Qual o melhor roteiro para circular entre Paris, Lisboa, Roma e Cinque Terre?

por | Atualizado em 22/02/23 | Automóvel, Aviação, Cinque Terre, Lisboa, Paris, Provença, Roma, Trem, Veneza

 
Regina enviou:
Oi Rogério, parabéns pelo site!.
Gostaria de sua ajuda. Estamos indo para Europa agora no final de agosto, um grupo de 6 pessoas. Temos a intenção de conhecer Lisboa, Paris, Roma e Cinque Terre. Talvez Veneza e a Provence, mas como são só 15 dias, não sei se vai ficar muito apertado. Gostaria de saber qual o melhor roteiro, começando por Lisboa e terminando em Paris. Trem ou avião? Vale a pena alugar carro?
Desde já agradeço.
Regina
—————————————————–
Olá Regina, tudo bem?!
Como são 15 dias de viagem, se fôssemos organizar todas as cidades pretendidas ficaria mais ou menos assim a distribuição dos dias pelas cidades:
  • Lisboa – 3 dias
  • Roma – 3 dias
  • Cinque Terre – 2 dias
  • Veneza – 2 dias
  • Provença – 2 dias
  • Paris – 3 dias
Parece muito pouco tempo em cada lugar, além de ser uma viagem bem cansativa, não? Uma opção seria deixar a Provença para outra vez e acrescentar mais um dia para Paris e outro para Roma, mantendo Veneza no roteiro.
No roteiro sem Veneza e Provença, que acredito ser o ideal para curtir bem cada cidade, uma boa sugestão, partindo da ideia de que vocês não conheçam nenhum destes lugares, seria esta:
  • Lisboa – 4 dias
  • Roma – 4 dias
  • Cinque Terre – 2 dias (ou 3)
  • Paris – 5 dias (ou 4)
O melhor itinerário será iniciar a viagem por Lisboa, onde pegarão um avião para Roma, seguindo depois de trem para Gênova e de lá seguirão de trem para La Spezia, de onde saem trens de meia em meia hora para a costa. Vale conferir o Cinque Terre Card Tren, que por 14€ dará direito a circular livremente durante dois dias pela região.
Para ir a Paris a melhor pedida será pegar um trem ou avião a partir de Gênova ou de Milão. De Milão há mais voos low costs e maiores chances de promoções. Mas se forem marinheiros de primeira viagem, esqueçam a Ryanair e invistam na easyJet na rota Milão-Paris. A Ryanair só vale a pena para quem leva até uma bagagem de mão de 10kg e esteja bem atento à todas regras e empecilhos da companhia. Qualquer descuido, como não imprimir o e-ticket, já poderá sair mais caro do que viajar numa companhia normal.
Comparar valores, disponibilidades e tempo de viagem, além de já poder reservar os tickets, utilize os sites da  Rail Europe e Skyscanner. Com estas duas ferramentas você conferirá se valerá mais a pena pegar avião ou trem para cumprir um determinado trecho, ok?!
Alugar carro neste roteiro seria uma boa só para circular pelos arredores de Lisboa, Roma e Paris usem e abusem de caminhadas e transporte público. Cinque Terre é proibido circular de carro. A Provença é um lugar que combina muito bem com carro alugado, assim como a Toscana.
Regina, espero ter ajudado. Se tiver mais dúvidas ou quiser aperfeiçoar o teu roteiro, é só chamar!
Um grande abraço!

          Are You Visiting Paris? Get A Paris Pass Here!            

15 Comentários

  1. Carolina

    Olá, gostaria de dica de roteiro para passar uns 5 dias em Lisboa, 1 ou 2 em Roma, 2 em Veneza e 3 em Paris. Qual a melhor sequência? E quais melhores opções? trem, ônibus ou avião… Acha esse trajeto viável?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carolina, tudo bem?!

      Acho bem viável sim, mas o ideal seria estudar melhor e com mais calma todas as possibilidades. Tenho um plano super em conta na consultoria de roteiros personalizados, o plano Light, onde posso te ajudar melhor na definição do itinerário ideal da tua viagem. Dá uma conferida lá:
      https://viajandobem.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados/

      Abraçooooo!

      Responder
  2. Geraldo

    Olá meu nome é Geraldo estou indo para Europa pela primeira vez com minha esposa chegando em Lisboa ficando 4 dias e depois indo para Roma, gostaria de saber algumas dicas e tbm sobre deixar para ver hospedagem lá mesmo,,, sendo que em Lisboa já tenho hospedagem certa!

    Responder
  3. Adriana Collet

    Boa noite!
    Estarei indo para Europa em maio ficar 20 dias,
    sairei de sao paulo e chegarei em Marrocos, Lisboa, gostaria muito de um roteiro pra seguir e qual o meio de transporte.
    Muito obrigada

    Responder
  4. ADNELIA DE PAULA SANTOS

    Olá! Vamos do RJ para Lisboa e Voltaremos de Paris par rj.
    pergunta-se:
    Qual a melhor forma de irmos de Lisboa até o Vaticano e de lá partirmos para Paris?

    Responder
    • Wallace

      Também tenho a mesma duvida!

