O que fazer em Bonnieux, uma vila com todo charme do Luberon

por | Atualizado em 8/03/23 | Bonnieux, Dicas de Viagem, Provença

Vem ler o que fazer em Bonnieux, uma vila com todo charme do Luberon – conhecemos este local em nossa viagem mais recente ao Luberon

O que fazer em Bonnieux

O que fazer em Bonnieux, uma vila com todo charme do Luberon

Se você está acompanhando nossa viagem pela Provença, sabe que estamos no nosso sexto dia de roteiro pelas aldeias históricas de lá – já passamos por CucuronPertuis, LourmarinLaurisAnsouis, Aix-en-Provence e Apt. Hoje, vamos falar de Bonnieux, que fica na encosta norte do Luberon, em cima de um vale de frente para o de Lourmarin. Dali, a vista é linda e rende belíssimas fotos – se você for na primavera, vai ver aquele lilás característico das plantações de lavanda e fazer lindíssimas fotos ali!

Como nós visitamos a cidade no inverno europeu, não vimos nenhuma lavanda mas apreciamos a arquitetura histórica da aldeia e sua vista belíssima dos vales da Provença! A arquitetura de Bonnieux, que foi uma cidade papal por cerca de 500 anos, testemunha o prestígio de seus habitantes ao longo dos séculos: dignitários eclesiásticos, condes, senhores… Assim era habitada Bonnieux até os tempos modernos do século XIX. Menos turística do que Gordes, a aldeia manteve a sua autenticidade, suas ruas, pontes e túneis de pedra, as suas fontes e lavatórios, a sua velha igreja (que tem uma mistura de românico e gótico) e uma vista maravilhosa do vale!

O que fazer em Bonnieux

Somente 50 quilômetros separam separam Aix-en-Provence de Bonnieux e impressiona a diferença de cada aldeia da Provença entre si. Em Bonnieux, a base da economia ainda é a agricultura e isso define os tons de toda a paisagem ao redor da cidade: campos de trigo enormes, plantações de girassol e canola e da mundialmente famosa lavanda, além do verde escuro das oliveiras, que contrastam com as pequenas cidades erguidas em pedra.

Bonnieux reúne todos os critérios típicos dos charmosos vilarejos provençais: uma igreja no alto da colina, ruelas e calçadas com construções em pedra rústica e, claro, a clássica praça com restaurantes e uma fonte! Caminhando pelas ruas de Bonnieux, você vai se deparar com pequenas sacadas e janelas enfeitadas com flores e portas em madeira entalhada que aguçam a curiosidade e nos fazem imaginar o que se esconde ali atrás.

O que fazer em Bonnieux

Se você visitar Bonnieux no domingo, consegue pegar uma feira de antiguidades que sempre acontece por lá à tarde – dizem que ela é incrível e bem característica da cidade: tem roupas provençais, louça, móveis e talheres pra quem quiser trazer alguma lembrancinha do local (vai que você acha uma raridade!) Já a feira de produtos locais e orgânicos acontece nas manhãs de sexta-feira – na primavera, você vai encontrar o famoso mel de lavanda orgânico produzido pelos agricultores dali! E, se você se interessa pelo assunto “comida”, Bonnieux tem um museu do pão, o Museu da Padaria, que funciona em uma casa de aldeia, na Rue de la Republique.

Como já falamos, no topo da aldeia há uma igreja. Ela data do século XII e é considerada a “velha igreja” romana/gótica, e perto da base está a nova igreja de Bonnieux, construída em 1870. No século 19, os aldeões começaram a descer do topo de Bonnieux devido à uma praga que eclodiu por lá. Foi essa praga também que levou a população a acreditar que precisava de uma nova igreja – mas o debate se estendeu por dez anos até que a comunidade chegasse a um consenso. Há um documento histórico escrito por um médico local que diz: “a velha igreja é tão insalubre que ela provoca 80 caixas de frio, catarro, doenças do estômago e reumatismo por ano”. Dramático, né? Então, até hoje, a antiga igreja, cercada por cedros, está fora de uso há muitos anos. Mas olha que incrível essa parte da cidade:

Viu como vale a pena subir Bonnieux para apreciar as vistas das Montanhas Vaucluse, do Mont Ventoux e também de Lacoste, Gordes e Roussillon? A altitude aqui é de 425 metros (1.394 pés), por isso, cuidado pra não ficar tonto na subida dos 84 degraus que separam a cidade “antiga” da “nova”! E, se você viajar pra lá em julho, saiba que a igreja é o cenário de concertos gratuitos de música clássica!

Na parte mais moderna da cidade, há algumas casas finas em Bonnieux que datam do século XVI, e a relativa opulência da aldeia remonta a este período, quando esta área pertencia aos Papas. E a cidade respira história mesmo na parte mais “nova”: Bonnieux era uma vila fortificada até o ano 972. Começou descendo a colina no século XIII mas, ainda assim, protegeu-se dessa forma contra invasores e atacantes – e houveram até alguns embates. Outros edifícios históricos que você pode ver ali são o Hotel Dieu (agora usado como a Prefeitura Municipal) e o Hotel de Rouvil, do século XIX.

O que fazer em Bonnieux

O que mais ver na região? Uma atração bastante conhecida é o Jardin de la Louve, um jardim belíssimo criado em 1990 por Nicole de Versian e conhecido como um dos “Jardins Notáveis” da França. A criadora do design do jardim era na época estilista da grife francesa Hermés e, em 1986, comprou uma casa em Bonnieux e começou a desenvolver um belíssimo jardim – hoje, a casa foi vendida mas ainda é aberta ao público para visitação e é considerada importante porque traz um apanhado da vegetação local de uma forma extremamente bem cuidada!

Confira esse vídeo super bem feito que mostra algumas paisagens de Bonnieux de um jeito pessoal – como se você estivesse caminhando pela aldeia histórica:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!