Thiago enviou:
Bom dia!
Meu nome é Thiago e tenho 26 anos. Irei para Itália no dia 25 de dezembro e retornarei dia 01 de janeiro. Gostaria de informações sobre quanto de dinheiro devo levar, mais ou menos. Já tenho passagens e hotéis pagos. Vou pra Milão (1 dia), Veneza (2 dias) e Roma (3 dias). Se puder me dar dicas de roteiros e restaurantes, também agradeço. Ah, e também sobre o Vaticano.
E como passarei a virada em Milão, alguma sugestão?
Obrigado!
Abraços
Thiago
———————————————————
Oi Thiago, tudo bem?!
Já que os hotéis e passagens estão pagos, deverá prever gastos com alimentação, transporte local, ingressos em atrações turísticas, compras, etc. Se quiseres passar bem e ficar na buena, tranquilo, vá de 100 euros por dia. Um pouco menos, 75, e ainda assim será uma bela quantia para gastar diariamente. Se a ideia for economizar ao máximo, fazendo uma boa refeição em restaurante (de preferência almoço) de culinária local, e o restante em lanches e piqueniques, dá para se virar bem com 50 euros por dia e ainda sobra.
O negócio é estimar uma quantia para gastar diariamente e se manter nela. Se num dia gastar menos, no outro já terá um bom crédito. Se estourar, economize no dia seguinte.
Para tu teres uma noção, na minha última viagem por Roma tive um gasto médio diário de 35 euros, contando aí um bom almoço com o prato do dia, lanches, principalmente sorvetes, a despesa com o transporte público (metrô ou bus) e 2 ingressos para atrações locais.
Em Roma vale a dica que já postei: comprar o
Roma Pass e usá-lo para entrar na Galleria Borghese e no Coliseu como as duas primeiras entradas, que são gratuitas. Só aí já está valendo este passe. E caminhar bastante, tanto por Roma, como Veneza e pelo centro de Milão. Leia o post
https://viajandobem.com.br/dicas-de-viagem-roma.html. Procura por meu comentário de 30 de outubro de 2010. Lá explico como funciona o Roma Pass e como usar ele bem.
Sobre roteiros eu prefiro não opinar, até porque cada um tem seu interesse. Mas vai na boa, define o que te interessa mais e depois, estando lá, organiza ao menos 2 locais por dia para conhecer e, no caminho, vai já conhecendo outras coisas. Não adianta planejar muito o que fazer no primeiro, segundo ou terceiro dia. Museu, por exemplo, é melhor ir em dias nublados ou chuvosos, claro!
Restaurantes sugiro que veja indicações nas revistas de turismo, no site
Lonely Planet ou então no
Trip Advisor, que tem o maior banco de dados de comentários sobre restaurantes. Com o valor que pretende gastar, encontrará bons restaurantes pelo caminho com preços bem acessíveis pelo prato do dia, no almoço. Uma dica: fuja dos locais apinhados de turista e tente descobrir com os locais onde eles costumam comer. Com certeza pagará menos e comerá com mais qualidade e apreciará a verdadeira culinária local.
Para a virada, já troca infos com o pessoal do hotel, veja se eles te indicam um restaurante legal ou danceteria para curtir a virada, ok?! Ou então tenta fazer uma reserva no ótimo
Biffi, do gaúcho Tarcísio De Bacco, que fica na galeria Vittorio Emanuelle. Se não rolar lá, ao menos ele poderá ter dar alguma outra boa indicação.
Espero ter te ajudado Thiago! Precisando, chama!
Abração!
Caro Rogerio, parabens pelo seu blog, tem sido de muita utilidade.
Gostaria que me desse dicas quanto a um roteiro pela Europa: pretendo ir dia 15 de setembro e retornar dia 15 de outubro, sendo eu minha esposa e duas filhas : uma de 5 anos e e 3 meses e outra de 2 anos e 9 meses. Cidades que gostariamos de conhecer: COPENHAGEN, ESTOCOLMO, AMSTERDAN,VENEZA,FORINO,NÁPOLE,FLORENÇA, ROMA ,MILÃO,PARIS,GENEVE, BERNA,ZURIQUE,MUNIQUE,DÜSSELDORF,FRANKFURT,PRAGA,LISBOA CAMBRIDGE,LONDRES E VIENA. Seriam 21 cidades, você acha que é muito para 30 dias? Minha preocupação seriam as crianças e a questão de gastos sendo que as passagens eu já as tenho com milhas. A cidade de Forino e na provincia de Avellino proximo a Nápoli,,seria mesmo para conhecer o local de onde vieram meus familiares, bem pequena.Qual seria na sua opnião a melhor cidade para iniciar o roteiro e terminar?
Muito obrigado, espero ser ajudado.
Forte abraço.
Giovanni