O que fazer em Lauris, uma bela aldeia da Provença que tem vista do vale do Durance e onde encontramos ingredientes fabulosos para cozinhar!
Lauris é uma antiga vila da Provença que fica em um cume alto com vista para o Durance. Como estávamos hospedados em Cucuron, em um lugar fantástico onde podíamos cozinhar muito, aproveitamos as outras cidadezinhas da Provença para comprar ingredientes frescos e experimentar a culinária francesa in loco! Mas, antes de falar dos ingredientes que compramos – era aniversário do Rubens, amigo que viajava conosco, e queríamos cozinhar algo especial para ele naquele dia -vou falar brevemente sobre coisas para fazer em Lauris!
O que fazer em Lauris – conhecendo mais aldeias da Provença
Como eu disse no início do post, Lauris fica no topo de uma cadeia rochosa entre o Durance e a montanha Luberon e, por isso, oferece uma vista incrível sobre todo o vale da região. O principal ponto turístico de lá é um castelo do século XVIII, que ergue-se diretamente da rocha e domina a paisagem com soberbos jardins suspensos onde as piscinas e lagos mantiveram todo o seu encanto. O que pouca gente sabe é que o o castelo, que foi demolido em 1730, já foi reconstruído muitas vezes e, hoje, funciona como uma casa de idosos.
Caminhando ao redor desta vila, você notará uma bela torre do sino que fica no topo da Igreja local. O coração da aldeia de Lauris é a parte medieval – mais notadamente, as ruas estreitas e casas antigas agrupadas em torno da parte de trás do castelo. Nesta parte da aldeia, você encontrará portas de pedra antigas e fontes de pedra.
A antiga vila se transforma suavemente na parte mais nova de Lauris, que fica alinhada ao longo da rua principal, passando pelo centro da cidade. Ali, há algumas lojas e pequenas empresas e também a encantadora prefeitura (Hotel de Ville). Indico que você vá caminhando de uma parte à outra da cidade – na sua caminhada, você vai se deparar com uma coleção de cafés-restaurantes agradáveis na rua que levam à cidade antiga e se estendem pela rua principal da parte mais nova.
No centro de Lauris, você também vai encontrar um belo campanário de ferro forjado no topo da igreja Notre Dame de la Purification. Esta igreja foi construída entre 1702 e 1711, e o incomum e belo campanário construído em 1857. Além disso, existem várias fontes do século XVIII e XIX na aldeia de Lauris (como esta da foto ali acima, que tem um cisne de bronze).
A busca por ingredientes perfeitos
O Luberon é só um pedacinho da Provença, mas é nesta região onde notadamente se encontram os melhores ingredientes para quem ama cozinhar como a gente. Conforme comentamos no post sobre Pertuis, cada uma das pequenas aldeias do Luberon tem suas feiras semanais com calendários fixos e sazonais. Estas feiras são frequentadas por toda a população da região, sempre em busca de vinhos, azeitonas frescas, queijo, mel e outros ingredientes fresquíssimos e orgânicos que se encontra por ali.
Já na nossa chegada em Lauris, encontramos uma lojinha que vendia mel de lavanda, um dos ingredientes que mais queríamos experimentar por lá. Eu falei “loja” mas esqueça o conceito brasileiro da palavra – ali, você pega a quantidade de mel que deseja e deixa seu pagamento sem qualquer tipo de pessoa intermediando a compra. Na base da honestidade! E o mel? Difícil até encontrar palavras para descrevê-lo…
Além de temperos e acompanhamentos para o jantar de aniversário do nosso parceiro de viagens Rubens, um fantástico e fresquinho côngrio, mais lula e polvo – as três estrelas do nosso jantar, todos comprados na feira de Pertuis, também decidimos ir ao açougue em Lauris – queríamos comprar as carnes para o churrasco de domingo e garantir as deliciosas carnes boudin branca e preta! Boudin é uma tipo de embutido produzido na França com carne de porco (“boudin preta”) e com carne de porco, aves e vitela (“boudin branca”) e, como todo embutido, o sabor é forte e marcante… E muito saboroso! Em Lauris, você também encontrará belíssimas flores, temperos frescos, fantásticos vinhos Côtes du Luberon, variedades de azeitonas e legumes produzidos localmente e organicamente em um clima privilegiado… Enfim, esta é uma terra abençoada para quem ama gastronomia e arrisco dizer que daqui vem muita inspiração para os chefs franceses, donos de uma das gastronomias mais famosas do mundo!
Confira a galeria de fotos do nosso passeio por Lauris e do jantar que preparamos:
___
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros Promo, Real Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence
___
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks