na Europa mais minha saída é por Londres. Consigo realizar o tax Free?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Pablo!
      A Inglaterra não participa mais dos programas de Tax Free :/ Portanto, minha sugestão é que você entre no site das agências de tax free que pretende utilizar e confira os locais onde tem lojas para fazer a validação no último destino possível antes de ir à Inglaterra. A Global Blue, por exemplo, hoje tem um sistema de cadastro inteligente que faz o tax free automaticamente, desde que você peça na loja o QR code, mas é preciso autenticar em um de seus caixas antes de sair do destino. Olhando no site você pode conferir se existem caixas fora do aeroporto e onde.
      Abraço!

      Responder
  3. Laise

    Eu vou fazer o roteiro Madri – Londres – Paris.

    O reembolso teoricamente é sempre que sair da UE.
    Então como Londres não faz parte, eu peço o reembolso em Madri e em Paris? Ou guardo tudo para Paris?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Laise!
      Como a sua saída definitiva da UE vai ser por Paris, pode guardar tudo pra fazer lá. A ideia é que você faça sempre no último aeroporto que passar dentro da União Europeia.

      Responder
      • Gustavo

        Oi Alanna. Eu comprei algumas coisas na Itália e peguei a nota do tax free, mas saio da Europa por Portugal. O problema é que algumas coisas eu dei de presente e não tenho como mostrar que eu as tenho comigo. É sempre necessário fazer essa checagem? Se eu for e não tiver tudo comigo eles simplesmente ignoram tudo? Ou ainda consigo receber sobre as coisas que tiver comigo?

        Responder
        • Alanna Fontes

          Oi, Gustavo!
          O procedimento padrão é eles pedirem para ver o que foi comprado, mas também podem não solicitar, dependendo o que for. Eletrônicos, por exemplo, sempre pedem para ver e na embalagem original. Sobre a questão de invalidar a nota toda, eu não sei te responder. Como o padrão seria validar tudo, acredito que exista a chance disso acontecer. O ideal seria você entrar em contato diretamente com a Global Blue ou com outra empresa que faça o processamento do Tax Free para garantir. 🙂

          Responder
  4. manoel paiva

    Olá, tudo bem?

    Sabe me dizer se o o IVA de hotel e restaurantes também vale quando se tratam de valores altos?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Manoel! Tudo bem, e com você?
      Atividades turísticas e serviços oferecidos ao turista (como hotéis, restaurantes e passeios) não são restituídos.

      Responder
  5. ernesto calandrini

    Pode me informar se o duty free é aberto 24 hs ?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Ernesto! Não é não, o horário de funcionamento pode variar de acordo com o aeroporto e as empresas que realizam esse serviço. Como você disse no outro comentário que estaria saindo de Lisboa, o Tax Free lá tem funcionamento de 5 da manhã até as 23h. Abraço!

      Responder
      • Lucia

        Olá
        A Inglaterra também participa do programa de Tax Refund?
        Saberia dizer qual é o valor mínimo por nota?

        Responder
        • Alanna Fontes

          Oi, Lucia!
          Desde 2021 a Inglaterra parou com o programa de Tax Refund para turistas. Apesar disso, existem algumas condições onde você pode solicitar o reembolso dentro do Reino Unido. Sugiro conferir no site do governo https://www.gov.uk/claim-tax-refund 🙂

          Responder
  6. ernesto calandrini

    Meu vôo Lisboa – rio de janeiro fará conexão em Paris.
    Dou entrada no totem de Portugal e saco o dinheiro em Paris?

    Responder
    • Alanna Fontes

      Oi, Ernesto! Pelo que eu sei, o correto seria fazer o reembolso completo de onde você sai, não na conexão. Nesse caso, em Lisboa. Mas vale perguntar no aeroporto para saber se isso mudou.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!