Em sua segunda viagem com nossos roteiros personalizados, Alice e Nelson fizeram um super roteiro de um mês na Itália! Vem saber o que eles conheceram por lá nessa trip italiana que é sonho de muita gente!
Roteiro de um mês pela Itália
O roteiro da nossa segunda viagem com os roteiros do blog foi muito bom! Queríamos dar um bom giro pela Itália e dividimos o tempo em cada cidade da seguinte forma:
Roma – Ao todo foram cinco dias lá! Por ser uma cidade se já conhecíamos, dedicamos somente as horas vagas e um domingo todo para revermos a cidade eterna. Estivemos no belíssimo Trastevere, fizemos um passeio pelas margens altas e baixas do Rio Tibre e demos também uma passada rápida pelo Vaticano e demais pontos turísticos tradicionais. Desta vez, Roma serviu como cidade-base (e que cidade!) para bate-e-volta nas cidades a seguir, que ficam a no máximo 50 km de Roma:
Pela região da Lazio:
Tivoli (1 dia) – Nesta cidade você, entre outras coisas, conhece Vila D’este com seus Jardins maravilhosos e Vila Adriano (este lugar é imperdível).
Orvieto (1 dia) – Cidade Etrusca maravilhosa, com um charme incrível. Quem chega na estação de trem na parte baixa, não espera que a parte alta seja tão bonita! Indicamos muito!
Castel Gandolfo (meio dia) – Esta cidade é onde fica a residência de verão do Papa. Achamos o local muito legal, mas acredito que no verão seja muito melhor do que no outono pois pode-se aproveitar o lago, que é muito bonito.
Frascati (meio dia) – Da mesma forma que Castel Gandolfo, acreditamos que a melhor época de conhecê-la é o verão. Mas,de qualquer forma, tem seu charme. A ida valeu pelo vinho espetacular que bebemos lá e pelo prato típico fraschetta (uma espécie de porco no rolete, muito saboroso).
Ostia Antica (1 dia) – Este foi um dia muito bem gasto da nossa viagem! As ruínas deste local são muito bonitas e ficam dentro de um parque muito bonito… Inesquecível!
Pela região da Campania:
Sorrento (4 dias) – Cidade maravilhosa que serve de base para conhecer a costa Amalfitana, Ilha de Capri, Pompéia e Ercolano e o Vesuvio.
Positano – (meio dia ) – Esta cidade merece mais que meio dia de passeio, talvez um dia todo. Ficamos com gostinho de “quero mais”, voltaremos com certeza!
Amalfi – (meio dia) – Da mesma forma que Positano, eu investiria em um dia de passeio ali. Belíssima!
Ilha de Capri (1 dia) – Muito linda, correspondeu às nossas expectativas. Um paraíso italiano!
Nápoles (3 dias) – Pra nós, foi o tempo suficiente. A cidade oferece muitos passeios e diversão, mas não adianta ficar somente no centro histórico (que, aliás, é bem pitoresco com seus vicolos e seus varais que atravessam as ruas, isto quando não estão na rua literalmente). Mas a cidade pede para ser explorada além do centro! 🙂
Região da Toscana:
Siena (4 dias, sendo 2 livres na cidade) – Cidade com origens etruscas muito bonita e que serviu de base para passeios em outras cinco cidades dos arredores – são elas:
Montalcino / Pienza/ Montepulciano / Chianti / San Gimignano (2 dias divididos por todas elas): Todas cidades muito bonitas, pacatas e com os vinhos e queijos que dispensam comentários!
Região da Liguria:
La Spezia (4 dias): Cidade do litoral da Liguria muito linda e agradável que serve de base para passeios na Cinque Terre (Monterosso Al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Rio Maggiore). Fizemos um belo passeio com direito a trilha a pé, a região é imperdível e tem uma beleza cênica maravilhosa!
Porto Venere – Cidade bem aconchegante, também do litoral que vale a pena uma estadia de um ou dois dias.
Região do Vêneto:
Verona (2 dias) – Cidade muito agradável, vale a pena conhecer.
Região da Emilia Romagna:
Bolonha (2 dias) – Pegamos dois dias bem frios por lá, mas a cidade é belíssima, também de origens etruscas, e nos surpreendeu bastante. Seus 40 km de pórticos são muito legais!
Os voos
Viajamos com a TAP até a Europa. De modo geral, a companhia aérea é boa. Eu havia feito reservas de assentos para ida e volta – na ida, não tivemos qualquer tipo de problema, mas na hora da volta não conseguimos utilizar os assentos reservados. Já no Brasil, contatei o SAC e o valor me foi reembolsado em dez dias. No fim, fiquei satisfeita com o atendimento deles.