      Responder
  5. Mateus Plácido

    Rogério, olá….iremos em agosto para Europa e nossos destinos serão Madri, Barcelona, Roma, Paris e Londres 5 dias em cada cidade, nossa dúvida é a sequencia ideal entre as cidades e o meio de transporte.
    agradecemos desde já..
    abraço

    Mateus

    Responder
  6. Mônica kienast

    Rogerio ooooiiiii que demais teu blogue em especial toda essa bagagem. Estou ajudando minha mãe no seu primeiro roteiro internacional. Já fez hei o roteiro para os primeiros dez dias e restaram 8 dias entre amstsrdan, Paris, MadrI e Lisboa que é o destino final. Me envia alguma dúvida a por favor.

    Responder
  7. Camila

    Olá Rogério, adorei teu blog!
    E gostaria de algumas dicas de itinerário.
    Setembro de 2015, queremos ir para Europa, nossos destinos desejáveis são: Lisboa, Paris e Veneza (saindo de Porto Alegre), qual a melhor ordem de cidades a serem visitadas (15 dias de viagem), mesmo que seja chegando em uma e retornando por outra!
    Obrigada!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Camila, tudo bem?!

      Se quiser uma opção de voo direto para Porto Alegre na volta, ideal terminar a viagem em Lisboa. Daí iniciaria por Veneza e depois seguiria para Paris. Mas todas opções devem ser consideradas, levando em conta o preço ou melhor voo, ok?!

      Abraço!

      Responder
  8. Camila

    Olá Rogério, adorei teu blog!
    E gostaria de algumas dicas de itinerário.
    Setembro de 2015, queremos ir para Europa, nossos destinos desejáveis são: Lisboa, Paris e Veneza (saindo de Porto Alegre), qual a melhor ordem de cidades a serem visitadas (15 dias de viagem), mesmo que seja chegando em uma e retornando por outra!
    Obrigada!

    Responder
  9. Luciana

    OI Rogerio!!!Adoro seu blog e estou lendo muito…vamos viajar em julho deste ano!!Queria pedir sua ajuda:Programei 6 dias na Italia,mas não estou sabendo fazer um roteiro especifico,queremos fazer Roma,Veneza e o passei pela cinque terre(de carro),o que vc me sugere fazer?Em que cidades vc sugere eu parar e conhecer?Queremos começar em Roma e depois….não sei que caminho seguir.Abraços.

    Responder
  10. Rogerio

    Oi Aline, para curtir legal Paris e sem pressa, uma semana será o ideal. Se for demais, poderão deixar 2 dias para fazer bate-e-volta de trem a cidades próximas como Nancy, para se sentir no século 18 e apreciar a bela praça Stanislas ou Metz, onde poderá conhecer a filial do Centre Pompidou ou, ainda, Reims, com sua imponente Notre-Dame. E não podemos esquecer de Versailles e Vincennes, mais perto ainda de Paris e com dois ótimos castelos para passar o dia.

    Para os outros 7 dias, ou os primeiros em terras francesas, sugiro definir uma região e alugar um carro, se for possível. Uma ótima pedida seria circular pela Provença e Côte D’Azur, passando por cidades como Avignon, Aix-en-Provence, Arles, Nimes, Nice, Grasse, Saint-Paul-de-Vence, Le-Baux e tantas outras.

    Se o interesse for vinhos e espumantes, o negócio é rumar para as regiões de Champagne ou Bordeaux.

    Se o que vocês querem ver são castelos medievais e jardins, a melhor pedida é o Vale do Loire, passando por Orleans, Tours, Blois.

    Definindo os primeiros sete dias, vocês poderão optar por ficar em uma cidade e sair para passar o dia em outra, alugando um apartamento. Ou então circular e ir parando à noite em cidades definidas.

    Já Paris pode ser que valha bastante a pena vocês alugarem um estúdio. Será mais barato que hotel e talvez até que albergue. Uma boa pedida para conferir apartamentos para alugar é o ótimo site da VRBO. Para conferir hotéis e albergues, vão de Booking.com.

    Se a ideia é circular somente de trem, a melhor ferramenta para conferir horários, cotar e comprar os tickets ou passes é o site da Rail Europe.

    Aline, agora é contigo! Se surgir dúvidas, é só me procurar.

    Um grande abraço!

    Responder
  11. Aline De Leo

    Rogerio, irei para a França com meu namorado em 17 de dezembro e ficarei até 1º janeiro (estarei nas férias de um intercâmbio).
    Será nossa primeira vez no país. Queremos conhecer Paris (incluindo passeio a museus), mas queremos também conhecer outras cidades francesas. Pensamos em ficar a última semana (reveillon) em Paris e passearmos antes pelo interior.
    Gostaria muito que você pudesse me ajudar sugerindo quanto tempo devo ficar em Paris e quais outras cidades valem a pena eu visitar nesse período de inverno. Estou muito perdida em relação a isso e, quanto mais tento me achar, mais me perco.
    Muito obrigada!
    Aline

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Reserve seu voo
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu Hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando

Viaje tranquilo com seu seguro viagem

Seguros Promo
Real Seguros
World Nomads