Muitos hotéis são antigos casarões renovados como ultra-design Hôtel des Gantès, mas isso pode ser uma “faca de dois gumes”. Para quem gosta de ambientes charmosos, salas antigas, detalhes que não existem mais, essa é uma boa opção, mas em alguns hotéis que precisam de renovação a reforma pode ser feita sem que o hotel seja fechado. Um exemplo é o 2 Estrelas Hôtel de France que trocou de proprietário recentemente. Extremamente bem localizado e com preços razoáveis para o centro de Aix, ele não deve ser escolhido por quem não gosta de barulho ou outros incovenientes relativos à reforma que só deve terminar em novembro. A vantagem de contar com a nossa ajuda profissional personaizada é que podemos verificar esse tipo de informação e avisar o cliente antes da reserva.

Essa não é a melhor opção para quem viaja em família ou sozinho. Nesses casos indicaria a “casa de hóspedes”.
Os quartos devem ter uma entrada independente, cada quarto deve ter o seu banheiro também independente, cozinha, sala, terraço e piscina (se houver) devem ter a autorização do dono para o uso do inquilino temporário.
Muitas delas contam com estacionamento e não cobram suplemento por isso, o que é uma vantagem para quem aluga um carro.
A maioria dispõe de jardim e/ou piscina e/ou espaço para crianças (por isso acho uma excelente opção para quem viaja em família, como é o caso da Roumanille),
Como os proprietários vivem na casa existe uma troca de informações mais personalizada que em um hotel (a hospedagem é mais convivial), ótimo para quem quer melhorar o francês. Alguns dele até falam português com o dessa casa em Montelimar.
O café da manhã – com geléia caseira, pão fresquinho e outras delícias – para duas pessoas está incluído no preço do quarto.
Muitas ficam no centro ou a alguns minutos do centro de Aix-en-Provence, como a La Campagne, onde escutamos os passarinhos, descansamos em um jardim à la française e temos o acesso extremamente facil ao centro velho de Aix com ônibus local.
E quem acha que o luxo não faz parte da casa de hóspedes se engana totalmente. O Château de La Barben – a 20Km de Aix – tem cinco quartos majestuosos que vão encantar adultos e crianças. Uma visita ao castelo está prevista no preço do quarto assim como o café da manhã e os preços não têm nada de mal-assombrados.
Para quem quer curtir a vida à la provençale indo ao mercado, cozinhando e tendo mais liberdade a melhor solução é alugar um apartamento ou uma casa.
Um incoveniente: os apartamentos são alugados sempre de sexta à sexta ou de sábado à sábado, por exemplo. Para quem fica menos tempo o valor total da semana vai ser cobrado.
Uma vantagem: quem fica mais tempo pode ganhar descontos interessantes.
Essa opção é a melhor para quem quer cozinhar ou ficar mais à vontade em relação à horários.
A limpeza no fim da temporada é um suplemento que varia, em média, entre 30€ e 80€ e deve ser pago à parte.
A maioria dos apartamentos para alugar do centro de Aix não têm garagem e quando têm um suplemento vai ser cobrado.
Quase todos os apartamentos são para 2 ou 4 pessoas e dividir um apartamento entre dois casais, por exemplo, poderá ficar mais barato do que um hotel.
A menção “no centro” significa boa localização, mas muitos apartamentos estão no terceiro ou quarto andares de velhos casarões, ou seja, sem elevador e desaconselhados para idosos ou quem usa um carrinho de bebê.
________________
Se mesmo com todas essas informações você ainda tem alguma dúvida sobre onde ficar na Provença, envie um email para [email protected]. A reserva feita com a equipe do Temporada na Provence lhe garante uma consultoria personalizada em português e um “kit de boas-vindas” que vai ajudar no começo da sua viagem para a Provença.
Rogério,
Tudo Bem? No próximo ano irei conhecer a Europa com meu marido. Estamos planejando uma viajem de 20 dias. Gostaríamos de passar por Londres, Paris e quem sabe incluir algo da Espanha e da Alemanha. Não sabemos qual o melhor roteiro fazer, qual época é mais barata e quantos dias ficar em cada lugar? Teria como vc nos ajudar dando sugestões de cidades dos países mencionados, qual o melhor roteiro e meio de transporte? Agradeço desde já, Gabriela
Blog maravilhoso o teu! um dia topei com ele na net (adoro planejar futuras viagens rsrs) e desde então sempre dou uma passadinha por aki. muito bacana sua disposição para ajudar as pessoas. PARABÉNS!
Obrigado! E bom planejamento para sua viagem!
Abraço!