As viagens de trem
Andamos bastante de trem em nosso roteiro pela Itália e foi tudo ótimo – o meio de transporte é rápido e funciona de forma muito eficiente, indicamos!
Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.
As hospedagens
Pesquisei muito as varias opções que o Rogério me passou, então não tivemos surpresas: o preço já era sabido e a qualidade de todas as hospedagens foi satisfatória. Confira abaixo nossos locais de hospedagem separados por destino:
Roma: Magic Double – O hotel é super bem localizado – fica a 400 metros da Basílica de Santa Maria Maior e o atendimento foi ótimo. Ficamos bem satisfeitos com esse hotel!
Sorrento: Casa Lucia – Também muito legal, o apartamento era lindo e tinha um terraço super agradável – ainda mais para os dias de clima ameno que pegamos na nossa viagem.
Nápoles: B&B Rochel Nápoli – Esse bed&breakfast ficava bem no centro histórico, a 100 m da Igreja San Gregorio Armeno, e foi mais uma boa dica do Rogério para nossa viagem. Achamos um ótimo custo-benefício!
Siena: Vicollo Dell’Oro – Na realidade, estávamos mal acostumados com as outras hospedagens e essa foi o ponto baixo de todas elas… A gente sentiu que ficamos meio “largados” – o dono nos deu a chave e sumiu sem nenhuma dica, então rodamos um pouco pra achar onde tomar café da manhã. Confira outras boas dicas de hospedagem em Siena.
La Spezia: Affittacamere Del Prione – Achamos este local muito bom! O italiano que é proprietário do lugar é muito gente boa e nos deu mil dicas da cidade, tudo ótimo! A propriedade fica a 500 m do porto de La Spezia e do calçadão à beira-mar. Já a Estação de Trem de La Spezia está a 10 minutos a pé.
Verona: Hotel Mastino – Outra hospedagem super bem localizada, dicava bem no centro de Verona! Além disso, pagamos um preço ótimo, foi um dos melhores custo-benefício da viagem, o hotel era extremamente confortável, bem decorado e espaçoso! Indicamos muito!
Bolonha: Suite Hotel Elite – Achamos o serviço da recepção um pouco ruim, mas o hotel era bom. Ficava a 2 km do centro, num bairro mais novo e isso foi legal porque permitiu que a gente passeasse pelos arredores e conhecesse uma Bolonha com construções mais modernas. Vimos ruas largas com castanheiras com castanhas esparramadas pelo chão e a coloração das árvores no outono, lindo demaiiis! Socorro, quero voltar! 🙂
Como chegamos aos hotéis
Somente em Bolonha optamos por táxi – em todas as outras cidades, fomos a pé e foi bem tranquilo!
Seguro de viagem obrigatório
Adquirimos o seguro assim que compramos as passagens, o Rogério nos orientou quanto à isso. Não precisamos usar, ainda bem, mas foi bom ter essa segurança!
Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.
Os procedimentos de imigração
Nossa imigração foi feita quando chegamos em Portugal – especificamente em Lisboa – e deu tudo certo, sem problemas.
O clima durante a viagem
Durante toda nossa viagem pela Itália, o clima estava bem ameno, pegamos muitos dias com sol e calor médio. Ou seja: o clima ideal para viajar!
Avaliação da consultoria
A avaliação de todas as dicas e da consultoria do Rogério é ótima! Nossa viagem, de maneira geral, foi muito boa! Já havíamos viajado com os roteiros do blog em abril de 2015, quando conhecemos a Europa, e todas as sugestões do blogueiro são ótimas, especialmente as dicas de passeio e horários. Tudo sai como planejado! Foi perfeito!
Alice e Nelson
Praia Grande/SP
Data da viagem: outubro 2016
Parabéns pelo site.
Gostaria de um roteiro de viagem Europa.
2 pessoas
15 dias
Viajar pela Europa foi a melhor experiência de viagem que já tive, pela diversidade da riqueza cultural e histórica, da arquitetura, da gastronomia em cada país! Escrevo sobre os lugares por onde passei no meu blog:
http://liveforexperiences.blogspot.com.br/2014/12/posts-sobre-viagem-europa.html
Foi tudo inesquecível e é gostoso poder compartilhar!
Boa noite,
Primeiramente, parabens pelo site, as dicas são ótimas, adorei!!!
Gostaria de um orçamento mínimo para uma viagem pra 2 pessoas passando em Portugal pelas principais cidades e na Espanha por Barcelona e Madri?
A viagem será de 10 ou 15 dias, em junho a partir do dia 20/06/2017.
E qual o valor para consultoria?
Obrigada!!!
Valeu pelas dicas e infos!
Conheçam meu trabalho de ensaios fotográficos femininos em http://deborahmenezes.com