Quem viaja com o dinheiro contado tem nos parques europeus uma ótima opção de passeio, pois a entrada é gratuita e estes espaços guardam obras de arte dignas de museus. Assim, trata-se de uma ótima opção que junta natureza e cultura em um só lugar. Abaixo listo cinco parques de Madri que vocês poderão conhecer e curtir muito.
Parque do Retiro
O parque símbolo da cidade. Antiga propriedade real onde os soberanos e a corte iam passear e caçar. Atualmente é o mais frequentado por madrilenhos e turistas devido à sua localização central e suas atrações culturais e natureza. Se você viaja com crianças, é o lugar ideal para os pimpolhos, pois há vários brinquedos, e no fim de semana, teatro de fantoches, mágicos e músicos. Também existe um estanque (lago artificial) onde é possível alugar barquinhos para dar umas remadas.
O parque conta com milhares de esculturas, fontes e monumentos de diferentes escolas e épocas e possui dois centros culturais com entrada gratuita. Um deles é o Centro Cultural Cabeza de Vaca, ao lado do estanque e o Palácio de Cristal e o Palácio Velásquez, que funcionam como salas de exposições temporárias do Museu Reina Sofia.
Mas para quem deseja admirar a natureza vale a pena visitar os jardins planejados de Cecílio Rodriguez onde há fontes, morros artificiais, pavões circulando e posando para os turistas. Na primavera, a visita obrigatória é a Rosaleda, um roseiral que possui vários exemplares da flor em cores, tamanhos e texturas diversas.
Onde? O endereço oficial é Plaza de la Independencia, 7. Mas existem outras entradas espetaculares como a da calle Alfonso XII que fica perto do Museu do Prado.
Como chegar? Metrô: Estação Retiro, L2. Por esta entrada você já tem acesso às principais atrações do Parque como o estanque.
Quando? Primavera e verão (de abril a setembro): 06:00 – 24:00 h. Outono e inverno (de outubro a março): 06:00 – 22:00 h.
Parque do Oeste
O parque do Oeste é mais tranquilo que o Retiro e está em um terreno de vários níveis. Começa com um belo templo egípcio, o templo Debob e termina com as casamatas utilizadas na Guerra Civil espanhola (1936-1939). Está povoado de esculturas figurativas e abstratas. O único problema é que tem menos estrutura e não é fácil encontrar um banheiro público ou um café dentro do parque.
Onde? O endereço oficial é Paseo de Moret, 2.
Como chegar? Metrô: Estação Moncloa: L3 e L6; Estação Argüelles, L3 e L4. Mas você pode também começar o passeio pelo Templo Debot na calle Ferraz, 1. Metrô: Estação Plaza de España L3 e L10.
Quando? O parque não tem muros ou portões e assim está aberto dia e noite.
Casa de Campo
Assim como o parque do Retiro, também era uma antiga área de caça dos reis espanhóis que nos anos 30 foi aberta ao público. Agora, é o maior parque da cidade e no seu interior, com entrada paga, estão o Zoológico e o Parque de Atracciones, com montanhas-russas e atrações aquáticas. À beira do lago ficam restaurantes e bares para todos os gostos e bolsos. O acesso pode ser feito também pelo teleférico no parque do Oeste e assim você pode fazer dois passeios em um. Prático, não?
Onde? Paseo Puerta del Angel, 1,
Como chegar? Pelo teleférico: Paseo Pintor Rosales, s/n. O horário é de segunda a domingo de 09:00h às 18:00h. Para chegar lá a melhor opção é o metrô, na estação Argüelles, L3 e L4..
Pelo metrô: Estação Casa de campo, L5 ou Estações Lago, Batán ou Casa de Campo, L10.
Quando? O parque está sempre aberto, mas os acessos ao Zoo, Parque de Atrações e da zona do Lago fecham de 01:00 – 06:00 h.
Jardins de Sabatini e Campo del Moro
Ao lado e atrás do Palácio Real há dois jardins: os de Sabatini e o Campo del Moro. Ambos são agradáveis e oferecem uma bela vista do Palácio Real para as fotos de praxe. Povoados de esculturas de reis espanhóis e fontes é uma delícia passear por ali e curtir a paisagem. Infelizmente, não há bares no interior dos jardins e é preciso ficar atento às datas de visitação, pois esses locais fecham quando o Palácio Real é usado para eventos oficiais.
Jardins de Sabatini
Onde? Calle Bailén, 2. Metrô: Estação Ópera (L2, L5, R) e Príncipe Pío (L6, L10, R).
Quando? Horário de inverno (outubro a março): todos os dias de 10 a 18 horas
Horário de verão (abril a setembro): todos os dias 10 a 20 horas
Campo del Moro
Onde? Paseo Virgen del Puerto, s/n. Metrô: Estação Ópera (L2, L5, R) e Príncipe Pío (L6, L10, R).
Quando? Horário de inverno (outubro a março): todos os dias de 10 a 18 horas
Horário de verão (abril a setembro): todos os dias 10 a 20 horas
Parque do Capricho
Este fica um pouco mais longe da rota turística tradicional, mas é o preferido dos madrilenhos e, principalmente, das noivas madrilenhas, pela beleza da paisagem e dos monumentos, pois é o único jardim romântico da cidade. A entrada é gratuita, mas o acesso é limitado e quando o número de visitantes se completa, o controle fecha o parque temporariamente. Criado em 1784, o parque era o jardim da antiga residência dos duques de Osasuna. Os nobres o embelezaram com bosques, flores de diversas espécies, e construíram salões de baile, esculturas, fontes, capela, rios navegáveis que ligavam diversas construções e até um pequeno forte para as crianças brincarem de guerra. Atenção ao horário, pois ele só abre nos fins de semana e feriados.
