Bérgamo é uma das minhas cidades favoritas da Itália e sempre que vou pra Europa, passo por lá! Por isso, preparei um post com indicações de onde comer em Bérgamo!
Onde comer em Bérgamo – os melhores locais pra ter uma experiência gastronômica por lá!
Bérgamo é um destino turístico rico em arte e arquitetura medieval renascentista e barroca e tem uma posição privilegiada com vista para as planícies do sul da Itália. Além disso, também é um local para se encontrar ótimos restaurantes – Bérgamo é uma das cidades mais atraentes do norte da Itália para quem ama comer bem. Minha sobrinha mora lá com a família, por isso, sempre que passamos por Bérgamo para visitá-los, ela nos leva aos restaurantes frequentados pelos locais. Então, sinto mais do que obrigação de dividir essas preciosas dicas com vocês – quero que meus leitores saibam onde comer bem por lá em lugares que não figuram nos guias de turismo e longe das armadilhas caça-turistas.
Indicação de artigo
Antes das dicas, quero indicar o post coisas para fazer de graça em Bérgamo, que escrevi antes de viajar pra lá, ao fazer minhas pesquisas de roteiro. E também dizer que, para entender Bérgamo, é preciso saber que ela é uma cidade com identidade dupla. A antiga colina Città Alta (Cidade Alta) é um emaranhado de pequenas ruas medievais, abraçadas por cinco quilômetros de muralhas venezianas. Ela domina a grande parte (mas não toda) a moderna cidade baixa (Città Bassa). Um funicular conecta os dois. Dessa forma, essa divisão torna Bergamo única, dividida na histórica Città Alta, com suas sinuosas calçadas de paralelepípedos pedestres e a baixa Città Bassa, com uma cidade agitada e moderna.
Mas vamos falar de gastronomia: Bergamo disponibiliza ao nosso paladar alguns dos produtos mais saborosos do norte da Itália, e mais especificamente, da Lombardia. A cozinha e a gastronomia dali são caracterizadas pela fusão de receitas da Europa Central com o melhor da cozinha italiana, especialmente a massa! Sem dúvida, o elemento culinário mais utilizado aqui é a polenta, feita com farinha de milho amarela. Ademais, Bérgamo também é conhecida pela qualidade dos seus embutidos, dos queijos, do mel, do azeite e dos vinhos.
Onde comer em Bérgamo – os melhores locais pra ter uma experiência gastronômica por lá!
Circolino
Um restaurante em que já fomos mais de uma vez foi o Circolino. Tanto sucesso na nossa família se justifica: ali, você encontra comida deliciosa, orgânica e preço ótimo. O Circolino é uma cooperativa que funciona no complexo da ex Chiesa di S. Agata. E, na primavera e verão, pode-se almoçar sob parreiras de uva, no jardim. Quer experiência mais italiana que essa? Uma boa pedida é o scarpinòcc, massa recheada típica de Bérgamo. Atualmente, o restaurante está passando por um processo de restauração do espaço para receber ainda mais gente: agora já está funcionando ali um salão com um afresco lindíssimo no teto, onde antes era um pedaço de uma igreja.
Vá lá: Circolino – Vicolo Sant’Agata, 19, 24129 Bergamo. Telefone: +39 035 218568. Horário: de segunda à sexta, das 11h à 1 da manhã e sábado e domingo, das 9h à 1h da manhã. Site
Mimi
Esse é o tipo de local que nós amamos aqui na Serra Gaúcha: pequeno e super agradável, seguindo a proposta slowfood, para ter uma boa experiência gastronômica e degustar tudo sem pressa. Assim, para quem passar ali durante a semana e quiser comer gastando pouco, eles servem o chamado pranzo di lavoro (“almoço do trabalho”, numa tradução livre). O prato é servido de segunda a sexta-feira, num esquema “prato feito”, que é muito saboroso! Além disso, o Mimi fica aberto o dia todo e, por isso, pode ser uma boa opção para aquele dia em que você precisar almoçar mais tarde. Não perca de visitar essa lojinha de ótimos produtos culinários (vinhos e azeites excelentes!). Se quiser, você ainda pode escolher pratos prontos à quilo, para consumir ali ou levar para casa.
