Amsterdã é um baita destino de viagem e preparei uma série de dicas de viagem para quem está pensando em conhecer esse local incrível que dá pra visitar várias e várias vezes sem enjoar. Espero que você curta!
Dicas de viagem: Amsterdã
Bicicletas, ruelas, pontes, canais, cerveja, museus, coffee-shops, tulipas… Amsterdã são estas e muito mais outras palavras que podem ser como adjetivos. O lugar é mágico mesmo! Levante a mão aí quem foi e não gostou! Impossível… Se isto aconteceu com você, me escreve, me explique, porque vai ser difícil de entender… Choveu o tempo todo? Quebrou a perna ao descer do tram? Foi roubado na estação central? Hmm… ainda assim continua mágico, hehe!
Buenas, na minha opinião, quatro dias/três noites aqui é um tempo razoável. Prefira a combinação cinco/quatro. Um dia a mais para voltar aos pontos preferidos ou simplesmente para deixar rolar e se perder pela cidade.
Chegamos em Amsterdã numa sexta, por volta do meio-dia, em voo saindo de Londres… Cara, o avião mal decolou e a aeromoça da British nos serviu um chá e um biscoito e quando vimos já estávamos pousando… Entendeu agora a profundidade do lanche? Por isso, vale a dica de organizar visita a Amsterdã junto com destinos na Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica.
Do aeroporto, depois de duas horas procurando as malas e registrando a não presença das mesmas, pegamos o trem para a Centraal Station. Na estação, já garanta seus tickets pelo período que for passear pela cidade. Os tickets dão direito a qualquer tipo de transporte público oferecido. Táxi, só em último caso… São caríssimos!
Da estação central pegamos o tram (bonde) e rumamos para o albergue. Claro, albergue. Quer viajar barato? Então somente pense em albergue. Às vezes há hotéis que compensam, mas bem às vezes… Na França a rede de hotéis Formule 1 ou Etap compensam. Mas procure sempre comparar valores e a distância que o hotel ou albergue ficam da zona central da cidade destino.
O albergue, Euphemia Budget Old City Canal Zone, fica localizado próximo de tudo, lugar tranquilo, quarto legal, limpeza nem tanto, pouco agito. Ficamos em quatro num quarto, com banheiros coletivos separados para homem e mulher. Tranquilo.
Café da manhã não incluído no preço, por cinco euros. Optamos por este café apenas uma vez e não curtimos. Muito melhor sentar ao ar livre, pedir um café, suco e umas panquecas. Um pouco mais caro, mas muito mais Amsterdã!
Alugue bike, caminhe muito, abuse dos trams. Faça as visitas obrigatórias, mas lembre-se que o melhor de Amsterdã está nas ruelas, nos canais, nos parques, nas ‘magrelas’, na diversidade cultural do povo.
Onde ficamos
Albergue Euphemia. Gastamos 20 Euros por pessoa/dia em quarto quádruplo, com banheiro coletivo por andar. Lembre-se que os valores variam de acordo com a temporada e também comodidades. Por exemplo, ao fazer a reserva neste albergue, o valor para quarto duplo com banheiro privativo era 32 Euros por pessoa.
O que conhecemos
Bairro da Luz Vermelha (0)
Bairro Jordaan (0)
Museu Van Gogh ($)
Mercado das flores (0)
Mercado de pulgas de Waterlooplein (0)
Parque Vondelpark (0)
Projetos arquitetônicos da MVRDV (0)
Ficou para a próxima
Heineken Experience ($)
Casa de Anne Frank ($)
Museu Erótico ($)
Museu da Cannabis ($)
Museu do Sexo ($)
Museu Het Rembrandthuis ($)
Rijksmuseum ($)
Campo de flores (tulipas) e moinhos (0)
(0) gratuito
($) pago
Experimentamos
Não almoçamos e nem jantamos em nenhum restaurante. Apenas na última noite, no domingo, fomos a um que era uma espécie de buffet de frutos do mar, legumes e vegetais, onde compramos diversas porções de lula, camarão, berinjela, alcachofra, etc, acompanhados de um delicioso pão e muuuuita Heineken. Todas as outras refeições ou passávamos em algum supermercado (nosso preferido lá é a rede AN) e comprávamos quitutes locais para comer no parque ou comprávamos pratos típicos holandeses refrigerados (não congelados), muito baratos, que eram aquecidos no microondas do próprio local e comíamos aí mesmo ou levávamos para o albergue. Delícia e baratíssimo!
