Nossa viagem para Apt, a aldeia medieval da Provença

por | Atualizado em 8/03/23 | Apt, Dicas de Viagem, Provença

 Vem ver como foi a nossa viagem para Apt, a aldeia medieval da Provença, que aconteceu no nosso sexto dia de viagem pela região do Luberon!

Nossa viagem para Apt

Nossa viagem para Apt, a aldeia medieval da Provença

Situada no coração do Luberon, no sopé da cordilheira, a cidade de Apt tem uma população de 12.000 habitantes e foi fundada pelos romanos na Via Domitia (RN100) em 45 aC. Já nesta época, sabe-se que a cidade tinha um fórum, um arco triunfal, templos, banhos termais e um teatro. Muitas ruínas ainda permanecem erguidas, como a Ponte Juliana que está acima do rio rio Coulon, que passa pelo pedaço antigo da cidade histórica. Mesmo para quem chega ainda ao longe, dá pra se ver a cidadela histórica de cima, com suas construções robustas e altas.

Nossa viagem para Apt

Isso também é devido ao fato de que, na Alta Idade Média, houve a construção de fortificações e a implantação dentro das muralhas da cidade da Catedral de Santa Ana, construída em 1052 e alterada muitas vezes ao longo dos séculos. A catedral de Sainte-Anne é uma das mais antigas igrejas da Provença e a mais antiga do mundo a ser dedicada à mãe da Virgem Maria – não é a toa que é considerada um Patrimônio Nacional da França.

A catedral combina variedade de estilos arquitetônicos, do românico ao barroco. A cripta inferior é parte do edifício romano original do século I, usado como local de culto já na era carolíngia, e consiste em um corredor que leva a um cofre onde, segundo a lenda local, o véu de Santa Ana foi encontrado. A cripta superior remonta a cerca de 1056 e consiste em uma pequena nave (que tem cerca de oito metros). Em 1660, após o nascimento de seu filho, o futuro rei Luís XIV, Ana da Áustria veio a Apt para orar na catedral e agradeceu seu santo padroeiro. Suas criptas ainda incluem o véu de St. Anne (uma bandeira árabe) e um altar do século V.

Claro que não podíamos deixar de visitar este marco histórico que ainda permanece totalmente original – passou apenas por alguns serviços de restauro, mas claramente foram trabalhos que respeitaram toda a história do local. As paredes de pedra realmente impressionam e a Igreja é bastante escura devido ao tipo de construção religiosa daquela época – mas garanto: vale muito a pena ir conhecer!

Nossa viagem para Apt

O centro da atual cidade também é todo muito antigo, com suas passagens abobadadas, ruas pequenas e sinuosas, pequenas praças repletas de árvores e mansões particulares. As muralhas antigas, em sua maior parte, deram lugar a largas avenidas – mas o charme ainda permanece lá! Quer ver?

Nossa viagem para Apt

Algumas das fachadas do casario de Apt, aliás, já indicam que estamos na região do ocre. Se quiser visitar, há um Conservatório dos Ocres e Pigmentos que oferece visitas guiadas ao antigo centro de trabalho e cursos de verão. Saiba mais no site da atração! Rustrel, onde fica uma antiga mina de exploração de ocre e que hoje é conhecida como “Colorado Provençal” devido à forma que a ação da exploração humana imprimiu na paisagem, fica a poucos quilômetros de distância, e pode ser vista do alto do vilarejo.

Foi também graças ao seu solo argiloso e ocre que a região de Apt tem uma longa tradição de cerâmica. Tudo começou em 1728, quando Luís XIV governava a França – mas a indústria atingiu seu auge no século XVIII e ganhou escala ainda maior com a descoberta das montanhas coloridas. Hoje, os artesãos continuam a perpetuar essa tradição – mas claro que as obras encareceram consideravelmente.

Nossa viagem para Apt

Apt também é conhecida pelos seus produtos locais – mais notadamente suas frutas cristalizadas – e claro que a cidade também tem uma feira que é famosa na região. Ocupando toda a cidade velha, a feira acontece todos os sábados de manhã. E essa fama não é de agora não: já na Idade Média sua reputação foi muito além das fronteiras locais e até regionais – o mercado de Apt é cheio de barracas coloridas que vendem produtos da agricultura local e artesanato e é tão movimentado que quem mora lá considera-a um ponto de encontro. Também no mercado, você certamente encontrará a famosa fruta cristalizada de Apt, que antigamente era uma iguaria especial reservada somente para os papas de Avignon no século XIV.

O que ver por lá:

– A Catedral de Sainte-Anne, claro. A sua nave românica e o seu sino datam do século XII e a nave central dos séculos XVI e XVII. Entre os tesouros de lá, você pode ver objetos sagrados, manuscritos e uma coleção de adereços de casamento!

– O Portão do Portão de Saignon e a Torre do Hospital: Estes são os últimos vestígios das fortificações românicas. No século XVIII, pedras retiradas das ruínas da catedral paleocristã foram usadas para construir novas torres e reforçar as muralhas;

– A capela Sainte-Catherine, com a sua fachada do século XVII e a sua fonte, na Rue Scudéry;

– O antigo convento carmelita, tombado como monumento histórico desde 2011;

– O mercado dos agricultores todas as manhãs de terça-feira e o mercado provençal aos sábados;

– O plantio de lavanda! Só o Lagarde d’Apt é responsável por 20% da produção francesa de lavanda híbrida – se quiser ver flores de lavanda, visite de junho até o final de julho; a colheita e a destilação ocorrem de meados de julho até o final de agosto.

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal Seguros ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Onde comer em Amsterdã: dicas de alimentação

Onde comer em Amsterdã: dicas de alimentação

Está pensando em viajar para Amsterdã e não sabe onde se alimentar e conhecer pratos típicos da região? Bom, nós podemos te ajudar nessa missão! Neste artigo, trouxemos dicas de onde comer em Amsterdã e algumas sugestões de pratos clássicos da Holanda.

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!