Experiência gastronômica em Minas Gerais: conheça a Casa do Bartô, no Lago de Furnas!

por | Atualizado em 15/09/23 | América do Sul, Brasil, Minas Gerais, Santo Hilário

É um apreciador de boa gastronomia? Essa experiência gastronômica em Minas Gerais vai te deixar de queixo caído! Confira as delícias que o chef João Bruno e sua equipe nos apresentaram durante nossa estadia na Casa do Bartô.

experiência gastronômica em minas gerais

Experiência gastronômica em Minas Gerais

Se você está procurando por uma experiência turística e gastronômica única e especial, chegou ao lugar certo. A Casa do Bartô, em Santo Hilário, é um daqueles lugares onde você esquece as preocupações e se entrega ao momento presente – como gostaríamos que fossem todos os dias.

Banhado pelo Lago de Furnas, em um vilarejo com pouco mais de 100 habitantes, o refúgio gastronômico é comandado pelo Chef João Bruno, gerenciado pelo seu companheiro Robson e construído diariamente pelos viajantes voluntários que passam por ali e contribuem com o lugar. Para além de uma viagem turística convencional, você poderá viver um verdadeiro intercâmbio cultural com os colaboradores do espaço.

Além disso, é importante ressaltar que essa é uma experiência maravilhosa para quem busca viajar de forma mais sustentável, consciente e responsável. Isso porquê a Casa do Bartô se preocupa com o desenvolvimento regional de Santo Hilário, buscando produzir feiras e eventos para a comunidade, além de estar atentos para a designação correta do lixo e fazer a compostagem dos resíduos orgânicos.

É o verdadeiro exemplo de turismo de experiência, para quem quer conhecer à fundo o lugar, a culinária brasileira e se conectar com a natureza. Afinal, é uma região com cachoeiras incríveis e paisagens exuberantes!

Como tudo começou? Breve história da Casa do Bartô

experiência gastronômica em minas gerais

Conheci o chef João Bruno e seu companheiro durante minha primeira viagem de voluntariado pelo Brasil. Na época, a Casa do Bartô estava no início – e já era um sonho. João me contou que a casa era de seus pais e ele passava a infância ali até crescer e se mudar para Belo Horizonte, perdendo o contato com a região.

Na capital mineira, trabalhando em mercado financeiro, consumido pelo estresse e pelas demandas constantes do ambiente profissional, João decidiu se aventurar pela gastronomia para se conectar consigo e com sua ancestralidade. Afinal, uma de suas maiores alegrias quando criança era acompanhar sua mãe na cozinha. Também foi através da culinária que o futuro chef criou conexões durante seus intercâmbios para fora do Brasil.

Em 2020, pouco antes da pandemia de Covid-19 começar, João Bruno resolveu largar o emprego e ir para a França, trabalhar com um chef renomado e aprender ainda mais, para fazer da gastronomia seu ofício. No dia da viagem, entretanto, fronteiras fechadas. Assim, a expectativa de se dedicar ao que ama e a ânsia pelo novo foram ocupadas pela frustração de se trancar em um pequeno apartamento em Belo Horizonte e seguir a carreira de economista.

Mas o chamado em seu coração só foi ficando mais forte. Lembrando da casa de infância e das boas memórias, decidiu se mudar provisoriamente para Santo Hilário e trabalhar de lá, realizando pequenos jantares para amigos nos fins de semana.

Com comida boa, casa cheia e um sentimento forte de realização, os receios foram ficando menores e o caminho mais claro. Largou seu emprego no mercado financeiro, reformou o que era agora seu refúgio, nomeou o local em homenagem ao seu pai, Bartolomeu, e abriu para o público, oferecendo uma verdadeira experiência gastronômica.

Muito mais do que gastronomia: serviços oferecidos pela Casa do Bartô

Atualmente, a principal vivência na Casa do Bartô é a estadia completa de fim de semana acompanhada da experiência gastronômica. Ela envolve hospedagem de sexta à domingo, com café da manhã e jantar.

Os quartos são confortáveis e super equipados! No que estávamos alocados, havia uma máquina de café, roupão, itens de higiene pessoal, caixa de som e até uma cama com massagem. Demais, né?

Durante os dias de sábado e domingo eles também oferecem porções, bebidas e outras delícias da casa, que só experimentando para saber a maravilha que é. Tudo muito bem feito, por um verdadeiro chef. Além disso, também é possível se hospedar sem a experiência gastronômica, e eles também realizam eventos no local.