Curiosidades
Note como os prédios são inclinados para a frente e possuem uma espécie de roldana na pontinha. Como vocês acham que eles levam a cama, o piano, a geladeira para dentro daquelas casas estreitas?
Melhor época
Para não gastar muito e também não morrer de frio, vá a Amsterdã entre 22/09 e 31/10. Baixa temporada, outono, linda de morrer. Nesta época a temperatura fica normalmente entre 8 e 18 graus. Mas volte outra vez no verão e no inverno. Imagine o contraste…
Para chegar lá
Direto do Brasil normalmente as passagens mais em conta são da British ou da KLM.
Saindo de alguma cidade européia, há as opções das low-fare (empresas aéreas de baixo custo) Skyeurope, EasyJet, Ryanair, Vueling e muitas outras. Digite low fare europa no Google que aparecerão diversas companhias, e todas vendendo online. Também há o serviço Rumbo, para descolar passagens baratas. Para curtas distâncias, use o trem. Às vezes sai mais caro que ir de avião, mas você não precisa perder tempo com check-in, além dos aeroportos serem bem afastados dos grandes centros. De trem você desembarca no centro ou muito próximo dele.
Quanto gastamos
Começando com um bom café da manhã, com frutas, frios e iogurtes comprados no supermercado, um ou dois ingressos por dia, locação de bike, almoço no parque, 1L de cerveja, lanche rápido à tarde e janta no albergue, a média diária ficou em 30 Euros por pessoa/dia, sem hospedagem.
Fotos
_____
Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
● Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
● Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
● Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
● Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
___
Olá Rogério,
Estou pretendendo ir a Amsterdã por 7 dias no feriado de abril. Vou aproveitar e enforcar a semana de 20 a 24/04, o que acha?
Gostaria de sugestão de hotel bem localizado. Quero fazer os passeios básicos e conhecer o parque das tulipas. Adoro seu site. Parabéns!!!!!
Obrigada!
Oi Danielle!
Acho uma ótima, viagem perfeita! E um ótimo tempo para curtir bem Amsterdã, o jardim das Tulipas e ainda fazer um bate-volta para algum lugar de teu interesse!
E um hotel de bom custo/benefício e muito bem localizado seria este: http://www.booking.com/hotel/nl/imperial.pt-br.html?aid=336558;label=postagens_amsterda;sid=a9fa59ef128797820524393b25ae7e91;dcid=4;checkin=2015-04-20;checkout=2015-04-27;ucfs=1;pr=50,100;pr_cur_code=EUR;srfid=dba275adf4b34cb4df0f4ef4eea729f090fbc42fX2;highlight_room=1047502.
Abraçooo!
Olá rogério! ótimo post,muito esclarecedor.Gostaria de saber,no entanto, o que vale mais a pena em uma viagem para inglaterra,frança,holanda,alemanhã: trem ou avião? Obrigada!
Olá Rogerio!
Adorei o seu blog! As dicas são muito úteis.
No entanto, eu gostaria de fazer um roteiro um pouco diferente dos daqui e queria umas dicas.
Tenho a disponibilidade de ficar 25 dias.
Gostaria de visitar a Itália (Roma, Florença, Veneza), Grécia (pelo menos uma ilha grega e Atenas), Barcelona e Amsterdã.
