Como encarar o frio na Europa | Por Nicole & Pacelli – Agenda Berlim

por | Atualizado em 22/05/23 | Berlim, Tour Personalizado

É verdade que pode fazer muito frio na Europa e, um pouco mais, na Alemanha. O nosso primeiro inverno alemão foi o pior das últimas 4 décadas e nos presenteou com temperaturas a partir de -2 graus (já no início de Novembro) até sensações térmicas de -30 graus no Réveillon. Foi difícil, mas nós sobrevivemos! E agora estamos aqui para dar umas dicas para vocês.

Frio na Europa: use hidratante

frio na Europa - Hidratante

Parece besteira, mas é super importante usar hidratante no inverno. A pele ressecada – além de algo ruim por si só – faz com que a sensação de frio seja ainda maior. Use hidratante em todo o corpo e também no rosto antes de sair de casa. Você vai ver como vai amenizar o incômodo do vento gelado. Não se esqueça de levar consigo um hidratante labial e pequenos frascos de hidratante para mãos e rosto.

Use um casaco à prova d´água

frio na Europa - Agenda Berlim - Nicole 2

Não só por conta da chuva ou neve, casacos à prova d´água também barram o vento. De nada adianta você se vestir todo de lã se o vento gelado entra pelos buraquinhos do tecido. Portanto vista lã por dentro e um casaco que barre o vento por fora (seja de pele, couro ou mesmo os de poliéster como o da Nicole na foto).

Nunca saia de casa sem gorro, cachecol e luvas

frio na Europa - Adidas

Proteger as extremidades é essencial para encarar o frio. Não esqueça o gorro e as luvas e nem saia de casa sem cachecol; você não vai querer ficar doente no meio da sua viagem, não é mesmo?! Por mais que às vezes pareça desnecessário, é sempre melhor se proteger demais do que de menos. A regra no inverno é ficar quentinho e NUNCA deixar-se sentir frio no corpo. Seu organismo já está fazendo um esforço enorme para manter a sua temperatura corporal, dê uma forcinha, ok?!

Use sapatos impermeáveis

frio na Europa - Sapatos inverno

Não importa tanto se é tênis, sapato ou botas, o que importa é que seja impermeável. O nosso primeiro inverno (aquele de -30 graus de sensação térmica), Nicole passou inteiro com o seu grande companheiro, o All Star. Mas tem um detalhe: o All Star dela é daqueles de couro. Colocando pelo menos duas meias grossas, sem falar na meia calça térmica que deve estar por baixo da roupa, aí dá pra levar. Mas nada de sapatos de tecido ou aqueles nos quais você não confia na impermeabilidade da sola, ok?! Acredite, você não vai querer ficar com os pés molhados.

Leve um par de meias na bolsa

frio na Europa - Meias

Isso foi uma coisa que aprendemos na marra. Pés devem ficar super protegidos contra o frio, certo?! Certo. Mas exatamente isso faz também com que eles fiquem suados, e então molhados… tente imaginar: -15 graus do lado de fora, você está caminhando sobre a neve, e o seu pé está molhado por dentro. Não entra água pelo sapato, mas o pé está todo molhado de suor. Isso faz com que seu pé congele! Começa pelos dedos e você já já não consegue mais andar direito. Portanto, tenha sempre um par de meias sequinhas na bolsa. Quando você perceber que os pés estão molhados, pare em algum lugar e troque suas meias. Vai te dar um alívio sem precedentes.

Tome poucos banhos

frio na Europa - Banho

Esta última dica é meio polêmica, pois sempre há essa brincadeira de que os alemães não tomam banhos e tal. Mas para o inverno é essencial que os banhos sejam reduzidos e curtos. Você não vai precisar de mais de um banho por dia e tente lutar contra a vontade de passar horas na água quente do chuveiro ou da banheira. A gente sabe que uma vez que você sente aquela água quentinha no seu corpo o instinto é não sair mais dali… mas tem um problema: a água na Alemanha é cheia de sais minerais e o alto nível de calcário faz com que sua pele saia do banho completamente ressecada. E você já sabe o problema de uma pele ressecada no frio, não é?! Mantendo o costume brasileiro de muitos e longos banhos, não vai ter hidratante que dê jeito.

frio na Europa - Agenda Berlim - Neve

Sim, o inverno na Europa e na Alemanha é um período bem frio e que requer cuidados especiais, mas é também uma época linda (pelo menos quando com neve) para visitar o país. Além do mais, você evita filas nas atrações e ruas lotadas.

Espero que vocês tenham gostado do nosso primeiro post em parceria com o Viajando Bem e até a próxima!

Esse post é uma parceria do Viajando com o blog Agenda Berlim.

Quem são Nicole & Pacelli?

frio na Europa - Nicole e Pacelli - Agenda Berlim

Nicole & Pacelli são um casal brasileiro apaixonado pela capital alemã. Eles são guias turísticos em Berlim e arredores, recebendo brasileiros que desejam conhecer a história e a cultura locais. Suas dicas especiais eles escrevem no blog Agenda Berlim, também recheado de história e curiosidades de Berlim e da Alemanha.

Precisando de um guia em Berlim? Então dá uma olhada lá no Agenda Berlim e entra em contato!

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem

_______________________________________________________

banners05animado01

4 Comentários

  1. Flávia

    Olá Rogério, primeiramente quero parabeniza-lo pelo blog adoro.
    Estou te escrevendo, porque estou com uma viagem marcada para Europa exatamente Alemanha – Frankfurt para dezembro agora, ou seja, inverno, e tenho um bebê que vai estar com 1 ano e 10 meses, vamos passar 23 dias na Europa e 10 desses dias em Frankfurt, e estou receosa por causa do frio. Gostaria das suas dicas para que a viagem seja agradável/prazerosa também para o bebê, chego até a cogitar em passar por Paris por causa da Disney.
    Por favor você pode nos ajudar a escolher nossos destinos e aproveitar esses dias?
    Abç
    Flávia

    Responder
  2. Francisco Almeida

    Olá!!
    Estou planejando com bastante antecedência uma viajem para a Europa em janeiro/2016.
    Chegarei por Paris, mas estou com muitas dúvidas sobre o restante do roteiro de 20 dias. Como ainda não comprei a volta, estou aberto a sugestões rsrsrs
    Além de Paris, pensei em Bruges, Bruxelas e Amstedam, no mais, não sei por onde rodar, tendo em vista o frio nessa época do ano.
    Pra completar, viajaremos com crianças.
    Pode me ajudar? rsrsrs
    Parabéns pelo site.

    Responder
  3. Dieguito Peneira

    Olá, estou planejando uma viajem no mês de setembro pela Europa passando, por Londres, Munique, Amsterdã, Paris e mais uma cidade em Portugal, estou em dúvida entre Lisboa e Porto; alguma dica para esse rolé sair mais em conta.

    Responder
  4. Camila de Cássia Terreaga

    Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog! Ele fornece bastante dicas para quem pretende viajar. Bem…aproveito para tirar uma dúvida de marinheiro de primeira viagem (rs). Pretendo fazer um curso para aprimorar o inglês em Dublin (Irlanda) durante um mês e depois pretendo esticar até Roma para visitar uma amiga que mora lá e ficar pelo menos uma semana. A melhor opção acredito que seria viajar de trem. Sabe se existe algum trecho direto de trem de Dublin para Roma? O que me sugere?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Você gosta de viajar e conhecer novos destinos, mas não se sente preparado para organizar tudo que envolve uma viagem sozinho? Bom, temos a solução para o seu problema! Confira nosso artigo sobre a Consultoria de Viagem, um investimento para a realização dos seus...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!