Vá lá: Mimi – Via Bartolomeo Colleoni, 26 Bergamo. Telefone: +39 035 236263. Horário: de todos os dias, das 8h às 22h. Site
DaMimmo
Em frente ao Mimi, você vai encontrar uma das primeiras pizzarias de Bérgamo e está localizada na rua principal da Cidade Alta, em um edifício de 1357 considerado o mais esplêndido palácio da cidade na época, que mais tarde se tornou a sede do Serviço Postal Veneziano. O DaMimmo é tradicional e charmosíssimo e foi a primeira pizzaria a se aventurar na Città Alta, na década de 50. Ademais, o sorriso caloroso da família Amaddeo recebe você desde sempre e pouco mudou desde sua inauguração: os três pilares do restaurante são compromisso constante, bom humor e ingredientes frescos.
Além das ótimas pizzas tem um cardápio variado e delicioso, com ingredientes locais e selecionados com filosofia slow food e respeitando a sazonalidade da natureza. Não perca a pizza DOP Margherita, preparada com mussarela de búfala, tomate cereja Pachino, manjericão fresco e azeite extra-virgem: ingredientes simples e excelentes que, juntos, criam uma pizza deliciosa e genuína.
Vá lá: DaMimmo – Via Bartolomeo Colleoni, 17, 24129 Bergamo. Telefone: +39 035 218535. Horário: de todos os dias, das 12h às 14h30min e das 19h às 23h. Site
Pasticceria Cavour
Parada obrigatória para um café ou docinho no fim de tarde. Na decoração, tem afrescos lindos e um monte de docinhos na vitrine. O café é perfeitamente servido pela equipe simpática em porcelanas lindas. Os croissants são os melhores que já comi na Itália, e o brioche de maçã é de tirar o chapéu também! Além disso, se você quiser, também há bolos fresquinhos disponíveis durante todo o dia (vendidos pela fatia ou pelo bolo todo).
Normalmente você encontra de doze a quinze sabores de bolo no balcão pra escolher – na dúvida, peça o de chocolate, que é fabuloso. Ali você também acha muitos outros doces, chocolates e doces que podem ser comidos lá ou embalados para viagem. E, se você ainda não se convenceu de ir lá, segue uma informação preciosa: todos os doces e sobremesas são feitas pelo restaurante que tem 3 estrelas Michelin restaurante DaVittorio, que é propriedade da mesma família e entrega tudo fresco ali todas as manhãs.
Vá lá: Pasticceria Cavour. Endereço: Via Camillo Benso Conte di Cavour, 121, 24056 Fontanella Bergamo. Telefone: +39 0363 907535. Horário: Domingo, das 7h30min às 14h e no restante da semana, das 7h30min às 14h30min e das 15h às 19h30min. Nas terças, a pasticceria fecha. Site
Caffè del Tasso
O Caffè del Tasso faz parte do “Locali Storici d’Italia – Estabelecimentos Históricos da Itália”, juntamente com outros locais que revivem a tradição há séculos. Se você quiser conhecer a história de Bergamo, comece sua visita aqui. A família Menalli terá prazer em lhe contar os segredos que passaram por um dos mais antigos “estabelecimentos históricos da Itália”, fundado em 1476! Ademais, sempre foi um ponto de encontro de ilustres personagens italianos e internacionais: de ganhadores do prêmio Nobel, como John Nash a Hollywood, até personalidades da Cinecittà, como Charlton Heston e Ugo Tognazzi, passando por poetas a escritores, esportistas e cantores…
Sente-se em uma das mesas, olhe suas fotos penduradas nas paredes e deixe sua imaginação leva você a uma jornada através do tempo e do espaço! Você pode entrar a cada hora do dia: para o café da manhã, você encontra aperitivos bem gostosos, mas também pode ir para almoços e jantares, graças ao excelente restaurante que serve os pratos típicos de Bergamo e pratos mais contemporâneos à base de matérias-primas da slowfood. Mas isso não é tudo, eles oferecem uma renomada seleção dos melhores vinhos, capazes de satisfazer os paladares mais exigentes. Dica para o almoço: no final de semana o preço é mais salgado, durante a semana o pranzo di lavoro vale a pena!
Vá lá: Caffè del Tasso. Endereço: Piazza Vecchia, 3, 24129 Bergamo. Telefone: +39 035 237966. Horário: Todos os dias, das 8h30min às 24h. Site
Gelatos e mais gelatos!