Onde? Paseo de la Alameda de Osuna, s/n. Metrô: Estação El Capricho, L5.
Quando? De 1º de outubro a 31 de março, sábados, domingos e feriados de 9 a 18:30 horas.
De 1º de abril a 30 de setembro, sábados, domingos e festivos de 9 a 21 horas.
Texto e fotos: Juliana Bezerra – Blogs Rumo a Madri e Um ano na Espanha
_______________________________________________________
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios em Madri e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem
_______________________________________________________
Boa tarde!
Meu noivo e eu estamos planejando nossa primeira viagem à Europa e gostaríamos de visitar os seguintes lugares: Milão, Veneza, Madri, Florença, Roma, Normandia, Paris, talvez Suíça.
Estou com algumas dúvidas:
a) Já compramos as passagens, antes de ler seu blog, para 18/01/2016, chegando em Milão dia 19, às 9:10, partindo do mesmo aeroporto dia 1º/02/2016, às 19:30.
b) Qual a sequência seguir de visitação?
c) Como me descolar de um para o outro? Trem? Avião?
d) Quanto será mais ou menos o gasto total com a viagem? Considerando que o objetivo é visitar e conhecer locais, não compras.
e) Quanto tempo devemos permanecer em cada local?
f)Quais os pontos turísticos devemos visitar, considerando que não queremos conhecer profundamente os museus.
g)Gastronomia que devemos experimentar de cada local
Obrigada!
Oi Priscilla, tudo bem?!
Recebi o teu email também e já te enviei proposta de consultoria e o briefing, ok?! Acredito que poderei ajudar muito vocês.
Abraço!
Olá. Será que alguém pode me ajudar com uma dúvida que tenho? Viajei com a Condor (companhia alemã) de Tel Aviv a Recife. Chegando a Recife percebi que minha mala havia sido extraviada (depois soube que isso aconteceu na conexão em Frankfurt). Enfim, ela foi entregue a mim apenas 1 semana depois e eu, que não moro em Recife, precisei comprar roupas, sapatos e uma mala nova durante este meio tempo (pois eu já estava indo para outro destino e ainda sem a minha mala). Conforme orientação da funcionária do aeroporto (que apenas presta serviço para algumas companhias estrangeiras como a Condor, sem ser empregada de nenhuma delas) eu poderia gastar até 1200 reais com itens de primeira necessidade, como vestuário. Gastei menos que isso até (depois eu fui ver no próprio site da condor que o limite é 1200 EUROS). Bom, depois mandei as notas para a Condor, mas agora eles só querem pagar 50% do valor, alegando que para itens que podem ser reutilizáveis, como roupas, os “tratados internacionais” estabelecem isso. Não sei que tratado é esse, olhei o acordo de Montreal e não achei nada. E o próprio site não menciona esse detalhe. O que posso fazer? Qual o procedimento geralmente adotado na União Europeia? Quais as leis que valem? As do Brasil (destino da viagem), Israel (origem) ou da Europa (onde a empresa está baseada e onde a mala foi perdida)?
Obrigada!
Oi Ana, tudo bem?!
Consultei minha amiga Simone, da agência Lear Travel de Porto Alegre, sobre teu caso. Veja a resposta dela:
Eu nunca vendi essa cia. aérea, não sei o procedimento deles, mas a Ana pode seguir tentando o SAC, pois se no site deles tem um valor, eles deveriam honrar. Se ela tem seguro viagem, terá que acionar o seguro, mas com as notas dos gastos. Dependendo o seguro, poderá cobrir esta situação. Tem jurisprudência que coloca o Código de Defesa ao Consumidor prevalecendo sobre a Convenção de Varsóvia e de Montreal, então ela poderá requerer o valor e mais danos morais através de um advogado ou juizado de pequenas causas.
Espero ter ajudado! Mais infos ou uma ótima advogada especialista em turismo, consulte: http://www.atheniense.com.br/advogados/luciana-rodrigues-atheniense/.
Abraço!
Obrigada, Rogerio, vou verificar! Contratei o seguro Mondial até a data em que supostamente eu voltaria, no entanto precisei adiar minha volta em alguns dias e infelizmente acabei ficando descoberta =(
Bora aproveitar os parques de Madri, que o verão tá chegando!
Boa tarde!
Meu marido e eu estamos planejando nossa primeira viagem pela europa e gostaria de visitar os seguintes lugares: Berlim, Munique, Paris e Barcelona.
Estou com algumas dúvidas:
a) Agência ou por conta própria?
b) Qual a melhor ordem de visitação?
c) Como me descolar de um para o outro? Trem? Avião?
d) Quanto será mais ou menos o gasto total com a viagem? Considerando que o objetivo é visitar e conhecer locais, não compras.
e) 5 dias em cada lugar é suficiente?
Obrigada!
Gabriela
Olá Ricardo, muito bom o seu blog. Dicas valiosas.
Em setembro vou fazer uma eurotrip. 18 dias. Com roteiro passando por Praga, Viena, Budapeste. Paris e Amsterdã. Gostaria de um orçamento para roteiros personalizados para este intinerario, bem como dicas de modificação do roteiro, seqüência de visitas, troca e ou inclusao de cidades.
Muito obrigado desde já.
Olá, Gostei bastante do blog de vocês!
Pretendo viajar para Barcelona, mas vou fazer escala em Madri e quero saber como faço para comprovar que eu tenho dinheiro para ficar na cidade. Eu sou menor de idade e não tenho cartaõ de credito em meu nome e também nao tenho nem um tipo de conta em banco. Vou ficar na casa de amigos meus em Barcelona e também se possível quero que vocês me digam como fazer a carta convite.! abraços espero a resposta. E estou querendo ir até Madri também rsrsrs.
🙂
Ótimo post, ótimas dicas! 🙂