Como você acha que poderia fazer esse roteiro (ir de trem ou avião entre esses lugares) da forma mais econômica?
Acha que um orçamento de R$6 mil seria suficiente no esquema albergues?
Se tiver dicas de hostels, serão bem vindas!
Obrigada desde já! Laizi
Oi Rogério!
Adorei as dicas, obrigada! Estou indo a Amsterdam no inicio de maio, e gostaria de tb pegar um trem ou carro e conhecer a Belgica, Suica ou Franca.
Como soh tenho 10 dias, o que vc me indica alem de Amsterdam?
Obrigada!!!Golda.
Maravilha Belquior, sempre à disposição!
Abraços!
Fantástico Rogério!
Adorei a resposta e com certeza vou levar várias coisas em consideração.
Se precisar de mais algo eu pergunto, com certeza!
Novamente, OBRIGADO!
Oi Belquior!
Com certeza conseguirá conhecer muitos lugares, fazendo bate-e-volta ou curtindo os finais de semana. E tudo de trem, barbadinha. Além das opções próximas a Ammerzoden, como Roterdã, Breda, Eindhoven e Amsterdã, estará próximo de diversas cidades interessantes da Inglaterra, Bélgica, Alemanha e França! E isto tudo tu poderás conhecer sem pressa, definindo durante tua estada por lá, comprando as passagens de trem uns 2 ou 3 dias antes da viagem e reservando os albergues ou hotéis também com esta antecedência. Mas também poderá ficar de olho nas promoções das companhias aéreas e viajar em um final de semana pelo preço de bananas para Viena, por exemplo.
É uma ótima ideia ir uma semana antes, poder conhecer algo mais afastado da Holanda e já ir se ambientando ao clima europeu. A escolha do destino ou destinos será tão e somente tua, de acordo com os teus interesses, pois estando por lá, tudo fica próximo e a um pulinho de uma viagem de trem ou avião, e sem gastar os tubos. Tanto Espanha, como Portugal e Itália são ótimas opções e oferecem um cardápio bem variado para o viajante. Também o Leste Europeu, com Hungria, República Tcheca, Polônia e outros é um lugar interessante e oferece a vantagem de ser uma opção bem mais barata.
Realmente é uma decisão difícil com relação à passagem intercontinental e não sei se fará muita diferença assim em termos econômicos. Embarcar para Lisboa, por exemplo e depois fazer a volta por Amsterdã? Seria uma opção tranquila, para o caso de você resolver não viajar mais na última semana. Embarcar para Lisboa e voltar ao Brasil por Roma, por exemplo? Então programaria a última semana para curtir a Itália.
Tudo vai depender do teu planejamento e das tuas intenções, claro. Eu, no teu lugar, me imaginei entrando por Lisboa e fazendo a volta por Roma. Desta forma, após a primeira semana, pegaria um vôo de algum aeroporto português ou espanhol para Amsterdã ou o aeroporto mais próximo de Ammerzoden. E na última semana pegaria um voo até Milão, seguindo depois para Veneza, Florença e Roma, para então voltar ao Brasil.
Como viajará em abril, uma boa época para comprar as passagens é após as férias de verão e carnaval, quando as companhias aéreas fazem grandes promoções. Mas se o dólar baixar bastante, é uma boa comprar o quanto antes, já que as passagens aéreas estão atreladas à esta moeda.
Lembrando: para cotar passagens aéreas intercontinentais e internas na Europa, vá de Skyscanner. Cotar e reservar tickets de trem, sem dúvida Rail Europe. E para procurar hotéis e albergues, as melhores ferramentas são Booking.com, Hostelworld e Accor Hotels.
Se ainda precisar de ajuda Belquior, basta chamar!
Abração!
Cara, que fantástico. Eu estava entrando em desespero com tantas duvidas na minha cabeça libriana. Agora já me sinto bem mais aliviado.
