Copa é para todos. De dia é um bairro bastante comercial, bem conectado por ônibus e metrô, que abriga gente do Brasil inteiro. Confira neste post da Luana, nossa parceira, uma série de curiosidades de Copacabana e planeje sua viagem pra lá!
Nós acreditamos que a experiência como turista, independente da cidade, é muito mais rica quando conhecemos as curiosidades e fatos interessantes dos lugares! Por isso no post de hoje compartilharemos algumas curiosidades de Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo!
1. Curiosidades de Copacabana: A origem do nome
Alguém já ouviu falar de uma cidade chamada Copacabana? Ela fica na Bolívia, bem na divisa com o Peru! E foi essa cidade boliviana que deu origem ao nome do bairro no Rio de Janeiro. No século XVII, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana (a santa da cidade da Bolívia) foi trazida ao Rio por comerciantes da Bolívia e do Peru. Em homenagem à santa, foi construída uma capela onde hoje está o Forte de Copacabana (que por sinal tem uma vista incrível da praia de Copacabana). Logo, o bairro e a praia (antes conhecidos como Sacopenapã, que em tupi significa “caminho dos socós”) passaram a se chamar Copacabana, já que todos iam a capela de Nossa Senhora de COPACABANA. Esse nome vem de um vocábulo indígena boliviano, que significa lugar luminoso, resplandecente.
2. Curiosidades de Copacabana: Desenvolvimento do bairro
Copacabana cresceu após a inauguração de um túnel, em 1892, que integrou o bairro ao resto da cidade. Com a ampliação das linhas de bonde, a região foi ganhando mais ruas e casas, e a Avenida Atlântica foi construída ao longo da orla, em 1906. Já na década de 20, surgiu o Copacabana Palace, primeiro grande edifício do bairro. O luxuoso hotel funcionava também como cassino, até 1946, quando as jogatinas foram proibidas no Brasil. Considerado patrimônio histórico, o Copacabana Palace já hospedou muita gente famosa, como Madonna, Michael Jackson, Elton John, Marilyn Monroe, Walt Disney a até a Princesa Diana.
3. Curiosidades de Copacabana: O calçadão
O calçadão da orla de Copacabana foi construído em 1906, durante o governo de Pereira Passos, prefeito responsável por reformas urbanas realizadas no Rio de Janeiro. O traçado da calçada é baseado na portuguesa Praça do Rocio em Lisboa, representando o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. As pedras que desenham as ondas dos 4 km de calçadão foram importadas de Portugal no início. Mais tarde jazidas dessas pedras foram descobertas no Brasil, mas ainda hoje as chamamos de “pedras portuguesas”.
4. Curiosidades de Copacabana: Copa hoje
Atualmente, o bairro é um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, sendo um lugar de comércio, residência e lazer. Quiosques, feiras, restaurantes, bares, boates, padarias, lojas, teatro e cinema, dá para aproveitar de tudo um pouco na região!
Quando vc disse que a região é bem conectada por ônibus e metro eu concordo, só que a galera não sabe mesmo é como achar o horario de ônibus do Rio principalmente Copacabana. Eu acesso o site http://horariodeonibus.net/rio-de-janeiro/
da pra ver todas as linhas de ônibus pq o governo não faz serviço igual?