Você sabia que o sorvete de flocos nasceu em Bérgamo? O sabor de sorvete foi criado no La Marianna, um restaurante, bar e pasticceria que funciona no Colle Aperto, bem onde para o ônibus que sobe pra Città Alta. Mas, se quiser experimentar, já aviso que o local está sempre cheio de turistas. Eles servem também refeições e lanches, mas só provei o sorvete de lá – não foi, nem de longe, dos melhores. É claro que é um sorvete artesanal, padrão italiano de qualidade, então não chega a ser ruim.
Mas pra ser feliz na sorveteria eu recomendo a Carmen Gelato, que agora abriu também na Città Alta. Os gelatos vendidos na Carmen são absolutamente perfeitos. O sabor, a consistência – tudo é incrível. Além disso, o serviço é extremamente amigável e os atendentes todos falam em inglês. Meus sabores favoritos são o Pistachio a sale e o Limone e Menta, super refrescante!
Novo+39 035 236139
Indicações
Para quem estiver na Città Bassa, indico o La Romana e Pasqualina, que são ainda melhores – se é que isso é possível! A La Romana nasceu no coração do centro histórico de Rimini em 1947, recebendo o nome da filha do fundador. Assim, alguns anos mais tarde, Vito Zucchi, progenitor da família, assumiu o empreendimento. Então, graças à sua fervorosa criatividade e à utilização de alguns ingredientes disponíveis, criou uma vasta gama de sabores de alta qualidade que ainda hoje são produzidos em todas as lojas da rede – experimente o Pistachio, é o mais famoso! Se quiser, também há lanches ali como crepes e cheesecakes – tudo fresquinho e gostoso. A La Pasqualina fica meio escondida, dentro de uma galeria numa ruelinha do Centro Basso, mas é ótima também pra refeições e aperitivos.
Vá lá: Carmen Gelato. Endereço: Via G. Tiraboschi, 60, 24122 Bergamo. Telefone: +39 035 063 1952. Horário: Todos os dias das 11h30 às 23h. Site
Vá lá: La Romana. Endereço: Via G. Tiraboschi, 42, 24122 Bergamo. Telefone: +39 035 236139. Horário: de segunda a quinta-feira, das 12h às 23h e nos demais dias, das 12h às 24h. Fanpage
Vá lá: La Pasqualina. Endereço: Piazza Vecchia, 3, 24129 Bergamo. Telefone: +39 035 237966. Horário: Todos os dias, das 8h30min às 24h. Site
Outros lugares!
Descobri também um segredo bem guardado de Bérgamo, o Ristorante Tijuana! O restaurante é maravilhoso (uma comida realmente estupenda!) num bairro que charmoso, o Borgo Santa Catarina. Fica perto da Academia Carrara. Pra quem gosta de conhecer os lugares caminhando, como nós, é um percurso adorável descer da Città Alta, visitar as galerias Carrara e Gamec (essa última, contemporânea, muito boa de frequentar) e seguir pra jantar ali. Ademais, a especialidade é comida sulamericana, pros amantes de carnes é o melhor da cidade. Provei o casoncelli (típico bergamasco) e o ravióli e… Que maravilha! O restaurante tem uma história interessante: há 130 anos, seus ancestrais vieram à América Latina para prosperar. Nos anos 90, quando uma crise atingiu a América Latina, eles levaram toda sua bagagem gastronômica para Bérgamo, fazendo o caminho inverso dos ancestrais.
Vá lá: Ristorante Tijuana. Endereço: Via Borgo Santa Caterina, 62, 24124 Bergamo. Telefone:+39 035 232865. Horário: Todos os dias, das 12h às 14h30min e das 19h às 23h30min. Site
Gostou das dicas? Tem mais alguma? Deixa pra gente aqui nos comentários!
Gostei muito das dicas, estou me programando uma viagem para julho
Você pode indicar um lugar bom e barato para eu e meu marido nos hospedarmos
Obrigada
Oi Adir!
Tenho certeza de que irão curtir muito Bérgamo e região! Sobre as hospedagens, dá uma conferida no link abaixo! Acredito que aí tenha alguma boa opção para vocês!
https://viajandobem.com.br/onde-ficar-em-bergamo-dicas-de-hospedagem/
Abraçooooo!
Muito bacana as informações!
Estou para passar 45 dias lá e estava procurando boas dicas de onde comer sem gastar muito!
E são locais encantadores, bonitos demais para visitar!
Vai com tudo Edgar! Bérgamos é linda e tem muito o que fazer nos arredores! Curtirá muito, com certeza!
Abraçoooo!