Aliás, estava rolando um casamento lindo no dia em que chegamos lá! Se liga na decoração:

experiência gastronômica em minas gerais casamento decoração

Experiência gastronômica em Minas Gerais: como foi nosso fim de semana

Chegamos em Santo Hilário na sexta-feira de manhã e já fomos recebidos com um café delicioso da região e pão caseiro, feito pelo Robson. Como fomos convidados e já conhecíamos o chef, nos sentimos em casa e adoramos acompanhar os bastidores do casamento que aconteceu durante a tarde.

cafe da manha na casa do barto experiencia gastronomica em minas gerais

Tiramos o dia para conversar bastante com quem estava por ali, nadar no lago de furnas e aproveitar a tranquilidade que o lugar oferece. O jantar seguiu o cardápio do casamento, acompanhado de uma taça de champanhe e um brinde especial do chef, agradecendo a presença de todos que estavam ali.

O prato principal? Um risoto de limão siciliano com peixe selado em sementes, simplesmente impecável. Como estávamos muito admirados com toda a experiência – e famintos – acabamos não tirando fotos da comida na primeira noite.

Para o jantar de sábado, o chef preparou um novo prato que ele desenvolveu, fazendo a releitura da vaca atolada. Posso dizer que nunca experimentei um nhoque tão delicioso na vida! Seguem os pratos e fotos do que saboreamos:

Couvert

Focaccia tradicional de fermentação lenta com sal grosso e alecrim;

Entrada

Steak tartar de filé mignon, picles de maçã verde e emulsão de cogumelos;

Esse não consegui tirar foto, pois estava tão bonito que comi tudo antes de pensar nisso rsrs, mas fica o registro.

Prato principal

Gnosh de mandioca com demi-glace de costela; nosso famoso nhoque, fazendo a releitura da vaca atolada.

Sobremesa

Cheesecake desconstruído de frutas vermelhas;

Assumo que precisei parar de comer o gnosh antes para aguentar comer essa sobremesa maravilhosa, já que eu estava cheia e não queria deixar de experimentar. Terminei o cheesecake lotada, mas pensando que poderia ter comido mais nhoque!

Café da manhã

Não preciso nem dizer a delícia que foram os dois dias de café da manhã nesse paraíso. Além do lago de furnas como paisagem para o desjejum, ainda fomos contemplados com pães e bolos caseiros, frutas, ovos com bacon de uma maneira que eu nunca tinha experimentado e um suco natural saborosíssimo.

experiencia gastronomica em minas gerais

Como viver essa experiência gastronômica em Minas Gerais?

Para entrar em contato com o chef João Bruno e garantir um final de semana tranquilo e recheado de delícias mineiras, é só preencher o formulário abaixo. Dessa forma, suas respostas vão para o estabelecimento com cópia para o blog. Assim, garantimos que a mensagem seja entregue e você obtenha sua resposta o mais rápido possível.

    Nome *

    Sobrenome *

    E-mail *

    Telefone/WhatsApp (12) 34567-8910 *

    Número de pessoas *

    Data ou intervalo de datas da viagem *

    Detalhe do seu pedido *


    Política de indicação e comissionamento do Viajando Bem

    Este estabelecimento foi frequentado e aprovado por Alanna Fontes, redatora do blog Viajando Bem.
    Toda reserva efetivada por indicação do blog gerará um comissionamento, repassado pelo proprietário, sem acréscimo no valor pago pelo hóspede.
    Somente locais aprovados e de contatos de extrema confiança serão divulgados no blog, gerando comissionamento ou não.
    Além disso, não nos responsabilizamos por qualquer problema que o hóspede venha a ter neste ou demais estabelecimentos recomendados, pois nossa experiência foi positiva e mereceu divulgação no blog.

    Tenha seu estabelecimento divulgado para mais de 130.000 visitantes todos meses!

    Você é proprietário de hotel, pousada, hostel ou B&B? Quer ter seu estabelecimento testado por nós e divulgado no blog? Entre em contato pelo email [email protected] que organizaremos uma visita. Mas desde já avisamos: somos extremamente rigorosos e muitos estabelecimentos já foram reprovados e não mereceram divulgação neste blog. O que vale aqui é a segurança e o bem-estar dos nossos leitores!

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

    Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
    Conheça nossos parceiros!
    Alugue seu carro com a Rentcars
    Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
    Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
    Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
    Compare e compre seu voo com Skyscanner
    Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
    Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
    Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
    Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!