Eu trabalharei em Ammerzoden, interior da Holanda de 1 de abril a 30 de setembro do ano que vem.
Como ficarei pertinho de Amsterdam, com certeza aproveitarei muito bem este post. E já estou programando muitas viagens de trem ali por perto, pra Bélgica, França, Alemanha…
Mas continuo com muita dúvida na ida e na volta do Brasil.
Pensei em ir uma semana antes e voltar uma semana depois do trabalho pra aproveitar pra visitar mais lugares.
Sendo assim, pensei que seria interessante aproveitar alguns países mais distantes da Holanda como Portugal, Espanha ou Itália, pois (teoricamente) seria também caminho na ida e na volta. No entanto não tenho certeza se conseguiria realmente alguma economia com isto. E caso não faça muito sentido a minha lógica, quais locais me indicaria pra visitar nestes períodos, pensando que durante os 6 meses por lá eu conhecerei alguns países em volta da Holanda?
Devo comprar as passagens com que antecedência?
Poxa cara, já ajudou muito com os posts que tem no seu blog, mas se pudesse dar mais uma força com estes pontos, seria ótimo!
Abraço
Oi Lucas, beleza?!
Opa, 30 dias viajando pela Europa, espetáculo! E entre março e maio será uma ótima época!
Buenas, um bom roteiro para circular entre estas cidades seria assim: Londres, Dublin, Amsterdã, Berlim, finalizando na belíssima Paris. Ou talvez sair do Brasil direto para Dublin e depois seguir para Londres e continuar o resto do roteiro. Esta escolha dependerá do valor da passagem aérea, ok?!
Valerá mais a pena fazer todos estes trechos de avião, a maioria com a Ryanair e easyJet com tarifas médias a R$ 110,00. Consulte tarifas, horários e já compre os tickets através do site
Skyscanner. Se achares complicado algum trecho, confere também o trem, pelo site Rail Europe. Mas pelo que consultei, para os meses de março, abril e maio de 2012, as passagens aéreas estão bem mais em conta do que os tickets de trem.
Aqui vale a dica, na compra da passagem aérea intercontinental, cotar a ida para um destino e a volta por outro. E também cotar, com uma agência de viagens, todos os trechos internos junto à passagem intercontinental, para comparar com a compra individual de cada ticket, ok?!
Dicas de hotéis e albergues você pode conferir no post Hotéis Recomendados. E poderá cotar e reservar hotéis nos sittes Booking.com e Hostelworld.
Sobre pontos turísticos e baladas, dá uma consultada no atualizadíssimo http://www.lonelyplanet.com. E balada é o que não vai faltar nestas cidades, principalmente Berlim, famosa pela noite que nunca acaba!
Lucas, se precisar de mais infos, é só comentar.
Abraços e ótimo planejamento!
Olá Rogério!
Estou planejando uma viajem a Europa para o próximo ano, tenho bastante flexibilidade em relação a data, mas tava pensando entre março e maio. Planejando passar cerca de um mês entre as cidades de Amsterdã, Paris, Londres, Dublin, Berlin. Gostaria de dicas de trajeto de cada trecho, melhor o trajeto aéreo ou de trem, e em qual ordem para nao dar arrodeios e saber dicas de hoteis em cada lugar e tambem pontos turísticos legais alem das baladas a noite, a viajem seria com um amigo no maximo dois. obrigado, pela ajuda não só a mim.
Achei seu blog fantásticos e adicionei várias páginas ao meu “Favoritos” para pegar dicas quando for planejar a viajem. Muito Obrigado, se possível mande as dicas para – [email protected]
Oi Pati, que ótimo que gostaste das dicas! Fico aguardando as tuas na volta, ok?! Vais curtir bastante estes 3 dias em Amsterdâ, é demais! O negócio é andar bastante de bike, alugar para o dia inteiro, daí conseguirá se locomover muito mais rápido pela cidade.
