Nosso roteiro de um dia por Arles: a cidade que respira história

por | Atualizado em 8/03/23 | Arles, Dicas de Viagem, Provença

Nesse post, confira nosso roteiro de um dia por Arles: a cidade que respira Van Gogh e também é cheia de história!

roteiro de um dia por Arles

Nosso roteiro de um dia por Arles: a cidade que respira história

Se você está acompanhando nossa viagem pela Provença, sabe que já passamos por CucuronPertuis, LourmarinLaurisAnsouisAix-en-ProvenceApt e Bonnieux na primeira parte da nossa viagem, o Vale do Luberon. Depois de trocarmos de região da Provença (agora nos hospedamos em Cadenet, no ótimo La Bastide du Laval), passeamos pela bela Saint-Rémy e nosso próximo destino era Arles, uma cidade repleta de construções históricas e arte!

Arles, um Patrimônio Mundial da UNESCO ], remonta ao século 7 a.C., quando era a cidade fenícia de Theline, e sua herança galo-romana é vista nas ruínas das casas, monumentos e edifícios da cidade. A chegada de Vincent Van Gogh à estação de trem de Arles, em 21 de fevereiro de 1888, marcou o início de Arles como o retiro de um dos artistas mais conhecidos do mundo. Muitas das paisagens e lugares que ele pintou ainda podem ser vistos, especialmente em Arles e na área ao redor de St. Rémy de Provence.

roteiro de um dia por Arles

Nós já havíamos estado em Arles há alguns anos, mas queríamos levar nossos amigos Vanjae Rubens para passar mais algumas agradáveis horas por ali. As ruas, como você pode ver na foto ali em cima, são super charmosas e a cidade tem uma riqueza de antiguidades arquitetônicas que realmente nos encantaram!

Mas Arles nem sempre foi assim tão suave. Uma colônia grega desde o século 6 a.C., a pequena Arles deu um passo gigante quando Júlio César derrotou Marselha no século I a.C., transformando-a em uma formidável civilização – diziam até que ela era “a Roma do norte”. Alimentada por aquedutos, canais e estradas robustas, Arles aproveitou todas as conveniências modernas dos romanos para desenvolver-se: criaram-se belas ruas e calçadas retas,  sistema de saneamento básico, banhos termais, um fórum, um hipódromo, um teatro e uma belíssima arena que é conhecida como o “Coliseu de Arles”.

roteiro de um dia por Arles

Também nessa época, Arles tornou-se um conhecido porto internacional onde chegavam, por mar e terra, mercadorias de todo o mundo. Sua importância estratégica era tamanha que o próprio imperador Constantino mudou-se para lá nessa época. Só os resquícios desta era de ouro são motivo suficiente para visitar Arles hoje – mas a parte nova da cidade também é bem bacana! Dica: se você planeja visitar muitos dos monumentos e museus de Arles, entre no site da cidade e compre um bilhete para visitá-los por € 15, que cobre a entrada para todos eles.

Caminhando por Arles, você vai notar que suas casas coloridas evocam uma sensação de déjà vu – isso é porque você já as viu em alguma tela de Van Gogh – o artista pintou 200 obras inspiradas na cidade e algumas estão entre suas criações mais famosas. A parte triste é que sua famosa “Casa Amarela”, que ele pintou em 1888, foi destruída durante um bombardeio da Segunda Guerra Mundial.

Centro Cultural Vincent Van Gogh, que infelizmente estava fechado para reformas…

O que fazer num roteiro de um dia por Arles

Talvez a principal atração em Arles seja o Anfiteatro de Arles (Arènes d’Arles). Construído no século I, tem capacidade para cerca de 25.000 pessoas, foi palco de touradas e ainda hoje abriga outros festivais. Apesar de ter uma estrutura extremamente antiga, apenas duas colunas originais do teatro romano permanecem em pé na Rue de la Calade – mas, de qualquer forma, o charme e a história certamente estão lá. Atualmente, o “Coliseu de Arles” é palco de grandes concertos para festivais como o Recontres Internationales de la Photographie (Festival de Fotografia).

Outro ponto turístico muito legal é Eglise St-Trophime – o portal românico é o ponto alto da igreja, onde você pode ver muitas esculturas medievais no claustro. O melhor dessa atração? A entrada é totalmente gratuita. Na parte antiga da cidade, fica a prefeitura, que lá chama-se Hôtel de Ville, reconstruída em 1675. Sua abóbada é considerada um dos mais ousados trabalhos de alvenaria na Europa – embora essa abóbada complexa pareça ser uma estrutura unitária, dois cofres compõem a obra, apoiando-se um no outro no grande arco, que parece até mais reto do que realmente é. Isso foi o resultado de uma extensa pesquisa do arquiteto  Mansart, um grande conhecedor de geometria e óptica.

roteiro de um dia por Arles

Prefeitura de Arles

Há também alguns museus interessantes que valem sua visita – o Museon Arlaten (museu de história), que traz mais sobre a vida na Provença na virada do século e o Museu de l’Arles et de la Provence, que traz todas as origens históricas e artísticas da cidade, começando em 2500 a.C. até ao “fim da Antiguidade”, no século VI.

Perto do Ródano, os Banhos de Constantino foram construídos no século IV e também são vestígios da era romana. Aliás, todos esses vestígios romanos estão perfeitamente integrados no casario da cidade, que ainda apresenta ruas tipicamente medievais (estreitas e a serpentear por entre as casas). Nos Banhos de Constantino, você encontra ruínas super bem conservadas do que um dia foram saunas quentes e piscinas. Em 1981, foram considerados Patrimônio da UNESCO junto com a Arena Romana, que já mencionamos, o Teatro Romano de 12 a.C, a Necrópole Romana e a área do Fórum Romano.

roteiro de um dia por Arles

Ruínas do Teatro Romano

Dependendo do dia da semana que você visitar Arles, pode pegar a mais famosa feira da Provence, que sempre acontece nas manhãs de sábado – como estivemos lá em dia da semana, perdemos essa!

Além dos trabalhos de Van Gogh e outros artistas, Arles é conhecida pela fotografia – a cidade é a casa da L’Ecole Nationale Supérieure de la Photographie (ENSP), a única escola nacional de fotografia de nível universitário na França.

Festivais e eventos sazonais

Festival Internacional de Fotografia – Em 2019, a abertura acontece na semana de 1 a 7 de julho, quando rolam eventos especiais na Escola Superior de Fotografia. As exposições se estendem até setembro. Outro festival conhecido é o Épico Film Festival, quando o Teatro Romano de Arles torna-se palco de uma série de exibições ao ar livre de filmes épicos de Hollywood. O evento sempre acontece em agosto – este ano será de 19 a 24 daquele mês – e é conhecido localmente como Le Festival Peplum. E, por fim, há o Camargue Gourmande a Arles, um festival gastronômico que acontece de 7 a 9 de setembro na Praça da República – saiba mais aqui.

Confira mais algumas fotos que tiramos por lá: 

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!