Sobre dicas de outros hostels, um deles é o Stayokay Amsterdam Vondelpark, super bem localizado e com diárias a partir de €32,50. Outra boa dica seria o Hotel Aspen, com diárias de 40€ em quarto single e 65€ em quarto duplo, ambos com banheiros coletivos. O Aspen tem uma localização um pouco melhor que o Stayokay.
Se quiser procurar por mais hostels, recomendo os sites Booking.com e Hostelworld.
Se precisar de mais infos, é só chamar Pati.
Abraços!
Adorei as dicas, estou indo para amsterdan, passar de 15 a 18 de Junho. Sei que não são muitos dias, mas foi o que deu! 😀 Lembra de alguns outro hostel? Abraços. Patricia – [email protected]
Alow Chikow, beleza?!
Cara, faça uma simulação no site http://www.skyscanner.com.br e veja os valores que consegue se for comprar diretamente pela internet. E peça, também, uma cotação para um agente de viagens aí na tua cidade. Talvez para você valha mais a pena embarcar para a Europa pelo Nordeste… um agente de viagens vai poder lhe informar melhor, ok?!
Um grande abraço!
Rogério, boa tarde =)
Cara li teu post sobre esta viajem fantástica e to loko pra conhecer Amsterdam. Mas não sei nem por onde começar a comprar as passagens RSRSRSR.
Cara sou de Belém, nao sei por onde começar… pra quem é de Sampa, Rio e tals é bem mais fácil. Oq vc em recomenda? se poder me passa por email uma dicas ai [email protected] Tanks =D
Oi Silvana! E Amsterdã realmente é um lugar mágico! Um lugar inesquecível e que vale ser visitado diversas vezes e em diferentes estações do ano. Tomara que realize logo o seu sonho!
Abração!
Meu sonho é conhecer Amsterdan e lendo suas experiencia isso so acentuou mais minha vontade de conhecer esse lugar que pareçe magico !!!!
Olá, em setembro/outubro a temperatura média em Amsterdã oscila entre 9º e 22º. Por causa da proximidade de Amsterdã do mar do Norte, pela manhã e à noite um friozinho e, durante o dia, a temperatura vai esquentando.
Então, o legal é sair com um bom casaco ou malha e por baixo uma camiseta ou algo mais leve. Uma manta e gorro também são bem vindos.
Lembre-se que nos estabelecimentos há calefação e é sempre bem quente.
Um guarda-chuva também é indispensável, para não atrapalhar as caminhadas pela cidade, pois costuma chover por lá no outono.
Uns dias antes de viajar acesse algum site de previsão do tempo, como o http://www.climatempo.com.br e verifique a previsão da temperatura para o período da sua viagem. Mas é sempre bom estar precavido e ter às mãos roupas para frio e calor, ok?!
Abraços!
olá rogerio vou para amsterdam final do mes que vem queria uma dica de que tipo de roupa devo levar já que essa é minha primeira vez e não tenho ideia do clima ou tipo de roupas desde já agradeço
Oi Ana Paula. Vá de trem, a viagem é rápida, 3 horas até Bruxelas e mais uma hora até Bruges, e custa cerca de 30 Euros na segunda classe. Compre o ticket na estação quando chegares em Amsterdam, ok?!
Abraços e ótima viagem!
Oi, gostaria de uma ajuda! Vou para Amsterdam, e de lá quero ir pra Brugges na Bélgica. Qual seria o meio de transporte mais barato? Preciso comprar antecipadamente? Obrigada, Ana PAula.
Olá Rogério
Acabei agora de ler o teu post sobre Amsterdan e fiquei a perceber melhor o comentário que fizeste no meu post sobre a parada gay. Também projecto fazer um post sobre a minha estada lá,sendo que cada um faz a sua experiencia e a vive à sua maneira, a verdade é que eu tb adorei o Vangogh museu e o Ricksmuseum não lhe fica atrás…Abr.